terça-feira, 11 de outubro de 2022

DE OLHOS NOS OLHOS.

 





Meu amor na vida, sem vida eu fico aqui
Desde que à partida, meu Zé, fiquei sem ti
Bem peço aos retratos : Socorro
São mudos, ingratos, vem tu senão morro.

Nem mesmo a saudade me traz consolação
Quero uma verdade não quero uma ilusão
Na alma ainda me dói, meiga a tua voz
Quando o barco foi tão mau p’ra nós

Adeus, não afastes os teus olhos dos meus
Até quando ao longe a bruma a pairar
Se consuma entre as ondas do mar
E os céus
Adeus, não afastes os teus olhos dos meus
Dá-lhes carinhos que partem ceguinhos
de amor pelos teus.

Sei que tu existes e sei também meu Zé
Que há palavras tristes e que uma delas é
A que me tortura, a distância
Nem sei se há mais dura na minha ignorância

Há palavras belas mas quase as esqueci
São, noivado, estrelas, altar e outras pra aí
Quando as ouvirei todas, oh Jesus ?
Hoje apenas sei estas, sem cor e sem luz

Adeus, não afastes os teus olhos dos meus
Até quando ao longe a bruma a pairar
Se consuma entre as ondas do mar
E os céus
Adeus, não afastes os teus olhos dos meus
Dá-lhes carinhos que partem ceguinhos
de amor pelos teus.

Adeus, quem sabe alma querida
Adeus, se é por toda a vida ?
Adeus, não afastes os teus olhos dos meus
Dá-lhes carinhos, que partem ceguinhos
de amor pelos teus.




 CHAMO-ME JANITA E GOSTO DE CANTIGAS!! 😊 




E assim o tempo passa e se vai levando a vida.
Remoendo lembranças, fazendo despedidas
Até que vem o dia em que sem mais aquelas
Dizemos adeus - É a hora das partidas.

Partidas deste espaço já velho e cansado
Faço a trouxa e parto - vou para outro lado!


❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤


38 comentários:

  1. Vais arrumar a trouxa? Só tu saberás o que será melhor para ti.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saberei, realmente, Catarina?
      Seria bom que assim fosse, se todos soubessemos o que era melhor para nós ninguém errava.
      Ando demasiado cansada, o que não quer dizer que não volte. Por enquanto, ando a fazer as despedidas...
      Forte abraço.

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Gosto da canção e da cantora mas diga me uma coisa.
    Tomou o comprimido hoje ?

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro JR, hoje tomei os comprimidos que tomo diariamente; Para a diabetes, para o coração, para a tensão arterial... felizmente, e até quando não sei, não tomo nenhum para o desequilíbrio mental.
      Tome o meu amigo os seus, que eu nunca me esqueço de tomar os meus... :)
      Boa noite!

      Eliminar
    2. Bom dia
      Não foi com a intenção que tomou.
      Desculpe.

      JR

      Eliminar
  3. Canto o refrão vezes sem conta!
    Claro que não vais partir!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Tão antiguinha, não é Leo?
      Surgiram novas versões, mas esta letra da canção original, de súbito, tomou conta de mim e desde há dias que a trago na cabeça.
      Todos partimos, minha querida...TODOS!

      Grande abraço.

      Eliminar
  4. Não me diga que nos vai deixar?!
    Ohh... "Leve-me consigo para esse lado"!
    -
    .
    Beijos, e uma boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cidália, há caminhos que temos de percorrer sozinhos.

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Sou eu o Zé da cantiga? Risos! E que bela cantiga; e interpretação igualmente bela. Há dias adias tudo. E tomara não o seja em definitivo, que seja uma pausa para reidratar-se. Havia perguntado por que vi sinais visíveis de fumaça vindo do outro lado. Vi muitos filmes de faroeste (risos) e acabei aprendendo a ler os referidos sinais e, também, aprendi a ser pretensioso, risos. Mas isto não foi com os filmes, Fico triste que nos abandone; aliá, triste e órfão. Você é pessoa muito admirada, se não o for por muitos, o é por mim, risos. Mas, para mim, estarei sempre com a música Naquela mesa, alegoricamente, para marcar o seu lugar na blogosfera do lado dos que me cativam.
    https://www.youtube.com/watch?v=6qv2do6kBE8
    Beijinhos, minha querida amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, meu amigo, um dia irei sentir tantas saudades dos seus comentários...! Alegres, bem dispostos e, simultâneamente, cheios de sabedoria. Não quero que ninguém sofra por antecipação, não. Nem o José Carlos, nem ninguém que se tenha sentado comigo àquela/nesta mesa.
      ADEUS, é mesmo para os que partem definitivamente.
      Enquanto há vida... :)

      Beijinhos com muita e verdadeira amizade.
      PS- Vi e ouvi o vídeo, mas sabe? Esse foi um tempo muito distante deste nosso. Meu e seu! :)

      Eliminar
  6. Janita, gostei da cantiga, mas não gostei de saber que vais deixar esse cantinh0o! Mas...cada um sabe da sua hora disso fazer... beijos, tudo de bom e não te perde de nós,rs...chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, querida Chica, que me acompanhas há longos anos, sabes que ir e vir, até ir um dia e não mais voltar, tem sido uma constante na vida virtual dos amigos do nosso blogobairro.
      Não acredito que aqueles que se afastaram, movidos pelas mais diversas razões, não venham de vez em quando matar saudades dos amigos que ficaram.
      Um beijinho, Chica, cuida-te!

      Eliminar
  7. Afastar??
    Férias, tudo bem.
    Mais que isso, nem pensar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenha razão, Pedro, porém, de uma coisa tenha a certeza, deixar de visitar os três ou quatro blogs que visito com prazer, isso só deixarei de o fazer quando, e se, a memória me faltar.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Calma que a vida é linda de se viver. Gostei muito desta publicação, mas ... calma e fé no coração.
    .
    Cumprimentos cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida é bela, sim. Se não for a nossa será a daqueles de quem gostamos. Hoje o meu Noah faz três aninhos. Isso não é maravilhoso? :)

      Eliminar
  9. Comentei e estarei no SPAM?:))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fui grande fã da Simone, mas esta música gosto muito. sobretudo a letra.
      Simone de Oliveira aposentou-se e fê-lo pela porta grande.
      Tu fazes uma despedida deste teu espaço e se o fizeres claro que respeito totalmente mas deixa porta entreaberta:)))
      Beijocas e obrigada.

      Eliminar
    2. O que eu pretendi trazer foi a canção e não a cançonetista, que muito gosto e admiro enquanto mulher cheia de genica, Fatyly. Até porque quem primeiro a cantou foi a Júlia Barroso e a Maria Clara, ainda eu era adolescente.
      Quanto ao fechar, ou não, este estaminé a ficar obsoleto, já esteve inactivo durante 7 ou 8 meses e depois remoçou...:))
      Abraços.

      Eliminar
  10. Há que por vezes fazer um detox as coisas e limpar a alma.
    beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Magda.
      Lamento a minha ignorância...não sei o que significa fazer um "detox"...Será limpeza? :(
      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Percorre os caminhos que tiveres que percorrer, os que quiseres. O fundamental é que te sintas bem.
    Sabes ... habituamo-nos a certas pessoas e delas sentimos saudades se partem, se vão ali e não dizem se voltam, whatver!
    Fica bem.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, amigo António...soubesse eu o que me faz bem e o que me faria feliz... infelizmente, não faço a mínima ideia.
      Depois que falei e vi o meu Noah, senti-me muito melhor.
      Disse que fez um bolo e panquecas para levar para a escola...ou seria 'na escola'?
      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Igualmente para vós, Francisco.
      Muita saúde e toda a alegria do mundo.
      Abraço.

      Eliminar
  13. Se a memória me não atraiçoa, em tempos publiquei esta cantiga, mas era outra a voz (Maria Clara?). Não sou Simone nem Janita, mas também gosto de cantigas. E gosto desta.
    Quanto a ir embora deste espaço, esqueça. Faz falta, ainda que eu não seja tão assíduo quanto isso.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço lá agora falta, José! Só faz falta quem está.
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Janita!
    Um abracinho sorridente!
    Gratidão!
    💟😀💟 Megy Maia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Abraços e muita vontade de sorrir, Margarida M.M.😀
      Gratidão retribuida.

      Eliminar
  15. Não me lembro de ter ouvido esta canção.
    Mas a letra é sublime, muito boa.
    Para onde vai, se não é indiscrição?
    Continuação de boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar, na sua adolescência e juventude, o Jaime ouvia outro estilo de música. Esta cantiga é muito conhecida de quem ouvia Rádio nos finais dos anos 50 inícios de 60. Paralelamente com a música brasileira e francesa, claro.
      Não é indiscrição nenhuma, Jaime.
      Olhe, tanto posso fazer a trouxa e rumar até Viana, como ir até ao Alentejo, como não ir a lado nenhum.
      A Rio Tinto vou quase de certeza, mas volto. :)
      Beijinhos com amizade.

      Eliminar
  16. Adorei a publicação!
    Mas atenção, a Janita não vai a lugar nenhum!
    Beijinhos e muita força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há imposições que, ainda que o não sejam de verdade, não devemos fazer, Paula. Deixemos que cada pessoa seja livre de seguir o seu caminho. Se se arrepender, deixemos que volte atrás sem reciminações nem julgamentos.
      Beijinhos e obrigada pela força.

      Eliminar
  17. Profundo! Adorei.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelo convite, Emerson Garcia.
      veremos o que o futuro nos traz.
      Até sempre!

      Eliminar
  18. bela canção com um poema tocante, belo
    abraço para a Janita

    ResponderEliminar
  19. Janita, vá...e, se puder e se quiser, volte! Pelo que me toca, estarei de braços abertos. Que tudo lhe corra pelo melhor! Um beijinho grande

    ResponderEliminar