segunda-feira, 5 de julho de 2010

A TODOS OS MEUS AMIGOS.


O poeta Juan Francisco Bravo Real, dedicou este livro à sua irmã Sara.
Segundo as suas próprias palavras:
"Sin ella no hubiera empezado a escribir nunca"
----------------------------------------------------------------------------------
Meus queridos amigos. Por necessidade e obrigação para com os meus deveres profissionais, decidi fazer um interregno nas minhas postagens, pelo menos até Setembro.

Não sou poetisa nem escritora, apesar de a Literatura fazer parte integrante da minha vida, praticamente, desde que aprendi a ler e a escrever. Sou, tão-somente, sócia-gerente numa Empresa cuja contabilidade está toda sob a minha responsabilidade e que eu tenho negligenciado um pouco nos últimos tempos. Talvez usando e abusando dessa facilidade. (Mea culpa).


O resultado disso é a acumulação de trabalho que foi ficando atrasado e que eu tenho de pôr em dia.

O que resta do mês de Julho vai ser para me dedicar inteiramente a essa actividade e depois em Agosto… Oh, Agosto… vai ser para tirar umas bem merecidas férias que me dêem um pouco de descanso ao corpo e à alma. Para já, aceitei o convite do meu filho e da minha nora para os acompanhar até La Manga e depois se verá.


Quero ainda dizer-vos que fico, em relação a todos, com uma grande dívida de gratidão. Foi graças a vós e à vossa amizade, que perdi muito do meu azedume e da minha revolta em relação à vida, de quem me senti sempre injustiçada.


Dei, mas recebi em dobro, muita amizade e muitas provas do vosso carinho por mim. Não sabem o quanto esse facto me enriqueceu enquanto ser humano e as novas esperanças que despertou em mim o saber que ainda há gente boa e amiga, com quem eu pude partilhar as minhas emoções.


Não; isto não é uma despedida, porque ainda voltarei, acreditem!


Embora saiba que nada é eterno e um dia vou ter de abandonar, de vez, a blogosfera. Mas, por enquanto, ainda não me sinto preparada para isso…
Antes, ainda vou passar por “casa” de todos quantos me acharam merecedora da sua amizade, para lhes deixar um beijo e dizer-lhes: até breve.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta introdução serviu para vos deixar com um Poeta que alguns de vós já conheceis:


Juan Francisco Bravo Real.


Meu querido e inesquecível amigo a quem agradeço ter-me facultado o acesso

os seus dois livros já publicados.

Espero ter o privilégio que o mesmo aconteça com o terceiro que publicará brevemente.

"Muchas Gracias, amigo mío."


Não foi fácil seleccionar estes dois poemas do seu livro “Entre Renglones” porque toda a poesia de Juan Francisco é muito autêntica e genuina. Nada surrealista nem difícil de entender, muito pelo contrário.


São retalhos e pensamentos da sua própria vivência. Escritos com tanta alma, ternura, emoção e sentimento que nos identificamos, de imediato, com tudo aquilo que ele nos transmite.


Sem qualquer desprimor para com todos os meus outros amigos poetas, que muito estimo e admiro, peço-vos que os leiam, não apenas com o olhar, mas com os olhos do coração. Esse tal olhar que nos faz ver o invisível…

---------------------------------------------------------------

-------------------------------------------


"YO QUISE SER"…

Yo quise un día ser
Como esos árboles
Que dan su sombra al lado del camino;
Yo quise retener el hado del destino.
Yo quise ser igual que el peregrino
Que recorre la senda sin descanso.
El água del arroyo en el remanso.
La copa verde y señorial del pino.
Yo quise ser un dia
Como el ave que vuela lentamente
Sobre los campos. Yo queria
Ser ave, pino y água transparente.
Ser esa sombra fresca
Al lado del camino.
El remanso tranquillo en la corriente.
Busqué com ilusión
Y también repartí de igual manera,
El amor, la ternura,
Poniendo siempre en ello el corazón
Y a cambio recibí…- dulce ventura!-
Más ternura y amor…más ilusión!
Di amor y amor me dieran.
Comparti la ilusión
Y los que me quisieron,
Me dieran su ilusión y el corazón…
me dieron su alegria.
Me dieron mucho más
Que yo tenía.
Porque en verdad, doblaron su valor.
Todo aquél que se entrega com amor,
Recoge más amor…más alegria.
Recoge la ilusión.
La dulce sensación
De vivir de verdade el dia a dia.
Y entonces eres sombra
Al lado del camino.
Remanso de agua fresca. Ave en la altura.
El cayado que ayuda el peregrino.
La copa verde y señorial del pino.
Has alcanzado la mayor ventura:
Tener bajo tu sombra
El hado misterioso del destino.
----------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------


"SE ME OLVIDÓ"…

Hay veces que olvidamos y olvidamos
Y a veces, el olvido nos recuerda
Que a veces el recuerdo lo borramos
Para que la conciencia no remuerda;
Y a veces los recuerdos desterramos…
Y hay veces que quien quieres no se acuerda.
Y a veces, para no ser molestado
Preferimos decir: lo he olvidado!
Se me olvidó quizás cerrar la puerta
Para alejar las penas de mí vida,
Se me olvidó tener la risa abierta
Se me olvidó la lágrima sentida.
Se me olvidó que la mentira es cierta,
Se me olvidó que a veces una herida
De esas que dejan roto el corazón,
Se cura com coraje y com tesón.
Se me olvidó que había que vivir
Se me olvidó que había que soñar
Se me olvidó que hay veces que seguir
aún puede ser má duro que parar;
se me olvidó que acaso por sufrir,
olvidamos lo dulce que es llorar.
Se me olvidó que a veces, olvidando,
Se puede sufrir más que recordando.
Se me olvidó que a veces los amores
Se convierten en dulces añoranzas;
Se me olvidó que muchos sinsabores
Nos llegan por oír las alabanzas.
Se me olvidó que a veces los favores
Pinchan como las puntas de las lanzas;
Se me olvido que dulce transparência
Privilegio es que tiene la inocência.
Se me olvidó…se me olvido olvidar;
Se me olvidó que había querido.
Se me olvidó que solo com amar,
A veces se compensa lo sufrido.
Se me olvidó que a veces, recordar
Hace más dulce todo lo vivido.
Se me olvidó que solo de ilusión
A veces, se mantiene el corazón.
Se me olvidaron tantas…tantas cosas;
Se me olvidó que en el amor a veces,
Causa el dolor heridas angustiosas.
Se me olvidó que hay veces que pareces
Poner espinas donde pones rosas.
Se me olvidó que a veces…solo a veces,
Hay tanto amor en el silencio preso…
Que a veces…solo a veces…com un beso…

------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------
Charneca da Caparica, 05 de Julho de 2010

22 comentários:

  1. Muy agradecido amiga Janita por este post dedicado a mí poesía. Además te puedo decir que "Se me olvido es uno de mis poemas preferidos con algunas excepciones personales. Re agradezco asimismo tus palabras de elogio y desde luego, cuenta que si llega a salir "Pensamientos con rima", serás de las primeras personas en leerlo. Bueno, te deseo unas felices vacaciones y si vas a la Manga, dime cual va a ser la ruta desde portugal, por si pasais cerca de Esquivias. Un abrazo grande, amiga mía y felices vacaciones.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga,desejo-te desde já umas belíssimas férias,pois nem só de pão vive o homem.
    Quanto aos poemas do nosso amigo Juan Francisco,são fabulosos,apesar de eu ter alguma dificuldade em ler correctamente o seu espanhol,mas gosto muito da pessoa que ele é,amigo e delicado,é um prazer ter amigos como ele.
    Para ti Janita tudo de bom com um grande beijinho da amiga...Miuíka

    ResponderEliminar
  3. Olá Amiga Janita, se há pessoas que eu não esqueço nunca é a Janita, pela sua maneira de ser, pelo carinho que imprime nas suas palavras,por escrever como escreve, por ser quem é,e ainda por essa lágrima no canto do olho, acha que se pode esquecer alguém com estas qualidades todas e mais algumas, vai-me dizer que eu estou a elogiar demais outra vez, não estou só estou a dizer a verdade, e quem diz a verdade não merece castigo.
    Vá de férias mas volte, porque a blogosfera sem si não teria graça nenhuma, volte assim que puder, estarei sempre à sua espera.
    Bonitos poemas do Juan Francisco.
    Férias felizes, e tudo de bom para si.

    Um beijinho grande, José.

    ResponderEliminar
  4. Oi minha querida, espero que essas férias te recarreguem as baterias, e que voltes fresquinha fresquinha, pois quando chega a esta altura do ano já todos andamos um pouco cansados, e nada melhor que dar um tempo para acalmar as ideias. Espero que em Setembro, a quando regressares, tragas mais lindos poemas destes que deixas por cá que tanto nos tem alegrado, mas como não vamos perder o contacto, espero sempre ir tendo noticias tuas. Te desejo tudo de bem em tua vida, e as maiores felicidades deste mundo.
    Beijinhos de muita luz e muita paz

    ResponderEliminar
  5. Minha Querida Amiga Janita,
    Apesar de ser há pouco tempo seu seguidor a Amizade é grande entre nós e por isso apresso-me a dizer-lhe que a compreendo e que lhe desejo que resolva os seus trabalhos o mais rápidamente possível e goze as suas férias na companhia dos seus. Cá estaremos à sua espera, pode crer que com alguma ansiedade devido à Amizade que lhe temos. E cá vai um "beijão" muito amigo e até beve

    ResponderEliminar
  6. Estou triste mas também entendo sua posição e necessidade. Espero que volte logo e mais fortalecida. Gstamos muito de vocvê. Beijão. Fique com Deus

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Janita,
    Antes de mais, obrigado por brindar o Azimute com a sua preferência. Foi, é, e continuará a ser, uma honra.
    "Noblesse Oblige", foi a primeira frase do meu professor de Francês no 1º ano do liceu (é o caso da minha amiga... responsabilidade e obrigações).
    Auguro-lhe um bom trabalho e as melhores férias, tanto mais, tendo um Agosto desses na... "manga"
    Yo quisera um dia... poder escrever com a inspiração desse magnífico poeta Juan Francisco Bravo Real.
    Um abraço amigo,
    Jorge

    ResponderEliminar
  8. Janita

    Chego sempre fora de horas às pessoas e às coisas.
    Neste caso, vou ficar durante todo o verão, sem uma amiga que me recebeu com alegria, lealdade, verdade - e eu ninguém conhecia.

    É evidente que me faz uma falta impossível, mas vou aceitar, para não sofrer.

    Sei que vai voltar, vai trabalhar, ter férias, trabalhar de novo e quando se sentir bem - me aparece
    a dizer coisas lindas do que escrevo.

    Todos sabemos e eu sei que um dia nos afastamos da blogosfera e não
    voltamos.
    Passamos pela vida das pessoas,
    escrevemos cada um a seu modo
    depois, um dia, desaparecemos do palco e talvez nunca nos encontremos.
    É este o nosso destino!
    Não sei se é cedo ou tarde para isso acontecer.
    E à Janita lhe desejo o melhor,
    lhe agradeço como me recebeu e amparou
    e um dia, se possível, nos tornamos a encontrar.

    Até lá, agradeço os versos lindos que nos deixa e muito da sua presença.

    obrigada por me ter dito "volto, mas, mais tarde!".

    Beijos e felicidades,

    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  9. Oi minha lindinha, fico com o meu jardim mais empobrecido, vai faltar mais uma florzinha, será que a deixei morrer de sede, ou terá sido um forte vento que a melindrou?
    Seja qual for o motivo, só desejo que este tempo de ausência passe depressa, e que ela se restabeleça e volte mais fortificada, não demora não florzinha, as outras companheiras ficam tristes sem a sua companhia.
    Precisamos todos da essência uns dos outro para sermos felizes.
    Beijinhos de carinho em seu coração

    ResponderEliminar
  10. OLÁ JANITA!

    Obrigada pela mensagem deixada no meu blog.
    Tudo o que escreves aqui também serve para mim porque, não deixando de fazer as minhas coisinhas,comecei a passear por outros blogs,onde fiz amigas e onde li e aprendi muito que me fez levantar o ânimo,tantas vezes em baixo.Um comentário ali,uma palavra acolá ou qualquer coisa que nos faça rir é muito importante para uma pessoa que está só,principalmente aos fins de semana.
    Aproveita bem o tempo de FÉRIAS que é precioso!
    Beijinhos.HELENA

    ResponderEliminar
  11. HOLA JANITA: ES PARA MI UN PRIVILEGIO QUE HAYAS VISITADO MI BLOG, POR INTERMEDIO DE NUESTRO AMIGO JUAN FRANCISCO, ESE POETA EXCEPCIONAL, DE UN CORAZON MAS GRANDE QUE LA ESPAÑA MISMA, GRACIAS POR TU COMENTARIO Y OJALA ENCUENTRES EN MIS POSTS, EL CALOR DE MIS ENTREGAS.-
    ESTOY VISITANDO EL TUYO Y ES VERDADERAMENTE MUY INTERESANTE Y ADEMAS ME GUSTO MUCHO AL VER TANTAS ROSAS, QUE SON MIS EMBAJADORAS PARA TODO ACONTECIEMIENTO.-
    TE CUENTO QUE MUY PRONTO TE PONDERE EN MI RIONCON DE POETAS Y ASI, SEGUIRTE CON MAS ATENCION.-
    TE DESEO UNA LINDAS VACACIONES Y A LA ESPERA DE TU PROXIMO ENCUENTRO.-
    UN ABRAZO MUY GRANDE , UN SALUDO AMI PORTUGAL, QUE HACE AÑOS CONOCI, BRAGA, LISBOA, PORTO , FATIMA, CUANDO ESTUVO JUAN PABLO 2º.-
    SALIMOS CAMPEONES Y COMPARTO LA ALEGRIA CON MIS VECINOS LUSITANOS.-

    ResponderEliminar
  12. Ao fim de já muitos dias de ausência, consegui publicar o meu último conto e, também, visitar os amigos que me acompanham.
    Mesmo sabendo das suas actuais limitações de tempo, aqui deixo um beijinho com votos de que consiga realizar seus projectos.
    Até breve

    ResponderEliminar
  13. Minha Querida Amiga Janita,
    Espero que esteja a realizar o que precisa para depois ir de férias descansada. Cá a esperamos depois de tudo isso...
    Saudades grandes e até breve, "adeus até ao seu regresso"...

    ResponderEliminar
  14. Olá querida amiga, desculpa a minha falta mas nem sempre os ânimos estão á altura da alma... ou será o contrário? Belíssima escolha, pois os poemas são lindos. Que fiques bem bom trabalho e cuida de ti amiga... se não o fizeres ninguém mais o faz... Obrigada pelo teu carinho e por seres a pessoa maravilhosa que és. Beijos muitos com carinho

    ResponderEliminar
  15. Amiga Janita,

    Obrigada pela sua vinda, gostei muito da forma como o fez.
    Para os blogues da Ná use só o preto pois só assim poderá entrar visto o Blogue depois dá a cor própria dele.Coisas especiais que os blogues normais não têm.
    Continuação de bom trabalho e muitos beijinhos amigos.

    Luis

    ResponderEliminar
  16. Amiga Janita!
    Muito obrigada pelo seu comentário
    e suas palavras, sempre tão belas,
    Mas notei que não está ainda bem da sua saúde, desejo as suas melhoras,

    Hoje ela vive no Norte
    mas é do Sul de Portugal
    eu sou um homem de sorte
    de ter esta amiga virtual

    Nesta viagem que fiz
    tão linda e tão bonita
    eu hoje sinto-me feliz
    ter uma amiga como a Janita

    "Quem parte deixa saudade
    quem fica saudade tem"
    ter amigos de verdade
    é bom e faz-nos bem

    Um beijinho grande,
    José.

    ResponderEliminar
  17. Janita

    Também estou de férias e que as tuas sejam alegres, divertidas e intensas, assim como deve ser a vida.

    E volte logo, a blogosfera é um lugar para se fazer, cultivar e manter amigos e espero estar entre eles, voce tem muita sensibilidade e espero dividir contigo sonhos e idéias, neste oceano virtual!

    Esperamos-te, sempre, amiga!

    Grato por tua visita em nel mezzo del cammim, me honrastes com ela, volte sempre!

    ResponderEliminar
  18. Muito obrigada minha querida amiga,pelo apoio que me dás com tanta prontidão,é assim que se conhece a amizade,obrigada por isso,sou tua amiga também e tens em mim um cantinho especial.
    Um grande beijinho...Miuíka

    ResponderEliminar
  19. Querida Amiga Janita,
    Compreendo que o seu INTERREGNO não se adeque à publicação de postagens.
    Quanto à publicação da sua "Por um Mundo Melhor" como comentário no Azimute, não acha pouco ortodoxo?
    Não se preocupe com isso. O seu blog, na sua essência, empenha-se por um Mundo Melhor.
    Abraço amigo,
    J

    ResponderEliminar
  20. Oi linda amiguinha obrigado pelas doces palavras, sempre com muita ternura os filhos são nossa razão de viver, e netos nem se fala.
    Vivemos sempre com o coração nas mão deles pois é ai que encontramos a força para seguir em frente.
    Beijinhos de muita luz e paz e tudo de bom e sua vida.

    ResponderEliminar
  21. Minha amiga Janita!
    Agora com este post, que publiquei
    estou a ver que os meus seguidores devem ser quase todos ricos, passem por lá e não comentam, ou terão medo?
    Mesmo que eu tivesse só o seu comentário já valia pena estar na Internet,porque a Janita, tem uma cultura acima da média, e quando fala sabe bem o que diz, por isso sei que não estou sozinho, é o meu coração que está falando, e diz que está muito orgulhoso de ter uma amiga como a Janita.
    Eu já perdi o medo, eles roubaram-me quase tudo,só me faltam
    roubar a vida, primeiro não tive tempo de ser menino, roubaram-me a mocidade na guerra de África, depois tive que imigrar porque aqui
    não ganhava para comer,fiz casas para mim, e para os meus filhos, e pago mais que se tivesse pagando uma renda.
    Já não me calo,em lado nenhum.

    Uma boa semana
    um beijinho grande,
    José.





    Eu como disse não sou contra alguns ricos

    ResponderEliminar