domingo, 24 de setembro de 2017

LEMBRANÇAS DE UMA TARDE DE AGOSTO

Passeando pela Mui Nobre, Antiga,  Leal e Invicta,
 Cidade do Porto.









Pelas ruas da Invicta, as pessoas que a visitam e admiram, passam.
 Os monumentos, a beleza arquitectónica, o seu ar cinzento, 
 a iguaria gastronómica
  que a caracteriza 
e dá o nome aos seus naturais,
permanecem...
...como uma Lenda.
---------------------------------------------------
"O Porto tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal.
Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por "cidade da Virgem", epítetos a que se devem juntar os de
 "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta",
 que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal.
Foi dentro dos seus muros que se efectuou o casamento do
 rei D. João I com a princesa inglesa D. Filipa de Lencastre.
 A cidade orgulha-se de ter sido o berço do infante D. Henrique, o Navegador.

Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, tendo com elas confeccionado um prato saboroso que hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante. Os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros", uma expressão mais carinhosa que pejorativa."

****----****

35 comentários:

  1. Obrigada pelo bonito passeio e pela história que o acompanha. O Porto é uma cidade de que gosto muito, e que lamento não conhecer tão bem como gostaria.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço ter-me acompanhado neste passeio, Elvira.
      Obrigada, um abraço.

      Eliminar
  2. Olha eu aqui tão orgulhosa da minha cidade, e do cognome de tripeira :-)

    Beijocas Janita

    ResponderEliminar
  3. Também já passeei muito por aí... Aprendi a gostar do Porto apenas de há uns anos para cá. E agora acho-o muito bonito.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostar dos locais - cidades, vilas, aldeias - requer aprendizagem, sim senhora, querida Graça!
      É preciso conhecê-las, percorrer as suas avenidas e ruelas, ouvir as suas histórias, entrar-lhes alma dentro...

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Uma boa fotógrafa para uma belíssima cidade.
    Pena é que muitos portugueses a não conheçam.
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, senhor, nada disso. Uma boa fotógrafa teria feito enquadramentos melhores. Mas eu estou ainda a aprender, José! :)
      Quanto à beleza da cidade, estamos de acordo.

      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Belíssima partilha querida amiga ,desejo-lhe uma semana muito feliz ,beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá, Janita!
    Invejável passeio pela cidade do Porto. Além das belas fotos, o teu texto sobre a cidade, com dados históricos que eu desconhecia. Parabéns.
    Ótima semana.
    Um abraço.
    Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Foi apenas um pequeno passeio. Como dizem os "tripeiros": O Porto é uma Naçon...:)

      Os dados históricos não são de minha autoria, apenas fui portadora deles.
      Igualmente, para si e família, votos de excelente semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Uma bonita cidade e muito movimentada. Nao conhecia a origem do termo tripeiros. Conheco o prato de nome, nunca provei.
    Bonito post, sim senhor!!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tripas à moda do Porto, é um prato muito calórico, Catarina. No Inverno sabe bem uma tripalhada...

      Gostaste do post?? Então, está bonito sim senhora!! :))

      Beijinhos

      Eliminar
  8. o Porto esta cheio de felizes encontros, Janita :)))

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito das fotografias e dos textos - com estas fotografias é que se deveria fazer um desafio, tipo onde fica? :)
    um beijinho, e uma boa semana
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh... para ti e para quem conhecer a Invicta, era uma maravilha, Gábi! Nem seria preciso ler os comentários antecedentes. Mas, e para o pessoal de fora? Teria que pesquisar, pois claro!! :)

      Beijinhos e óptima semana!

      Eliminar
  10. Teu cantinho continua
    prazeroso. É um privilégio
    continuar te seguindo.

    Beijos,

    silvioafonso



    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O privilégio é todo meu, SilvioAfonso, por receber as suas visitas. Obrigada!

      Um abraço!

      Eliminar
  11. O Porto tem espaços maravilhosos.
    Quando for crescido voltarei lá, aí.

    Nada mais tendo a dizer, deixo-te um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem, sim senhor!
      Maravilhosos, de uma beleza ímpar! :)
      Vem sim António, antes que comeces a mingar...crescer já não cresces mais!!

      Ainda tinha muito a dizer, porém...Inté!!

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. O que eu gosto do Porto!
    Da cidade, do clube, da comida, daquela gente sã.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Que bom tê-lo de volta ao nosso aconchego!! :)

      "Desta gente sã", quer o meu Amigo dizer...

      Beijinhos e até já no seu 'Devaneios..."

      Eliminar
  13. Excelente, Janita !!! ... :)
    Que bom é falarmos da "nossa cidade" !!! ... levar essas informações ao conhecimento de todos !
    Uma cidade maravilhosa como eu não conheço outra !!!
    ... E com uma História fantástica, beleza admirável, gente maravilhosa, e com uma "tripas" e umas "francesinhas" de comer e chorar por mais ! :)
    Excelente o teu post !!!

    Abraçaço portuense !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a ver que não aparecias, Rui!! :))

      Esse teu entusiasmo é contagiante! Sente-se-lhe a falta quando não apareces nos nossos cantinhos! :)

      Obrigada! Beijinhos! :))

      Eliminar
  14. Voltei! Voltei de lá! Ainda à pouco estava lá e agora já estou cá.
    :-)

    E voltei mesmo a tempo para perceber que a Janita está a enveredar pela fotografia de rua. E está muito bem enveredado. É um estilo fotográfico muito próprio e que requer uma grande dose de desinibição.
    Agora já só lhe resta dominar a técnica de não inclinar as fotografias, já que praticamente todas elas parecem que sofrem do síndrome "Torre de Pisa". ;-)
    Mas às tantas, o Porto até pode estar assim mesmo. Como é ano de eleições autárquicas, se calhar eles inclinaram tudo, só para terem motivos para prometer que vão colocar tudo novamente direitinho.
    :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiiiiiiiiii...o Mestre da Arte Fotográfica, voltou! E assim, sem mais, dá-me logo uma abanadela, que me deixa abananada!...
      Estou farta de as mirar e remirar, vejo-lhes muitas falhas, mas...tortas? Inclinadas? Quer ver que sou eu que tenho uma perna mais curta e inclino para o lado?? Lá vou eu para o psicanalista...deixou-me traumatizada!!

      Acredita que já lhe sentia a falta, Remus? É verdade! :))
      Vamos lá ver os frutos dessas longas férias...Seja muito bem vindo!:))

      Um abraço. :)

      Eliminar
  15. Como eu adoro o Porto! Estas fotos trazem-me gratas recordações.
    Gostei de relembrar a história das tripas.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Manu.

      Tenho sentido a tua falta, lá no teu espaço e por aí, também, claro! Espero que esteja tudo bem contigo.
      Tens de voltar em breve, aqui, à Invicta.:)

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  16. Mais uma lenda, Janita. :) E um belo passeio. Conheço mal o Porto. Preciso de lá voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pois precisas, Luísa. E de vir com tempo, pois há por cá muitos cantos, recantos e encantos, para te encantar!

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  17. A meu ver, desde há muito, a cidade do Porto é muito fotogénica no seu todo, em especial se perspectivada de fora. No caso a Janita adentrou-se-lhe nos becos, ruas e ruelas captando-lhe pormenores interiores. O que fez genericamente muito bem, mesmo em dia parcialmente cinzento. A descrição é bonita, parecendo-me de entre o histórico e o lendário.
    Parabéns e obrigado por me dar a conhecer um pouquinho mais do Porto, que nunca visitei.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Victor!

      Nunca visitou a Invicta e bela cidade do Porto? Ahh, mas está mais do que na hora de a visitar. É uma linda cidade, sempre cheia de turistas estrangeiros e nacionais. Para além dos passeantes que estavam de férias, tal como eu. :)

      Eu é que agradeço as suas gentis palavras, meu Amigo.

      Um abraço.

      Eliminar
  18. Olá Janita,
    Lindo texto e fotos mostrando a beleza da linda cidade do Porto que ainda não conheço...
    Valeu!
    Bjs.

    ResponderEliminar