domingo, 21 de janeiro de 2024

UM DESAFIO PARA SER LEVADO A SÉRIO... [ COM ADENDA ]

_______________________

O tema é Ternura e a questão que vos coloco é a seguinte:
O que  vos inspira um sentimento de ternura? 
Uma imagem, um poema, um sorriso de criança, o primeiro voo de um passarinho?
Acontecem tantas coisas na Natureza e na nossa vida que mal as olhamos sentimos o coração derreter-se-nos no peito. Isso é a  ternura a falar e a inundar-nos o coração.

O que vos peço é simples. Enviem para o meu email, fgmncf@gmail.com  uma foto vossa, uma imagem recolhida da Net, um pensamento de alguém que admirem. O que for, e vos inspirou esse sentimento.

No final do Desafio, na Reedição, que prometo não demorar muito para que não  vos esmoreça o entusiasmo, colocarei todas as participações aqui no blogue, que serão, então, colocadas a voto. Vencerá, obviamente, a que a todos inspirar mais ternura e, com isso, mais votos obtiver.

******
Vou exemplificar a minha ideia com uma imagem que guardo há muito tempo, justamente por me ter inspirado tanta, mas tanta ternura...


Fonte da imagem


Apaixono-me 
por qualquer gesto
de ternura.

Mesmo que não encontre
nenhuma palavra
que a faça expressar.

***
Meus amigos/as, mãos à obra! 
😊  🧡


Caros Amigos e visitantes:

Após profunda reflexão, a autora deste espaço decidiu alterar a parte que respeita à votação final para eleger a imagem que mais ternura inspirasse.
A razão é simples: sempre que para elas olho, não consigo pensar em votar numa em detrimento das restantes. Todas me inspiram uma profunda ternura!
Assim sendo, e quando entender ser chegada a hora, irei publicar todas as imagens/fotos, sem mencionar qual pertence a quem.
Farei referência ao nome dos participantes e as imagens serão numeradas por ordem aleatória.  Aí, sim, ficará a cargo dos leitores a descoberta de quem me enviou qual.  Espero ter sido clara.
 Muito obrigada a todos.

_________________

40 comentários:

  1. Respostas
    1. Ok, Tintinaine!
      Pense então... mas como dizem os nossos irmãos de além-mar: pense com carinho! : )

      Eliminar
  2. Levei a sério e já mandei @mail.
    É o Jerónimo de Sousa na fotografia?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E levaste mesmo a sério, querida Teresa!
      Foste a primeira a cá chegar!!
      Bem-hajas por corresponderes ao meu desafio, algo inédito, mas creio que apelativo ao coração.
      Sim, é o então secretário geral do PCP, em Palmela, durante a pandemia.
      Um abraço reconhecido!

      Eliminar
  3. Também estou a brincar a sério...Acabei de te mandar por e-mail! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica.
      Tenho de ir ver onde 'brincas' para também ir brincar contigo! :)

      Um beijinho reconhecido!

      Eliminar
  4. Acabei de ler o teu desafio. Vou pensar... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a moda pega...: ))
      Pensa com carinho, vá lá, Catarina! : )

      Eliminar
  5. Vou no autocarro a caminho de Fátima, talvez ainda hoje te envie ternura por email. :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E enviaste mesmo!! : )
      Bem-hajas, querida Leo.
      Estou ansiosa para mostrar as ternuras ternurentas que me enviaram. :))
      Beijinhos

      Eliminar
  6. A anónima sou eu, a Rosa dos Ventos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, quem mais haveria de ir para Fátima depois de passar uma semana fora? : )) Calculei logo que fosses tu. ;)
      Abraço.

      Eliminar
  7. Vou tentar participar neste tema tão bonito. Tenho milhares de fotografias, vai ser difícil escolher, mas vou tentar.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos, querida Manu!

      E, obrigada pela tua 'tentativa', que é como quem diz: participação. 😊

      Eliminar
  8. Já enviei mas diz se recebeste.
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Fatyly!
      Beijinhos e um bom Domingo.

      Eliminar
  9. Estou sem inspiração (como sempre) e citar lugares comuns não vale a pena. Ir à Net e copiar uma imagem também não, até porque são poses estudadas e não "apanhados" de surpresa, como parece ser a foto que publicou, bem interessante, aliás. e que não parece estudada. Retenho na memória uma frase que poderia citar, mas é demasiado íntima e nem sei se caberia no contexto. Fico-me por uma imagem de, enquanto criança, ver um pintainho a sair do ovo e começar logo a andar; fiquei espantado.
    Fico curioso pelos resultados do "concurso"
    bji e bom Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo, lamento que a referência a essa imagem que diz ter-lhe ficado retida na mente, do pintainho a sair do ovo, não me tenha sido dita em privado. Pela alteração que efectuei hoje no dito "concurso" que, na presente conjuntura, já deixou de o ser, passando antes a ser um Desafio à capacidade mental e 'adivinhatória' do leitor, serviria perfeitamente para a colocar na reedição, assim não. Todos saberiam quem a disse!
      Entretanto, ainda tem tempo de me enviar algo que, para si, se revista da TERNURA pedida. ( e sentida) .
      Um beijinho com votos de um bom resto deste Domingo soalheiro.

      Eliminar
  10. Teresa Palmira Hoffbauer21 janeiro, 2024 11:20

    https://conversavinagrada.blogspot.com/2024/01/um-poema-com-mais-de-meio-seculo.html?sc=1705835899185#c122584827152093618

    Comoveu-me até às lágrimas este documento histórico do nosso amigo Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me comoveu!
      Mas ainda só o vi no Facebook!

      Eliminar
    2. À Teresa Palmira Hoffbauer:

      Já vi e li, mais do que uma vez, esse texto poético e a imagem ternurenta do negrinho nu. Sinceramente, gostei imenso e confesso que me enterneci mais com a imagem do que com o texto.
      Às lágrimas não me levou e porquê? O mundo tem dado tantas voltas e os homens que nele habitam, têm sido tão cruéis e malvados para com o resto dos seus semelhantes, especialmente para com as crianças, que esse menino sem roupa e as palavras de um pai saudoso, há 50 e tal anos atrás, para quem já viu tanta imagem de sofrimento e dor, no rosto de inocentes, é tão pouco...para me fazer chorar...!
      Obrigada, na mesma, querida Teresa!

      Eliminar
    3. À Rosa dos Ventos.

      Leo, juro que eu tento, mas não me consigo conformar com essa tua prioridade em dar a primazia ao Face...
      Pronto, disse, tá dito!!! 😊

      Abraço!

      Eliminar
    4. No caso do Rogério não foi prioridade mas confesso que abro o Facebook antes do blogue.
      No Facebook tenho "muita saída " ao passo que no blogue tenho poucos comentadores, a não ser nos enigmas.
      Defeito meu! :))

      Abraço

      Eliminar
    5. Já pensaste que essa "muita saída" que dizes ter no Face, se pode dever ao facto de investires por lá - em interesse e aplicação - o empenho que não dedicas ao teu espaço na blogosfera?
      Não é para te adular, que eu não sou pessoa para esses salamaleques, mas eu gosto tanto do teu Ventanias Rosadas que durante os três anos em que estiveste ausente, nunca desisti de te esperar. Estiveste sempre na minha lista de blogues...Mais palavras para quê? : ))

      Forte abraço.

      Eliminar
    6. O Facebook é mais pessoal, basta uma foto, uma frase, uma brincadeira e já está.
      99% dos comentadores são pessoas que me conhecem e isso aproxima as pessoas.

      Abraço

      Eliminar
    7. Compreendo!
      Já saí há tantos anos e a minha página foi sempre tão pobrezinha de temas e seguidores que, confesso, nunca lhe senti a falta. No teu caso e no de tanta gente que fez do FB um ponto de encontro, é natural que haja mais apego, sim.
      Quem sabe o que se passa no Convento é quem lá mora dentro, né? 😊
      Abraço.

      Eliminar
  11. Bom dia
    A passar por este cantinho apenas para informar que estou a recuperar de uma pneumonia que me deixou de rastos .
    Logo que possível voltarei ao activo .
    Até lá .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, amigo JR, o que me diz era o que eu mais temia que tivesse acontecido, dada a sua ausência da blogosfera.
      Penso que o pior já deve ter passado, cuide-se e não se exponha ao tempo áspero que nos tem castigado.

      Estimo as suas melhoras e agradeço-lhe a atenção que teve para comigo.
      Um abraço.

      Eliminar
  12. Não fuji ao desafio, apenas não me encontro em condições para pesquisas e afins.
    Desculparás, não é por mal.

    Já agora, aproveito para desejar as melhoras ao Joaquim Rosário.

    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo António, sei que não és homem para fugir a nada.
      Se não participas lá terás as tuas motivações, ou desmotivações.
      Desejo muito que recuperes não só a saúde física, como te recomponhas dessa falta de força anímica que tanto ajuda à recuperação.

      Um beijinho e força.

      (Estou à espera do Pedro Coimbra e amanhã colocarei ao vosso poder "adivinhatório" a quem pertencem as imagens. Será esse o Desafio... e todos, mesmo os não participantes, podem colaborar, ok? )

      Eliminar
  13. Querida Janita
    Sabes que não sou perfeccionista, daí a minha participação reportar a uma foto da foto encontrada em Lisboa e sem grandes pesquisas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pesquisa, querida Leo, neste caso concreto de um tema tão singular em Desafios, seria mesmo a última opção.
      Não te preocupes, a tua prestação foi muito apreciada por mim e sê-lo-á por todos quantos a virem.

      Um beijinho e, uma vez mais, o meu agradecimento sincero.

      Eliminar
  14. Querida Janita,
    Que bela iniciativa!
    Vou voltar aqui durante a semana
    próxima para entender melhor, não
    que não esteja claro, porque está,
    mas quero ter um tempo maior
    Bjins de domingo preguiçoso.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, CatiahoAlc.
      Venha quando quiser, agradeço! 😊

      Um beijinho.

      Eliminar
  15. As minhas filhas, fotos das minhas filhas.
    E são TANTAS!!!!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, Pedro, tenho algumas de quando as suas Princesas eram pequeninas e o Pedro as publicava. Uma ternura!
      Muito grata!
      Beijinhos, boa semana!

      Eliminar
  16. Ternura? Deveria ser uma constante a par de outras coisas boas da vida.
    Vou pensar na tua proposta, talvez participe.
    Boa semana querida amiga Janita.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pois, amigo Jaime!
      Já lá dizia o ditado: "Quem casa não pensa e quem pensa não casa"... 😊
      Boa semana e um abraço!

      Eliminar
  17. Tenho que desvendar o meu enigma antes que nos inundas de ternura!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok!! Vou esperar até ao final da tarde, quem sabe ainda aparecem participantes retardatários? 😅
      Mas anda lá, Rosinha, despacha-te!!
      Abraço.

      Eliminar