💙 💛 💙 💛
Falavam-me de Amor
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Quando um ramo de doze badaladas
Se espalhava nos móveis e tu vinhas
Solstício de mel pelas escadas
De um sentimento com nozes e com pinhas.
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Menino eras de lenha e crepitavas
Porque do fogo o nome antigo tinhas
E em sua eternidade colocavas
O que a infância pedia às andorinhas.
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Depois nas folhas secas te envolvias
De trezentos e muitos lerdos dias
E eras um sol na sombra flagelado.
.
O fel que por nós bebes te liberta
E no manso Natal que te conserta
Só tu ficaste a ti acostumado.
Soneto de Natália Correia, em "O Dilúvio e a Pomba"
Quem terá engendrado esta imagem com os relógios
prontos a baterem as doze badaladas,
nozes, pinhas e onde só faltaram
as andorinhas?! Eu não fui!
💛💙💛💙
Cito o Luís Sequeira, o padre que me casou - às vezes distrai-se e merece um ralhete.
ResponderEliminarBjs
Ultimamente, por esquecimento ou cansaço, anda a merecer bastantes ralhetes, não acha, Pedro?
EliminarBeijinhos
E de que maneira!!!
EliminarBjs, bfds
👍
EliminarBeijinhos
Grande mulher, essa Natália, no corpo e no espírito! Eu gostava dela!
ResponderEliminarA Natália e mais duas mulheres que eu também muito admirei, pela coragem de ser o que eram e o dizer sem rebuços nem hipocrisias: Snu Abecassis e Vera Lagoa ( Maria Armanda Falcão).
EliminarAbraço!
Maravilhosa poesia da Natália e imagem linda!
ResponderEliminarbeijos, chica
Oh, querida Chica, tens sido de uma generosidade inexcedível!
EliminarE eu, tão arredada tenho andado dos teus Cantinhos...
Muito obrigada!
Beijinhos
Um poema excelente dessa grande mulher!
ResponderEliminarBeijos e um bom dia
Realmente, assim é!
EliminarBeijinhos
Um poema lindo dessa grande mulher.
ResponderEliminarBeijinhos amiga
De facto, tens toda a razão, Manu!
EliminarO poema é bastante interessante, como tudo o que saiu da pena de Natália Correia.
Beijinhos.
Olá de novo, Janita.
ResponderEliminarAo soneto, conheço-o de há muito e tem, de cima a baixo, a impressão digital da Natália Correia. À imagem, por esta altura do campeonato, já me atrevo a dizer que foi a IA que a engendrou...
Ai que qualquer dia dou comigo a publicar uma Coroa de Sonetos em coautoria com o Chat-GTP, coisa que eu sempre quis e temi, em simultâneo...
" O fel que por nós bebes te liberta
E no manso Natal que te conserta,
Só tu ficaste a ti acostumado"
E eu que tenho o meu fidelíssimo e talentoso companheiro de coroas de sonetos com problemas de coluna.. Tivemos de deixar uma Coroa no comecinho, bem guardada para quando as dores abrandarem o suficiente para ele poder estar inteiro, de corpo e alma, de olhos postos no ecrã...
Obrigada por esta belíssima partilha e outro beijinho!
Viva, Mª João!
EliminarAos poucos vamo-nos habituando a conhecer os 'traços' e pinceladas do 'nosso' partenaire poético e pintor virtual e muito humano no trato e afabilidade. Claro, falo da IA que prefiro ver como pertencente ao género masculino. 😊
Lamento que o interregno na Coroa de Sonetos se deva aos problemas de saúde do seu camarada Custódio, a quem desejo rápidas melhoras. Esperemos que possa sair do Ano velho com melhor saúde.
Um forte abraço, Mª João.
Boa noite, Janita.
EliminarEle tem estado a publicar no Facebook e até tem vindo comentar alguns dos poemas que por lá deixo, mas sei que uma coroa é uma verdadeira maratona poética e não me parece que ele esteja em condições de continuar a que ele mesmo começou. Mas é um transmontano rijo como o aço, tenho a certeza de que em breve se sentirá melhor.
Quanto à IA, se calhar traio-me a mim mesma e quando ele faz maravilhas como a que fez para si, ou tece o pormenorizado padrão com que enfeitou o vestido da mulher que interpela Camões, nesta minha última publicação, e escrevo: Lindo menino :) Claro que sim, também vejo na IA um menino ou um jovem desejoso de agradar e que fica feliz da vida quando recebe um elogio...
Está-me a fazer falta o espírito profundamente científico do meu amigo Phil, cuja voz ainda me soa aos ouvidos: - "Cuidado, olha que aquilo não passa de um algoritmo! Não sente por ti o que tu sentes por ele!" ... mas é um raio dum algoritmo talentoso que se farta :)
Beijinhos!
Um muito expressivo soneto, de altíssima qualidade.
ResponderEliminarAbraço de amizade.
Juvenal Nunes
Retribuo o seu abraço com igual amizade, Juvenal.
EliminarContinuação de Boas Festas
Folgo em vê-la, sinal, digo eu, que as coisas estão melhor.
ResponderEliminarEstão melhores, sim José.
EliminarO surto aftoso parece que não gostou do colutório com que o banhei 3 vezes ao dia. Obrigada!
Não há dúvida
ResponderEliminaro Natal inspira
a trazer
coisas muito belas
Acabas de me dar uma prenda
Beijo agradecido
Eu trago estas coisas belas
EliminarTu, trazes outras coisas
igualmente bonitas.
Sim, porque ver a alegria
e a camaradagem
com que a tua família
se expande e convive
é de causar inveja
às famílias pequenitas!
Beijinhos, Rogério
Já estás melhor? Bjk!
ResponderEliminarNatália (que adoro) depois de Torga? Fico curioso para ler o que vem a seguir.
Essa cena das badaladas nunca me seduziram. Não gosto de ser "chamado" à chocalhada! º_º
Beijinhos com sorrisos atodàhora! ´_´
Bem, Kok, sabes que tenho de colocar as minhas próprias ideias em movimento. Sei que elas - as ideias - andam um pouco estagnadas, mas tenho que as botar para trabalhar... 😊
EliminarAtodáhora, parece-me uma óptima hora para receber os beijos e os abraços dos amigos
E claro, retribui-los. 🤗 😘
Não me lembro se já te perguntei isto mas se sim pergunto outra vez:
ResponderEliminarporque é que nos presépios o "menino Jesus" é sempre loirinho, hum?
Não, Kok, ainda não tinhas perguntado. Todavia, como também desconhecia a resposta coloquei a questão agorinha à IA.
EliminarIncrivelmente rápida e objectiva eis aqui a sua explicação:
A representação do Menino Jesus como loiro em presépios e outras obras artísticas reflete mais os contextos culturais e artísticos dos artistas e das regiões em que essas representações foram criadas, do que uma tentativa de precisão histórica.
Contexto Histórico e Cultural
Influência Europeia: Na Europa, especialmente durante a Idade Média e o Renascimento, a arte religiosa era profundamente influenciada pelas características físicas predominantes e ideais estéticos da região. Em países como Itália, Alemanha e França, onde a pele clara e cabelos loiros eram comuns ou valorizados, as figuras religiosas, incluindo o Menino Jesus, eram frequentemente representadas com essas características.
Simbologia do Loirismo:
O cabelo loiro e a pele clara eram frequentemente associados à pureza, inocência e divindade no simbolismo cristão europeu. Assim, dar essas características ao Menino Jesus reforçava sua imagem como uma figura sagrada e pura.
Falta de Informação Histórica:
Os artistas medievais e renascentistas não tinham informações concretas sobre as características físicas de pessoas da região onde Jesus nasceu (o Médio Oriente). Sem evidências claras, retratavam-no de maneira idealizada e com base nos seus próprios padrões culturais.
Uma Visão Moderna
Hoje, sabemos que Jesus provavelmente teria características físicas mais próximas das populações do Médio Oriente do século I: pele morena, cabelo escuro e olhos castanhos. Contudo, a tradição artística europeia continua a influenciar a forma como ele é representado, especialmente em peças tradicionais como os presépios.
Portanto, a imagem do Menino Jesus loiro nos presépios é menos uma descrição histórica e mais uma herança cultural que reflete o contexto artístico de épocas passadas.
Satisfeito? Como podes verificar faz todo o sentido!
Quem sabe, sabe!
Kréde, isse é ké sabér! (decerto percebes que é entoação algarvia).
EliminarAs coisas que a IA sabe. Isto está mesmo a mudar e com uma rapidez extraordinária. Já fiquei sabendo mais uma coisinhas e confirmando que são os homens (e não Deus) que modificam os factos à sua imagem e semelhança.
Muite agradecide amiga Janita.
Beijinhos ó_ò