sábado, 17 de setembro de 2016

Para Lá Do Arco-Íris.


Quarenta e dois anos após ter ficado viúva, com três filhos menores o mais novinho com apenas dois anos de idade, a vida, essa madrasta, voltou a fazer dela uma viúva. Agora, tem quatro filhos seis netos e duas bisnetas.

Quando lamentava a sua desdita por ter visto partir dois maridos, qual deles o melhor, mais generoso mais seu amigo e bom companheiro, alguém, do outro lado da linha, não a acompanhou no lamento.  Disse-lhe, porém, as palavras que ela reconheceu serem uma verdade que nunca lhe havia ocorrido nas horas de dor, de então, e de agora. Palavras essas que, diz, jamais esquecerá.
Ao seu lamento:
- Já viste, Luís?- duas vezes a mesma infelicidade...
Obteve a clara e lúcida resposta:
- Madrinha… Pense, antes, e sempre, nas duas vezes que a Vida lhe deu a oportunidade de ser feliz. Quantas pessoas passam pela vida sem ter tido uma única vez, sequer, essa oportunidade?...
E mencionou alguém que ela conhece bem.

Hoje, para lá do arco-íris, algures num lugar onde são acolhidos os bons e os justos, há duas almas, generosas e amantíssimas, a olhar por ela…

Eu, que captei o luminoso arco-íris, quando o sol rasgou as nuvens após uma forte chuvada, sinto-me orgulhosa pelo interlocutor que, do outro lado da linha, a centenas de quilómetros de distância, constatou uma verdade tão simples quanto terapêutica…Um bálsamo para o coração sofrido da minha irmã…

 ==========================================



13 comentários:

  1. As palavras podem ter mil e uma facetas, mas há algumas, quando ditas na hora certa, têm o condão de nos tocar. E isso faz toda a diferença.

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
  2. Revejo-me no comentário anterior.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. É tão bom ter essa capacidade de ver o lado positivo da vida, mesmo nos momentos de dor.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Lamento muito a dor que ela sente neste momento.

    ResponderEliminar
  5. Há pessoas que têm a capacidade de apreciar as cores do arco-íris e transportá-las para as palavras.
    Essa resposta revela uma imensa sabedoria.

    Um beijinho sentido amiga Janita


    ResponderEliminar
  6. Escrevi um comentário que fugiu. Talvez, seja melhor assim, porque este texto tocou-me profundamente e as minhas palavras eram demasiado emocionantes. Estou com a tua irmã, embora a resposta do Luis fosse inteligente.

    ResponderEliminar
  7. Excelentes palavras de corpo e alma
    um mar sentido nas suas mãos

    Bj

    ResponderEliminar
  8. Está tudo dito mas eu gostaria de acrescentar alguma palavra de conforto para a tua irmã mas não sei como...deixo um abraço.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Há muita gente que morre sem nunca ter sido feliz, consegui-lo em duas uniões é admirável. No entanto, ver morrer duas vezes quem se ama... A vida tem bons e maus momentos e há que saber ver o lado positivo de tudo porque existe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Querida Janitamiga

    A vida é mesmo madrasta!Bem podes oferecer à tua irmã o teu arco-íris como uma dádiva de afecto e carinho pela vida tão sofrida que ela tem tido.

    Sei o que sofrida quer dizer. Sei, infelizmente sei. Mas um arco-íris é uma esperança e sei que a acompanharás sempre - como, aliás, o fizeste.

    Como te disse também eu tive o meu arco-íris: não tenho Parkinson. No meio das brumas mais escuras e aterradoras, quando o aro-íris aparece é como uma consolação do tormento...

    Para as duas bjs da Raquel e qjs do Leãozão

    Já podes voltar a comentar na NOSSA TRAVESSA pois o probema já está resolvido

    ResponderEliminar
  11. Uma vez mais, o meu muito Obrigada a todos os Amigos que por aqui passaram e deixaram a marca da sua passagem. Agradeço, igualmente, a todos os outros que passaram em silêncio, e foram muitos.

    Um beijinho grato.

    Janita

    ResponderEliminar
  12. Muitas vezes (quase todas as vezes) vivemos a nossa vida sem olharmos em volta, sem nos apercebermos o quanto de bom a vida nos deu. Os nossos lamentos, as nossas alegrias e as nossas tristezas impedem-nos de ver mais além, de percebermos o quanto felizes somos, sobretudo por comparação com outros cuja vida foi infinitamente menos pródiga. Poucas (muito poucas) são a vezes que nos apercebemos disso porque NÓS é a questão que nos ocupa o pensamento e que mais nos interessa e não as comparações com outras realidades. Não é por egoísmo, é tão somente porque somos quem e como somos!
    Um arco íris é (talvez) o que falta para unir o princípio ao fim dessa realidade que é a vida!
    Beijokas unidas com sorrisos!

    ResponderEliminar
  13. Um abraço sentido a toda a família, Janita, tu compreendes, por vezes as palavras em demasia são só isso.

    Outro abraço para ti

    ResponderEliminar