segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tony de Matos...Um "Vendaval" que Passou e Deixou Rasto.

Faz hoje vinte e seis anos ( 08 de Junho de 1989) que o último cantor romântico português partiu, vítima de doença que não perdoa.
Não posso dizer que Tony de Matos tenha sido o meu cantor/fadista preferido, mas tinha um timbre de voz inconfundível que muito apreciava, foi conhecido internacionalmente, muitas das suas canções marcaram uma época, especial para mim, e continuam a ser recordadas por todos quantos o ouviram e admiraram.
Carlos do Carmo definiu-o como sendo "o tipo de cantor latino, autêntico, sincero e espontâneo". Concordo inteiramente!
Para o relembrar e homenagear deixo três dos seus maiores êxitos. Espero que gostem de ouvir aquele que foi conhecido como o "Sinatra Português"

                                                "Vendaval"


                                        "Morri Ontem"


                                                   "Só Nós Dois"    

  


                                                      

18 comentários:

  1. O Tony de Matos era o cantor do povo... pois quem, na altura, confirmaria que o ouvia?! O pretensiosismo não o permitiria. Ficaria mal. Não seria de bom!
    Pelo que me recordo, a atitude foi semelhante quando as telenovelas surgiram. Quem admitiu, logo de início, que passavam tempo a vê-las. Não os “intelectuais”!! : ))) Telenovelas – gosto de plebeu. : ))
    Enquanto escrevo, oiço Tony de Matos!!!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Dizes bem, Catarina! O pretensiosismo, a mania de se ser superior, de não gostar de Fado, de canções populares e sobretudo românticas.

      Por essa altura começaram a surgir as Bandas inglesas e isso. sim, era de bom-tom. :)
      Como sempre me estive a borrifar para as opiniões facciosas e pretenciosas, gostava e gosto do que gosto. Quem não gostar...temos pena!!

      Se gostas, folgo muito que ouças, Catarina! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Reconheço que tinha garra a cantar e uma voz daquelas.... Mas eu, que nunca gostei de fado, lembro-me de "gozar" que nem uma perdida ao ouvi-lo uma vez ao vivo no famoso Baile das Camélias lá em Sintra nos idos de 60.... Agora já consigo ouvir um ou outro dos seus fados-canção, enfim...

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Fado eu gosto, Graça! Não aprecio é todo o tipo de Fado!

      Do Tony, como já o disse acima, não era muito fã!

      Mas gostava e muito do António Calvário!! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Também não foi o meu preferido, no entanto tenho guardadas (eram do meu marido) cá em casa estas três e mais algumas musicas dele. Também as ouvimos ao vivo, uma noite que ele veio actuar à discoteca (já não existe) Rio Mar na Praia da Vieira.
    À meia duzia de anos iamos a um Bar onde o Rodrigo cantava Karaoke, muitas vezes se cantava musicas do Tony de Matos.

    Também concordo com o Carlos do Carmo.

    Excelente esta tua homenagem! Gostei de as voltar a ouvir.

    Beijinho amiga, tem uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que nunca fui a um Bar onde se cante karaoke, amiga Adélia!

      Agora apetecia-me cantar como a Cidália Moreira: "Ai, quem me dera ter outra vez 20 anos..."´ ou como o António Mourão: " Ó tempo volta para trás..."!!

      Fizeste bem, minha querida...
      o tempo correu depressa demais e eu nem dei conta de que a vida me passou ao lado...:(


      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Ó Rogério, já está a misturar as cantigas??

      Essa era do Carlos Ramos!! :)) E um bocadinho piegas, diga-se de passagem...:)

      Beijinho

      Eliminar
  6. A minha tia Nela tinha uma paixão tremenda por ele.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim, Pedro!

      Lembro-me da minha irmã e as amigas, terem uma paixão assolapada pelo Francisco José!!

      Como me apaixonei cedo por um rapaz e aquilo foi amor de caixão à cova
      - tipo Romeu e Julieta - nunca tive dessas paixões por artistas! :))

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Gosto da imagem do teu blog!

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá...já não é mau!! :-))

      Foi tirada de costas para o Jardim do Passeio Alegre!!

      Na margem oposta do Douro fica a Afurada....( se não estou em erro)

      Conheces este belo Jardim?

      Beijinho

      Eliminar
    2. Que jardim? So vejo barcos!

      Estou a brincar, não leves a mal!

      Abraço grande

      Eliminar
    3. Pois...Eu estava de costas para o Jardim!!

      É aquele que tem muitas palmeiras, sabes qual é??

      Abraço! :))

      Eliminar
  8. Um dos "grandes" da altura ! ... No entanto, tal como a Catarina diz : dizer-se que se ouvia ou gostar-se de filmes portugueses não era de bom tom, assim como hoje as telenovelas, ou mesmo a TVI (salvo programas especiais) !

    Abraço, Janita ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que nos importa a nós o que os outros pensam ou digam das coisas que nós vemos e gostamos, Rui??

      Isto das canções é como a literatura. Cada pessoa tem a sua preferência pelo estilo que mais lhe agrada.
      Pois olha, Rui! Quando começou a primeira novela brasileira "Gabriela Cravo e Canela" baseada no romance de Jorge Amado, como muito bem sabes e te lembras, houve um político que "confessou" não perder um episódio! :))

      Ainda há pouco estive a ver um episódio do "Rei do Gado" e, então?? :))
      Já das portuguesas não vejo nenhuma...

      Beijinhos, amigo Rui.

      Tenho tido tão pouca apetência pela blogosfera, talvez devido a este calor sufocante, que ainda não fui ver que Brinde lá tens para nós!

      Abraçaço, Amigo! :))

      Eliminar
  9. Amiga Janita, lembro-me bem da voz e da postura inconfundível de Tony de Matos.
    Marcou sem dúvida uma época, quer gostemos dele ou não.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar