sábado, 26 de março de 2011

TORGA .... URZE BRANCA.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Conto de Miguel Torga

"A PAGA"



As falas doces com que com o Arlindo levava a água ao seu moinho não lhas ensinara o pai, não, que era um santo. Famílias boas, sãs, dão às vezes cada filho que até se fica maluco.

Sem maus exemplos em casa, nado e criado numa terra limpa como Vale de Mendiz e Deus nos livrasse de semelhante boldrego! Rapariga em que pusesse o sentido, pronto. Tanto fazia saltar como correr: tinha que ser dele.

E então não se contentava com qualquer! Só lhe apetecia o melhor. Mesmo no povo, desgraçou a Arminda, uma cachopa tão dada, tão bonita, que cortava o coração vê-la depois, desprezada de toda a gente e comidinha dos males que lhe pegou.

Em Guiães, foi a filha do Bernardino, pelos modos a coisinha mais jeitosa que lá havia. Em Abaças escolheu a Olímpia, uns dezanove anos que nem uma princesa.

Mas nenhuma como a Matilde, o ai-jesus de Litém. Descobriu-a na festa de S. Domingos e já não a largou. O Rodrigo o melhor amigo dele bem o avisou: - Olha que ali tudo o que não seja nó de altar… Não quis saber. Rapou do harmónio e abriu-o numa gargalhada. - Borga, rapaziada! Haja alegria! O poviléu, que não quer senão pândega, claro, a rodeá-lo embasbacado.


Ora, isto de mulheres é o que se sabe. A tola, só por ver um fadista daqueles a derreter-se por ela, já pensava que tinha ali o rei de Portugal!

A tia, a do Rito, no caminho, ainda lhe perguntou se não sabia que menino ele era. Sabia, e que ninguém se afligisse por via dela.

E logo no domingo seguinte, à tarde, toda desempenada a dar-lhe treta na fonte. Moveu-se o povo. Tivesse tento na bola! O mundo nunca parira rês de tão má qualidade. Ou já se não lembrava do que acontecera às outras? Nada. Não ouvia ninguém. O rapaz assentara, falava-lhe com todo o respeito, e, tão certo como dois e dois serem quatro, recebia-a. O manhosão, por sua vez, que também não havia dúvidas. Mal arranjasse a vida, casamento. O pior é que ninguém lhe via arranjar essa tal vida. Litém, pela boca do prior, chamou a rapariga à pedra. Pensasse no que andava a fazer. Desse uma cabeçada e depois se queixasse. Mas a Matilde andava viradinha do miolo. Jurava sobre as falas do Arlindo como sobre os Evangelhos. Assim tivesse tão certa a salvação como ele nunca tentara pôr-lhe um dedo e só lhe falava em bem.

Com semelhante conversa, Litém resolveu aguardar. Não há como dar tempo ao tempo e deixar cada um aprender à sua custa. E viu-se o resultado. Um dia à noite, a Matilde prega-se em casa da Lúcia, põe-se a chorar, a chorar, e acaba por contar tudo: o ladrão tinha-lho feito.

Tantas loas lhe cantara, tantas juras, tantas promessas, que caíra como uma papalva. Mas com quem o Arlindo se foi meter! Com os de Litém, gente capaz de limpar uma nódoa com as nódoas de Cristo!

Fiava-se talvez em que o pai da rapariga ter idade e os dois irmãos, o Cândido e o Albino, estarem no Rio de Janeiro.

O Justo, no desejo de compor aquilo, ainda o procurou, a saber que destino queria dar à filha. Meteu os pés pelas mãos, que não podia casar agora, que a vida estava muito má, e mais aldrabices.

Olha lá que o velho lhe dissesse nada! Calou-se muito calado, virou-lhe as costas e, nesse mesmo dia, carta para o Brasil. Entretanto, a nova fora-se espalhando pelas redondezas. E ao cabo de algum tempo o nome da Matilde simbolizava apenas a façanha mais atrevida e gloriosa do farçola de vale de Mendiz. - Não as deita em cesto roto! Isso é que ele pode ter a certeza! – garantiu o Brás, que sempre acreditara numa justiça imanente. – Tantas há-de fazer… - Já fez… - respondeu-lhe o Rodrigo, que embora amigo e companheiro do Arlindo, não engolia aquela de se ter enganado. – Com os de Litém ninguém brinca…

Em Março, quando Vale de Mendiz se cobriu de camélias e mimosas, o Alfredo à frente do macho carregado de sacas, deu a grande notícia: os filhos do Justo tinham chegado do Brasil. - Os dois? – perguntaram todos. – Os dois de uma vez?! - Olarila! - Então o Arlindo que se acautele. Mas nada parecia bulir naquele princípio de Primavera. A Matilde há muito que calara as lamúrias; o pai, a todos que lhe falavam no caso, respondia secamente que a filha dele não era melhor do que as demais; e os irmãos encheram a irmã de prendas, tratavam-na como uma rainha, e nem por sombras falavam no sucedido. - A mim até a alma se me apertava com tal sossego - dizia de vez em quando o Rodrigo. – os de Litém engolirem uma pastilha assim! - Que pastilha?! Eu quis a rapariga quis, quem tem lá com isso? Farroncas. No fundo, também ele, Arlindo, andava de coração como a noite. Bem sabia que não se vem de repente do Brasil sem uma razão qualquer, e que se quisessem resolver o caso a bem já o teriam procurado. Entrou Abril, passou Maio, principiou Junho, e o mesmo fado corrido...


Continua...



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

16 comentários:

  1. Querida amiga Janita!

    Agora fico eu aqui cheio de curiosidade, para saber o que é que os irmãos da rapariga, vão fazer ao rapaz, boa coisa não será, já que eles fizeram uma viagem tão longa, não devia ter sido só para trazer prendas à irmã.
    O Miguel Torga,a escrever aqui com uma linguagem bem do povo, e do jeito que o povo gosta.
    Obrigada por partilhar connosco estas histórias,fico esperando por o segundo capitulo.

    Um bom fim de semana,
    um beijinho grande para si,
    José.

    ResponderEliminar
  2. Bonito relato, interesante, espero la continuación.
    Que pases un hermoso fin de semana.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  3. "Palpita-me" que o Arlindo até vai deitar ar pelos olhos....

    ResponderEliminar
  4. Ele foi a Arminda, a filha do Benardino, a Olímpia e não sei quantas mais e por fim a Matilde...
    Ai Arlindo, Arlindo, vais ter um futuro lindo...
    (normalmente um mulherengo acaba nos braços de um mostrengo...)

    Aguardo o fim do enredo!

    ResponderEliminar
  5. Preciosa Amiga:
    Uma bela homenagem a Torga. Está sepultado a cinco quilómetros da minha cidade.
    MUITO OBRIGADO pela sua ternura na visita doce que me fez.
    Bem-Haja pelo talento só seu.
    Abraço amigo de respeito e gratidão.
    Sempre a admirá-la imenso pelo que "constrói" com pureza e beleza.

    pena

    Bem-Haja, excelente amiga.
    É uma pessoa muito terna.
    OBRIGADO.

    ResponderEliminar
  6. Não é justo ó Janita, eu toda entusiasmada à espera da valente sova que o gajo ia levar lá dos manos e atã? maria, vá lá põe lá o resto que quem vier depois lê a histórinha completa, ele havia cada marmanjo mas também cada tola que sabia das façanhas dele e pensava que ela era melhor, enfim, o amor é cegueta de todo...

    Bora lá vou passando para ver o segundo capítulo... e gostei, linda forma de embelezar a escrita com a urze do monte.

    Um beijinho da laura

    ResponderEliminar
  7. Este belíssimo conto de Miguel Torga vai acabar mal de certeza para o Arlindo, tem que ser, não se faz tanta malandrice sem punição, fico à espera ;)

    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
  8. Bonitas historias las que compartes y nos partes, pues esperamos con cierto desasosiego lo que nos quieras contar mañana o luego.

    Un saludo

    ResponderEliminar
  9. "Rapariga" ... adoro ler textos no português luso ... aqui no sul do Brasil a expressão em outra cognotação . Bjs amiga !

    ResponderEliminar
  10. pronto 80

    só faltam 20 para os 100

    até ao 25 de abril estão aí

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga Janita!

    Desejo um bom domingo para si,
    e uma boa semana que vem já ai.

    Um beijinho grande,
    José.

    ResponderEliminar
  12. Em janeiro quando estive em Lisboa pela primeira vez, pude conviver bem de perto com as diferenças linguisticas . Achei muito interessante e gostei da experiência. Coisas do nosso cotidiano tratadas de outra maneira. Telemóvel (celular - Comboio (trem) - Pequeno almoço ( café da manhã) , enfim, tantas variáveis. Mas muito bom !!!

    ResponderEliminar
  13. Que lindo e empolgante.Ficamos no aguardo...beijos,linda semana e tudo de bom!chica

    ResponderEliminar
  14. Agora era mais fácil, bastava ao Arlindo bloquear a Matilde no Facebook...

    ResponderEliminar
  15. Eu não digo que este rafeirito é um Ás no que toca a encher a sala de gargalhadas frescas? não o conhecesse eu um tiquinho...ao pé dele é riso puro, é um nino e tanto...e tem toda a razão, bloqueava a moça os irmãos os amigos e qual pastilha????
    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.

    Beijinhos coloridos na fé de dias felizes, dias maravilhosos que devagarinho irão chegando..
    abraço da

    laura

    ResponderEliminar