sábado, 10 de novembro de 2012

Agora, Como Outrora, Instabilidade...Lírica E Real.

 
 
Coitado! Que em um tempo choro e rio
Espero e temo, quero e aborreço;
Juntamente me alegro e entristeço;
D’ura cousa confio e desconfio.


 

Voo sem asas; estou cego e guio.
E no que valho mais menos mereço.
Calo e dou vozes, falo e emudeço,
Nada me contradiz, e eu aporfio.

Queria, se ser pudesse, o impossível;
Queria poder mudar-me e estar quedo;
Usar de liberdade e estar cativo.

Queria que visto fosse e invisível;
Queira desenredar-me e mais me enredo:
Tais os extremos em que triste vivo!

 
Soneto de Luís Vaz de Camões
 
                                                             
***********************************************
 
****************************************
                                                             
                                                         
                                                         Como nunca vos tinha oferecido selinhos alusivos ao meu blog, lembrei-me de vos deixar esta imagem. Ficará ao vosso critério levá-lo, ou não, para os vossos cantinhos. Foi com carinho que o idealizei e com  muita amizade que vo-lo ofereço. Devo dizer-vos que me sinto um pouco sem jeito, já que não tenho muita habilidade para estas coisas!...
Beijinhos e desejo-vos um excelente fim de semana.
Janita.
 
 
****************************************************************

21 comentários:

  1. Grande Camões
    Prestigiado poeta
    Apaixonou corações
    Na poesia se manifesta!

    Apaixonado viveu
    Por amor intensamente
    Pelo amor morreu
    Da vida descontente!

    Bom fim de semana para você,
    amiga Janita,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Janita:

    Coitado do Zé Maria é um tema bem apropriado :)
    Camões sabia o que escrevia, pois também foi bem injustiçado e enredado.
    Claro que vou levar o selo e guardá-lo também com todo o meu carinho e amizade.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Um poema que parece ser escrito agora!
    Faz muito tempo que não ouvia Tony de Matos.
    Vou levar o selinho sim com muito carinho, muito obrigada Janita.
    Resto de bom fim de semana

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Em escrito (não muito) recente
    António Variações
    Se fez lembrar Camões
    Com a mesma inquietação

    "Estou bem, onde eu não estou
    Só quero ir, aonde eu não vou"

    E levo o selo, claro
    Ficará ao meu lado

    ResponderEliminar
  5. Janita
    "alegro e entristeço"????
    Então é por isso que o Camões era uma pessoa dotada e diferenciada.
    :)))
    (quem não percebeu o que eu disse, é favor ler o post anterior deste blogue)
    Beijinhos bem dotados e diferenciados
    Bom fim de semana
    :)))

    ResponderEliminar
  6. Olá, Janita!

    Que dilema o deste Luis ... espírito inquieto, tão enredado na vida, mas tão desembarçado na forma de o escrever!

    E claro que levo o selinho, bonito e singelo, com muito prazer; obrigado!

    Bom fim de semana; beijinhos
    Vitor

    ResponderEliminar
  7. Estranha aliança: Camões e Tony de Matos!
    Mas só aparentemente,pelo menos nas tuas escolhas da poema e da canção.
    Antes tinha os selos recebidos todos na coluna esquerda do blog, mas eram tantos que dificultava a consulta do mesmo, e agora estão arrumados na memória, para onde este foi mandado.

    ResponderEliminar
  8. Tão inquieto este espírito que poderia ser Pessoa.:)

    beijinhos tranquilizadores

    ResponderEliminar
  9. Confesso que não conhecia este soneto ! ... Ao lê-lo sem ver o autor, só pensei que teria que ter sido escrito por alguém muito especial e grande !
    Claro ! Camões !!! ... :))

    Beijinho e um bom fim de domingo !
    .

    ResponderEliminar
  10. Eu levo o selo. Mas não o coloco no blog porque não faço a mínima ideia como funciona. Mas levo-o.

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Oh, criatura de Deus...então não a vês lá em cima na lateral direita do blogui?:))))
      Já não te deves é lembrar!! Devias ter ficado com uma cópia. eheheh

      ;-)

      Eliminar
    2. É que a criatura de Deus às vezes não vê um palmo à frente do nariz... ;)

      Eliminar
  12. Camões é um dos maiores poetas , mesmo a nível mundial.

    Há tanto tempo que não ouvia Tony de Matos.

    Agradeço e levo o selo para o Compagnon-de-Route, que foi construído exclusivamente para lá guardar amáveis prendas como esta, rrss

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia este soneto de Cmões , Janita. Obrigado pela partilha
    Quanto ao selinho, claro que o levo para o meu Rochedo. Por vir de quem vem e porque é muito bonito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Uma linda postagem e um selinho maravilhoso!
    Adorei o poema de Camões!
    Obrigada pela partilha.

    ***
    Um abraço desde a França****

    ResponderEliminar
  15. E está bem bonito!
    Boa semana e beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Amiga Janita:
    Quem sabe um dia ainda não comemos juntas umas castanhas :)

    Beijinhos tem uma excelente semana

    ResponderEliminar
  17. Olá. Tudo bem com você? Espero que sim. Passando por outros blogs deparei-me com o seu. Muitolegal aqui. Gostei. Apareça por la. Abraços.

    ResponderEliminar
  18. Querida Janita,

    Ao ler o poeta me soube. Vêm de longe as inquietações, que não não são um exercício de exclusividade.
    Gostei de ouvir Tony de Matos, me levou a tempos difíceis mas que recordo com grande carinho.

    Beijinhos e um kandando longo e ternurento
    T'adoro

    ResponderEliminar
  19. Olá JANITA!
    Um soneto sempre actual de Camões que nos transmite o seu desassossgo, que aliado á canção do saudoso Tony de Matos consubstanciam como que uma premonição das agruras que os nossos jovens e não só, ao verem que não têm futuro e emigram.
    Bj amigo,
    J

    ResponderEliminar