terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Serpa dos meus encantos


Torre do Relógio e Igreja de Santa Maria



Não há em Portugal, terra mais antiga e com mais História do que esta.
Serpa é conhecida como Vila Branca em termos turísticos embora, tenha sido elevada a Cidade há já alguns anos. Conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1166, só no Ano de 1295 ficou a pertencer definitivamente a Portugal. No recinto do velhinho Castelo, ergue-se, imponente, a Igreja de Sta. Maria, de estilo gótico. Tem em frente a Torre do Relógio que remonta ao tempo dos Romanos.
Dentro da antiga Muralha foi construído, há muitos anos, o Solar dos Condes de Ficalho, ilustres filhos da terra. Nos arredores, fica o Convento de São Francisco, actualmente, transformado em Lar de
idosos, cuja Capela é considerada Monumento Nacional.
No alto do Monte de S. Gêns, fica a ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira de Serpa e está, também, localizada a moderna Pousada com o mesmo nome do Monte.
Pode, também, visitar o Museu Arqueológico e o lindíssimo Jardim Público, com várias espécies de plantas e aves raras, onde tanto brinquei na minha meninice.
Existe uma Piscina Municipal, de medidas olímpicas, rodeada por belos roseirais. No Verão faz as delícias de quem lá mora e de quem a visita.
Mas vá andando, de rua em rua, desde as Portas de Beja até às Portas de Moura e verá que não lhe faltarão motivos de encantamento, que de certeza o farão lá voltar.

14 comentários:

  1. Com uma discrição tal sobre Serpa,o "bichinho" que existe mim,de conhecer esta cidade anuiu e quando tiver oportunidade, vou visita-la.
    Um grande beijo e continue a escrever. Até qual quer dia. 

    ResponderEliminar
  2. Andava eu a fazer pesquisas sobre Janita Salomé e vim parar aqui a este espaço magnífico. ;)

    Serpa é de facto um encanto. :)))))

    ResponderEliminar
  3. Reparo agora que esta publicação foi feita há quase 3 anos. ;)

    ResponderEliminar
  4. Para mim esta terra não passa de Serpa Torta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAHAHAHAH! Tens mesmo jeito para "mau da fita"! ;))))

      Eliminar
    2. Só mesmo um trouxa para fazer tal comentário

      Eliminar
    3. Só mesmo um trouxa para fazer tal comentário

      Eliminar
    4. Tem razão, Susete. O Zé não é mau rapaz mas gosta de brincar com as palavras. Cá para mim o que ele queria dizer - numa imitação de Zaratustra - :) era "Cêpa Torta". Enfim...só poderia dizer isso quem não conhece a cidade de Serpa!
      Como ando numa de matar saudades, vim ver os meus primeiros posts e deparei-me com estes novos comentários, que desconhecia, para além da "nisa". Se não conhecesse o Zé, garanto-lhe que também me sentiria ofendida, como boa serpense que me prezo de ser.
      Irei visitá-la, Susete. Quem sabe não conhece alguém da minha família do lado materno. Da parte do meu pai viviam todos na, então, Aldeia Nova de S. Bento ( hoje Vila) .

      Um abraço fraterno..

      Eliminar
    5. Bem... tal como a Janita, deparei-me agora com estes comentários. Não tinha intenção de ofender ninguém. Simplesmente fiz humor. Mas que mal haveria se não gostasse de Serpa? Eu sou de Évora. Podem dizer à vontade que é uma cidade horrível. É a vossa opinião. Podem dizer que o meu comentário é de péssimo gosto. É a vossa opinião. Ofendem-me se o fizerem, aliás, como fazem? As pessoas terem opiniões contrárias às minhas não me ofende. Não temos todos que ter as mesmas opiniões ou medo de as dizer. Mas se calhar só um trouxa poderia pensar assim...

      Eliminar
    6. Eheheheheh

      Não há nada como sentir desejos de regressar ao passado.

      Olha só o que vim descobrir!...

      Tu trouxa? Nem pensar! lol

      Abraço, Zé!!

      Eliminar
    7. Sou orgulhosamente um trouxa! Abração!

      Eliminar
    8. Ele há coisas incríveis!!!
      Quase um ano depois, voltei a sentir uma vontade irresistível de voltar aqui. Assim uma espécie de chamamento. Aquele apelo interior a que não sei dar nome.
      Vim. E o que viram os meus olhos, abertos de pasmo e deslumbramento? Pois, nada mais nada menos do que um 'Abração' do Zé, que diz ser trouxa e que em anos de 'convívio' mais ou menos conturbado, mas sempre amigável :) nunca, em tempo algum, se havia despedido de mim, senão com um 'Adeus'.

      Milagres acontecem, sim senhor!

      Abração Zé.

      Eliminar
    9. Sendo Zé da Trouxa um descendente directo de Zarathustra, é natural que as suas capacidades sociais sejam de algum insipientes, algo que herdou directamente do seu ascendente. Ambos vivem à parte da sociedade e encontram refugio entre os animais, contemplando os humanos, no caso de Zarathustra, com altivez e desprezo, no caso de Zé da Trouxa, com indignação e humor. Isto tudo para dizer

      Um grande abraço, Janita

      Eliminar
    10. Lidas as tuas razões e constatados os motivos que te isolam da sociedade - sabendo agora ser um caso de hereditariedade - resta-me agradecer a deferência para com a minha simples pessoa.
      Obrigada, Zé.

      Um grande abraço também para ti. :)

      Eliminar