quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A MIM TAMBÉM ME ESTÁ NO SANGUE...



Camané  (Carlos Moutinho),   Hélder Moutinho e Pedro Moutinho.
Três irmãos a Quem o Fado Está no Sangue.
Só recentemente tive conhecimento disso.
 Como grande apreciadora de fado e de Camané, em especial, faço deste post uma homenagem aos fadistas irmãos Moutinho.
 
 
 
 
Este vídeo é uma oferta extra
 
 
E este é o meu preferido!
 
 
***************************************************
*************************************

24 comentários:

  1. São realmente muito bons. O Camané é o mais famoso, mas os irmãos são também muito bons. Sem dúvida!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor Fernandes:
      São mais que bons! São belíssimos, embora a minha preferência vá para o Camané.

      Bejocas:)

      Eliminar
  2. Fiquei agradavelmente surpreendido com Helder Moutinho.
    Um 'animal de palco'.
    Uma, duas horas a ouvir o Helder e os seus (quase) sete instrumentos, é bom.

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observador.
      Também o estilo do mano Hélder me agradou imenso. Folgo muito em saber que desta vez estamos de acordo.:))

      Beijos.

      Eliminar
  3. Junto-me nessa homenagem aos Moutinho.
    Se são do fado, são nossos.
    Ouvi os três de seguida - foi um bocado bem passado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Zé Maria!
      São nossos, sim senhor! São artistas portugueses e (en)cantam-nos a cantar o fado.
      Beijinho.

      Eliminar
  4. Um presente para ti:

    http://www.youtube.com/watch?v=yy4ciPDqlf4

    (acho escandaloso que ninguém se tenha lembrado ainda de fazer uma biografia na Wikipedia deste grande guitarrista que morreu de forma precoce num acidente de viação)

    http://ofadodelisboa.blogspot.pt/2007/02/prodgio-da-guitarra-portuguesa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo Luciano.
      Adorei o teu presente! Que pena Alcino Frazão, esse prodígio da guitarra portuguesa, ter caído no esquecimento, depois da sua morte prematura. Irei homenageá-lo na minha página do FB, com estes links que generosamente me ofertaste.

      Beijinhos amigos e gratos.

      Eliminar
  5. Minha Alma se comove com o trinado,
    Meu Contrário, atende ao conteúdo
    E Eu fico preso e mudo
    Atento, ao lamento
    de um fado

    Sabes, Janita?
    Que (quase) toda a nova geração do fado
    é gente do nosso lado?
    E o exemplo são os Moutinho!

    Quanto ao teu preferido
    Percebo-te o sentido...

    (Em breve o irás rever, podes crer...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Rogério.
      Quase toda a nova geração do Fado é gente do nosso lado, porque têm o sonho da liberdade neles gravado.

      Fico a aguardar rever o meu preferido
      Já sabia que lhe iria perceber o sentido...
      Um beijo.

      Eliminar
  6. Janita
    Também só recentemente soube que o Camané tinha mais dois irmãos fadistas. Quando publico algo procuro conhecer e isso aconteceu quando bloguei o quinteto de Lisboa. A voz era quase a do Camané e fui "investigar".
    A oferta extra deixou-me...O amor é uma coisa muito linda.
    Beijinho
    Rodrigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rodrigo.
      O engraçado é que eu só soube desta ligação familiar entre os três fadistas, através de um artigo do Miguel Esteves Cardoso, numa das suas crónicas no jornal "Público", precisamente a propósito do Quinteto de Lisboa e do fado "Atrás dos Cortinados".
      E sim, o amor é uma coisa linda.
      Beijinho.

      Eliminar
  7. Uma homenagem que aplaudo de pé! Gosto muito do "Atrás dos meus cortinados" estive a ver este video um dia destes.
    Obrigada por estes pequenos (grandes) momentos.

    Beijinho e uma flor
    Adélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Adélia!
      Também gosto muito desse fado.
      A vida é feita mesmo de pequenos( grandes ) momentos!
      Dos bons e inesquecíveis. Infelizmente, cada vez mais raros.

      Beijinho e grata pela flor.

      Janita

      Eliminar
  8. A mim não me est´no sangue, mas gosto (moderadamente) de Fado lisboeta. Já o de Coimbra...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes CBO?
      O fado de Coimbra, também nunca me encantou, apesar de ter um sobrinho que o canta como ninguém. Até ganhou, numa Grande Noite do Fado, no Coliseu do Porto, o 1º prémio. Isto quando ainda era um miúdo.
      Para mim não há distinção entre fado de Lisboa ou Porto. Gosto e pronto!
      Beijinho.

      Eliminar
  9. Sua amizade e muito importante para
    mim .
    Tenho vivido nos últimos tempos
    muitas dificudades para fazer visitas.
    o tempo vai passando nada melhora
    para ,que possa digitar.
    O fato de não poder comentar não significa,
    que deixei de ler sua postagem ela é
    minha bagagem para meu segundo livro.
    Quando lemos bastante adquirimos mais sabedoria
    na escrita tornando maior nossa bagagem.
    Cada blog visitado representa a história de uma vida.

    Na minha postagem tem sorteio de dois livros
    de um amigo escritor.
    Ficarei feliz aceitando e convite
    para participar do sorteio.
    Já conheço a grandeza das obras do livro dele.
    Uma linda noite te espero para viagem beijos,Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Evanir.
      Grata pela visita e lindo comentário.
      Claro, que passarei pelo seu blog para me inteirar desse sorteio dos livros desse escritor seu amigo.

      Beijos.

      Eliminar
  10. Amiga Janita, desconhecia completamente este parentesco.
    Confesso que também não conheço muito bem os fados de Camané, mas pelo que ouvi aqui passei a apreciá-lo.Principalmente o último.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Fê.
      É partilhando as coisas que vamos descobrindo que ampliamos os vários conhecimentos.:) Essa é uma das maravilhas da blogosfera, onde muito tenho aprendido.
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  11. Olá Janita
    Passei aqui porque dei por mim a assinar por baixo dos seus comentários no Crónicas do Carlos :)
    O fado não é a minha praia, mas às vezes aprecio estes sons tão portugueses.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa.
      Fico muito feliz por vê-la aqui.
      Há fados que também não aprecio. O de Coimbra, por exemplo, que me perdoem os doutores!:)
      Quanto ao facto de subscrever os meus comentários nas Crónicas do CBO, só espero que ele concorde com isso. É que nem sempre as nossas opiniões convergem no mesmo sentido.
      Mas o nosso amigo, para além de ser um gentleman é um verdadeiro democrata e não será por isso que me considerará persona non grata. Olhe, até rimou!
      Um bom fim de semana também para si, Teresa.
      Um beijo.

      Eliminar
  12. Uma novidade para mim ! :))) Não fazia ideia de que fossem irmãos (embora muito parecidos)
    O Camané é um dos meus fadistas preferidos !
    Para quem não gosta de fado, um conselho : costumo dizer muitas vezes que o Fado tem outro encanto quando "visto ao vivo" em vez de "só ouvido" !... Não há comparação ! :)))

    Beijinho, Janita !
    .

    ResponderEliminar
  13. O Camané tem um grande voz mas tentem ir, passo a publicidade, ao restaurante Mesa de Frades ouvir o Pedro Moutinho acompanhado pelo Pedro de Castro à guitarra. Simplesmente genial...

    ResponderEliminar