domingo, 26 de fevereiro de 2012

...de Quem Mói um Sentimento.

Um dos locais da Cidade do Porto de que mais gosto para desfrutar de uma tarde soalheira, de sábado, em amena cavaqueira com familiares que me acompanham e amigos que  sempre vão aparecendo, é o Cais da Ribeira.
Nestes dias, em que o sol aquece as almas e seca as gargantas, vemos as esplanadas ribeirinhas replectas de turistas a deliciarem-se com os petiscos e a cerveja geladinha, que os restaurantes regionais têm para oferecer.
As passeatas, ao longo do cais, são um vai-vem constante.
Apreciar a beleza do Rio Douro e ver todo aquele movimento, é algo de que nunca me canso, apesar de há longos anos ser aquele o meu espaço predilecto.
Ultimamente, dois músicos de rua têm animado o ambiente com as suas canções latino-americanas de que tanto gosto. Uma maravilha!
O pior é quando chega o pôr-do-sol e  o Porto começa a ficar com aquele ar cinzento, triste e tão deprimente.  Por mais que tente ver nisso alguma beleza, não consigo. Tem sido sempre assim.
Ontem, nessa hora, lembrei-me do "Porto Sentido" de Rui  Veloso.
Foi a cantar, mentalmente, com alguma nostalgia, que regressei a casa.

"Ver-te assim abandonada
 Nesse timbre pardacento
 Nesse teu jeito fechado
 De quem mói um sentimento..."

18 comentários:

  1. Esta é uma letra muito boa numa música muito boa numa voz muito boa aqui lembrada por uma blogger muito boa que ainda prezo mais por ser uma amiga muito boa.


    Sem vírgulas, assim mesmo!

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Oporto siempre será conocido tanto por sus hermosos lugares como por esa delicia que te lleva a los cielos celestiales cada vez que una copa del gran vino Oporto,llega a nuestros paladares.

    Saludos

    ResponderEliminar
  3. Janita
    Esse findar de dia tem a magia que o Porto reúne e eu desconhecia até há algum tempo. Lindo, lindo, lindo.
    Até mói o sentimento!
    Beijinho minha querida.

    ResponderEliminar
  4. Um sítio sempre lindo, sempre diferente, sempre surpreendente onde se podem passar momentos que recordamos com um sorriso mais tarde na calmaria da nossa casa!
    Gostei desta evocação serena de um domingo bem partilhado com as tuas gentes.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Janita,
    O Porto é mesmo assim, de facto. Mas a noite portuense agora está muito mais animada do que há uns anos...A baixa parece as Ramblas, só faltam os vendedores de rua.
    E a ribeira está um must, quer do lado do Porto, quer do lado de Gaia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Isso é mesmo um Porto sentido, Janita.

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Mi entrañable janita, te añoro mucho y te tejo un gran beso
    Sor.Cecilia

    ResponderEliminar
  8. Boa noite amiga Janita,
    do Alentejo como eu
    Daquela paisagem bonita
    Que na planície nasceu.

    Aí no Porto, onde mora tem um Rio Douro,
    Aqui em Lisboa, onde perto moro tem um braço de prata
    Pinto da Costa chamou ao povo daqui mouro
    Que andaram pelos mares de fragata!

    Senhor Pinto da Costa está contente,
    Porque pensa no Benfica dar "porrada"
    No Porto tem muito boa gente
    Em Lisboa tem grande trapalhada!

    Não vou falar dos políticos,
    Porque esses não valem de nada
    Têm mais sorte que os fanicos
    Nem serão capazes conduzir uma manada!

    Rui Veloso canta
    Comendo uma laranja na falésia
    Aquele Alentejo que encanta
    Onde o jornaleiro recebia a féria!

    Obrigado pela sua visita
    E sempre amáveis palavras
    Desejo-lhe uma boa noite
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto muito de me sentar no Cais de Gaia, Janita. Para poder ver o Porto melhor, da Ribeira até à Foz
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Estive a ler o teu perfil. Contabilista e a escrever poesia. Parece-me o perfil do Fernando Pessoa. ;)

    ResponderEliminar
  11. Minha querida Janita, eu ontem estive a comentar aqui este teu poste mas já estava um pouco cansada e no fim do comentário veio esta gaita dizer que tinha erro e não ficou cá nada. O meu teclado também agora resolveu em me chatear, comprei um monitor grande daqueles de ledes e o teclado parece uma carroça é uma vergonha, mas enfim qualquer dia vem um substituto, já nem sei se é do teclado se são as mãos que já estão em decadência como a dona. Vamos lá ao que interessa, adoro todas as canções do Rui mas tenho um fraquinho pelo Porto sentido, a cidade em si para mim sempre a achei um pouco triste muito escura mesmo cinzenta mas as pessoas dai são maravilhosas em especial as alentejaninhas de Serpa que são de uma grande sensibilidade e muito meigas. Mas agora acabaram-se as lamechices, o meu gajo está melhor e já tem forças para garre-ar comigo mas eu não estou nem ai para isso só tem é que se portar na linha se não vai outra vez de castigo para o Garcia da Horta, é tudo e já vou muito longa, também é por ontem e por hoje. Beijinhos de luz e muita paz na tua vida...

    ResponderEliminar
  12. Janita amiga:

    Acreditas que a última vez que fui ao Porto foi à 32 anos :(
    Mas sinto exactamente o mesmo junto ao meu Tejo quando o sol se põe, uma tristeza que não conseguiria definir com tu tão bem o fizeste ao invocar o "Porto Sentido" de Rui Veloso.

    2Nesse teu jeito fechado
    De quem mói um sentimento..."

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. É simplesmente o locla que mais gosto no Porto, já passei bons momentos aí, a apreciar o Douro! Beijoca!

    ResponderEliminar
  14. Gosto também desse local. Gosto do entardecer. Gostava de filetes de polvo e depois do jantar beber um copo, ver passar o povo... Dei tantas vezes por mim a cantarolar o Porto Sentido... Quem canta seus males espanta, e eu tinha alguns males para espantar.

    Porto (entre 1974 e 1999), onde praticamente vivi...

    ResponderEliminar
  15. Janita: Lindo texto, e no final um ver bonito adorei minha amiga.
    Beijos
    Santacruz

    ResponderEliminar
  16. «Quem te vê ao vir da ponte
    és cascata, são-joanina
    dirigida sobre um monte
    no meio da neblina.

    (...)

    E esse teu ar grave e sério
    dum rosto e cantaria
    que nos oculta o mistério
    dessa luz bela e sombria

    (...)

    E é sempre a primeira vez
    em cada regresso a casa
    rever-te nessa altivez
    de milhafre ferido na asa»

    Querida amiga, é assim que recordo a cidade que foi a minha durante os dois bons anos que ai vivi.

    Beijinho com muita emoção, carago!

    ResponderEliminar
  17. Olá, Janita!

    Belo texto sobre o local que também é o meu favorito no Porto - e o de outra tanta gente.

    E é mais bonito de dia, também concordo contigo; com o sol a dar no casario, emprestando cor ao ar pardacento.

    Gostei muito.
    Beijinhos.
    Vitort

    ResponderEliminar
  18. Janita, o Porto foi para mim uma (re)descoberta! A minha mãe sempre teve uma enorme paixão por esta cidade, apesar de ser alentejana. Eu só agora percebo o fascínio dela... É verdade! Adoro regressar ao Porto e andar por aquelas ruas! As pessoas são especiais! E isso não é um cliché! Eu, agora, adoro o Porto!!!
    beijinhos de um lisboeta!

    ResponderEliminar