sábado, 12 de junho de 2010

CRÓNICA DE UMA VIAGEM ANUNCIADA....



---------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------
--------------------------------------------

Esta crónica é o oposto da Crónica do Gabriel Garcia Marquez, porque aí a morte anunciada aconteceu e a minha viagem… não.

Chamo-lhe anunciada, porque de facto comuniquei a alguns amigos mais chegados, a minha intenção de neste fim-de-semana prolongado ir até Lisboa matar saudades do meu filho, do meu neto mais novo, da minha nora…enfim mudar de ares, aproveitar para descansar e sair da rotina que é o meu dia-a-dia.


Como os Santos Populares estavam à porta, e passando lá eu a noite de Santo António, com um pouco de sorte ainda poderia ir dar um pé de dança a um arraial qualquer.
Se não fosse esse o caso faríamos a festa em casa. Sardinha assada, música e bailarico é que não haveria de faltar.

Eu que não sou nada de planear com muita antecedência, seja o que for, desta vez, comecei logo no início da semana, a programar tudo o pretendia levar: a minha mais recente aquisição de livros de poesia para ir lendo, ou melhor, relendo no comboio, o meu PC com todos os apetrechos necessários e comprar no dia anterior à minha ida a passagem, não fosse o diabo tecê-las e eu ainda perder o comboio enquanto esperava na fila das bilheteiras da Estação de Campanhã.

Com o que eu não contava é que as dores de cabeça que já me andavam a apoquentar há uns dias, começassem a piorar no final do dia 09, véspera do meu embarque.
Para resumir e concluir esta triste “crónica” de uma viagem anunciada e não realizada, o que aconteceu foi eu ter de ir parar à urgência do Hospital de S.João, por volta das duas da madrugada com a cabeça a estalar e a visão da vista direita parcialmente perdida, uma vez que só via sombras.

No serviço de oftalmologia, foi-me diagnosticado um glaucoma fechado e aplicado um tratamento a laser. Não vou entrar em pormenores clínicos, senão isto fica a parecer um bocado masoquista.

Ontem tive a sorte de ser consultada pelo “meu” oftalmologista que me vai acompanhar no tratamento. Aquela suave palmadinha que ele deu nas minhas costas, quando vim embora, e as palavras: “Preocupa não, você vai ficar boa” (Ele é brasileiro) são a minha esperança… O que ele não pode saber é que ando a forçar a vista no computador…

Meus amigos D´ont cry for me, porque isso eu já fiz que chegasse …


Como nunca se sabe como vai ser o dia de amanhã, pedi hoje a uma amiga que me tirasse esta foto, assim ficam com uma imagem minha para a posteridade.


Desejo a todos um bom Santo António.


---------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------

23 comentários:

  1. Hola Janita. Perdona por no pasar antes, pero la verdad es que llevo sin abrir el blog hace más de una semana. Siento lo de tu ojo, pero también me alegro que tu medico te haya dicho que no te preocupes, esa es una buena noticia. Espero que hayas encontrado bien a tú hijo y familia. Yo estoy bastanre desanimado, amiga mía. No se que voy a hacer. Tengo a mí hermano bastante mal y no puedo centrarme. Espero que todo pase y pueda retomar de nuevo las cosas como antes. Te mando un abrazo muy grande con todo mí cariño. Pasaré apenas pueda... ¡ah! y no fuerces la vista para leer.

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga desejo para ti um lindo e encantador dia de S António, de todos os Santos que tenho estima, tenho imensa devoção +por este Santo tenho verdadeiros milagres realizados por obra dele se um dia se proporcionar eu te conto.
    Beijinhos de luz e paz em teu corção

    ResponderEliminar
  3. Ó meu anjo como deves ver só agora li a tua crónica, e que chatice, mas não desmereças que tudo vai correr bem na graça da Nossa Senhora de Fátima. Eu vou rezar por ti minha linda, e podes confiar que a mãe nunca se esquece dos seus queridos filhos.
    Confia no Senhor, e tudo vai passar e vais ficar boa.
    Depois vens aqui para dizer que eu tenho razão , e olha meu anjo tu és linda por dentro e por fora.
    Beijinho de luz e paz

    ResponderEliminar
  4. Olá Janita,
    Aqui estou para parabenizá-la pela magnífica presença, nessa bela foto.
    Lamento o motivo que defraudou as suas expectativas de reencontro com a família e as festas de Santo António.
    Ainda bem que "preocupa não" e tudo vai acabar bem.
    O S. João, compensá-la-á, ou ele não seja também o Santo dos enfermos, daí o nome "Hospital S.João" - um belíssimo hospital.
    A melhor saúde para si.
    J

    ResponderEliminar
  5. Olá querida Janita, vai tudo correr bem querida amiga, nada de más ideias. Quanto ao veres o filhóte e neto ... há mais marés que marinheiros querida amiga e vais vê-los sim mas já recuperada. A vida tem destas coisas mas com força vai tudo correr bem. A tua foto... estás linda amiga. É como me disse alguém á uns dias. Estás uma cota enxuta e prás curvas. Imagina... e eu com uma maldita duma tendinite no braço esquerdo que me tira do sério. Beijos muitos querida e que tudo corra pelo melhor. Beijos muitos com muito carinho.

    ResponderEliminar
  6. Olá, boa noite, amiga!

    Estou sem computador, em casa.

    Estou num bar e sem muito tempo.

    Desejo-lhe bom resto de fim de semana.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Minha Querida Amiga Janita,
    Espero que no São Pedro possa vir a Lisboa ver a familia e gozar o fim dos Santos Populares já refeita dessa situação. Se assim for ficaremos todos nós seus amigos satisfeitos com o desfecho da "crónica de uma viagem anunciada..."
    Votos de que tal aconteça para a vermos cá por baixo na bela sardinha assada e no bailarico das marchas!
    Um beijinho amigo.

    ResponderEliminar
  8. Minha querida amiga,li o que escreveste e coloquei as minhas barbas de molho,é chato mas com certeza vais ficar bem,não esmoreças amiga,depois terás muito tempo para veres a famíla,o importante agora é cuidares bem de ti e não abusares.
    Adorei a tua foto,és muito bonita,parabéns.
    Desejo do fundo do coração que te ponhas boa depressa.
    Para ti amiga,um grande beijinho da amiga...Miuíka

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga Janita!
    Desta vez prometo que não vou fazer elogios,e o momento também não é propício a elogios,embora aja aqui uma coisa que eu gostava de elogiar,mas como já tenho a sentença lida.rsrs
    São coisas que acontecem, que não está na nossa mão controlar, o que interessa é que está tudo sobre controlo, e ade correr tudo bem se Deus quiser.
    "Preocupa não"a viagem desmarcada faz depois.

    Vou levar a sua foto, para recorda-la para sempre, se não quiser venho pó-la aqui.

    as melhoras e um beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  10. Meus queridos amigos, quero dizer-vos, sinceramente, que bendigo a hora em que decidi partilhar convosco este problema que me afligiu e, ainda aflige, só por ter tido a felicidade de receber tanta manifestação de carinho e amizade. Muito obrigada a todos.

    Um beijo muito grande da Janita

    ResponderEliminar
  11. Votos de rápida e total recuperação!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Janita
    Passei por aqui,
    Blog lindo.
    Li a tuadoença e mando um beijinho pois amanhã o dia já tem outra vez sol.
    Daqui de aveiro um beijo grande e melhoras.
    eu tbm andocom problemas de saúde tenho consulta dia 30 de Junho no Hospital Militar (Boavista).



    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Olá querida Janita,

    Espero que já esteja melhor,eu não pude deixar de vir aqui desejar boa noite, e fazer um barulhinho, perto de si, bruummm brurrummm.

    vim lá de baixo até aqui e ainda espou rindo,
    por causa brurrum

    Beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  14. Como estava rindo dei mais um erro,
    digam lá que errar não é humano,
    Queria dizer estou, isto é por causa de ser já tarde,vou parar aqui se não ainda dou mais erros.

    ResponderEliminar
  15. JANITA

    Eu detesto Vuvuzelas
    mas...adoro golos.

    Porque a bola é redonda
    porque eu adoro futebol.

    venho deixar beijinho e...sábado vou estar ás 19 horas na feira do livro no PORTO pavilhão B/35 e B/37 para uma sessão de autógrafos dos meus ultimos 2 livros .Perto das5 horas Já lá estarei para ter tempo para um café tranquilo...Com quem quizer estar comigo.
    Espero-te a ti ou a quem passar por aqui e morar pertinho do Porto..

    BOLA REDONDA



    Bola...
    Que é apenas...
    O delírio...
    Da pequenada...
    E também dos adultos...

    Uma bola...
    Uma simples bola...
    Transforma...
    Os homens...
    Movimenta...
    O mundo...

    Pobres...
    E ricos...
    Sentem...
    Que bola...
    É alegria...
    E divertimento...

    E a bola...
    Que joga...
    Que rola...
    Que faz rir...
    E faz chorar...

    Consegue...
    Esquecer...
    Horas más...
    E fazer...
    A união...
    De um Povo!...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  16. Olá querida Janita, é amiga... há espaços no nosso coração que nunca mais serão preenchidos... e a saudade dói. Espero que estejas bem melhor e que tudo não passasse de um susto. Agora minha menina(que está linda) nada de abusos dos grandes. O que não se faz em 5 vezes faz-se em 10. Beijos muitos com muito carinho

    ResponderEliminar
  17. Minha querida daqui pode levar tudo o que quiser se gosta leve pois tenho muito gosto nisso, as amizades são partilhas de tudo que se possa partilhar o que e de um é de todos Deus nos fez assim o ser humano às vezes é que torna egoísta e pensa que é dono de tudo.
    Beijinhos minha linda

    ResponderEliminar
  18. Hola mí querida amiga janita. Espero que te encuentres ya bién y que tus ojos sigan tan bellos y tan sanos como siempre. Te mando un abrazo con mí cariño.

    ResponderEliminar
  19. Minha querida passei para saber se está melhorzinha, espero que sim.
    Te desejo um lindo fim de semana, beijinhos de luz e paz

    ResponderEliminar
  20. As dores de cabeça são o pior.

    Espero que já possa dançar pelo S, João!

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  21. Janita

    Agradeço tua presença no meu recanto. Não tenho respondido a visitantes, por razões de saúde e
    de imediato fui esquecida.

    Essa viagem anunciada e não realizada, foi uma pena.
    O caso, exige, o afastar do pc, por
    algum tempo.

    Mas agradeço tua visita e vou sentir saudades tuas.


    Desejo melhoras rápidas e cuidados
    necessários para melhorar.
    Não vou fazer como aqueles que nos esquecem, com uma facilidade
    pertubante.

    Não nasci para o que não entendo,
    no nosso mundo onde tanto se fala de amor e tão pouco se dá, desse amor. Estranho, não é?
    As melhoras,

    Mª. Luísa

    ResponderEliminar
  22. Minha linda amiga que saudades da sua presença, desejo de todo o coração que se restabeleça muito rápido, todos os amigos sentimos a sua falta.
    Beijinhos de luz e paz em seu coração


    Ó minha querida Janita
    amiga do coração
    só peço a S.Luzia
    que te devolva a visão.

    ResponderEliminar