sábado, 20 de outubro de 2012

"SE BEM ME LEMBRO..."




Já não Escreverei Romances
 Já não escreverei romances
Nem contos da fada e o rei.
Vão-se-me todas as chances
De grande escritor. Parei.

Mas na chispa do verso,
Com Marga a aquecer-me,
Já não serei disperso
Nem poderei perder-me.
 
Tudo nela é verbo e vida;
Xale, cílio, tosse, joelho,
Tudo respinga e acalma.
Passo, óculos, nada é velho:
 

Quase corpo, menos que alma.
Já não lavrarei novelas,
Ultrapassado de ficto:
A vida dá-me janelas
A toda a extensão do dicto.
 

Mas sem elas, mas sem elas
 (As suas mãos) fico aflito.
Vitorino Nemésio in Poemas a Marga.


Um dos meus sonhos é conhecer o arquipélago dos Açores.
Não uma ilha, mas todas...:))
Se bem me lembro, este é um velho sonho meu!
E o vosso?.... Já foi realizado?
 
**************************************

 




13 comentários:

  1. Conheço mal os Açores e gostava de conhecer melhor, Janita.
    Velho sonho, velho sonho, não é... até é bastante recente, mas gostava de poder mudar-me definitivamente para o hemisfério sul. Só não o faço, porque a minha mãe, com 98 anos a completar na próxima semana, precisa de mim.
    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  2. Janita, na verdade o meu grande sonho é nunca parar de sonhar! Simples, não é???? Conheço bem a ilha Terceira! A minha irmã fez lá parte da sua carreira militar (e esta????) e eu tive o grato prazer de a visitar algumas vezes fazendo o percurso Figo Maduro ---> Lajes a bordo do velho C-130 (barulhento de um raio)! Foram gratos momentos de sonho... esses que lá passei! Espero lá voltar um dia destes!
    Beijinhos sonhadores! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Janita
    Quem não tem sonhos por realizar ?... e o mal seria não os ter ! :))
    Por acaso conheço os Açores (de umas 4 ou 5 visitas)!
    Mal olhei para a foto, antes de ler o texto e o autor, vi que era nos Açores e quase apostaria que é na ilha de S. Miguel !
    Muitíssimas estradas estão ladeadas de hidranjas e curiosamente cada ilha com a sua cor ! :))
    É um erro pretender ver todas as ilhas. Seria perda de tempo.
    Tem que se ver S. Miguel, Terceira, Faial e Pico ! ... o resto não valerá a pena (não justificaria o tempo e o custo)! :))

    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  4. Ainda não realizei o meu grande sonho, mas tenciono dormir sobre o assunto... ahahahah

    ResponderEliminar
  5. Se não editasse a imagem, ao ler o poema a lembraria. Se não editasse o poema ao ver a imagem era do poema que me iria lembrar. Nemésio e os Açores se confundem...

    Quanto à pergunta, o meu grande sonho é deixar de sonhar, e que tudo se torne realidade... além do mais, sonhar é próprio de quem não acorda, de quem dormita, não é? Janita

    Sei que irá ficar desgostosa com a resposta, mas é assim (cá para mim)

    ResponderEliminar
  6. Ah!, esqueci de dizer que fiquei a amar a Terceira... que para mim é de primeira!

    ResponderEliminar
  7. Espero e desejo que esse seu sonho se realize Janita!
    Tenho mais do que um sonho, mas estão a roubar-me a capacidade até de sonhar.
    Os Açores não é um deles, acho que está cercado por uma banheira muito grande para o meu gosto.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. Janita,desculpa de só agora dar resposta á tua visita e comentário. Eu adorava ouvir
    Vitorino Nemésio,era sempre um prazer quando chegava o dia semanal das suas palestras.
    Para ti amiga,um bom Domingo e um grande beijinho.
    Miuíka

    ResponderEliminar
  9. Olá, Janita!

    Claro que me lembro dele; entrava-nos em casa nas tardes de Domingo. E do nada arranjava um tema, com graça contado à sua maneira.

    E quanto os Açores, difícil será não gostar deles; onde fui várias vezes, primeiro por conta da Marinha, há poucos anos em visita ao filho que em Ponta Delgada dava aulas.E devo dizer, como sempre digo a toda a gente quando em conversa calha, que acho os Açores um dos sítios mais encantadores dos muitos que já conheci - e "exagerando um nadinha", diria mesmo que são uma forma de paraíso na terra;pelo menos por enquanto...
    E não podendo ir a todo o lado, São Miguel é a ilha que recomendo.

    Beijinhos, bom resto de Domingo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  10. Lembro-me do Vitorino Nemésio, sim, senhor. Pouco, mas lembro-me sim, pois o meu Pai costumava imitá-lo nas suas, infindáveis conversas.

    Conheço bem os Açores. Para mim, sem qualquer desprezo por outras belezas do nosso País, é a paisagem natural mais bonita que temos. A Madeira está muito "estragada" por imperativos turísticos, os Açores ainda não, pelo menos.

    Quanto aos sonhos....bem, o melhor é mandar-te um beijinho e ficar por aqui
    :)

    ResponderEliminar
  11. Janita desculpa a demora em aparecer. Estive ausente alguns meses.
    Adorei a postagem,
    Desejo que seu sonho seja realizado.
    Gostei muito dessa imagem!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  12. Também é um dos meus sonhos, mas sou demasiado ambicioso e queria uma viagem em que visitasse todas as ilhas, o que implica tempo...e dinheiro.
    Que saudades do programa de Nemésio, que juntamente com o Villaret e o padre Raul Machado deram o melhor da velhinha RTP que agora o Relvas quer desbaratar...

    ResponderEliminar