sexta-feira, 26 de maio de 2017

RELÍQUIAS.

Dos cinco filhos do Mestre Francisco Favinha - fotógrafo de profissão - foi a filha mais nova que lhe herdou o talento, o gosto pela Arte e o negócio, ao qual deu continuidade. Todas as fotos que aqui vos tenho mostrado, da minha infância,  foram tiradas por ele.  Umas no seu estúdio, e aquela em que - juntamente com a minha mana - fui madrinha de casamento de uma prima, em substituição de minha Mãe, sua madrinha de baptismo.
Essa, foi tirada na escadaria da Igreja de São Salvador ( que já conhecem). Os Favinha foram meus vizinhos, desde que me conheci por gente, até irmos morar para a casa do meu Avô. A futura fotógrafa, e eu, fomos sempre grandes amigas e colegas de escola. A nossa amizade acompanhou-nos enquanto fomos crescendo, até que, tinha eu doze anos, a vida nos separou. Nunca deixei de a visitar sempre que ia à terra.  Assim foi até aos dias de hoje. Pois a minha amiga Lena, cujo negócio deixou de ser o que era, pelos motivos óbvios, andou a procurar nos arquivos do pai e descobriu negativos de tempos idos. Revelou as fotos e fez uma exposição de relíquias. Entre essas relíquias do passado encontrou uma que vale uma vida. A nossa. Uma foto de meninas que frequentavam a Escola Primária Feminina. Entre elas estamos nós. Tive dificuldade em me reconhecer, já a Lena, identifiquei-a de imediato. 



A minha amiga é a primeira menina que se encontra na primeira fila, à esquerda, a contar de baixo, e a única que não olhou para a câmara. E eu? Alguém me reconhecerá?
Como pista direi que sempre gostei de franja, tanto quanto abominava os laçarotes no cabelo. Detestava aqueles repolhos que as pobres crianças eram obrigadas a equilibrar na cabeça. A minha querida Mãe, sabendo disso, nunca me forçou a tal sacrifício. 
Ah...também estou na mesma fila e não tenho o rosto moreno. Há uma menina que está a meu lado, que nunca esqueci, porque ser uma criança tão sábia e inteligente, como se fosse uma sábia anciã. Esteve poucos meses connosco. Não era da terra. Fiz-lhe companhia na sala de aula, muitas vezes, durante o recreio, por lhe ser  impossível correr. Foi a melhor recordação que trouxe dos meus tempos de menina. Obrigada, Lena!

Então? Quem adivinha qual destas meninas, sou eu? :)












44 comentários:

  1. Olá, Teresa, como é bom olharmos os álbuns, hoje acho que não existem mais, tudo no pc ou nos Smartfones. De vez em quando sento a olhar pilhas de caixas e álbuns. Pra mim você é a menina de branco na primeira fila à esquerda de quem olha.
    Um beijo, querida! bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, troquei o nome, falei com Teresa há pouco.
      JANITA!!! Mil desculpas.
      Beijinho.

      Eliminar
    2. É verdade, querida Taís! Hoje, tudo é guardado em formato digital. Tenho álbuns de fotos que registam as diversas fases do crescimento dos meus filhos. Adoro revisitar, de tempo a tempo, esses momentos deliciosos. Segurar as fotos, sentir-lhes o cheiro.

      Se a menina usa franjinha e não tem laçarote no cabelo, pode ser ela, sim! :)
      Estou a brincar...quando mudar o post confirmarei, ou não!!

      Ora essa, querida amiga, nada a desculpar. Quem nunca se enganou?

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  2. Que lindo momento cheio de nostalgia querida amiga ,eu adoro este momentos ,será que é a segunda menina de branco a contar da esquerda da última fila a contar de baixo ,beijinhos muitas felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita nostalgia mesmo, meu amigo. Mas são lembranças que nos fazem bem à alma. Lembram um tempo tão distante que, por vezes, parece irreal.
      Fica o palpite registado Emanuel, mas se quiser contar melhor...
      Um beijinho para si também.

      Eliminar
  3. Mana, diz-me porque não estou na fotografia? Ah, ainda não tinha nascido!
    Claro que sei qual és, mas não vou dizer... perderia a piada.
    Mana, lembro-me daquela vez que bateste com a cabeça na esquina do armário na véspera de uma dessas fotos e tiveste que usar um repolho....lembraste? Mas ficavas tão gira de repolho cor de alface!
    Eu sim.rive um vermelho que parecia um laço uma estrela de natal
    Kis :={

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Mana, francamente, claro que já eras nascida, mas mais piquinina do que eu!! Não te reconheces naquela menina gorduchinha, a 2ª a contar da direita, sentadinha na fila de baixo? Começo a achar que o Mestre Chico Favinha apanhou as meninas todas que moravam ali perto do Salvados, para fazerem muitas. Tu és ainda muito bebé, não poderias andar já na escola.
      Não, Mana! Tás parva? Eu bati com a cabeça mas foi por mor do laçarote, daí nunca mais os poder ver...O teu era uma couve roxa.

      Bejinhos e abraços desta que muito te quer.

      Eliminar
    2. Mana...mana..tás a fazer confusão a segunda a contar da direita é a irmã do Zeca-o zarolho que casou com a prima do Ti Bento aquele que puxava duma perna...e tinha aquele tique de fechar o lho e tu pensavas que ele tava a te pedir namoro.
      Mana enxuga as lágrimas....
      Kis :=}

      Eliminar
    3. Era por essas e por outras que eu nunca te queria atrás de mim...eras uma barraqueira e só me fazias ficar mal no retrato...
      Não consigo, elas - as légrimas - escorrem-me pela cara abaixo...

      Eliminar
  4. Adoro este tipo de relíquias. :) Com as dicas que deixas, vou apostar na 4ª menina à esquerda da última fila a contar de baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, imagino que sim, Luísa. :)
      Ora assenta lá melhor as lunetas e repara bem. Tem franja, essa menina? Então...

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. Pois, estou a precisar de ajustar as lunetas, sim. É que quando li o texto, li que NÃO estavas na mesma fila da tua amiga. Por acaso, a terceira menina a contar da esquerda dessa 1ª fila foi a que me pareceu seres tu. Mas como li um não afinal inexistente, lá fui procurar outras caras... :))

      Eliminar
    3. Pronto, Luísa...assim já ficas habilitada ao prémio chorudo para as dez primeiras acertantes...Parabéns!! :))

      Eliminar
  5. Acho que és a terceira da primeira fila do lado esquerdo...e tens uma amiga com o braço por cima dos teus ombros.
    Acho curioso não usarem bata, tenho uma foto destas mas estamos todas de bata branca.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida rubra Papoila, no final darei o veredicto, mas assim, à priori, vejo que deves ser uma excelente observadora! :)

      Pois, bata ou bibe - como lhe chamávamos - também usávamos, mas creio que seria facultativo. Sinceramente, já não me recordo.

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Franja? 1.º fila, 3.ª a contar da esquerda. Que bela menina tu eras, Janita!
    A ida a Serpa parece ter sido mesmo um mergulho ao passado. Tenho a certeza que vieste de lá de coração muuuuiiito quentinho. :)

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma bela mal-encarada, isso sim, A.C. :)

      Vim sim, de coração cheio de recordações para o resto da minha vida. Mas já resolvi não mergulhar demais no passado, receio perder o resto do futuro que ainda tenho pela frente...

      Um Beijinho, A.C. :)

      Eliminar
  7. Prima Janita, tenho uma tão parecida que um dia tenho que a mostrar :)
    Como eu tinha muito cabelo, ficava sempre nas fotos com ele no ar, todo espetado :)
    Para mim tu és a terceira a contar da esquerda em baixo !

    Na escola onde andei, quem não podia comprar a bata não a usava, infelizmente havia muitas crianças pobres na época.

    Muito gratas estas recordações.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, então tens de trazer essa foto para o blog, Prima Fê!!

      Podes deixar para nós te descobrirmos, embora agora já não seja muito difícil. (lol)

      Para mim, também sou essa menina, mas...:))

      Beijinhos infantis.

      Eliminar
  8. Bom eu penso que é a terceira a contar da esquerda na primeira fila.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã lhe direi se pensou bem ou mal, Amiga Elvira.

      Um abraço e boa semana

      Eliminar
  9. A terceira (esquerda) na primeira fila a contar de baixo. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto!! A Catarina chegou, disse e abalou.
      Mais palavras para quê? :))

      Beijos. :)

      Eliminar
    2. Ora Catarina...eu estava a brincar contigo!:))

      Beijinho. :)

      Eliminar
  10. Só para deixar um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não deixas palpite, não te habilitas ao prémio, Ricardo...ah, pois!!

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  11. Com as pistas que deste todos "acertam" na menina de braços cruzados (com ar de quem está ali por obrigação), e com um braço da colega sobre o ombro direito.
    Será?
    Beijoka!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quizás, quizás, quizás...:)

      Sabes que tenho olhado para as miúdas e reparei numa coisa que ainda ninguém reparou, Zé?
      Todas estão de manga comprida, e eu, de vestido com manga curta e braços de fora...estranho! Será por isso que estou com cara de poucos amigos? Já fui arranjar mais uma coisa que me vai dar que pensar...A minha mãe fazia-nos casaquinhos de malha, lindos. E meias rendadas, brancas. :)

      Beijokas! :)

      Eliminar
  12. Mais recordações de Serpa. Andas num de nostalgia, já percebi !
    Fico à espera que digas qual tu és !!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda há mais, Ricardo. Agora vai tudo de uma assentada.
      Descansa que direi e até vais ficar surpreendido!! :)

      Eliminar
  13. Terceira a contar da esquerda, na primeira fila.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Na primeira fila a contar de baixo para cima, não é Pedro?
      Certo!!
      Seja bem-vindo, de novo, ao seio dos Amigos...:)

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Hoje, passei só para perguntar. Como vai essa saúde amiga. Espero que já se encontre bem.
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito melhor agora. Comecei a tomar um complexo vitamínico e sinto-me com mais energia. O problema gástrico intestinal, também já melhorou, felizmente.
      Obrigada, Amiga Elvira.
      Um grande abraço! :)

      Eliminar
  15. :) deste muitas pistas, assim é fácil!
    reparei que há uma ou duas meninas a sorrir, mas todas as outras estão com ar muito sério. era proibido rir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que já devíamos de estar cansadas de 'tu ficas aqui, vocês vão para ali', sabes?- essas coisas de colocar a miudagem toda em pose para a foto de grupo.:)
      Não, Manel, o tempo era de contenção e rigor, mas a alegria era de graça. Lembra-te que estamos na escadaria da Igreja de São Salvador...não num piquenique. :))

      Beijos, Manel. :)

      Eliminar
  16. adoro estas relíquias, Janita.
    Sou mau fisionomista e nem a conheço pessoalmente, mas vou tentar: segunda a contar da esquerda, na segunda fila a contar de cima?
    Fica o palpite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Carlos. A prova disso são os belos postais ilustrados que ainda guarda, até hoje.
      Fui lá acima ver a menina que indica e até que poderia ser eu, sim. :) Mas não sou. Sou a terceira a contar da esquerda na primeira fila de baixo.
      E, fica assim, confirmada a informação, para TODOS os Amigos que me acompanharam desta brincadeira.

      Obrigada a si, Carlos, pela visita.
      Um abraço

      Eliminar
  17. Meus Amigos.

    Sou a menina de vestido branco com manga de balão.:) A terceira a contar da esquerda na fila de baixo.

    O meu muito Obrigada a TODOS!:)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Vou tentar adivinhar sem ler os comentários que antecedem, volto já...

    ResponderEliminar
  19. A 3ª na fila da frente a contar da esquerda? Vou ver os comentários que antecedem...

    ResponderEliminar
  20. Acho que acertei :) mas havia muitas pistas!
    (se calhar ainda poderemos ser primas afastadas Janita ou então pelo menos os nossos avós terem sido vizinhos, o a minha bisavó e o meu avõ materno eram de Serpa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe, Gábi? Temos de fazer uma pesquisa à nossa árvore genealógica. Devia de ser giro descobrir que ainda somos aparentadas! :)

      Eliminar