quarta-feira, 8 de julho de 2015

REMORSO(S...

Remorso

Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera.

Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera...
Ah! Mais cem vidas! Com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando!

Sinto o que desperdicei na juventude;
Choro, neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude,

Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse!


(Olavo Bilac)





O inquilino da sábia e generosa Mafaldinha...


O inquilino que em vós habita, meus Amigos, incomoda-vos muitas vezes?

O meu, é um eterno insatisfeito...
está sempre a reclamar...
 dentro do meu peito!



17 comentários:

  1. Tanta coisa que poderíamos fazer e não fizemos...
    Será que ainda teremos tempo? Até pode ser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que deveríamos ter seguido esta 'máxima', Graça:

      "É preferível arrependermo-nos do que fizemos, do que ficar com remorsos por não ter feito ou, pelo menos, ter tentado fazer..."

      Eu arrependo-me de não ter tido mais ousadia, na procura da felicidade!
      Agora, é tarde, sim, Graça...:(

      Abraço e 'ousa' ter umas férias muito felizes! :))

      .

      Eliminar
  2. Também tenho inquilino!

    E assim os ses nos acompanha na vida.


    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, minha amiga...esses "se's" , acompanham-me, há tempo de mais!

      Há inquilinos muito exigentes, não há? Às vezes, apetece-me dar ordem de despejo ao meu!!!

      Beijinho e tudo de bom, amiga Adélia

      Eliminar
  3. Não, o meu "inquilino" até que é sossegadinho, até porque aprendi já há alguns anos a controlar o mau génio (enfim, ainda com algumas exceções, nomeadamente para os políticos...), pelo que raramente tenho remorsos. :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não conheço nenhum político pessoalmente, praguejo sozinha contra eles e eles não ficam incomodados... ;)

      Eliminar
    2. Sorte a tua, Teté! Teres um inquilino pacato por seres controlada...essa excepção em relação aos políticos não deve dar-lhe preocupações de maior...:)
      Já eu...Precisava saber contar até dez... assim, evitava tanta polémica entre nós!!

      Beijocas e bom fim de semana

      Eliminar
  4. O meu inquilino é um safado
    por isso o trato
    por Meu Contrário

    (mas dá-se bem com Minha Alma
    e isso me acalma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensava que o seu EU é que se dava mal com o sua Alma, Rogério!

      Afinal, tem um inquilino porreiro... Uma Santa Trindade!
      Cuidado! A pacatez em demasia nem sempre é verdadeira...

      Abraço!

      Eliminar
  5. Um chatarrão!!
    Mas eu até gosto dos sermões que o gajo que dá.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igual ao meu, Pedro! Um chato de galochas!!

      Já eu gostaria que ele não fosse tão exigente.

      Beijinhos e boas férias! Até breve...:)

      Eliminar
  6. Amiga Janita, o meu inquilino é sensato, o senhorio é que às vezes se exaspera :)
    Remorsos ? Não penso nisso para não incomodar o inquilino :D

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorte a tua, amiga Fê... Sorte a tua!

      O meu remorso é dar-lhe ouvidos...e ter perdido:

      "Os beijos que não tive por tolice,
      E por pudor os versos que não disse!"

      Ah, pois!!

      Beijinhos e um excelente fim de semana

      Eliminar
  7. O poema é muito, mas mesmo, muito bom!
    Inquilino? Quem o não tem? O meu dá-me cabo da cabeça, nem eu o entendo.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Olavo Bilac escreveu poemas belíssimos, amigo Manuel! Este soneto é um deles.
      Há inquilinos que nos tiram do sério, por não saber o que querem!

      Um abraço, Manuel!

      Eliminar
  8. O poema é muito bonito, mas a Mafalda é insuperável. Não tenho remorsos, tento seguir sempre as sugestões do inquilino!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Tio...nunca contrarias o teu inquilino? Devem fazer uma boa parceria, então!!

      Beijinhos nortenhos para onde quer que te encontres! :)

      Eliminar