quinta-feira, 24 de maio de 2018

VERSEJANDO COM O LEITOR...




Pelo céu vai uma nuvem,
Todos dizem: - bem na vi!
Todos falam e murmuram
Ninguém olha para si.

(Quadra  popular.)

Levar a água ao moinho
-  Mas ao seu moinho, só, -
Assim pensa muita gente
Sem consciência nem dó.

(Quadra de A. Correia de Oliveira.)
-------------------------------------------------------------------------


Os aviões deixam rasto
Voando alto no céu
Eu fico olhando de baixo -
- Mas um dia…lá irei eu…

(Esta é minha...)




Querem colaborar neste post? Então, escrevam num comentário, uma quadra subordinada ao tema que a imagem vos sugere. Irei acrescentando-as à minha, pela ordem de chegada. :-)

Bora lá versejar, pessoal!
 Obrigada...:)

=========================
A 1ª quadra que chegou foi da CHICA


Lá no meio daquele azul eu vi,
um rabisco branco que me fascinou...
Será uma resposta que pedi
ou só um recado que o Alto deixou?


***
Esta, é do "MEU VELHO BAÚ"

No céu lindo e azul
O que vi não sei bem
Mas mesmo não sendo azul
O que for que seja por bem.

***

P’ra versejar estou sem jeito 
Só a pensar nesta rima !
Sinto aquela dor no peito 
Só por olhar lá p’ra cima !


P’ra versejar estou sem jeito !
Mas se olho lá de cima ,
Sinto aquela dor no peito 
Só de pensar nesta rima !

***
A seguir, veio a Cidália

E vendo os Céus da Janita
Com o seu bonito jacto
Até me sinto pequenita
Ao contemplar, é um facto.

***
Seguiu-a o Gil António

Um dia minha namorada me disse
Para eu ter muito cuidado
Pois se o pai dela me visse
Dava-me nas costas com o cajado
.
Sim, fiquei olhando para ela
Até me pareceu ficar com dor
Mas que cena era aquela
Do seu pai ser pastor?

***
O KOK, não se fez esperar.

Pelo céu voam pássaros
de penas coloridas,
de piares melodiosos
chamando fêmeas atrevidas
que deles se aproveitam
para aumentar a prole
duma nova geração
de passarinhos cantores.

***
Esta, veio da  Mena Almeida

Lindo esse "teu" céu,
 lindas as nuvens que nele estão.
 Isso é o fumo de um avião a voar no céu?
 Pois, quem lá não irá nunca sou eu. 

***

Eis a Graça Sampaio , que me trouxe uma linda quadra.


Rasgando o azul do céu
Vai meu amor, que tristeza!
Foi ele quem mais perdeu,
Disso tenho eu a certeza!

***
A Maria João Brito de Sousa, também quis estar presente, para meu contentamento.


Rastos de condensação
Formam nuvens lá nos céus;
Da altitude e da ascensão
Ressentem-se os olhos meus.

***
A Luísa, dizendo não ser perita, escreveu esta quadra com muita perícia.

A horas tardias vejo
O céu azul da Janita
Versejar eu bem queria
Mas para tal não sou perita.

***

O Pedro Coimbra, com a simplicidade e a modéstia que lhe conhecemos, e tão bem o caracterizam,
 disse assim:

Se versejar soubesse
Participava com todo o prazer.
Mesmo que muito quisesse
Sei que o não sei fazer.

***

A Larissa Santos, brincando com as palavras, quis libertar a saudade.


Nas asas desse avião
Quero libertar a saudade
Que existe no meu coração
Se eu soubesse que ia ter
Os momentos em liberdade
Para a Janita eu conhecer.

***
A Noname, sempre magnânima, não faltou com a sua generosa participação.

Azul claro e sem nuvens
nesse grande céu sem fim
Também eu gostaria
De ter um espírito assim

Todos vivemos sob o mesmo céu
mas nem todos temos o mesmo horizonte
Então, não afirmes que as estrelas morreram
só porque o dia nasceu nublado.

***
Finalmente, para terminar em grande estilo, o Poeta Agostinho, d' O MUNDO É GRANDE 
escreveu esta quadra deliciosa.

De pés no chão olho pra cima 
o que me interessa não vejo
vale é estar certo na rima
teus lábios carmim num beijo

***

Agradeço, sensibilizada, a TODOS os Amigos/as que me deram o prazer da sua companhia, nesta publicação,  quer tenham versejado ou não. :)






41 comentários:

  1. Lá no meio daquele azul eu vi,
    um rabisco branco que me fascinou...
    Será uma resposta que pedi
    ou só um recado que o Alto deixou?


    Adorei o céu e as trovas... bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Chica!!

      Levas jeito prá coisa.:))

      Obrigada pela colaboração.

      Vou já colocar esta remessa, no post!

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  2. No céu lindo e azul
    O que vi não sei bem
    Mas mesmo não sendo azul
    O que for que seja por bem

    Peço desculpa ( mesmo não sabendo gosto de versejar)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Meu Velho Baú.
      Seja muito bem-vinda.
      E obrigada por colaborar nesta brincadeira.:)

      Não pela desculpa, fez muito bem e eu só tenho a agradecer.
      :)

      Eliminar
  3. :)) ok, ok ! ... Só para te fazer a vontade e responder ao desafio :

    P’ra versejar estou sem jeito
    Só a pensar nesta rima !
    Sinto aquela dor no peito
    Só por olhar lá p’ra cima !

    Ou se preferires de outra forma :

    P’ra versejar estou sem jeito !
    Mas se olho lá de cima ,
    Sinto aquela dor no peito
    Só de pensar nesta rima !

    Beijinhos rimados e ritmados ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rui.
      Bem-hajas por abandonares os teus afazeres, mesmo sendo por alguns minutos. Aquilo lá, é um passatempo a sério. :)) Isto é brincadeira! ;)

      Beijinhos com rimas e sorrisos. :)

      Olha, gosto de ambas as quadras,
      Assim sendo, vão para lá as duas.

      Eliminar
  4. E vindo os Céus da Janita
    Com o seu bonito jacto
    Até me sinto pequenita
    Ao contemplar, é um facto.

    Gostei da ideia :)!

    Beijo e um excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália.

      Fico contente por ter aderido e gostado da ideia.
      Obrigada.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Um dia minha namorada me disse
    Para eu ter muito cuidado
    Pois se o pai dela me visse
    Dava-me nas costas com o cajado
    .
    Sim, fiquei olhando para ela
    Até me pareceu ficar com dor
    Mas que cena era aquela
    Do seu pai ser pastor?
    .......................
    Deixando um Abraço

    * Amor em Desejos Indefinidos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gil António.

      Aqui estão duas bonitas quadras numa homenagem à noiva e ao pai da noiva.:)

      Toda a vida fui pastora
      Toda a vida guardei gado
      Tenho uma cova no peito
      de me encostar ao cajado!
      ehehehe

      Obrigada pela participação.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Pelo céu voam pássaros
    de penas coloridas,
    de piares melodiosos
    chamando fêmeas atrevidas
    que deles se aproveitam
    para aumentar a prole
    duma nova geração
    de passarinhos cantores.

    Amiga, foi o melhor que "encontrei".
    Beijokas voando com muitos sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kok.

      E não é que ainda andas a pensar nos meus melros?! :))

      Adorei o poema.
      Obrigada, Amigo.

      Beijokas e risos.:))

      Eliminar
  7. Lindo esse "teu" céu, lindas as nuvens que nele estão. Isso é o fumo de um avião a voar no céu? Pois,quem lá não irá nunca sou éu.

    Ó pah eu não tenho jeito pra quadras, aproveitei a tua ahahahahah

    Beijinho Nita espero que estejas melhor ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mena...está óptima a tua quadra.
      Gostei, pois...e muito.:)
      Obrigada.

      Beijinhos.

      (só dia 6/Junho, é que vou novamente à consulta.)

      Eliminar
  8. Rasgando o azul do céu
    Vai meu amor, que tristeza!
    Foi ele quem mais perdeu,
    Disso tenho eu a certeza!


    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão contente por teres participado nesta minha brincadeira, Gracinha.
      E que que bonita quadra escreveste!
      Obrigada!

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Compadre,
    qué qué aquilo,ali?
    Ignoro
    Ê já tinha visto um grande
    Mas um ignoro assim...
    Ê cá nunca vi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora na querem lá veri?
      O Rogério a plagiari?
      Isso foi dito plos compradis
      pra com os aviões reinari...

      Faça-me lá uma quadra
      que tenha céu e azul
      o "ignoro" já passou
      mande-me um avião do Sul.

      :)

      Eliminar
  10. Respostas
    1. :))
      Não te preocupes,Catarina.
      Eu fico contente na mesma
      Vieste brincar comigo
      Para mim já é uma festa.

      Quem sabe ainda te ocorre algo, com ou sem rima? :)

      Beijinho

      Eliminar
  11. Rastos de condensação
    Formam nuvens lá nos céus;
    Da altitude e da ascenção
    Ressentem-se os olhos meus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata lhe fico, querida Poetisa, por vir dar-me a sua colaboração e honrar este meu humilde espaço.

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  12. A horas tardias vejo
    O céu azul da Janita
    Versejar eu bem queria
    Mas para tal não sou perita.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luísa!!
      Imagina o que escreverias se te considerasses perita...:)
      Gostei muito de te ver aqui.

      Beijinhos.

      Eliminar
  13. Se versejar soubesse
    Participava com todo o prazer.
    Mesmo que muito quisesse
    Sei que o não sei fazer.

    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isso não é saber versejar, então não sei o que será, Pedro! Muito obrigada, pelo seu contributo amigo.:)

      Beijinhos, bom FDS.

      Eliminar
  14. Bom dia

    Nas nas asas desse avião
    Quero libertar a saudade
    Que existe no meu coração
    Se eu soubesse que ia ter
    Os momentos em liberdade
    Para a janita eu conhecer.

    Adorei :))

    Hoje:- Tocar-te-ei, sem limites, qualquer canção .

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta -Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Larissa.

      Fico bastante contente com a sua colaboração nesta brincadeira, em que se sentirá como "peixe na água". Obrigada. :)

      Beijinho

      Eliminar
  15. I

    Azul claro e sem nuvens
    nesse grande céu sem fim
    Também eu gostaria
    De ter um espírito assim

    ResponderEliminar
  16. II

    Todos vivemos sob o mesmo céu
    mas nem todos temos o mesmo horizonte
    Então, não afirmes que as estrelas morreram
    só porque o dia nasceu nublado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) És uma querida, sempre com lindos pensamentos, Noname.

      Bem-hajas por me apoiares (como sempre) nesta coisa bonita que é 'poetar'. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  17. Pode ser assim ou azado, Janita?

    De pés no chão olho pra cima
    o que me interessa não vejo
    vale é estar certo na rima
    teus lábios carmim num beijo

    Vai um bj amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido Poeta Amigo:

      Pode ser da maneira que quiser
      Seja assim, azado ou assado
      Sei que gosto de o ver deste lado
      (a sua gentileza faz bem ao meu ego)
      e penso não ser crime, até me envaidecer.:)

      Muito grata pela sua presença neste Cantinho, onde tem lugar cativo, Agostinho.

      Um beijinho com emoção e muita Amizade.

      Eliminar
  18. Como sou mau a poetar, nem ouso.
    Votos de um BFS e 1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora querido Amigo, seja a versejar ou não, fico feliz por ter a sua companhia neste cantinho singelo, onde todos os amigos têm o seu lugar no meu coração.

      Um beijinho e retribuo os votos de bom fim-de-semana.

      ( desejo que esteja tudo bem...está?)

      Eliminar
  19. Não sou nada boa com rimas. E não me ocorre nada com aviões. Mas para não passar em branco ...

    Na longa estrada da vida
    encontrei o teu olhar
    Eras a sombra perdida
    A sombra do meu penar.

    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  20. Janita, este teu versejar (feito de versos alheios) está fabuloso!!!
    Como versejar eu não sei não,
    Deixo-te um beijo no coração.
    Beijo, amiga.

    ResponderEliminar
  21. Janita, não resisti e... permite que brinque com a primeira quadra, cruzando-a com o teu desafio.

    Pelo céu vai uma nuvem,
    Todos dizem: - bem navio!
    Ninguém vê o avião
    Todos falo, é o cio.
    :)
    Espero que me desculpes a ousadia.

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  22. Neste departamento de versejar
    Tenho pouco o que dizer
    Mas dado o desafio da Janita
    Não quis deixar de por cá passar

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  23. Este mundo é um lugar cruel para o real. Eu tenho sofrido de problemas de casamento por 9 meses agora sem saber que meu melhor amigo tem sido a principal causa do meu problema. Minha história pode ser útil para você, por favor, tome seu tempo e leia.

         Eu sou a Sra. Felicia, sou casada com o meu marido há 8 anos e temos um filho de 4 anos. Meu casamento foi muito bonito com meu marido, porque nós estávamos tão apaixonados um pelo outro até que meu marido mudou automaticamente para mim e meu filho. Ele começou a ficar tarde da noite e parou de cuidar de mim e do nosso filho
    Várias vezes perguntei-lhe qual era o problema, mas ele nunca teve qualquer razão para o seu comportamento errado em relação a mim e ao nosso filho. Ele continua me dizendo que sua cabeça está pesada e ele está cansado do nosso casamento. Ele disse que quer o divórcio. Eu implorei várias vezes e lembrei-o da nossa vida passada adorável, mas ele nunca me ouviu nem o grito de nosso filho. Um dia um amigo meu veio para a cidade, então eu disse a ele sobre a minha situação. Ele me conectou com um homem poderoso chamado Dr. Okosu. Ele me disse que esse homem o ajudou a recuperar o ex-namorado e conseguir um bom emprego também. Ele me aconselhou a dar-lhe um julgamento. Entrei em contato com esse homem pelo email dele: drokosu01@gmail.com
    Ele me disse que minha melhor amiga era a causa do meu problema. Que meu melhor amigo está usando um amuleto de amor em meu marido para destruir meu casamento. Ohh isso me deixou realmente desalento, mas graças a Deus que o Dr. Okosu foi capaz de quebrar o charme e dentro de 2 dias meu marido voltou para casa e recuperou-se ele me mostrou o quanto ele me amava como ele costumava fazer. Tudo funcionou perfeitamente e estamos todos vivendo agora como uma família feliz. Alguns dias depois, minha amiga também veio até mim para confessar suas más ações e implorou por meu perdão. O Dr. Okosu me pediu para perdoá-la e eu fiz isso.

    Continuarei falando de suas boas obras, ótimo Dr. Okosu. E que o Deus Todo-Poderoso continue a usar você para ajudar outras pessoas neste mundo.

    Por favor, meu povo não sofre em silêncio, você também pode tentar este homem, eu acredito que funcionaria para você assim como funcionou para mim. Este é o seu email: drokosu01@gmail.com ou whatsaap +2348119663571

    Dr. Okosu também é bom para soluções em muitos outros problemas

    (1) quer o seu ex de volta.
    (2) Você quer ser rico?
    (3) Você quer encontrar o amor verdadeiro
    (4) Quer uma criança.
    (5) Você quer ter sorte em tudo que faz
    (6) Deseja recuperar seu dinheiro perdido ou receber seu pagamento.
    (7) precisam de assistência financeira.
    (8) Você quer estar no controle de seu casamento?
    (9) Cura para qualquer doença.
        
    Contate DR Okosu hoje e eu tenho certeza que você não vai se arrepender. Email: drokosu01@gmail.com

    ResponderEliminar
  24. Janita, vim avisar que acaba de entrar teu céu por lá! Podes ver:

    http://ceuepalavras.blogspot.com/2018/11/ceus-da-janita-e.html


    Obrigadão! beijos, chica

    ResponderEliminar