Cheguei à sábia conclusão que dormir demais também não é muito salutar e - suprema sabedoria - que quando fechar os olhos para sempre, terei todo o tempo do mundo para dormir.
Por vezes, tomamos consciência das coisas quando já é tarde demais...
"A tragédia da vida é que ficamos velhos cedo demais. E sábios, tarde demais!"
Benjamin Francklin
Tarde Demais...
Abriu-se a noite em mágico luar.
E para o som de teus passos conhecer
Pôs-se o silêncio, em volta, a escutar...
Chegaste enfim! Milagre de endoidar!
Viu-se nessa hora o que não pode ser
Em plena noite, a noite iluminar
E as pedras do caminho florescer!
Beijando a areia d'oiro dos desertos
Procura-te em vão! Braços abertos,
Pés nus, olhos a rir, a boca em flor!
E há cem anos que eu fui nova e linda...
Mas a minha boca morta, grita ainda:
"Por que chegaste tarde, Ó meu Amor?!"
Soneto de Florbela Espanca, in "Livro de Soror Saudade"
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Amiga Janita, nunca é tarde demais !
ResponderEliminarA poesia, a pintura, enfim as coisas belas da vida nunca nos cansam e sempre alegram os nossos dias.
Bem vinda Florbela Espanca!
Bem vinda Janita!
beijinhos
Pois é, pois...
ResponderEliminarQuando se morre dorme-se ou vai-se para o céu ou inferno? Ouvi dizer que no inferno se dorme pouco... ;)
Mas é assim. Mal a pessoa se descuida, o tempo sumiu-se.
Uma pessoa só faz asneiras ao longo da vida. Mas foram asneiras que não podiam ter sido feitas de modo diferente. É o eterno retorno de Nietzsche.
Olá, Janita!
ResponderEliminarEste ar pesado, céu cinzento e carregado, acho que puxa para a melancolia - e também para o "filosofar".
Para viver esta vida, não há guião, e muito menos receita infalível: cada qual terá que encontrar a sua, quando a encontra...E a poesia de Florbela, eterna sofrida e sonhadora, encaixa aqui lindamente.
Beijinhos; bom resto de Domingo
Vitor
Olá Janita, pois é amiga o ideal era nascermos ensinados de forma a sabermos tudo desde o inicio. Será que a vida tinha o mesmo sabor? Eu acho que não, pois não havia nada para aprender e aí então, entrávamos num stress danado. Verdade que o que aprendemos por vezes perguntamos a nós mesmos:- Porque não aprendi isto mais cedo?...A verdade é que se fizermos as mesmas coisas dias seguidos, verificamos que saem sempre diferentes. A minha avó dizia, que cada dia da nossa vida é sempre diferente e que estamos sempre a aprender. Eu acho que ela tinha razão. Adorei o poema da Florbela Espanca. É maravilhoso. Beijos com carinho
ResponderEliminarJanita: tarde demais Dormir tem normas nunca menos de seis horas e nem mais de oito horas, Florbela foi uma grande poetisa sempre gostei da sua poesia. O Zé Trouxa, diz quando morre dorme-se e vai para o ceu ou Inferno. O inferno não existe e nunca existiu, é uma pura ilusão.Quando morre-mos o nosso corpo biologico vai para a cova o nosso corpo espiritual, ouseja o nosso Espirito ou alma como se diz vai para junto de Deus ou seja vai para o Pai lugar de onde veio. Desculpa não quero falar mais sobre o assunto porque vou falar em termos teologicos ou seja em teologia.
ResponderEliminarBeijos
Santa Cruz
Andamos toda a vida a aprender e a alimentar a nossa sabedoria. Quando finalmente conseguirmos alguma empatia com este mundo, então saberemos que chegou o momento de partir.
ResponderEliminarNa vida, tudo o que acontece é porque algo se fez para que acontecesse; tarde ou nunca, depende do quê!
ResponderEliminarPor isso o velho ditado "mais vale tarde que nunca" nem sempre concordo com ele, assim como me parece que Florbela também não concordásse.
Janita
ResponderEliminarHá um ditado popular que diz: "quem muito dorme pouco aprende". Mas claro que dormir é uma necessidade biológica que difere de pessoa para pessoa e vai sofrendo mutações ao longo da vida.
Gostei de a ver "reconciliada" com a Florbela. Quem melhor que uma sua conterrânea, para no-la dar a lêr.
Um beijo
Rodrigo
"O sono é a antecâmara da morte", dizia Shakespeare, mas por vezes o mando para o mandou outro poeta...
ResponderEliminarO tempo?
O tempo é um personagem horrendo
Não ligues ao tempo
Nunca é demasiado cedo
para se prender o medo
Nem demasiado tarde
para o que deve ser feito
Olha apenas o relógio
para destruir a rotina
Ah, já agora
Ninguém tem marcada sina
(acho que Florbela ignorou estes conselhos
ou não teve quem lhos desse)
É assim mesmo, Janita! Eu sabia que havias de recuperar depressa. Nada melhor do que uma noite bem dormida para revigorar
ResponderEliminarBeijinho
Janita, o tema é pungente. Não compliquemos, se nada houver para decidir, deixemos às sortes. No caso de haver que decidir seja o que for, nem é cedo nem é tarde - É agora, é agora...
ResponderEliminarÉ por causa dessa sabedoria que costumo dormir cerca de seis horas por dia. Está bem que por vezes dou cabeçadas no monitor durante o dia, mas tirando esses pequenos episódios, tem resultado. Beijoca!
ResponderEliminare acho que ao dormirmos muito, ficamos mais preguiçosos. A chave acho que está em acordar cedo.
ResponderEliminarTodo es saludable cuando de toma o practica con moderación,así que dormir es muy necesario para que nuestro laboratorio trabaje y regenere nuestras células.
ResponderEliminarSaludos
Querida amiga Janita!
ResponderEliminarHá muitas coisas que se diz sobre o dormir,mas na minha opinião nem todas são certas, "deitar cedo, e cede erguer, dá saúde e faz crescer," eu era para ter por volta de 190, não chega a 170. Outra que se diz, "quem muito dorme pouco aprende". Eu era para saber uma remessa de coisas e não sei quase nada. Há ainda mais mas já me esqueci.
Beijinho,
José.
A procura do equilíbrio é fantástica, não é?
ResponderEliminarBjis :)