segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

"Quando Está Frio No Tempo Do Frio"


Quando está frio no tempo do frio, para mim é como se estivesse agradável,
Porque para o meu ser adequado à existência das cousas o natural é o agradável só por ser natural. 

























Aceito as dificuldades da vida porque são o destino, como aceito o frio
excessivo no alto do Inverno calmamente, sem me queixar, como quem meramente aceita, e  encontra uma alegria no facto de aceitar 
No facto sublimemente científico e difícil de aceitar o natural inevitável. 


 Que são para mim as doenças que tenho e o mal que me acontece senão o Inverno da minha pessoa e da minha vida?
O Inverno irregular, cujas leis de aparecimento desconheço,
Mas que existe para mim em virtude da mesma fatalidade sublime, 


 Da mesma inevitável exterioridade a mim, que o calor da terra no alto do Verão. E o frio da terra no cimo do Inverno. 



 Aceito por personalidade. 
Nasci sujeito como os outros a erros e a defeitos, mas nunca ao erro de querer compreender demais.

Nunca ao erro de querer compreender, só corri a inteligência, n
unca ao defeito de exigir do Mundo, que fosse qualquer cousa que não fosse o Mundo. 

























Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos" 



As fotografias vieram de um país que guarda o calor da minha vida: 
Holanda


=====================================================

==================================

39 comentários:

  1. Pois, Eu aceito porque não posso rejeitar. Será o tal inevitável. A sair-me o euromilhões, a primeira compra é uma passagem aérea para destino quentinho.

    Beijoquinhas aquecidas no aquecedor a óleo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O inevitável é isso mesmo, NN, não podermos recusar. Chatice!
      Vais para onde ? Para o Brasiú? Então eu vou contigo como dama de companhia, queres? :-))

      Beijocas de mantinha nos joelhos, pijaminha felpudo, roupão de malha polar e aquecedor...não!! LOL
      Tenho a temperatura ambiente a 18 graus, não aquece nem arrefece.
      .

      Eliminar
    2. Estava a pensar num safari em África. Ali para o Quénia mais coisa menos coisa eheheheh

      Claro que te levo, haja euromilhões eheheheh

      Eliminar
    3. Ai, não! Safaris, não...tenho medo dos leões. ehehehe
      Vamos para uma praia onde caliente el sol...:)

      Eliminar
    4. Ficas na praia, esperas no hotel, logo eu chegarei do safari com as fotos :-))

      Eliminar
  2. No devido tempo, o frio não deixa de ser agradável. Desagradáveis são as amplitudes térmicas inesperadas. O frio de rachar com a neve a cair fazem parte da minha memória de infância.
    Palpita-me que sei quem é o autor das fotos.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na nossa Serra da Estrela também já nevou, José.
      Não gosto de neve, depois, ao derreter, fica tudo num lamaçal escorregadio. O autor das fotografias também concorda, é muito lindo de se ver, mas, só isso!
      Lá na região onde o José cresceu, também é muito frio e há neve com fartura. Bragança, parece-me.:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Belas fotos!
    Quanto ao frio...

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão bonitas, não estão, Ricardo? Há mais uma, mas essa teve um destinatário especial.
      O frio é só na rua e eles agasalham-se bem. Aqui é pior.

      Beijinho. :)

      Eliminar
  4. E tudo o que vem, seja o inverno ou outro, temos de o aceitar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que remédio, Mena. Haveria de ser bonito sermos nós a escolher o tempo, uns queriam calor, outros chuva, a maioria só queria sol, e andávamos todos às turras.:)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Põe-se a adivinhar, mas não acertou. Vá lá, tirou a terminação. bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá...já não fico com a cautela perdida! :)

      Beijinho.

      Eliminar
  6. O frio, a neve sà lindos, mas prA mim, por pouco tempo... Lindas fotos! bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O frio é saudável, Chica, e a neve é linda de ver cair os flocos branquinhos, como algodão em rama, o pior é quando derrete. Creio que será um cenário nunca visto por aí, pois não?
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Também a Holanda guarda o calor da minha vida!
    Beijinho, minha querida Janita! Faz tempo, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querido Kim,
      como é bom rever-te aqui pelo meu cantinho! Faz tempo, faz! :)
      Sendo quatro as chamas que te aquecem a vida, neste momento, não estou a ver qual delas será a que se encontra na Holanda.:)
      Ainda te lembras do meu e-mail? Pergunto, porque perdi o teu e queria muito saber como obter o livro de Poesia do Bruno.
      Escreve-me, e diz-me. Vou deixar o meu endereço electrónico lá no teu blogue.
      Um grande beijinho, querido Kim!

      Eliminar
  8. Neve é algo muito bonito de ver.
    Já não gosto tanto de viver.
    Sou friorento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como vivi dois anos na Covilhã, também sei das maravilhas e desvantagens das paisagens nevadas, Pedro!:)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Muito gostava eu de acordar de vez em quando com um cenário semelhante!! Amei as fotos.


    Beijinhos e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dia em que completei vinte anos, ficou marcado por um nevão enorme, Cidália. Foi muito lindo de se ver, mas fiquei triste pois a minha festinha ficou sem efeito, ninguém compareceu! :(

      Um beijinho também para si.:)

      Eliminar
  10. lindas imagens e palavras, Janita.
    Na Alemanha também está assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Laura! :)
      Imagino que sim. Aliás, temos uma amiga blogger, que vive no Norte da Alemanha, e já nos mostrou umas fotos.

      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Frio? Não, obrigado!
    Neve? Sim, uma vez por outra e 1 dia não são dias!
    As fotos são lindas (há 2 que não consigo ver; porquê? não faço a mínima ideia), tão lindas que até dá vontade de lá ir em pessoa.
    Para postais e calendários sim, para lá viver... não obrigado!

    Beijokas com sorrisos, a 25º

    §- com a Holanda "aqui" tão perto...
    §'-tens 1 novo "bagos" para ler

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um pouco como tu, Kok!! Frio e neve, não obrigada, mas...suportava-os só para estar com o filhote.
      Lá para a Primavera marcho para o país das tulipas...

      Tenta novamente, pode ser que as fotografias tivessem ido aquecer as mãos. ;)
      25 graus é bem bom, eu tenho menos uns quantos, mas aí vão beijokas e sorrisos, iluminados pela chama da Amizade.

      §- Já fui deleitar o olhar nas ondas do teu mar. Tão lindo, Kok! :)

      Um forte abraço.



      Eliminar
  12. Respostas
    1. E a neve purifica o olhar, Mar Arável. :)

      Um abraço.

      Eliminar
  13. Querida amiga adorei a sua partilha ,eu pessoalmente gosto do frio ,embora seja tenha nascido em Lisboa tenho também casa na terra dos meus pais que adoptei como minha segunda casa ,um lugar para mim onde encontro a paz que tantas vezes necessito deste stress que é a cidade ,uma vila de nome Loriga na linda Serra da Estrela que hoje já se veste de branco ,muitos beijinhos no coração ,felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os antigos diziam que o frio enrijece e conserva as carnes, Emanuel. :) Quem se habituou ao frio sente-lhe a falta nesta época natalícia. Imagino como deve ser bom poder refugiar-se dentro das doces recordações e usufruir da presença dos lhe são queridos.
      Assim, é que entendo o espírito de Natal. Lareira acesa, calor humano e muita alegria e Amor.

      Um beijinho, meu Amigo.

      Eliminar
  14. Belíssimas as imagens da neve! Gosto muito de ver neve. Ainda agora vim da neve do blog da Catarina e agora chego aqui e é isto! Um regalo!

    (Quanto ao Caeiro, nem é preciso dizer mais nada...)

    Beijinhos nevados, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bonitas de ver, sim, mas de sentir nem tanto, Graça!

      Beijinhos, de calor! :)

      Eliminar
  15. Gostei imenso do poema! Se guarda o calor da tua vida, serão do teu filho, ou estarei enganada! As imagens são lindas, admito, mas não gosto do inverno. A filhota do Rodrigo vive em Filadélfia e envia imagens lindíssimas, mas que eu não seria capaz de viver. Acreditas que nunca fui à Serra da Estrela no inverno, mas fui algumas vezes no verão, porque criei um menino que é de lá.

    Beijinhos quentinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás enganada, não, amiga! Eles estão a adorar.
      É o primeiro Inverno que lá passam, mas não é fácil nem viável, deslocarem-se de bicicleta, como faziam no bom tempo.
      O meu neto ia para a escola de bicicleta, agora não.

      Também não aprecio neve, aliás, não acho piada nenhuma a andar de 'sku', como vejo na TV as pessoas que vão de propósito à Serra da Estrela. :)

      Beijinhos morninhos, Adélia! :)

      Eliminar
  16. Um poema muito bonito. De todos os heterónimos de Pessoa, Alberto Caeiro é o que mais me encanta.
    As fotos são lindas.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comungo do seu gosto e opinião sobre Alberto Caeiro, Elvira.
      Um abraço.

      Eliminar
  17. Mas... Mas... Mas como é que as fotografias "vieram" da Holanda? As fotografias agora vêm? As fotografia agora são assim? Dá-lhes na telha e saem da Holanda e vem para sul, para fugir ao frio? São fotografias migratórias? Passam o verão no norte e o inverno no sul?
    Existe algo que não me cheira muito bem...
    :-)

    Eu era lá capaz de viver constantemente banhado em neve? Eu não gosto de extremos. Nem muito frio nem muito calor. Para mim tem que ser temperaturas amenas, digamos entre os 5º aos 25º. Tudo o que seja fora desse intervalo, para mim já é suplicio.
    :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotografias vieram da Holanda através de um «emilio», lógico! Cheira bem, cheira...Cheira a Bussum. :))

      Que engraçada esta coincidências de ambos gostarmos do mesmo, oh Remusinho. Também só me sinto bem quando estou entre os 5 X 5 e os 25 X 2.

      *_*

      Eliminar
  18. Lembra de mim? Eu sou aquele
    cara que ama as mulheres, ama
    a escrita e os amigos que faço.
    Tinha saudade de você, por isso
    aqui me tem de regresso para
    abraçá-la e desejar um feliz
    natal, antecipado.

    Ah, eu continuo seguindo o seu
    blog. Espero que você também
    siga o meu.

    Beijos,

    silvioafonso



    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, SilvioAfonso!

      Continue, então, sendo esse cara que diz ser; pois quem ama e respeita as mulheres, ama a escrita e os amigos, só pode ser um cara legal.

      Abraço e Feliz Natal.

      Eliminar