quarta-feira, 24 de maio de 2017

VOLTEI...

....ao meu Cantinho. Ainda mal refeita do cansaço da viagem e das muitas emoções vividas, mas feliz, muito feliz. Trouxe na bagagem imensas recordações palpáveis,- livros e fotos - mas as que mais profundamente se estão a enraizar no meu ser, são as que foram provocadas pelo impacto do reencontro com velhos amigos de infância. O acaso se encarregou de colocar no meu caminho todas as pessoas que gostaria de ver, para além daquelas que fomos propositadamente para rever, claro. Foi bom, foi muito bom!
Do menos bom nem falarei, porque se prende com picuíces cá da minha saúde e algumas contrariedades provocadas pelo maluco do meu telelé, mas isso foi o de somenos importância.


Os jacarandás,  profusamente floridos, emprestavam um ar ainda mais alegre e romântico ao céu azul da minha bela terra. Com grande pena minha, o jardim público encontrava-se encerrado, para recuperação, após o abate das velhas palmeiras umas mortas e outras moribundas, pelo ataque do fungo mortífero.


 Na "Casa do Cante", que se situa na mesma rua do Museu do Relógio, adquiri esta preciosidade. Ainda não tive oportunidade de o ler na íntegra, mas lá irei e convosco partilharei o que me parecer ser do agrado geral.

 Um pouco mais à direita fica a residencial onde nos instalámos, propriedade de uma amiga da minha mana. Também a conheço, mas não é do meu tempo!! Este, é o Largo de Salvador.

O Domingo amanheceu enevoado e de céu cinzento. A Igreja de São Salvador - no centro do Largo com o mesmo nome - ir-se-ia encher de fiés, pouco depois. Entre eles estaríamos nós as três: eu, a minha mana e a querida amiga a quem fomos abraçar. Se nos reconheceu nunca o saberemos, pois nem uma única vez a ouvimos pronunciar o nosso nome...



Muito fica ainda por dizer e mostrar. Com  tempo e a memória mais fresca, menos sobrecarregada de emoções, verei quando me sentirei preparada para vos mostrar algo que me transportou a um passado que jamais esperei reencontrar. Até porque, aquela menina, estava escondida no lugar mais recôndito da minha memória.



Ah!! Aqui, não encontrei as tais siricais, nem os nógados nem sequer o pão de rala de que me haviam falado lá no hospital. Simplesmente, e tal com eu previa, esses doces são típicos do Alto Alentejo!!... :)



***~~~***




41 comentários:

  1. Bem regressada, Janita.
    Recarregaste as baterias? Óptimo!
    Não me passou despercebida a 'publicidade' ao BE (2ª foto) :)))

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, António.
      Sabes que a partir de certa idade as baterias descarregam facilmente.

      Quanto à publicidade, seja política ou comercial dispenso-a das minhas fotos sempre que não me prejudique a beleza da mesma. Aqui, tive de manter o cartaz. A alternativa seria muito pior. Perderia o candeeiro e uma boa parte do jacarandá da esquerda. Como ela não me pesa nem estorva...ficou!! :))

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  2. Seja bem-vinda Amiga. Já tinha saudades suas. Gostei das fotos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Amiga.
      Sei que tudo o que diz/escreve, é porque o sente. Saber que sentiu saudades minhas,sensibiliza-me muito.
      Também já sentia falta desta interacção entre Amigos.

      Um apertado abraço.

      Eliminar
  3. Linda partilha querida amiga ,muitos beijinhos felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Amigo Emanuel.
      Um beijinho grato, para si.

      Eliminar
  4. Estou a assumir que não lá ias há muitos anos. Recordar é viver... : ))
    Recupera do cansaço e depois conta-nos mais coisas...
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estás a assumir acertadamente, querida Catarina. :)
      A última vez que lá estive foi há dezasseis anos, fui ao funeral do último tio que lá tinha. Foi ir e vir. Um dia triste.
      Vêm aí coisas que, suponho, irás gostar. :)

      Beijos! :)

      Eliminar
  5. Mana Janita...
    Eu tb voltei...e cansada como tu
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mana Gi...
      Voltámos cansadas, mas felizes! Isso é que importa. :)

      Beijocas.

      Eliminar
  6. ainda bem que foi bom, Janita e que voltaste renovada :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Laura!
      Que bom ver-te aqui, obrigada!
      Sabes que até trouxe poesia? Vais gostar. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  7. E voltas feliz. Isso é muito bom. Também gosto da beleza impressionista dos jacarandás em flor. Mas fico com pena de não haver doces. Oh.

    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cansada, adoentada, mas imensamente feliz, Luísa!!
      Pois...os doces. Como não os podia comer nem me lembrei de os fotografar.:)
      Tenho de lá voltar noutra altura e trazer um pouquinho de tudo. De preferência, pela Festa da Páscoa, em que a cidade está toda engalanada. Depois, deixo-te provar. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  8. Haja Deus que a Janita está de volta, com memórias e belas fotos.
    Bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh...Meu Amigo, que bom não ter fugido!! :)
      Foram poucos dias, mas muitos preenchidos e uma indisposição que levei, piorou. Azar o meu.

      Um beijinho.

      Eliminar
  9. Não me canso de viajar pelo Alentejo. Serpa é linda, boa gente, bom vinho, bom queijo e muito mais !....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive azar no que aos comes e bebes concerne, Ricardo!
      Vê lá que fomos um dia almoçar ao Restaurante Alentejano e, enquanto a minha irmã se deliciou com uma açorda de cação com coentros, eu tive de pedir peixe grelhado e nem o comi.
      A Pizzaria "O Forcado" é de um meu segundo primo e afilhado. Estive lá a dar-lhe um abraço, mas vim embora sem provar as pizzas. Até fiquei envergonhada. Vinho nem o podia cheirar, quanto mais beber!...Paciência! :)

      Eliminar
  10. Gostei muito das fotografias, queria ver mais!
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há muitas mais para mostrar, Gábi. A maioria foi tirada em casa de amigos que nos convidaram para jantar, pelo que são de foro privado. Para quem as visse também não lhes iria dizer nada ver fotos de pessoas que não conhecem.:)
      Mas no próximo post aparece por cá e vê se reconheces uma menina que faz parte duma foto colectiva! :)

      Um beijinho.

      Eliminar
  11. Olá Janita, ainda tenho fotos de um dia que visitei Serpa, que achei muito bonita, toda pintadinha de branco !
    beijinhos
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma localidade com muita história e tem zonas muito bonitas, sim, Ângela. Se bem que haja, na parte antiga, uma série de casas degradadas que roubam beleza e frescura à cidade.
      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Prima Janita, vejo que vens "saciada" de recordações e afectos.
    Abraçaste a criança que há em ti, isso é muito reconfortante.
    Agora toca a cuidar de ti!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Prima:) eu abracei foi a criança que lá ficou e que, aos poucos, se foi perdendo de mim. Porém, não a trouxe. Deixei que se mantivesse no local onde foi feliz. Creio, creio não; tenho a certeza - que não se iria dar bem por aqui. Deixei-a lá ficar, inocente, a sonhar com o futuro.

      Hoje já tomei medidas para cuidar melhor de mim.

      Beijinhos, querida Amiga.

      Eliminar
  13. Voltaste!
    Olha que bom p'rá gente que temos o prazer de te ler.
    As fotos acordam-me memórias de imagens vividas ao natural.
    Não passaste pela torre tombada (se é que ainda está na mesma posição)?

    Beijokas com os habituais sorrisos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltei, Kok!!
      Olha que bom pra mim ter-vos aqui para conversar comigo. :)
      Sou uma sortuda em ter-vos pertinho de mim.

      Essa Torre, é a Torre do Relógio e remonta ao tempo dos romanos, porém, se acontecer com ela, o mesmo que está a acontecer com a Igreja de Santa Maria, que se situa no mesmo Largo, é bem capaz de ruir.
      Não cheguei a saber o que se passa com a actual autarquia que não deita mão ao Património que é de todos nós. O próprio edifício camarário está uma lástima. Os beirais, cheios de ninhos de andorinhas, fazem com que o chão de uma Travessa, na parte traseira do edifício, pareça o chão de um galinheiro. Sinceramente, não percebi o porquê desse abandono. A não ser que os dejectos da passarada, tenham passado a ser de interesse turístico. Neste particular, vim de lá muito triste.

      Beijokas sorridentes, amigo, que não seja este meu reparo a impedir que lá vás na PÁscoa - que é a altura em que está tudo a tinir. :)


      Eliminar
  14. Que bom ter-te de volta, Janita! Gostei das fotografias! Espero que as baterias estajam de boa saúde :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carpem.
      Também gostei muito de te ver por aqui.
      Se calhar vou ter de reformular a engrenagem toda. Só trocar de baterias começa a não ser suficiente...:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Saudades...

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...tantas, Ricardo, tantas.

      Um abraço enorme, querido Amigo.

      Eliminar
  16. Belas imagens! Já visitei Serpa e outras cidades alentejanas, Adoro os tons da paisagem e da brancura que há por todo o lado.
    Fico a aguardar mais novidades da tua visita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não fui propriamente em turismo, e uma das tardes passei-a de cama, acometida de um súbito cansaço, acabei por não fotografar nem revisitar os locais mais aprazíveis, Manu.
      Mas ainda há mais qualquer coisita. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  17. Bolas! Já estava com saudades tuas, Janita! Não dei conta que ias de viagem. E que viagem! Gostei de (re)ver Serpa no teu/nosso belo Alentejo!!

    Bem vinda!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...como haverias de saber se tu não sais lá do teu roseiral, querida Graça?
      Também já sentia saudades de todos vós. Aos poucos, isto vai voltar ao normal.
      Obrigada, querida, beijinhos.

      Eliminar
  18. Bem aparecida!!!
    Gostei muito das fotografias não conheço Serpa mas pelo que mostras deve muito bonito e nesta altura em que os Jacarandás estão no auge o contraste com as paredes brancas fica mesmo lindo.
    Pelo que li foram "duas" viagens uma exterior e outra interior ambas lindas pena que estejas em dieta :)))
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é vivo sempre aparece, Papoila. :)
      A viagem ao "interior" foi a mais me marcou. Creio, até, que ainda me não refiz. A ao exterior, também foi emocionante e comovente.
      A 'dieta' é , foi, forçada. Sabes tu lá o que me custou olhar para os petiscos e não sentir apetite?
      Ah...mas comi caracóis!! Estragou-me o realejo todo, mas valeu a pena. ehehehe

      Beijinhos.

      Eliminar
  19. Caramba, se alguém com alma de empreendedor conseguir descobrir a melhor maneira de vender a marca "Serpa", os vendedores de baterias vão arrancar os cabelos. :)
    Folgo em ver-te de regresso, folgo em ver-te mais animada. Mataste as saudades todas, ou precisavas de mais uns dias? :)
    É bom sentir-te de volta, Janita.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) 'Serpa' é uma marca já mundialmente conhecida, através dos seus famosos queijos, Amigo A.C.
      Como fórmula para recarregar baterias, creio que só o fará aos nativos que se ausentaram...e mesmo assim...:)
      Precisaria de mais uns dias, sim, mas não no estado em que me encontrava.

      Obrigada, A.C. é muito bom estar contigo, também.

      Um beijinho. :)

      Eliminar
  20. São tão boas essas recordações! Espero que tenha tido boas notícias dos seus exames. Abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há medida que os anos avançam damos mais valor às pequenas coisas que fazem parte de um passado já distante, Carlos.

      Os exames foram todos recomendados e acompanhados pela minha cardiologista, que me segue desde que tive o enfarte em 2012.
      A situação não piorou, o que já é muito bom.
      Obrigada, Carlos. Um abraço e excelente semana também para o meu Amigo.

      Eliminar
  21. Também me acontece o mesmo e às vezes penso que me estou a tornar saudosista ou, no mínimo demasiado nostálgico, coisas que detesto.
    Folgo em saber que teve boas notícias. Abraço

    ResponderEliminar