domingo, 18 de março de 2018

MÚSICA AO DOMINGO.


Quando avistaram pela primeira vez
velas e navios sobre as águas
por maravilha imaginaram
que eram brandas asas brancas
que voavam pelas fráguas.

Vindas por magia de estranhos lugares
assim levantadas muito mais aladas
pelas entranhas das cafrarias
e nascidas de outros mares

de outros ares
e quando arreámos velas
lançámos ferro e vendo apenas cascos de feitio
cuidaram então que fossem peixes
nunca antes tinham visto qualquer obra de navio.




Vão remos ao alto
pára de vogar e olham-nos de espanto
e nós neste quebranto
acordámos em sobressalto.

Se andam cafres pelo ar a rondar a rondar
e cobrem o ar gafanhotos mosquitos e moscos pavões
e patolas, libelinhas, zangões,
borboletas, tabões, abelhinhas, gralhas galinholas
e no chão abertos os gorgomilos
há bichas e crocodilos muito abundantes de beiça larga
e papos grandes
e na tapada andam leões e leopardos
entre muitos ruminantes mirabolantes
longos focinhos de "alifantes"
também julgavam que os olhos pintados
e pintados mesmo à proa do navio
eram verdadeiros olhos e por esses olhos via e andava o navio
pelo rio pairando no escuro
era aparição estranha criatura na negra moldura e na aflição do esconjuro atropelam água céu e chão…


Eis Ali O Dito Cantor Maldito

Para todos que, como eu, gostam da música de Fausto Bordalo Dias, podem ver AQUI, quais as canções que fazem parte do duplo álbum "18 Canções de Amor e Mais Uma de Ressentido Protesto", editado em 2007.


Para TODOS desejo uma excelente semana! 

:)


32 comentários:

  1. Sempre agradável ouvir música ao domingo!!
    : )

    ResponderEliminar
  2. Boa música ao domingo, que podemos levar para o resto da semana. :)

    ResponderEliminar
  3. O que é que você vai fazer... domingo à tarde ( Nelson Ned)
    .
    * Mãos de amor que seguram um livro fechado ( Poetizando ) *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nelson Ned ou, de preferência, Tim Maia e Gal Costa n’Um Dia de Domingo, Gil António.

      https://www.youtube.com/watch?v=kQkSdt6pg6Y

      Semana feliz! :-)

      Eliminar
  4. Muito bom!!
    Obrigada pela partilha. Sabe sempre bem ouvir!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro o Fausto e todas as suas canções, mas também gosto de outros estilos musicais. Não me interessa se são antigas ou não, se é Pop ou clássica, têm é de me dizer algo.

      Obrigada, Cidália.

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  5. Obrigada. Gosto tanto de ouvir o Fausto.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por sinal as canções que escolhi não são as que mais gosto de ouvir, de toda a discografia do Fausto, mas as menos conhecidas. É esse o critério de escolha que uso nesta rubrica. :)
      Obrigada, Elvira.
      Boa semana, um abraço.

      Eliminar
  6. Gosto mesmo muito de ouvir o Fausto! Obrigada, Janita!

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já somos duas, Gracinha. :)

      Eu é que te agradeço as palavras e visita.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Dos cantores, em tempos chamados de intervenção, foi um dos grandes. Foi bom reouvir :-))

    Boa noite Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Noname. O segundo tema até tem uns laivos de crítica mordaz muito interessante.
      Mas nem todos os que passam se detêm a ouvir, fixam-se no nome e nem chegam a ouvir as canções. :)

      Beijinho, boa semana Non.

      Eliminar
  8. Linda partilha querida amiga ,desejo-lhe também uma semana muito feliz beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. E meu, Rogério!
      Somos uma verdadeira irmandade. :)

      Eliminar
  10. Gosto muito das duas canções que partilhaste, que sinceramente estavam quase esquecidas.

    Boa semana!

    Beijinhos Janita.

    Ps. Para responder ao comentário que fizeste lá no meu blog sobre o Festival de Chocolate em Óbidos, acreditas que não pus lá os pés? Tempos houve em que era um evento muito diferente do que se assiste hoje, uma autêntica exploração nos dias que correm, sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez por serem as que menos se ouvem nas rádios e por aí, Manu. Dos cantores que entram nesta rubrica, escolho as canções menos conhecidas.

      Quanto ao Festival de Óbidos, vi na TV aquela maluqueira do bom-bom mais caro de todos os tempos que ia estar em exposição, como se de uma jóia rara e preciosa se tratasse. E é! :) O mundo e os mundanos perderam o juízo...

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  11. Olá Janita :) eu e para não ser diferente, não gosto do Fausto Dias :) já o poema, AMEI, mas, só porque me fez lembrar o mar, a praia ai que saudadis ahahahah
    r: eu ando constipada há mais de um mês, mas tá-se bem, aguentaaaaa :)
    Então e tu nada de melhoras? ai o caraças, vamos mas é prá ilha lol As melhoras amiga e obrigada por teres perguntado por mim.
    Quanto ao puto, é sério, aquilo sabe mais cá Lucia lol

    Beijinho Janita boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, cachopa...és sempre a mêma!!
      O poema que AMASTE é a letra dessa canção que não gostaste do cantor que não gostas. :))

      Eu nunca me ponho boa, porque boa nunca eu fui. ehehehe

      Beijocas e as tuas melhoras.

      Eliminar
  12. Afinal não sou só que que não gosto da música do Fausto.
    Não é intragável, mas não faz o meu género.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Pedro, não está sozinho nesse seu contra-gosto. Há gostos para tudo, felizmente, e eu, até gosto de amarelo, veja só. :)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  13. Bom dia. Adorei. Os nomes que enumerou ao Gil são todas do meu agrado.
    :))

    Hoje:- Saudosa Viagem...

    Bjos
    Votos de uma boa Segunda-Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está uma boa notícia, Larissa.:)

      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
  14. Ouvida à 2ª feira.
    Boa semana, Janita. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como o peixe frito, António...de uma dia para o outro sabe melhor! :))

      Um beijinho e boa semana, Amigo.

      Eliminar
  15. Nem todos gostam do Fausto, porém, eu aprecio.
    (Muito grato e sensibilizado pelas suas palavras num comentário meu num post de há dias).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha de gostar, José, em matéria de gosto musical somos muito chegados. :)
      Um beijinho saudoso!

      Eliminar
  16. Fausto Dias, um dos nossos compositores da MPP mais profícuo e agradável de ouvir ! Obrigado Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço, Ricardo.
      Sei que também gostas da voz e das composições do Fausto pois já o tenho ouvido muitas vezes lá no teu Pacto.
      Tens bom gosto! :)

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar