terça-feira, 25 de julho de 2017

ADIVINHEM QUEM VAI ADIVINHAR? { III }

REEDIÇÃO:
Pois, será sem surpresa para nenhum dos participantes que irei publicar a solução de tão intrincado problema de Adivinhação! :)

Solução:
Se ao fim de 10 dias o nenúfar cobriu toda a superfície do lago, e em cada dia cresceu o dobro, então no dia anterior tinha metade do tamanho e ocupava metade do lago. Logo, a resposta correcta seria 9 dias! :)

Acertaram à primeira tentativa, todos os Amigos e participantes, nesta árdua tarefa de decifrar a Adivinha desta semana. Colaboração que agradeço, sensibilizada e grata. Ei-los, por ordem de chegada à meta:


Catarina - Ricardo Santos - Yellow MacGregor  - 
 Afrodite - Rui Espírito Santo - Teresa Hoffbauer  
 Adélia (Flor de Jasmim) -  José Ribeiro da Cunha 
 Fernanda Maria -  Manu -  Luísa -  Agostinho -  Gábi.


Ainda, o meu agradecimento sincero para um Amigo que

anda a apalpar terreno neste campo dos Desafios/Enigmas/ 

Adivinhas  e teve a gentileza de me enviar um mail a dizer

isso mesmo. Trata-se do Amigo do nosso Amigo Rui - e 

agora também nosso - o Jaime Martins. Um abraço grato 

à querida Amiga Elvira Carvalho que, mesmo a

desfrutar as suas merecidas férias, não deixou de me enviar 

um mail. O meu muito Obrigada a TODOS.

Como, depois de reunir, a direcção deste blog deliberou que 

semanalmente publicaria dois comentários, ficou  decidido e 

lavrado em Acta que desta vez caberia a sorte ao

José Ribeiro da Cunha( 500) e à Luísa (A Esquina da Tecla).


---José:

Ora então, muito boa tarde.
Os meus neurónios já conheceram melhores dias e vem a Janita tentar desgastá-los ainda mais. Não há direito!
Quando vi a adivinha puxei logo de uma folha ecxell, o que não resultou; saco da excelente calculadora, idem; tento a raiz quadrada, nicles; insisto em potenciação, derivadas, logaritmos, integrais, sempre o mesmo resultado nulo. Se ao menos tivesse por perto um nónio talvez pudesse encontrar a solução, mas não tinha..
Digo para mim: ora deixa lá isso e vai mas é ouvir uma musiquinha. E assim fiz. Escolhi o Beethoven e sua  Nona, veja só. Uma delícia!
E pronto, esqueci a adivinha.

---Luísa:

Alô Janita!
Hoje também não está fácil para blogar, mas sempre venho de fugida ao mail para enviar a minha resposta à adivinha. 

Ora bem, se a cada dia o nenúfar dobra de tamanho e se ao décimo dia cobre todo o lago, quer dizer que metade do lago estava coberta no dia anterior, ou seja no nono dia.
Será?


ÚLTIMA HORA: RECEBI DA  PARTE DA NOSSA AMIGA GÁBI, QUE HAVIA CONSULTADO  «N»,  ACERCA DE  UMA SOLUÇÃO PARA ESTA  ADIVINHA, E   A
RESPOSTA OBTIDA FOI ESTA  EQUAÇÃO QUE APRESENTO ABAIXO.

ISTO SIM...É UMA RESPOSTA SIMPLES E QUE NOS DIZ QUE A MATEMÁTICA SOLUCIONA TUDO....ORA PONHAM OS OLHOS NISTO: 









OBRIGADA, GÁBI!! :))



E quase num abrir e fechar de olhos, chegou o dia de publicar nova adivinha. Como já o disse antes,  em cada Domingo - salvo impedimento de força maior - publicarei uma Adivinha. A solução e o nome dos acertantes, bem como o de todos os participantes, serão publicados cerca das 22:00 da terça-feira seguinte, na reedição do post.
As respostas deverão ser dadas para o seguinte e-mal:


Como sempre, também hoje gostaria de poder contar com a presença dos Amigos habituais deste espaço.
A TODOS, antecipadamente, agradeço a vossa preciosa e bem-vinda colaboração.


E agora vamos à Adivinha de hoje, que será a mais 

simples de todas as já publicadas...já que o tempo é de férias e não para desgastar os neurónios. :)



~~~ Num lago do Palácio de Cristal apareceu um nenúfar muito especial. Todos os dias o nenúfar crescia e ficava do dobro do tamanho. Ao fim de 10 dias cobriu toda a superfície do lago. Ao fim de quantos dias cobriu metade da superfície do mesmo lago? ~~~




*****************************************************
***************************************

54 comentários:

  1. Seguiu primeira tentativa.

    Faltava o segundo "u"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela e certeira tentativa, Catarina!! :))
      Isto, hoje, foi para compensar o desgaste do Domingo passado! :))

      Beijinhos. Semana feliz! :)

      Eliminar
    2. Faltou deixar uma pequena pista Catarina :(

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E foi um belíssimo mergulho! :))

      Seja muito bem-vindo, McGregor.

      Espero que venha para ficar.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Cheguei agora de barriguinha cheia e depois de um dia bem passado, estou com os neurónios em baixo, mas vou tentar.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manda lá o teu palpite que esta é de 'borla', Manu!!:))

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Será que a Manu chegou a enviar um palpite e será que acertou?

      Eliminar

  4. Eu bem a procurei... mas não encontrei adivinha nenhuma!
    hehehehe

    Tal como dizias... é tempo de férias :)

    (segue mail, claro)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Afrodite, depois de tanta canseira que te causei no passado Domingo, tinha de te/vos compensar esta semana. Ehehehe

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Hum, será que não é adivinha?

      Eliminar
  5. Será que esta semana acertei, Janita ?... ??? :)))
    Nem tudo, mas um bocadinho a propósito, a minha mão contava-me adivinhas em que acertava sempre, sempre !
    Era quando, após uma lenga lenga, me perguntava a quantidade de qualquer coisa, eu não sabia e a resposta dela era sempre sábia :
    É exactamente metade e outro tanto ! :)) ... nunca falhava !!! :))
    rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Rui.

      Isto hoje andou complicado para vir ao blog.
      Vim mas de raspão. :)

      Pois é, desta vez adivinhaste mesmo "revés Campo de Ourique", que o mesmo é dizer: à rasquinha...hehehehe

      Engraçado que o meu Avô costumava dizer o mesmo, quando eu não sabia responder a qualquer coisa que ele me perguntasse. :))
      Sábios desses já não existem.

      Beijinhos, Mestre! :)

      Eliminar
    2. Portanto o Rui deixou-nos aqui a solução :)
      é metade e outro tanto! :)

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Talvez que na próxima tenha de subir a fasquia, Ricardo. Caso contrário perco clientela...:)

      Obrigada.

      Eliminar
    2. E deixar uma pequena pista, Ricardo?

      Como na próxima subir a fasquia?!!! Descer isso sim!!!

      Eliminar
  7. Segui o crescimento do nenúfar com uma certa lógica.
    Espero que a minha lógica não seja uma barata 🤔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Só que a tua lógica, querida Teresa, não foi nem barata nem batata...foi um raciocínio e tanto!!!

      Abraço. :)

      Eliminar
    2. A Ematejoca terá acertado...só faltou deixar uma pequena pista...

      Eliminar
  8. A minha cabeça anda assim para o meio nem sei como, até tinha esquecido o teu mail, espero que chegue até aí!

    Boa semana e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto querida Adélia, todas as pessoas associam o e-mail ao nome do blog, mas não...são as iniciais do meu nome. :)

      Chegou em perfeitas condições, Amiga.
      Obrigada, um beijinho

      Eliminar
    2. E a Adélia também terá acertado
      será que não há alguém a enviar emails sem acertar...
      (é melhor não enviar um já)

      Eliminar
  9. Será que alguém ainda não acertou ? ... rsrs
    Quem (Se) alguém não chegou lá de outro modo, talvez não chegue também com esta dica .
    Isto tem a ver com as dobras (tamanhos) do papel :
    A8, A7, A6, A5, A4, A3, A2, A1, A0 ... uma dobragem por dia ! :))
    Afinal a Janita continua com os números e a matemática ! rsrsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez acertaram todos os participantes, aliás, como aconteceu da última vez. Excepto um novo Amigo que ainda anda a ver como funciona isto das Adivinhas, mas nem alvitrou nenhum nº de dias. Hummm...Acho que tu conheces esse Amigo, Rui.:)
      Oxalá ele venha cá ver o teu comentário, vai ser tiro e queda... :)

      Eliminar
    2. Eu não acertei ainda Rui! Será que há um prémio para quem ainda não acertou? :)
      não percebi a explicação com as dobragens :(

      Não sei quem é o novo Amigo que ainda não acertou, mas como eu não acertei, gosto dele!

      Eliminar
    3. Olha que jamais dei uma dica tão explícita como esta, Gábi !
      ... e neste caso, é mesmo caso para dizer que o resultado é mesmo metade e outro tanto , como diria a minha mãe !
      Vai ao Google e procura "Dobragens" de papel, Ao, A1, A2, ...

      Eliminar
    4. Rui,
      Parece que não conheces o quanto a Gábi se diverte e nos diverte com os seus comentários atrás de pistas.
      Fartinha de já saber a resposta certa. Eheheheh

      Beijinhos a ambos.
      Até já! :))

      Eliminar
    5. ahahah... E eu não sei ?... Estamos todos a divertir-nos. :)
      Quantas vezes eu já disse a "outros" o que me está a dizer a mim ! rsrsrs

      Eliminar
  10. Ontem não foi noite de blogues para mim. Só hoje chego à adivinha. Mas estando a minha pausa de almoço a acabar, terei de deixar isto para mais tarde. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa,
      O prazo para a recepção das respostas é até terça às dez = a 22H00, mais coisa menos coisa. :)
      Isto para ti é canja!!! :)

      Eliminar
    2. Como até terça às dez? Preciso de mais tempo!!!

      Eliminar
  11. A Janita quer acabar com os neurónios do pessoal, é o que é. Já lá vou enviar a minha versão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E esta sua versão, Amigo José, que ainda me mantém o sorriso de orelha a orelha, vai fazer parte da reedição, se não houver oposição da sua parte, claro está.

      Um beijinho e obrigada! :)

      Eliminar
    2. Portanto também terá acertado...

      Eliminar
    3. Eheheheh

      Claro Gábi!! Nesta toda a gente acertou!!

      Beijinho

      Eliminar
  12. Boa noite Janita :)

    Seguiu email e segue um beijinho :)

    Até...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, querida Fernanda :)

      Já enviei resposta na volta do correio.

      Um grande bem-haja e um beijinho.

      Até, Amiga!

      Eliminar
    2. Será que acertou também?

      Eliminar
  13. Não sei se o SIRESP arreou ou não, mas que respondi à adivinha, respondi.
    Ainda pensei em pôr a matemática de pé mas desisti logo. Está muito calor.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agostinho,
      que andam a arrear no SIRESP, andam, que recebi a sua participação, também. De resto nada mais sei.

      Está muito calor, está.

      Beijo e obrigada. :))

      Eliminar
  14. Cheguei, para já não me pareceu fácil, mas li-o a correr, agora espero que haja muitas pistas ou então vou perguntar a N. ...

    ResponderEliminar
  15. Portanto fora o Rui que nos comentários deixou uma solução "metade mais outro tanto" e uma pista com dobragens que eu não entendi, não haverá mais pistas...vou olhar para a adivinha lá em cima...

    ResponderEliminar
  16. Olhando para a adivinha com mais atenção pareceu-me fácil por isso devo estar enganada, vou enviar email e mais logo confirmar com N.

    um beijinho e até logo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando cheguei aqui e vi 41 comentários, ia-me dando uma coisinha má, Gábi!! Eheheheh

      Estou farta de rir com os teus comentários.

      Até mais logo. Beijinho :)

      Eliminar
  17. E venha o próximo :)

    Gosto muito do cabeçalho do teu blogue.
    A hortência que tinhas antes também me encantava sempre que aqui entrava e agora tens este cartão postal. Lembrei-me se não será o teu filho...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Afrodite pelo teu sempre bom acolhimento a estas iniciativas, sejam elas com mais ou menos qualidade.

      É verdade, este postal enviou-me o meu filho de Tel Aviv onde foi passar uns dias depois de trabalhar como um 'mouro' a fazer a mudança para a Holanda e, posteriormente, instalar-se lá na sua nova residência.
      Depois de dia 2 de Agosto chega o meu neto Júnior e sem ter a quem o confiar, não poderia desfrutar destes dias de Lua-de-Mel. Vai ser para retirar, foi apenas para me dar sorte...:)
      Adorei o por-de-sol. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  18. Hola Janita, cómo éstas. Hace mucho que no paso por aquí, en realidad tenía abandonados mis blogs. Pero desde ahora retomo ésta actividad.
    Te dejo mis saludos.. Un beso
    https://entrelosrincones.blogspot.com.ar/
    Pat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola querida Pat.

      Me ha gustado muchísimo volver a tenerte por acá y pronto te visitaré en tu blog. :)
      Deseo que estés bien de salud y ânimo.

      Te mando um beso y mi cariño.

      Eliminar
  19. Olá, Janita!
    Fico aqui, como o pessoal se sai nessa empreitada. Mero espectador.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fica muito bem acompanhado, Pedro!!
      O pessoal aqui é todo cinco estrelas.

      Um abraço, bom resto de semana.

      Eliminar
  20. Muito bem, foi uma adivinha muito participada, desta vez não consegui estava tão, tão cansada que não os neurónios não trabalhavam, cai para o lado a dormir :))
    Bjs e muitos sucessos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te preocupes, querida Papoila.
      Mal de nós se fosse obrigatório participar em tudo quanto é Desafios/Enigmas e/ou Adivinhas/ Charadas. Tudo tem de ser feito consoante o tempo e a predisposição, caso contrário o prazer de comentar e postar virava uma penosa tarefa.

      Beijinhos e boas férias, se for o caso. :)

      Eliminar