domingo, 17 de junho de 2018

Vai Uma 'Francesinha'?...




Não senhores! Esta bomba de (mau) colesterol não foi consumida por mim. Já não tenho saúde nem apetite para tanto.

Até porque sou mais de crepes. De preferência recheados com frutos do mar. Tanto assim é que o nome deste é La Mer...Por acaso até não me soube muito bem e nem o terminei. Mais de metade ficou no prato...às vezes tenho mais olhos do que barriga! 

Prometo que um destes dias vos apresento um prato saudável.







                         

                     

****----****

44 comentários:

  1. Francesinhas não, obrigado, nem morto :)
    Susana Félix sim, sempre, uma das minhas preferidas!

    Cuida-te com a alimentação, Janita.
    Já que por aqui passo, deixo um beijinho ... saudável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me motivou a fotografar a 'francesinha' foi a originalidade do camarão equilibrista.:) Nunca tinha visto outra igual.
      Nem morto? Se tivesses muita fome, e mais nada para comer, o que fazias?

      Tento cuidar-me, sim, António. Obrigada pelo teu cuidado! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estes dois parecem-me muito saudáveis :)
    neste momento parece-me que o melhor é comer pouco de tudo, ou de quase tudo (ainda não comi uma francesinha inteira mas gosto de tentar comer metade)
    um beijinho e um bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...Só tu Gábi!!

      Acho que tens razão, sim...variar a alimentação é fundamental, mas este descalabro que apresento, só muito raramente. :)

      Beijinhos, querida Gábi, obrigada!

      Eliminar
  3. Gosto muito de francesinhas mas admito que é uma bomba calórica. Como uma vez por ano. lool


    Especial ... Sejamos sempre o motivo do verbo amar [ Poetizando ...]

    Beijos e um excelente Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu há já alguns anos qua as não como e, quando as comia, era num outro restaurante, onde o molho é confeccionado pela dona do mesmo. Não é industrial como na maioria das casas que as servem.

      Beijinhos, boa semana, Cidália

      Eliminar
  4. Não gosto de francesinhas. O molho é muito forte. prefiro uma boa bifana :))

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz bem, Larissa! Bifanas com molho, não? :))

      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
  5. Quando vi a foto da francesinha não quis acreditar que tivesses sido tu a pedi-la. E tinha razão.
    É mesmo uma bomba! É que só de pensar nas calorias que contem, nem apetece comer.
    Já em tempos tinha feito as minhas investigações, mas fui confirmar:
    Uma francesinha contem 1300 calorias!! – um regime alimentar saudável terá entre 1500 e 2000 calorias
    Lípidos: 70,23 gramas. Aconselhado: entre 56 e 78 g diariamente
    Sódio: 3885 mg!!! Aconselhado: não deve exceder 1500 mg
    Colesterol: 239 mg Aconselhado: menos de 300 mg por dia
    Em comparação o Bic Mac é saudável com apenas 550 calorias e ninguém aconselha este tipo de hambúrguer.
    Já contei sobre a minha experiência com as francesinhas, mas vou contar outra vez: : )
    A primeira vez que comi uma destas sandes foi num centro comercial em Tavira. Suponho que não será tão boa com as que fazem no Porto mas como não tinha nada para comparar, até gostei da experiência, mas não a comi toda ... e eu raramente deixo comida no prato.
    Há talvez 3 ou 4 anos, estava no restaurante de um supermercado português, aqui em Toronto, e quis experimentar de novo. Um sabor esquisito, detestável. Não comi. E fiquei sem interesse em repetir a experiência seja ou não num restaurante especializado nestas sandes.
    Quanto a crepes... nunca comi um com frutos do mar, nem me soa apelativo. Prefiro com fruta fresca.... e chantilly!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiiiiiiiii...quem ler este teu comentário nunca mais come uma francesinha na vida! :)))
      Esta até nem tem um aspecto muito convidativo, não, gordura demais...:(

      Os dois pratos do post, não foram do mesmo dia. No almoço de francesinhas só tomei um café com os comensais, pois já tinha almoçado.
      O crepe foi num outro dia, e este é salgado, porém os doces, nomeadamente, o La Porto, com gelado de vinho do Porto, fios de ovos, sultanas e chantilly, é delicioso. Ainda assim, não consigo comer todo. Divido com outra pessoa que me acompanhe e queira.
      Na realidade, sou mais de sopas variadas, legumes e fruta, mas isso é em minha casa. :)

      Beijos, Catarina, boa semana.

      Eliminar
  6. Não é cousa para comer todos os dias e nem todos as sabem servir como deve ser.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pois não! Cousas destas rebentam o realejo de qualquer um. Imagine comer disto todos os dias...Credo! :)

      Beijinho, José, boa semana.

      Eliminar
  7. Francesinha? Nunca provei quando era jovem e não tinha preocupações com o colesterol, muito menos agora.
    Gostei do tema musical.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas um dia tem de provar, Elvira!
      Eu enquanto não provei não descansei. Isto de ouvirmos os outros falar e não podermos opinar, por desconhecimento, não pode ser.:)

      Um abraço

      Eliminar
  8. Há largos meses que não como uma "francesinha" e estou com saudades, embora não me faça muito bem. Esta está com um ar delicioso !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como serão as que se fazem aí pela capital, Ricardo.
      Se no Porto, que é a terra delas, cada snack bar ou restaurante, as confecciona de maneira diferente.
      Mas a base é sempre a mesma.
      Se tens saudades...mata-as! :)

      Um abraço, boa semana.

      Eliminar
  9. Quem comer uma dessas francesinhas só tem direito a uma refeição no dia :-))

    Crepes salgadinhos ou vegetarianos, um ou outro com compota mas muito raramente.

    Beijo em TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por seres uma mocinha tão frugal...é que tens esse corpinho escultural! :))

      Beijinhos em TI, Nina!

      Eliminar
  10. Isso de vir aqui meter raiva ao pessoal...não é justo. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Francisco...e desde quando o mundo é justo?
      Ehehehehe

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  11. Pois eu se não andasse de regime, comia isso tudo :) Gosto da Susana.
    Boa noite Nita beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tu andas de regime? Olha...outra que deve ser elegantérrima! :-)))

      Qual Susana??

      Beijinhos, Mena!




      Eliminar
  12. Fiquei
    com o olho estanhado
    naquele ovo estrelado
    que se vê lá do outro lado

    (já agora uma recomendação saudável:
    se de nada padece
    coma de tudo um pouco
    que, assim, não adoece)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, amigo Rogério...

      ...Mas o pior é que eu sofro
      De algumas maleitas
      Que não vou enumerar...
      ...pra não me alongar.

      Olho estanhado no ovo estrelado...ora bolas!! :)

      Um beijo e boa semana.

      Eliminar
  13. Gosto de francesinha... e cá em Braga há uma casa que as faz mesmo ao meu paladar. Nem me aventuro a dizer que são melhores do que as do Porto... mas para mim são mesmo boas, mais pelo molho até.
    Só em ocasiões muito especiais lá vou... mas só como meia.

    Mas olha que crepes já como muitas mais vezes, mas feitos por mim. Não costumo comer crepes fora de casa porque acho os meus melhores. :D
    Quando um dia vieres cá a casa, já sei o que te vou oferecer de refeição.

    Beijinhos enrolados num crepe português
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afrodite.
      Também faço crepes, com alguma regularidade, mas estes - da Pizzeria Meidin - são especiais!! :))

      Como referi em cima, os dois pratos são de Restaurantes e dias diferentes.

      Beijinhos, boa semana e obrigada pela oferta.

      Eliminar
  14. Se bem me lembro só comi duas vezes francessinhas e não fiquei fã.
    É sem dúvida uma bomba calórica.
    Neste momento estou numa de alimentos mais light.
    Gostei muito do tema musical que escolheste.

    Boa semana

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manu,
      Uma dessas vezes foi comigo :D

      Eliminar
    2. Manu.

      Andaste a cometer excessos lá por S.Tomé e Príncipe? :))

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  15. Mas que têm um excelente aspecto, lá isso têm! =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que nas fotos a visão destes pratos não se me torna nada apelativa, Ana? Verdade! Ao vivo têm melhor aspecto. :)

      Beijinhos. Boa semana.

      Eliminar
  16. Ok, Janita ! :)... Fiquem todos com os crepes que eu fico com a Francesinha ! :)
    O seu grande problema reside no facto de, aproveitando o "filão", cada um pretender ser original, deturpando assim a Francesinha ao modo do Porto, a original. :( Essa, sim, perfeitamente equilibrada ! Não se pode comer em qualquer lado, só porque lhe chamam francesinhas ! :(
    Claro que ressalvo o facto de se poder comer com toda a confiança fora da cidade, desde que respeitada a ideia original, mas é preciso conhecer !
    E lá está ! Essa do camarão, ou seja lá o que for que inventem, não faz qualquer sentido . É só para cobrarem mais um ou dois euros ! :(

    Beijinhos Jani, à moda do Porto e sem marisco ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Rui!!

      Francesinhas há muitas, mas nada como as genuínas, naturais do Porto!! :)

      Sabes? Quando me entra a saudade, saboreio um «cachorro especial», com molho de francesinha, faz menos mal que a francesinha...:)

      Beijinhos, Rui! :)

      Eliminar
  17. Olá Janita!
    Francesinha - dei uma dentada numa e jurei que NUNCA, JAMAIS repetiria. Tentei uma segunda vez e... voltei a jurar.
    1300 calorias?! Eu sabia que aquilo é do pior! Agora é que não como mesmo!!!
    Crepes - gosto com gelado, ou chocolate.
    Amiga, venha daí uma sugestão saudável.
    Beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, Teresa...não haverá uma altura em que se possa perdoa o mal que as coisas possam fazer em prol do bem que sabem?
      Eu acho que sim...:))

      Voltarei, então, com um refeição saudável a teu agrado.

      Beijinhos a falar em bom português! :)

      Eliminar
  18. Francesinha?
    No Porto então marcham que é uma maravilha!!
    Mas aqui também se fazem algumas bem boas.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagine, Pedro! Até em Macau, as reminiscências gastronómicas portuguesas, falam e sabem a Porto...Bibó Porto, carago!! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  19. Não vai mesmo uma Francesinha.....
    Não é de todo um prato que me satisfaça.
    E se só aprecio um pouquinho é mesmo as básicas com muito ou pouco ou nada de misturas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não? Pronto!

      Já sei a quem dedicar os pratos de rebentar
      e a quem dedicar tudo o que for salutar...

      Beijinhos, M V Baú!

      Eliminar
  20. Comi aí, no Porto, uma legítima. Não apreciei.
    Agora, pouco como, por voto de "gula". Queijos frescos, carnes brancas (não sou racista nem xenófobo), tudo sem gordura é a minha penitência. Custa, paciência. Nem sequer um fino quando as esplanadas estão em fase crescente...
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Agostinho? Por opção, aboli as carnes vermelhas da minha alimentação. A pouca carne que vou comendo é branca.
      Quanto a gorduras, acho que nada gordo me atrai e desperta o apetite, nem os torresmos, tão apreciados lá para o Alentejo.
      Mas adoro presunto...lá está! :)
      Finos só com mistura, ou seja, panachés.
      Acho que, afinal, vivo menos desconsolada do que o Amigo Agostinho...:))

      Beijinhos

      Eliminar
  21. Ainda bem, Janita. Há coisas que nos dão prazer. Há que gozá-las, sempre que se pode, como por exemplo o presunto...
    A minha bomba deixou de funcionar como deve ser, contudo parece-me não ter idade para a viagem. Livra... mas convém saber-se onde se põe o pé.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá diz o povo e com razão...cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém! Pelo que mais vale não pôr o pé em ramo verde, não senhor!

      Bjos

      Eliminar