quinta-feira, 22 de junho de 2017

SE O NATAL É QUANDO O HOMEM QUISER, O SÃO JOÃO TAMBÉM O PODE SER.

E ESTE VAI SER ESPECIAL...E ANTECIPADO. 

PORÉM...SEM MANJERICOS.




SEM ALHO-PORRO


SEM MARTELINHOS

SEM ARQUINHOS NEM BALÕES


  SEM SARDINHAS...

...MAS, COM SORRISOS



...E RISOS.      ( PARA QUEM QUISER, QUE AQUI NINGUÉM É OBRIGADO A NADA) 





PARA QUEM NÃO DISPENSA A TRADIÇÃO  DAS QUADRAS POPULARES, DEIXO EU A PRIMEIRA. 
QUER SEGUIR? SIGA... DEIXE A SUA...


...E VIVA O SÃO JOÃO!!!!



ADENDA : NO DIA DE SÃO JOÃO, ( DIA 24, PARA QUEM NÃO SOUBER) E CONFORME FOI PROMETIDO,  FORAM ADICIONADAS AO POST,  AS QUADRAS DOS GENTIS COLABORADORES E AMIGOS DESTA CASA.    OBRIGADA A TODOS.


Pediste-me para eu cantar
Pensando que eu não sabia
Mas sou como o rouxinol
Canto de noite e de dia...


Teresa  (ematejoca)

Pelo Santo António vi-te
Pelo São João fui falar-te
No São Pedro convenci-te
Falta um santo pra deixar-te. 


Tanto andaste, tanto andaste,
Que arranjaste um noivo rico !
No São João tu lhe deste,
Lá na terra, o manjerico !


Nem manjerico nem balão
não há farra nem bailinho
Enquanto o maroto do S. João
Não me apresentar um rapazinho.

Graça Sampaio (Picos de Roseira Brava)

Cantas de dia e de noite
Cantas de noite e de dia;
Mas mesmo sem os balõezinhos
O São João é uma alegria!





Santo António já lá vai
São João já cá está
P'ra semana é São Pedro

E esta nem saiu má...


Elvira Carvalho (Sexta-Feira)

S. João p'ra ver as moças
Fez uma fonte de prata
As moças não vão à fonte

S. João todo se mata.





Por último, mas não menos importante, a proveniência dos vídeos:
um amigo, de seu nome...Daniel!! :)


====================================

27 comentários:

  1. Peço desculpa, mas por um lapso qualquer, editei o post sem comentários.
    Quem o desejar fazer, já pode...:)
    Obrigada.

    Janita

    ResponderEliminar
  2. Esta noite vá uma quadra, da qual não sou a autora:

    Pelo Santo António vi-te
    Pelo São João fui falar-te
    No São Pedro convenci-te
    Falta um santo pra deixar-te.

    Até ao São João, vou escrever uma quadra da minha autoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Traz lá uma quadra de tua autoria, que sempre deve ser melhor do que esta, Teresa! :)))
      No final, coloca-las-ei no post, para lhe dar mais alegria. Este ano não ando boa para festejos, amiga.
      Um abraço grato.

      Eliminar
    2. Perdi a noção que ontem era a noite de São João.

      E o que me dizes uma quadra para o São Pedro?

      Eliminar
    3. Digo que está muito bem Teresa, para quadras estou eu sempre cá...para as curvas!! :)
      Mas se quiseres, hoje ainda é dia de versejar.
      Escreve lá a quadra que eu adiciono-a às outras.
      Até ao lavar dos cestos é vindima.
      :)

      Eliminar
  3. Dia de São João, dia de aniversário da minha mãe.
    Mais uns dias e é o meu.
    Entre o São João e o São Pedro.
    E daí o nome João Pedro e não que queria o meu avô (António José, era o nome dele) ou o meu padrinho (José António, era o nome dele).
    O puto nasceu entre o São João e o São Pedro.
    Vai chama-se João Pedro, sentenciou o meu pai.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ficou a chamar-se nem António, nem José, mas é um 'puto' porreiro esse que nasceu entre o São João e o São Pedro, João Pedro!! :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Olá, este ano os festejos do S. João não vai ter os tradicionais balões, mesmo com a falta destes, certamente que a festa vai fazer jus à tradição,
    Feliz S. João e fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, A.G.
      Mais vale prevenir
      do que remediar...
      Não será por não haver
      os tradicionais balões
      que o São João se irá deixar
      de, no Porto, festejar. :)

      Muito obrigada, António.
      Um feliz fim de semana, também para si.

      Eliminar
  5. Na quarta-feira comi sardinhas assadas em casa de uns amigos e recebi um manjerico!! Vou deixar o dito manjerico ao relento esta noite : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano fiquei esquecida e 'ostracizada', Catarina!:(
      Ninguém me ofereceu o manjerico nem o comprei eu.
      Depois mostra-me o teu, a ver se é mais repolhudinho do que o do ano passado. :)) Faz isso...deixa-o ao relento para ele arrebitar, com as orvalhadas. eheheh

      Diz-me uma coisa, Catarina...os vídeos estão visíveis?
      É que ainda ninguém falou neles. São tão giros, que estou admirada. E curtinhos, menos de 30 segundos cada...
      Valha-me Deus! E tive eu uma trabalheira para os colocar aqui!! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. No meu tablet não aparecem.

      Eliminar
  6. ahahahaha... O 2º vídeo está o máximo, Janita ! ... Fartei-me de rir !
    Estava à espera duma "garina boa" e saiu-me aquilo ! rsrsrs

    Então, já que pedes, aqui vai :

    Tanto andaste, tanto andaste,
    Que arranjaste um noivo rico !
    No São João tu lhe deste,
    Lá na terra, o manjerico !

    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aleluia!! Haja alguém que consiga visualizar os «bidios». :)
      O primeiro, para mim, é ainda melhor. :)

      Obrigada pela quadra, Amigo Rui.
      Não tarda vai ocupar o lugar que lhe compete.:)

      Beijinhos e continuação de bom São João!

      Eliminar
  7. Nem manjerico nem balão
    não há farra nem bailinho
    Enquanto o maroto do S. João
    Não me apresentar um rapazinho

    :) :)

    ResponderEliminar
  8. Santo António já lá vai
    São João já cá está
    P'ra semana é São Pedro
    E esta nem saiu má...

    A minha veia poética não dá para mais, foi o que se pôde arranjar e para marcar o ponto.
    Os vídeos (que já conhecia) são de bom humor.
    Não tem manjerico, mas não deve esquecer as sardinhas, acompanhadas que devem ser por um copo de vinho verde.
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tchiiiiiii...nem quero crer, José!
      Então já conhecia os vídeos?
      E eu com tanto suspense...
      Não há dúvida que tenho muito que aprender!! :)

      A quadra não saiu nada mal, não senhor.
      Obrigada e um beijinho.

      Ah, já esquecia...Sim, mesmo sem manjerico, comi sardinha assada e bebi vinho verde. :)

      Eliminar
  9. Isso sem manjericos, alhos porros, sardinhas, martelinhos arquinhoe balões, não tem graça nenhuma !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e não teve mesmo graça nenhuma, Ricardo.

      Um São João de chacha...:(

      (O Santo está muito longe)

      Eliminar
  10. Cantas de dia e de noite
    Cantas de noite e de dia;
    Mas mesmo sem os balõezinhos
    O São João é uma alegria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pela bonita quadra, querida Graça.

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Bom S. João !
    Nao tenho jeitinho nenhum para quadras .

    Nao consigo ver os vídeos...

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens, mas devias de o arranjar, ora essa!!
      Para desgraça maior nem os vídeos consegues ver?
      E para isto se esfalfa uma criatura simples, mas com vontade de manter um blog...

      Beijinhos, Ricardo. ;)

      Eliminar
  12. Txiiiiiiiiiiiiii. Se há coisas para as quais não tenho jeito nenhum, são as quadras populares.
    Vou deixar aqui uma que não sei quem é o autor mas como é muito conhecida talvez vocês saibam.

    S. João p'ra ver as moças
    Fez uma fonte de prata
    As moças não vão à fonte
    S. João todo se mata.

    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Elvira, quem é o autor da quadra pouco importa.
      Quando a trouxe era da Elvira e agora...é minha/nossa. :)
      Obrigada pela gentileza.
      Um abraço, bom FDS

      Eliminar