segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

TÃO LONGE, TÃO PERTO.



Este feliz desejo de abraçar-te,
Pois que tão longe tu de mim estás,
Faz com que te imagine em toda a parte
Visão, trazendo-me ventura e paz.
Vejo-te em sonho, sonho de beijar-te;
Vejo-te sombra, vou correndo atrás;
Vejo-te nua, oh branco lírio de arte,
Corando-me a existência de rapaz…
E com ver-te e sonhar-te, esta lembrança
Geratriz, esta mágica saudade,
Dá-me a ilusão de que chegaste enfim;
Sinto alegrias de quem pede e alcança
E a enganadora força de, em verdade,
Ter-te, longe de mim, juntinho a mim.


  ( "Eterna Presença" Poema de Mário de Andrade )


**************************************************************

*********************************************


20 comentários:

  1. Com amor e poesia, do longe se faz perto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou o longe fica ainda mais longe, Luísa. Tudo depende do ponto de vista e das circunstâncias...

      beijinhos

      Eliminar
  2. E como a saudade é dolorosa! Muita força.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou apenas a intermediária do poema, Adélia. Não é nada comigo!!! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. E vem aí dentro de dias 2017; oxalá que seja menos mau do que este 2016 felizmente prestes a acabar. E junto o desejo de que o novo traga muita saúde, paz, amor e solidariedade.

    Henrique, o Leãozão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade amigo Henrique, este ano foi uma calamidade.

      Muito obrigada pelos teus bons votos, que retribuo com igual anseio.

      Um abraço e um beijo para a Raquel.

      Eliminar
  4. O amor é uma coisa maravilhosa - assim também a poesia. Belo poema de amor!

    Beijinhos e bons poemas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poemas de Amor e poemas de AMOR, Graça! Este é daqueles que me deixou mesmo encantada.

      Beijinhos com e sem poemas. :)

      Eliminar
  5. Abraço grande, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha de lá, então, esse grande Abraço, Ricardo.
      Bem apertadinho, como eu gosto e nos aconchega até à alma! :)

      Um beijinho, também.

      Eliminar
  6. Estando, sem estar
    Mais que um desejo
    é conseguir tal ensejo
    e, mesmo longe, poder abraçar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pode, amigo Rogério, sabia?
      Basta haver reciprocidade no querer!

      Um abraço. :)

      Eliminar
  7. Um belo poema e não só de amor, mas também de Amizade !
    Uma enganadora força que transforma o longe no perto !
    O sentirmos-nos longe, mas, no entanto, tão juntinhos !
    ... e não é isso que acontece também entre nós, Amigos na blogosfera e também no mundo real ? ...

    Dá-me aí a tua mão que eu estou aqui !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um amigão, Rui. Daqueles que sentimos sempre perto, ainda que estejamos longe.
      Tens essa particularidade, de saber bem-querer. De entrega e partilha, quer nos blogues quer cá fora, na vida real. É um dom, sabes? :)

      Obrigada, Rui. Beijinhos. :)

      Eliminar
  8. Boa tarde, sem amor não é possível viver, feliz ano de 2017 com a concretização de todos os sonhos.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, António e obrigada.

      Todos, todos, não direi, mas gostava de conseguir alcançar ao menos um.
      Para si, os meus sinceros desejos que realize os sonhos que ainda não alcançou.

      Um beijo e feliz 2017.

      Eliminar
  9. Os poetas nos seus poemas conseguem que nós ao lê-los consigamos sentir o que eles descrevem, fazendo com que a nossa imaginação flutue entre as lembranças e as realidades que nos rodeiam. (hoje estou assim, nostálgico)
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao falares assim, ainda me fazes sentir pior, Kok! Conheço a tua faceta alegre, bem humorada, sempre pronto para pôr bem dispostos os que te rodeiam, mas também conheço o teu outro lado sentimental, melancólico...Pois, conheço!
      O melhor é pormos a nostalgia de lado e sorrir à Vida, meu Amigo!
      Esperemos o Novo Ano com renovada Esperança. Ainda que isto já pareça um chavão...

      Beijokas, beijinho e abraço!!

      ( pode ser que esta santa trindade faça algum milagre. :) )

      Eliminar
  10. Há coisas que não se explicam mas que se sentem contra toda a ciência racional. O longe se faz perto mas o contrário também se verifica, infelizmente, o perto que afasta irremediavelmente até à explosão demolidora.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tanta coerência e exactidão, nos seus comentários, (quando fala a sério ) Agostinho, :) que ficamos sem nada para acrescentar. Apenas, assentir com a cabeça.

      Beijinho

      Eliminar