quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Da Neve e dos Narcisos !?!?...

...e das ervas que ainda não houve apetite para arrancar...


DAQUI


«Quando a neve começa a derreter invade todos os nossos sentidos…»

...com o seu poder mágico e a sua poesia feita de sonhos, anseios e loucos desejos, deixa-nos presas às suas palavras que nos tocam fundo por não lhe pudermos fazer chegar um pouco do calor e do desabrochar lento, mas certo e seguro, que vai acontecendo sob o nosso olhar... ...flores amarelas, a cor de alguns dos seus sonhos…talvez os mais risonhos. :)





Para o Manel Mau-Tempo
um pouco do meu Bom-Tempo! 

------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------

35 comentários:

  1. Estou a pensar em oferecer um ramo de narcisos ao presidente Trump.

    Nos últimos dois dias estivemos a 10 graus mais ou menos; a neve derreteu; hoje temos nevoeiro e a temp vai chegar aos 13 graus positivos!!! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Narcisos para o Presidente? Boa piada, Catarina!

      Eliminar
    2. E, por aqui, Catarina, estamos com temperaturas primaveris. Uma delícia! Embora este calor ainda vá amargar. Achas que o mister president iria apreciar estas flores tão lindas e singelas? Isso lá de se chamaram 'narcisos' por se dobrarem, não quer dizer que estejam a olhar para o 'umbigo'; como ele ( o tal) só sabe fazer...

      Tens razão, Teresa, uma boa piada da nossa amiga. Pena ele não precisar de lagos para se ver neles reflectido: podia ser que caísse à água e não soubesse nadar...

      Beijos a ambas. :)

      Eliminar
  2. Eu vivo na ilha da eterna primavera. E sou tão felizarda! Por aqui umas mangas curtas UBS calções..
    É a primavera está quase a chegar.
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Janita, obrigada pela fotografia dos narcisos...A minha mãe adorava
      Kis ;:=}

      Eliminar
    2. Ah, AvoGi, tu vives num Jardim, como outro não há igual!!

      Por cá ainda não há mangas curtas - pelo menos para mim - mas vamos tirando agasalhos, o que é muito bom.

      Beijos, Vovó. :)

      Eliminar
  3. Aqui (no teu blogue) cheira já à Primavera.

    Em Düsseldorf temos chuva e frio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não deve faltar muito para vires até cá, espero! O calor aí também vai chegar, é só mais uns mesitos...:)

      Beijos, Teresa! :)

      Eliminar
  4. Que coisa mailinda, fizeste tu, para o mê afilhado mailindo quinté Janita.
    Um rapagão ternurento (eu sei, ele esconde) das quenturas alentejanas, lá longe pelo frio :-)

    Beijocas a ambos os dois :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, quando fotografei hoje as flores, lembrei-me dele e da foto da neve. Vai daí saiu esta gracinha. Achas que o tê afilhado mailindo quinté, vai achar graça, Noname?
      Tomara que não se zangue...ele é tão imprevisível. ;)

      Beijocas pra já da minha parte, NN. :)

      Eliminar
    2. O mê afilhado é um doce Janita, para se zangar, terá que ter algo que o justifique, não um carinho como este. :-)

      Eliminar
    3. Eu sei, minha querida.:) Eu já lhe adivinhei o tamanho do coração! Quando falei em imprevisível, é porque o vento nunca se sabe de que lado vai soprar, quanto mais o «Mau-Tempo». :)

      Eliminar
    4. Essa coisa do Mau tempo, é só para impressionar eheheheheh

      Eliminar
    5. E não é que impressiona mesmo?? ;))

      Eliminar
  5. Um Mau-Tempo alentejano? Saído do Saramago?
    Bonitas imagens. E uma bonita homenagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Elvira, também só agora soube que este Manel que se diz Mau-Tempo, é alentejano - like me -veja só a minha amiga!

      Um abraço amigo para si.

      Eliminar
  6. Adorei os narcisos , já esta semana fotografei alguns.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hei-de lá ir espreitar, Manu! :)

      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Só tu Janita para dares bom tempo e bons momentos aos teus amigos :)


    Curiosidade sobre os narcisos:

    Segundo a mitologia grega, Narciso era jovem e belo. Apaixonou-se pela própria imagem refletida numa fonte, acabando por cair e morrer afogado. Na beira da fonte brotou uma flor que, era extremamente bela, e à qual foi dado o seu nome. Assim se explica o fato dos narcisos crescerem ligeiramente inclinados.

    Os gregos chamavam de narciso todas as plantas que tinha propriedades narcóticas.
    Seu óleo era muito usado pelos árabes que o consideravam afrodisíaco e bom para a cura da calvície. O narciso estimula a fidelidade, inteligência, paciência, silêncio, união dos opostos, retraimento, meditação e elevação.

    E esta, hem! :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Lenda de Narciso e porque razão apelidamos de narcisistas aqueles que só se preocupam consigo mesmos, também! :)
      Agora essa coisa do dom curativo e afrodisíaco que estas florzinhas contém, é que é uma grande novidade para mim.
      Homessa! Pensar que tenho no meu quintal uma simples planta que bem espremida pode proporcionar um óleo tão valioso.
      Acho que vou abrir um negócio das arábias! Ai, vou, vou...

      As coisas que tu descobres, amiga! ;)

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. também...sabia, obviamente. Pensei, mas não disse.
      Fiquei abananada...:))

      Eliminar
  8. Lindos Narcisos!
    Estive ontem no Lidl e vi-os à venda estive vai não vai para comprá-los e agora ao ver os teus fiquei com pena :))) eu também adoro os Jacintos. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu não gosto de cortar flores, Papoila.
      Prefiro, mil vezes, contemplar estas e outras que por aqui tenho, vê-las crescer, definharem e morrer, do que as separar da planta-mãe e colocá-las numa jarra. Manias!

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Eu também enfeito a casa com flores envasadas dentro de um bonito »cache-pot» só em plena Primavera é que me delicio em ir apanhar as flores do campo e essas corto-as e ponho em jarras.bjs

      Eliminar
  9. é mesmo esse o amarelo dos sonhos :) dos belos narcisos que parecem pequenos sóis com caules... gostei, assim pra lá de tanto. muito agradecido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem que me pareceu que era este amarelo a lembrar o sol de inverno.:) Nada a agradecer, foi um prazer...

      Beijos, moço bonito!! :)

      Eliminar
  10. Dos narcisos gosto, dos narcisistas nadinha de nada, ainda que haja quem jure que todos sofremos um pouquinho da maleita. Será? Tenho que me olhar bem ao espelho.
    Seja como for, todas as flores são lindas e o Alentejo, dentro em pouco, é um jardim deslumbrante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se se olhar ao espelho verá o que eu não vejo nem sei, seja narcisista - o que não acredito - ou não... :)

      Beijos. :)

      Eliminar
  11. Disse Narciso
    ao narciso
    "Flor, és mais bela que eu!"
    "deixa, sou é mais amarela"
    disse-lhe ela

    E ele não a colheu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Narciso a não
      colheu
      é ele e eu.

      Gosto de ver as flores nos canteiros. :)

      Beijos. :)

      Eliminar
  12. Por aqui estamos a precisar de cor.
    Que dias mais feios, cinzentões, húmidos, frios.
    Que neura!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chego à conclusão que o que Macau tem de bom são os chineses e as paisagens, Pedro.:) O clima é uma miséria.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Homenagens aos nossos amigos são sempre de realçar ! :)
    ... E logo com um despertar de Primavera, ... ainda melhor !

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu sabes bem que sim, Rui.

      Gosto de mimar quem gosto...:)) Tu fazes igual.

      Beijinhos e um abraçaço amigo.

      Eliminar