sexta-feira, 1 de maio de 2020

MAIO - GIESTAS EM FLOR.




O primeiro de Maio de minha Mãe
Não era social, mas de favas e giestas.
Uma cadeira de pau, flor dos dedos do Avô
— Polimento, esquadria, engrade, olhá-la ao longe —
Dava assento a Florália, o meu primeiro amor.

(…)

Quem assim falou foi Vitorino Nemésio.

E se bem falou em Maio de 2019, igualmente bem falará em 2020.


Desejo-vos um Feliz 1º de Maio.



No ano passado foi Assim.

Este ano sinto-me com pouca energia mental para engendrar melhor, pelo que fica igual ou parecido.

Obrigada a Todos.

======================

34 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, feliz!
      Se for esperançoso, é feliz.
      Se tiver saúde, é feliz.

      Ser feliz é sentir alegria por
      ainda sentir esperança
      e sentir esperança
      é acreditar num futuro melhor.

      Se não para nós para filhos e netos, digo eu...

      Eliminar
    2. Não ligue, Janita! O Rogério ainda não desistiu de mudar o mundo e, tal como eu, nunca deixará de acreditar nos amanhãs que cantam :)

      Eliminar
    3. Não ligo mesmo, Maria João!! :)

      Cantemos pois, às manhãs, às tardes, às madrugadas, dos amanhãs...:)

      Eliminar
  2. Bom dia de esperança, querida amiga Janita!
    Ficou linda a postagem e a flor amarela um doce encanto.
    Gosto de aprender as peculiaridades que conta aqui que não conhecia.
    Tenha um feliz e abençoados Maio com toda proteção!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, não fora sentir essa palavra, de cujo sentido cada vez está mais vazia, diria - e ainda assim digo - que concordaria.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Por um instante esqueço-me das boas memórias de infância que me traz a simples transcrição de um excerto de um poema de VN, esqueço-me de outra memória mais recente de um amigo e camarada que escreveu sobre o Tempo das Giestas e volto às ruas de Lisboa com uma filha pequenina ao colo e dois cravos na mão; volto ao meu primeiro 1º de Maio em festa e sem medo.

    Feliz 1º de Maio!

    Vivam os que constroem os países, as casas, as gentes, as canções e os maios que nunca morrerão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Vivam também aqueles que, já nada constroem, mas já construíram, Maria João. É também deles este dia!! :)

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  4. Este ano nem há lembranças para colocar as maias. Por cá nem se vêm abertas! Força e muita calma, Janita. 🌹
    -
    Desejo contido ...

    Beijo e um excelente fim de semana.
    Bom feriado. Fiquem em casa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho-as aqui bem perto, mas nunca as coloquei na porta. Vai ver nunca afugentei de mim o mau-olhado. Foi hábito no qual não cresci. Os alentejanos não são dados a superstições.

      Obrigada, Cidália.
      Saúde para si e os seus.

      Eliminar
  5. Bom dia:- É preciso ter calma. Tudo vai ficar bem. No próximo 1.º de Maio as coisas serão certamente muito diferentes para melhor.
    .
    Feliz 1º de Maio
    Proteja-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe-me a franqueza Ricardo, mas esse slogan do : vai ficar tudo bem, até já me enjoa. Fica para quem fica, quem mal estiver não fica bem, obviamente.

      Mais protegida do que estou, (encafuada em casa) não posso estar. E Você?? :)

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitas voltas dá a vida, António Dias...voltaste à imagem dos primórdios!
      Nada como conhecer outros caminhos, deixando sempre aberto o caminho de regresso...:)

      Eliminar
  7. Um bom dia para ti e para os teus.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecida!

      Beijinho e dias felizes, Senhor Dias.

      Eliminar
  8. Bom dia
    Todo e qualquer trabalhador tem o direito de celebrar este dia , pois se se comemora quase todos os dias o dia de quase tudo , este é sem duvida um dos dias que com muita luta se conseguiu .
    Um bem haja para os trabalhadores que hoje por necessidade , têm de trabalhar (incluindo colegas de trabalho) estão a contribuir para que possamos estar em casa a disfrutar este dia .

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, pois é...porém, manda a prudência, que cada um comemore no seu canto, mas sem que haja em cada canto uma dor, como canta o querido Chico sobre os que ficavam a ver a Banda passar.

      O meu bem-haja a si, Joaquim!

      Eliminar
  9. Tudo ou quase tudo parou, mas as giestas não deixaram de florir!
    Dia Feliz!
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parou a vida das pessoas, mas não a vida da Mãe Natureza...graças a Deus, querida Manu. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Vem-se perdendo o hábito de colocar as maias na porta de entrada de casa no 1.º de Maio, tradição - diziam - cujo acto traria um bom ano de colheitas. E era interessante, ao percorrer as ruas, ver tantas maias.
    Receio que o confinamento não esteja a ser muito favorável ao seu ânimo. "Isto" vai passar um dia destes, estou crente. Até lá, um pouco de paciência (que eu procuro ter).
    Do Nemésio li (como toda a gente?) o 'Mau Tempo no Canal' e uns artigos soltos, mas não perdia as suas charlas do 'Se Bem me Lembro'.
    1 beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai era para que fossem boas as colheitas? Olhe...e eu a pensar que fosse para afugentar maus-olhados. Se calhar, vai tudo dar ao mesmo.
      Como não cresci nesses costumes, contrariamente ao açoriano VN, nunca pus maias na porta. E tenho-as aqui bem perto.
      Também eu adorava ouvi-lo dissertar sobre as suas vivências e lembranças nesse inesquecível programa da RTP. Tempos idos...

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  11. Igualmente para ti!
    Sabes que devido ao confinamento ainda não tive oportunidade de ver maias?
    Estou fartinha de ver maias no facebook e sinto pena de não colher um raminho para colocar na minha porta.
    Estás bem? Para a semana, já podemos ir cortar os pêlos a mais :)

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou bem, estou, amiga. Vê lá que até recebi uma mensagem da ARS do Norte a informar que se precisasse da ajuda de um psicólogo que ligasse para tal nª de telefone. Ajudas aos séniores não faltam e o pior é que quem precisa não liga. Parece que toda a malta aposentada recebeu o aviso...também recebeste? ehehehe

      Ah, não, não vou logo a correr, deixo a poeira assentar, assim como assim, também é para ficar em casa. Tanto me faz.

      Beijinhos, Manu! :)

      Eliminar
  12. Adoro o colorido e o aroma das giestas, anunciadores dum tempo mais frutuoso e benfazejo.
    Sabias que o aroma das giestas é afrodisíaco? :)

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, AC, por acaso não sabia e mais vale não me pôr para aí a cheirar as giestas...não me dê alguma coisinha má. ehehehe

      Beijinho, AC!

      Eliminar
  13. "Nas mãos de minha mãe, que as descascava como flores
    E flores eram de si, na flórea abada
    Como se já guardassem flor de laranjeira e açaflor
    Nas suas intenções de Maio 1918, para as depor
    (Nem pensada sequer) na fronte à minha amada."

    A minha mãe enchia a casa de giestas em Maio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É verdade, querida Teresa. Parece que a Mãe de VN descascava as favas como se fossem flores!

      Ultimamente tens sentido muitas saudades da tua Mãe, sinto isso sempre que falas dela, da sua beleza e qualidades.

      Um abraço, amiga de longe!

      Eliminar
  14. já comi as favas e as giestas, espero que as tenhas colocado nas portas e janelas... olha lá o carrapato de capim, enxertado em camarão! Nã vá o diabo entrar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...mas as giestas não eram para comer, Manel...e agora?

      Cruzes, canhoto abrenúncio...que é isso de carrapato enxertado em camarão? «Carrapato vai pró mato pica piolho», veio-me à ideia esta lengalenga que repetíamos, uns aos outros, quando crianças...vais ver era aparentado desse que falas.

      Beijos, Manel. :)

      Eliminar
    2. é do auto da barca do inferno... este carrapato, que também é o diabo em alguns sítios...
      fumava agora umas giestas, mas comer, acho que nã :)
      beijos, Janita

      Eliminar
    3. Ah...já nem disso me lembrava, seu maroto...estás a sair-me um bom ratinho da giesteira. Ehehehe

      Mas sabes, Manel? Do Gil Vicente o que sempre mais gostei foi da Farsa de Inês Pereira. Que grande lição de vida tomou Inês e todas as que se prendiam às boas falas de moços avisados e bem falantes...Eu, inclusive. :(
      Mas o que lá vai, lá vai...:))

      Beijos, Ciganito!! :)

      Eliminar
  15. Engraçado que ontem mesmo tinha lido esse texto do Vitorino Nemésio. Procurava um poema para A mulher e a poesia e entre dezenas deles, todos masculinos também me apareceu esse, Já desanimava (não entendo porque as poetisas não escrevem sobre o 1º de Maio) quando encontrei 1º de Maio da Maria Teresa Horta.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olhe Elvira que mesmo os Poetas, também não escreveram muita coisa sobre este Dia. Também procurei e acabei por colocar o princípio desta prosa poética, da qual já havia publicado um outro excerto no ano passado. Um Dia tão importante na História e muito poucos letrados lhe dedicaram as Odes merecidas. :)

      Um abraço, bom fim-de-semana.

      Eliminar