sexta-feira, 20 de março de 2015

"Amores, Amores"



Não sou eu tão tola

Que caia em casar;

Mulher não é rola

Que tenha um só par:

    Eu tenho um moreno,
Tenho um de outra cor,
Tenho um mais pequeno,
Tenho outro maior.

 

Que mal faz um beijo,

Se apenas o dou,

Desfaz-se-me o pejo,

E o gosto ficou?

    Um deles por graça

Deu-me um, e, depois,

Gostei da chalaça,

Paguei-lhe com dois.

 

Abraços, abraços,
Que mal nos farão?
Se Deus me deu braços,
Foi essa a razão:
    Um dia que o alto
Me vinha abraçar,
Fiquei-lhe de um salto
Suspensa no ar.

 

Vivendo e gozando,

Que a morte é fatal,

E a rosa em murchando

Não vale um real:

    Eu sou muito amada,

E há muito que sei

Que Deus não fez nada

Sem ser para quê.

 

Amores, amores,

Deixá-los dizer;

 Se Deus me deu flores,

Foi para as colher:

    Eu tenho um moreno,

Tenho um de outra cor,

Tenho um mais pequeno,

Tenho outro maior.

 

                João de Deus, in “Campo de Flores”

 

(Antecipando o Dia da Poesia...21 de Março )


*********************************************
*************************
 

29 comentários:

  1. Uma poesia que me agradou! Gosto de tudo o que rima... desde que seja alegre: ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os versos que rimem com alegria, são sempre mais agradáveis! :))

      Beijinho, Catarina!

      Janita

      Eliminar
  2. Ainda bem que não tem nada a ver com os dois amores do outro :)))
    Beijinhos, votos de bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruz, Credo, Abrenúncio, Pedro! Livra!...:))

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Janita, claro! :))

      Eliminar
  3. Poesias de João de Deus, de simples e Divinas, encantam de verdade.
    Gostei que a trouxesses aqui.

    Bijos


    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo inteiramente contigo, SOL.
      Fico contente por teres gostado deste, engraçado, poema! :)

      Beijinhos.

      Janita

      Eliminar
  4. Adorei este reavivar de memórias.
    Adorei João de Deus e , ainda, me lembro da cartilha.
    Poeta e pedagogo que poucos, hoje em dia, conhecem.
    Restam os menos novos para o recordarem.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuel!

      Um grande Pedagogo, o João de Deus! A sua Cartilha Maternal foi uma inovação que facilitou a aprendizagem na Leitura.
      Por acaso não foi por ela que aprendi, mas poderia ter sido!

      Um abraço e bom fim de semana!

      Eliminar
  5. João de Deus
    deu à estampa mais que uma cartilha
    e esta é uma maravilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério,

      como bem sabe esta é apenas uma das muitas maravilhas poéticas que este grande Homem nos legou!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Janita, ! :-))

      Eliminar
  6. diz-se que os abraços fazem muito bem, em todas as idades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angela, e quem o diz não se engana! :)

      Do nascer ao morrer o abraço é prova de bem-querer!

      Um abraço para ti!

      Janita

      Eliminar
  7. Dia da poesia?
    Pois, Janita, confessa: A Primavera tem destas coisas, ficamos mais felizes!

    Abraço grande, que um abraço faz muito bem à saúde :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso, sim senhor, meu amigo!

      Nada como o chegar da Primavera para nos sentirmos mais leves e animados!

      Quem nunca recebeu o calor
      de um abraço,
      Tem menos saúde espiritual
      e não sabe
      O quanto esse calor
      o pode elevar no espaço...:-))

      Beijinhos e abraços, Argos! :)

      Eliminar
    2. Janita!!!!

      :)

      Eliminar
    3. Um bom Domingo!

      Abraço grande

      Eliminar
    4. Igualmente para ti, meu querido!

      Que tenhas um excelente Domingo e, se possível, vejas as primeiras andorinhas chegar!

      Um grande, grande abraço! :)

      Janita

      Eliminar
  8. Dizem que não há amor como o primeiro.
    Alguma razão haverá nessa ideia precisamente porque a primeira vez é sempre recordada, uma vezes com alegria, outras com nostalgia, e algumas até com agonia...

    João de Deus foi um mensageiro de coisas boas mas infelizmente não lhe é prestado o reconhecimento que merece.
    O mundo gira e os novos interesses sobrepõem-se fazendo esquecer ou escondendo os passados. :(

    Beijokas e sorrisos :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é verdade, amigo! Acredita! Não é preciso que o acto de amor seja consumado, para que o primeiro amor seja único e inesquecível!

      Kok, agradeço imenso teres feito as sugestões no post anterior. Irei com todo o gosto revisitar o blog em questão e ler o que escreveste ao teu Pai .

      Obrigada pela compreensão, Kok! Gostei...:-)

      Beijokas e muitos sorrisos!!

      PS. Acho que a tormenta com a minha conta fujona, passou! :)

      Eliminar
  9. ahahah ... Por alguma razão, João de Deus é um dos meus Poetas preferidos ! :))
    Está fantástico e a "mocinha" não é tola não ! ... No aproveitar é que está o ganho ! rsrs ...
    Adorei o poema, Janita ! :))

    Abraço, ... sem especificar qual (senão, ficas... a ganhar como a do poema) ! rsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os nossos poetas do século XIX foram um marco na História da Poesia Portuguesa - assim com letra maiúscula!
      Também adorei este poema por fugir ao classicismo habitual no poeta.
      Talvez tenha sido uma "brincadeira" de João de Deus...

      Um abraço mediano, Rui ! :)

      Eliminar
  10. Gostei da tua escolha, fugiste aos clássicos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, João Roque! :)

      Este poema foge mesmo aos poemas clássicos e tão belos do autor.

      Um beijinho.

      Eliminar

  11. Não conhecia... e gostei.
    Adoro rimas, como sabes, e estas são bem saborosas... sabem a beijos e a abraços.

    Beijos e abraços também para ti
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afrodite.

      Gostei muito da definição que deste a este poema: sabor a beijos e abraços!

      Penso o mesmo. Brejeirice de menina e moça que gosta de se divertir e namoriscar!! :))

      Um abraço grande para ti, pois se temos braços é para abraçar!! :)

      Eliminar
  12. Gosto da poesia (sem data marcada) dia a dia,
    É outra alegria.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Rui.

      Qualquer dia, qualquer hora ´´e tempo de gostar e de ser o que gostamos...poetas, pintores, amigos, escritores...:)
      A espontaneidade traz uma alegria maior do que a obrigatoriedade!

      Um abraço!

      Eliminar