quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Próprio do Amor---

 
Vaidosa
Dizem que tu és pura como um lírio
E mais fria e insensível que o granito,
E que eu que passo aí por favorito
Vivo louco de dor e de martírio.
Contam que tens um modo altivo e sério,
Que és muito desdenhosa e presumida,
E que o maior prazer da tua vida,
Seria acompanhar-me ao cemitério.
 
Chamam-te a bela imperatriz das fátuas,
A déspota, a fatal, o figurino,
E afirmam que és um molde alabastrino,
E não tens coração como as estátuas.
E narram o cruel martirológio
Dos que são teus, ó corpo sem defeito,
E julgam que é monótono o teu peito
Como o bater cadente dum relógio.
Porém eu sei que tu, que como um ópio
Me matas, me desvairas e adormeces,
És tão loira e doirada como as messes,
E possuis muito amor... muito amor próprio.
 
Cesário Verde
 

41 comentários:

  1. Respostas
    1. A sua curta vida não lhe permitiu mais do que a edição de um único livro, que eu tenho a alegria de possuir há longos anos.
      E como bem dizes, João, um grande Poeta!
      Beijinho.

      Eliminar
  2. Parece vaidosa... imaginando que o alvo de tanto amor seja alguém parecido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, com um corpo assim, até eu seria vaidosa.:) Ehehe.
      Mas acho que "aquilo" está tudo muito espartilhado, já não me servia; não gosto de apertos!!
      Abraço.

      Eliminar
  3. Com tanto amor próprio talvez a razão para ser vaidosa!
    Não conhecia, obrigada Janita.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Flor. O amor próprio em excesso, deve ser sinónimo de vaidade. Tudo se quer na dose certa!

      Beijinhos, Adélia e continuação de bom ano.

      Eliminar
  4. Olá Janita,
    Já sabia que eras vaidosa:),mas....

    Cesário Verde lembra-me as noites de Lisboa, ali para os lados do Saldanha onde existe um Jardim com o seu nome. Belos tempos quando vivíamos loucos não de dor mas de vontade de viver!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver JP, estou a ver!
      Já sabias que eu era vaidosa, mas...não sabias que eu tinha esse corpo escultural, não é?
      Essa cinturinha de pilão faz-me lembrar a Scarlet O'Hara do filme "E Tudo o Vento Levou"! Bolas!! Achas? :)

      O Cesário viveu pouco tempo, mas tu continuas vivo, felizmente. Nada de perder a vontade de viver. Todas as idades têm o seu encanto,meu amigo!

      Beijinho.

      Eliminar
  5. Não tenho o livro dele mas lembro-me perfeitamente que gostei imenso da sua escrita aquando dos meus belos tempos de estudante. (como não poderia deixar de ser, já tratei de baixar os pdf's disponíveis no Site Domínio Público)
    ;)))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luciano:
      Actualmente é muito fácil ter acesso a quaisquer obras de vários autores através da internet, e muitas pessoas já aderiram à leitura das Bibliotecas Digitais, mas eu ainda gosto do cheiro e do tacto dos livros.:)

      Este meu livro do Cesário Verde é bastante antigo e naturalmente que houveram outras edições posteriores.

      O meu, podes vê-lo aqui neste post de 2010.:)))

      http://francis-janita.blogspot.pt/2010/10/cesario-verdesempre.html

      Beijinhos.:)

      Eliminar
    2. Se queres que te diga, os livros novos que compro actualmente, parece que já nem cheiro trazem. :(
      Estarei a perder o olfacto? lolololol=)))))))

      Eliminar
    3. LOL:

      Não será porque os livros novos que compras são digitais?

      Mas olha, os livros são como as pessoas, quanto mais velhos, mais cheiram...

      Eliminar
    4. :))))

      L.O.L.
      Os livros novos cheiram a papel e mesmo sendo esse um dos cheiros a que me refiro, há outro que faz parte de quem o folheia, ou seja, o das nossas mãos, da nossa casa e até do nosso próprio odor corporal...isso tu não encontras nos livros digitais.
      Para além, de que se te falhar a internet lá vão os livros para o espaço.
      Mas, com isto não quero dizer que não considere uma coisa boa isso das leituras digitais. Pelo menos poupa-se o dinheiro dos livros, cujo preço está pela hora da morte.:-))

      :))
      Zé:
      Vou passar por cima da tua intenção malévola e concordar que os livros são efectivamente como as pessoas...;)

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Ó Zé,

      Alguma coisa hás-de ter percebido, ou será que não? :))

      Beijinho.:)

      Eliminar
    2. Só percebi que é sobre tráfico de droga, de resto...

      Eliminar
    3. Zé:
      Será por isso que naquele poema da "Tarde do Piquenique", ele fala no ramalhete das papoilas?

      :))

      Eliminar
    4. :))))))

      Bom fim de semana, Zé!

      Eliminar
  7. Grande Cesário, com um tão breve projecto de vida...

    Obrigada pelo prazer que me proporcionou e feliz 2013 para si e para os seus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço a simpática presença, São.

      Um abraço e Feliz 2013.

      Eliminar
  8. Olá, Janita!

    Que lhe interessava a ele o que os outros dela diziam, se o homem estava perdido de amores por ela...?

    Lindo poema; não conhecia.

    Beijinhos, Bom 2013!
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      No fundo o poema resume-se precisamente a essa análise que fazes.

      Quando se ama alguém, vemos qualidades onde outros podem ver defeitos.

      Bom e Feliz 2013, Vitor.

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Janita

    neste novo ano desejo o melhor do mundo e...


    Novo Ano
    Nova Vida
    Nova Esperança...
    Novo Recomeçar...

    E neste Ano

    Eu quero
    Nova vida
    Nova Esperança
    Novo Renascer...


    um beijo (espero um melhor 2013... o 2012 cansou-me muito...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Lili!

      A Esperança é o sentimento que jamais podemos perder!
      Sem essa chama que ilumina a nossa vida, nada faria sentido.
      Desejo que 2013 te proporcione o descanso e a tranquilidade que necessitas.

      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Gran poema y es que el amor tiene tanta inspiración a los que conocen de verdad el amor que no tiene fin.


    Saludos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Jose.

      Todos los poetas tienen sus musas inspiradoras y el tema es siempre el Amor verdadero, ese bello sentimiento que todos nosotros deseamos, pero pocos lo conocen.

      Un abrazo.

      Eliminar
  11. bom ano 2013
    que te traga muita saúde
    que o resto consegues facilmente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mangi!

      Que alegria ver-te aqui no meu cantinho!

      Este ano não foi muito pródigo em saúde para mim, não.:(

      Se este for melhor, tudo o resto virá por acréscimo, lá isso é verdade.

      Beijinhos Mangi e um muito Bom 2013 para ti.

      Eliminar
  12. Cesário Verde é o meu POETA, o meu poeta dos meus tempos de menina e moça... O MEU POETA DE SEMPRE!!!

    A vaidosa tem um corpo de sonho, um corpo sem defeito, portanto, tem todo o direito de ser vaidosa.

    Desejo-te, Janita, saúde e alegria e, que mantenhas dentro de ti toda a poesia do mundo, porque a esperança nunca morre no coração dos poetas.

    Abração da amiga de longe, Teresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ematejoca, pelo que me desejas.

      Por aquilo que de ti conheço, sei que não és pessoa para dizer o que não sentes e nisso somos muito parecidas!

      Igualmente para ti e todos que amas, desejo o melhor do mundo: Saúde, Amor e Felicidade.

      Um grande abraço desde o Porto até Düsseldorf, Amiga.

      Eliminar
  13. Feliz fin de semana, y que los Reyes Magos sean generosos contigo.
    Un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias, querido Disan.

      También para ti yo deseo un feliz fin de semana, ahora y siempre.

      Te mando un beso con mi cariño.

      Eliminar
  14. Amiga Janita, parabéns pela excelente escolha do poema .
    Cesário Verde tem um estilo delicado e extremamente sensível.
    Costumo dizer, que quando perdemos a vaidade perdemos tudo.

    UM 2013 Cheio de saúde e amor-próprio! :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Fê:
      Uma sensibilidade à flor da pele é algo que se nota em todos os poemas de C.V. e nos toca profundamente.
      Quanto à vaidade no sentido de gostarmos de nós mesmas, acho-a necessária, sim! Logo que não se caia no exagero e na futilidade.

      Um óptimo 2013, minha amiga.

      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Querida Janita

    Gostei. E quando se gosta, o que vemos ou sentimos é coisa de cada um. Quando se ama, então... a magia acontece, aí dificilmente se entende ou descreve, como é possível ver o que os outros não vêem e vice-versa.

    Saúde minha amiga querida, o melhor presente que desejo recebas neste novo ano. O resto está provado que és uma guerreira e tudo, com mais ou menos dificuldade ultrapassas.
    T'adoro
    bjs e um kandando com muito carinho

    ResponderEliminar
  16. Meu querido Guma.

    É sempre um grato prazer poder ler e sentir a verdade das tuas sábias e amigas palavras.
    Nisto do amor é mesmo coisa de cada um. Cada pessoa ama e sente de forma diferente. Por isso há amores agoístas e possessivos e amores altruistas, que apenas se preocupam com o bem da pessoa mada. Acho que cada pessoa ama de acordo com a sua maneira de ser.
    Uma coisa eu sei: há amizades que me fazem bem. Me dão confiança e fazem acreditar num mundo melhor. Tu, meu querido amigo, és uma dessas pessoas. O saber que me compreendes e acreditas em mim, dá-me uma grande auto-confiança. Bem hajas por isso!

    Saúde, alegria e bem estar é também o que mais desejo para ti neste novo ano que se inicía, Guma!

    Beijinhos meu querido e que todos os teus desejos se concretizem.

    Kandandos com a minha ternura de sempre.


    ResponderEliminar
  17. Janita, quando alguém me fala em vaidoso, lembro-me sempre de uma música muito ordinária, mas também absolutamente deliciosa no seu estilo poético...(ahahah). Falo a sério, Janita! É uma obra-prima do saudoso Zé Leonel nos Ex-Votos!!! Personagem cada vez mais esquecida mas que fica na memória de tipos malucos como eu! Quando ele morreu fui dos poucos a referir isso no meu blog!!! Na Tv não foi feita uma reportagem sobre o seu desaparecimento, não houve uma notícia que eu tivesse visto! Se conseguir, esteja atenta à letra... O trocadilho do vaidoso é delicioso!

    http://www.youtube.com/watch?v=z9Qrz4nKsZQ

    Não leve a mal.

    Com todo o respeito,

    beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo, ganda maluco...:))))

      Não conhecia a banda nem o Zé Leonel, mas achei-lhes imensa piada. O som não está grande coisa, mas aproveitei haver um outro vídeo com o mesmo título e já ouvi melhor e coloquei nos meus favoritos.:)
      Porque haveria de levar a mal, Hugo? No problem...;)

      Escusado será dizer que me fartei de rir com o trocadilho do "vaidoso". Eheheh

      Até te vou deixar o link do outro vídeo, quando a mim, ainda mais giro. lol

      http://www.youtube.com/watch?v=1dd0lgh417o

      Beijinhos, Hugo e mantém sempre essa boa disposição.




      Eliminar
  18. Janita, ainda bem que gosta. Deixo-lhe os links da altura em que ele morreu, e que fazem parte da minha modesta homenagem ao Zé Leonel. (Se calhar você cruzou-se várias vezes com ele na rua, e não sabe. Ele e outros elementos da banda moraram na zona onde você morou...)

    http://daduvida.blogspot.pt/2011/05/enquanto-eu-nao-vim-aqui.html

    http://daduvida.blogspot.pt/2011/05/ex-votos-esta-vida-oioiai.html

    http://daduvida.blogspot.pt/2011/05/ex-votos-barbie.html


    beijos.

    ResponderEliminar
  19. Obrigada pelos links, Hugo.
    Irei ver e ouvir tudo com calma e depois dir-te-ei a minha opinião.:)
    Quem sabe não me tenha mesmo cruzado com ele, Hugo?
    No prédio ao lado do meu, quase em frente ao Jardim, havia um bar que se chamava "A Serrana" cujos donos eram da Covilhã e amigos do meu cunhado. De vez em quando havia fados e guitarradas na cave.
    Eu era ainda muito jovem e não podia entrar, mas da minha varanda ouvia os fados e via entrar os fadistas. Foi assim que conheci o Alfredo Marceneiro, o Carlos Ramos e muitos outros...só que eles não me conheceram a mim.:)))
    Hás-de perguntar aos teus pais se eles se lembram desse café-bar. Tenho pena de não me lembrar do nome da rua, mas hei-de perguntar à minha irmã. Depois digo-te!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar