sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dia Mundial da Rádio.


Celebra-se anualmente a 13 de Fevereiro, o Dia Mundial da Rádio!  Este Dia foi declarado pela UNESCO em Outubro de 2011, com base numa proposta apresentada pela Academia Espanhola de La Radio e celebrou-se pela primeira vez em 2012. É recente, portanto!
Deste Dia eu gosto e muito...
À Rádio - ou telefonia, como se dizia, então - estão ligadas muitas das minhas gratas memórias de infância.  Desde as canções românticas aos folhetins radiofónicos, nada me escapava. Belos tempos!...

                                            
E quando António Silva explica o funcionamento do aparelho de rádio, lembram-se?  "A onda bate na lâmpada e recua...Pois, é preciso aquecer o carburador!"
Se amanhã eu não andar por cá, não se esqueçam...para que tudo funcione em beleza é preciso aquecer, previamente, o carburador! 

Abreijos para todos!
 
 

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Nem quando andas de carro ouves, João?

      Eu tenho o meu sempre sintonizado para a TSF...

      Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Tenho saudades de fazer rádio. Sempre gostei de o fazer.
    Beijinho e bom fim de semana, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que tenhas saudades dessa actividade, António! Aliás, já numa ocasião me falaste nisso.
      Como deves lembrar-te, houve um tempo em que as estações de rádio proliferaram como cogumelos! A minha filhota, então com 17 anos e no Verão que antecedeu a sua entrada na Universidade, apresentou uns programas numa estação cá do Porto. Chamava-se Rádio Delírio!
      Foi uma experiência inesquecível para ela.

      Também o irmão o fez, mas já na Rádio Universidade do Minho.

      Fazer rádio é um bichinho que se entranha e nunca se esquece!

      Obrigada, António.

      Beijinho e bom fim-de-semana, também para ti.

      Eliminar
  3. A escolha foi excelente Janita! Uma bonita homenagem com um do filmes que muitas saudades deixam.
    Eu ouço muito rádio.

    Beijinhos e um bom fim de semana amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta minha homenagem ao Dia Mundial da Rádio, era minha intenção apresentar um excerto de um filme com o António Silva, em que a páginas tantas, ele aparece com uma «telefonia» lá na Pensão onde residia. Então o rádio começou a fazer uns ruídos estranhos. A explicação dele é de morrer a rir, quando diz que a onda bate na lâmpada e recua, até aquecer o carburador...:)) Como não não consegui passa-lo para o blogue, optei por este.

      Beijinhos, amiga Adélia. Bom fim de semana e Carnaval! :)

      Eliminar
  4. Amiga Janita, lembro-me em pequena e em jovem também, de ouvir os parodiantes de Lisboa, as radio-novelas, os discos pedidos etc...
    Mas depois perdi esse fascínio, não te sei explicar porquê.
    Aquecer o carburador com este frio, não dá não ! :))


    beijinho e bom fim de semana


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Fê.

      Em casa raramente oiço rádio, mas no carro não dispenso!
      Lembras-te do slogan dos Parodiantes de Lisboa? E da Parada da Paródia?

      E a publicidade? A brincar se trabalhava. Outros tempos, outras vontades.

      Hoje há tanta oferta que as pessoas nem sabem para onde se virar.

      Beijinhos, amiga, bom fim de semana!

      Eliminar
  5. Lembrei-me da cena :)
    um beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma cena giríssima, Gábi!

      Um grande comediante o Sr. António Silva!! :)

      Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar
  6. ANTENA 1

    Post bem esgalhado
    António Silva, bem lembrado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é uma espécie de dois em um, Rogério!!

      Bem esgalhados são os seu comentários, sempre rimados!
      Uma delícia!!!

      Ouve a Antena 1? A Rádio, o Cinema, a Televisão, a Música ou a Literatura é ao gosto de cada um. Neste particular, eu sou mais TSF....

      Um abraço, de laçarote na cabeça! :)

      Eliminar
  7. Uma boa "pescaria" na Celebração deste Dia da Rádio!
    Hoje, já não é necessario o aquecimento prévio.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ver tenho queda para a pesca, SOL!!

      Pois, hoje, há calor a mais. Pega tudo à primeira!

      Beijinhos carnavalescos!

      PS. Não sei muito bem do que estamos a falar, mas como é Carnaval nada se leva a mal! :-)

      Eliminar
  8. Também era uma menina da rádio, como a minha mãe e a minha avó e todos os que nasceram de 50 para trás. Mas a evolução tecnológica é mesmo assim. Desliguei-me da rádio em finais de 70, 80. Por falta de tempo e porque passaram a dar conversa e publicidade do que música. Odeio o paleómetro em que se tornou a rádio - conversas da treta sem o António Feio e o José Pedro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Graça há uma ligeira diferença entre ser uma "Menina da rádio" e uma menina que ouvia rádio!
      Eu cantava era as canções que ouvia na rádio. Ainda não havia televisão!

      O 'paleómetro' que falas está em tudo quanto é lado, Graça! Com a evolução tecnológica ainda se ouve em mais locais.

      Falaste no António Feio e fiquei entristecida! Agora já não temos os diálogos da treta, que tanto me divertiam. Ficaram os monólogos do José Pedro...mas não é a mesma coisa!

      Beijinhos, Graça, e obrigada.

      Eliminar
  9. Olá, Janita!

    E aquecido o carburador, depois a telefonia levantava fervura...dizia quem percebia da poda...e era um grande artista.

    Ouvir rádio, agora, e só às vezes,só mesmo no carro.Em contraste com tempos idos, em que adormecia com ele,bem pequenino e portátil, bem colado ao ouvido...

    Como este mundo mudou - e nós com ele...

    Beijinhos amigos.
    Vitor

    ResponderEliminar