terça-feira, 18 de agosto de 2015

A ILHA DAS SETE CIDADES.

IMAGEM DAQUI


A Princesa e o Pastor

Em época recuada, existia, no lugar onde hoje fica a freguesia das Sete Cidades, um reino próspero e aí vivia uma princesa muito jovem, bela e bondosa, que crescia cada dia em tamanho, gentileza e formosura. A princesa adorava a vida campestre e frequentemente passeava pelos campos, deliciando-se com o murmurar das ribeiras ou com a beleza verdejante dos montes e vales.
 Um dia, a princesa de lindos olhos azuis, durante o seu passeio, foi dar a um prado viçoso onde pastava um rebanho. A sombra da ramagem de uma árvore deparou com o pastor de olhos verdes. Falaram dos animais e de outras coisas simples, mas belas e ficaram logo apaixonados.
 Nos dias e semanas seguintes encontraram-se sempre no mesmo local, à sombra da velha árvore e o amor foi crescendo de tal forma que trocaram juras de amor eterno.
 Porém, a notícia dos encontros entre a princesa e o pastor chegou ao conhecimento do rei, que desejava ver a filha casada com um dos príncipes dos reinos vizinhos e logo a proibiu de voltar a ver o pastor.
 A princesa, sabendo que palavra de rei não volta atrás, acatou a decisão, mas pediu que lhe permitisse mais um encontro com o pastor do vale. O rei acedeu ao pedido.
 Encontraram-se pela última vez sob a sombra da velha árvore e falaram longamente do seu amor e da sua separação. Enquanto falavam, choravam, e tanto choraram que as lágrimas dos olhos azuis da princesa foram caindo no chão e formaram uma lagoa azul.
As lágrimas caídas dos olhos do pastor eram tantas e tão sentidas que formaram uma mansa lagoa de águas verdes, tão verdes como os seus olhos.
 Separaram-se, mas as duas lagoas formadas por lágrimas, ficaram para sempre unidas e são chamadas de Lagoas das Sete Cidades.
Uma é a Lagoa Azul, a outra é a Lagoa Verde e em dias de sol as suas cores são mais intensas e reflectem o olhar brilhante da princesa e do pastor enamorados.

Fonte:  Açores: Lendas e outras histórias Ponta Delgada, Ribeiro & Caravana editores, 1999

( Dedico esta Lenda a um Amigo que se encontra nos Açores. )


*********************************************************


Sete Cidades, PONTA DELGADA, ILHA DE SÃO MIGUEL (AÇORES)

11 comentários:

  1. Linda história, ou lenda, de amor, Janita!
    Gostei!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Conheço a história e a Lagoa das Sete Cidades. Tenho fotos tiradas mais ou menos nesse local… Todos os turistas tiram fotos nesse local. : )
    Uma grande história de amor!

    ResponderEliminar
  3. Um amigo comum chamado Rui :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Como em, quase, todas as lendas há sempre algo de encanto e magia.
    Já corri meio mundo e nunca fui ao Açores, mas não vou esperar muito tempo.
    Obrigado Janita por nos trazer este belo momento.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Moral a tirar: a beleza da natureza faz-se à custa dos amores proibidos...
    (ainda bem que é lenda!)

    :))

    ResponderEliminar
  6. Tão bonita a lenda!
    Os amores deixam sempre as suas marcas :)
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Não conheço os Açores diretamente, mas também coloquei essa lenda que é muito bonita no meu blogue com fotos emprestadas por amigos!
    abraço Janita
    Angela

    ResponderEliminar
  8. Deixa-me lá adivinhar quem será esse amigo. Hummm... não estou a ver quem será! :)))

    Quanto à foto está fantástica e as cores estão bem "explicadas" pela lenda... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Janita, dizes no último post da Teté que estás a ler “A Marcha” – esse ainda não li. É o primeiro livro de Daniel Silva que lês? Gostas?
    Com a exceção da Teté, não conheço mais ninguém que seja fã deste autor, nem amigos virtuais nem reais. : (
    Este escritor já escreve desde 1998 e foi apenas no mês passado que o descobri! : ) Sempre gostei muito de livros de espionagem e estes enchem-me as medidas, como se costuma dizer... : )))

    ResponderEliminar
  10. Olá Janita !
    És uma Grande Amiga, eu sei ! ... Grato pela tua linda "dedicatória" !!! :))))

    Estive lá mesmo, nessas lagoas e freguesia e todo o conjunto é de uma beleza deslumbrante !
    Fiz todo o percurso junto às margens (possíveis) da lagoa e outro por todo o topo delas ! ... Fotos e vídeos maravilhosos e umas mini-férias de 9 dias, provavelmente as mais divertidas e conseguidas até hoje ! ... e olha que tenho andado por muitos sítios ! rsrsrs
    Esta ilha de S. Miguel, é sem dúvida a mais bela dos Açores e atrever-me-ia a dizer, "a ilha mais bela do mundo" !
    .... mas se alguém estiver interessado em lá ir, recomendo o aluguer de um carro e a percorrer e desfrutar de todos os seus recantos e encantos, que são muitíssimos ! ... Nunca ficar num só local !

    Mais uma vez.muito grato, minha querida Amiga e desta vez justifica-se um daqueles fortes abraços de 20 segundos (pelo menos) ! eheheh e um beijinho a acompanhar ! :))
    .

    ResponderEliminar