domingo, 17 de fevereiro de 2019

"The End" Pode Não Ser O Fim.


Há blogues que visito religiosamente. Alguns são só de leitura, mas eu gosto e muito. Embora, por vezes, me apetecesse imenso dar opinião, tenho de me retrair sem outro remédio. Não o permitem, paciência, continuo a segui-los com o mesmo prazer. Acho que já aqui o disse e mais do que uma vez. Um desses blogues, em Setembro de 2017,  fechou as portas. Ou melhor, deixou de publicar novos textos e despediu-se . Assim:

O fim da fita
TEMPO CONTADO

(06-01-2007    10-09-2017)
fecha hoje definitivamente. O autor fica grato aos que o leram e seguiram.

Com direito a epitáfio e tudo. Assim, tal e qual.
Podem confirmar AQUI

Como já o afirmei por diversas vezes, isto de navegar na blogosfera é um vício bom que se nos vai agarrando à pele. Muitos blogues têm-se bandeado para as redes sociais em voga.
Outros, pura e simplesmente, arrumam as botas, dizem que x anos a blogar já lhes chegou, outros vão embora por outros motivos. Mas quase todos, mais cedo ou mais tarde acabam por voltar, felizmente. Foi o caso. 
Quando menos se esperava, eis que o Patrão da Barca, o escritor J. Rentes de Carvalho, anuncia que Volta a abrir. (link), frisando, contudo, que a partir de agora, e enquanto Deus quiser, (sic) iria deixando os textos que publica periodicamente em determinado Jornal. Escusado será dizer que fiquei imensamente contente.

Mas o que me levou a escrever este texto, foram estas "Amizades da vida inteira" , publicadas hoje,  com que me identifico palavra a palavra. Apenas coloco aqui um exemplo. O resto da Crónica podem e devem, ir lá ler, basta clicar no título, ou na frase em baixo.


Exagero? Olhem que, para mal dos nossos pecados, talvez não!

Não sendo eu nem escritora, nem cronista nem ninguém ligada às Letras, sinto isso no meu dia-a-dia. Considero-me uma livre pensadora, mas já quase me inibo de expressar a minha opinião, tanto na vida real como dentro deste meio virtual em que navego. Ou eu não me sei expressar como deveria, ou as pessoas me tomam de ponta, por me manifestar formulando opinião contrária à sua, sei lá. É evidente que procuro dizer as coisas sem ferir susceptibilidades, mas porra, digo aquilo que penso, como posso e sei e a mais não me considero obrigada!

Obrigada a si, prezado J. Rentes de Carvalho, por tudo o que me tem ensinado e, sobretudo, pelo  maravilhoso primeiro romance que escreveu e eu conservo em lugar de destaque, aqui, na minha estante por cima do PC. O magnífico "Montedor", com uma nova ilustração de capa, belíssima. Bem-Haja!


40 comentários:

  1. Vou dar uma vista de olhos nos espaços indicados... Penso que é mais fácil sermos nós mesmos nos comentários a partir do momento que se vai "conhecendo" melhor os espaços e os autores, ainda assim, na internet, é muito fácil ser se mal interpretado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Detesto a hipocrisia, palavras que parecem meter todos no coração, apenas para inglês ver, e na blogosfera vê-se muito disso.
      Claro que uma pessoa minimamente educada sabe usar as palavras certas para se exprimir sem ferir sensibilidades, mas creio que, tal como diz Rentes de Carvalho, hoje em dia, muito poucos sabem encarar a verdade e há 'susceptibilidades' demasiado à flor da pele. Como agora se diz: "Temos pena!" :)

      Espero que o blogue lhe tenha agradado, Sam!
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Eu posso lá ir ler a crónica, agora o "devo" ler é subjetivo
    e discutível. :))))

    Eu, como já tenho dito muitas vezes também gosto da reciprocidade e da troca de opiniões. Se eu ler uma postagem e não quiser, na altura, por várias razões, comentar será porque assim decidi e não porque o bloguista não está interessado em saber a minha opinião. Embora reconheça que comentários como "gostei", "que interessante" e outros semelhantes sejam apenas para marcar presença.

    Os blogs vão desaparecendo ao fim de anos. Há outras plataformas que não ocupam tanto tempo, ou porque as pessoas se cansam ou porque já nem sabem que mais postar.

    Ao escrever este comentário estou a sentir muitas saudades do CBO e da Teté. :((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que isso de 'devem' foi força de expressão. Apenas se forem, compreenderão muito melhor o objectivo desta publicação. Tu só vais lá ler se quiseres.

      Essas tais plataformas que não ocupam tanto tempo, não me despertam o mínimo interesse, prefiro de longe os blogues. Só gasto o tempo que tenho e me apetece, nada é obrigatório, mas mentiria, se dissesse que tenho sempre temas interessantes para alimentar o blogue. Cada caso é um caso diferente, não há dois blogues iguais assim como não há vidas e vivências iguais.

      Também recordo com muita saudade a Tété e o Carlos. Essas foram ausências definitivas. Acho que pensar muito nisso me faz mal, põe-me de rastos, mesmo. :(

      Eliminar
    2. Eu também prefiro os blogues. E qualquer tema me agrada. Desde os desafios, à culinária, a anedotas, a temas simples que nos deixam bem dispostas. Não é necessário temas de grande profundidade intelectual. Para isso temos outros meios.
      Tu, continua lá com o teu blogue e nem penses em desaparecer!
      : ) ← símbolo de despedida/até ao próximo post!!

      Eliminar
    3. :)))

      Até à próxima, então!

      Eliminar
  3. Pensavas que tinha acabado de comentar? Enganaste-te!! Vim para o computador que escrever no tablet é, por vezes, uma chatice quando se trata de um comentário longo.
    Ora bem... onde é que eu estava?!
    É uma verdade que o que escrevemos pode ser mal interpretado. Falta o som da voz, a sua entoação e a pontuação que pode dar um sentido completamentamente diferente daquilo que inicialmente nos propusemos escrever.
    Conheces o texto sobre um homem que deixou um testamento deixando os seus bens a uma pessoa e que, com a alteração da pontuacão, indicava uma série de beneficiários?
    Sim, por vezes, temos que ter mais cuidado para não ferirmos a sensibilidade de alguns a quem queremos bem.
    Fim
    (do comentário)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não! Não pensei em nada! :)) Assim como assim, tu raramente te despedes...Mas fizeste bem em voltar!
      Desculpa lá, mas isso do tom de voz é algo que só notamos a falar, por vezes não é o que se diz e sim a maneira e o tom em que dizemos/ nos dizem as coisas. Na escrita, já tem de haver rigor na palavras, para que se não caia em confusões e mal-entendidos.

      Beijos e boa semana.:)

      PS- Engraçadinha, tu!

      Eliminar
  4. Que boa notícia, depois vou lá espreitar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que já seguias o "Tempo Contado", Gábi.

      É uma excelente notícia, sim!

      Beijinho, boa semana.

      Eliminar
  5. Por acaso não sigo nenhum onde não sejam permitidos comentários, mas seguiria na boa! (não fui ler o que falas).
    Quanto ao dizer o que se pensa, eu digo, às vezes e depende da pessoa e explico porquê, se o assunto é politica ou religião, raramente comento, politica não entendo patavina e religião, tenho a minha opinião formada que é o contrário da maior parte das pessoas, por isso não me meto. Porque as pessoas não sabem respeitar a minha opinião. Agora se o assunto for um que eu domine bem, digo o que penso sim, já perdi alguns seguidores por isso e eu fiquei toda contente, pois eram pessoas que não sabiam respeitar a opinião alheia.
    A ti e como sabes né :) se não gosto digo logo, mas continuo a vir ver-te quando posso. Gosto de pessoas frontais, que não concordem com o que escrevo, que mo digam e tá-se bem :)
    Olha, mais importante!! amanhã é segunda :( ahahahahahah
    Continua a dizer o que pensas, pois só assim faz sentido.
    Beijoca Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Olá, Mena, e cá estamos nós na segunda. Que venham muitas... é bom sinal.

      Voltando à vaca fria, que é como quem diz, ao assunto de se falar ou ficar calado, ou falar-se apenas o que for política/ socialmente correcto, eu sou um pouco como tu. De religião nunca falei muito, por ser leiga no assunto, e com tudo o que tem vindo à luz do dia, pior. De política, só sei dizer do que gosto e de quem não gosto, também! :)) Mas, por norma, deixo isso para os políticos e entendidos. De sujidade, gosto pouco.

      E pronto! Cá vamos falando do que calha e haja saúde, que o resto tá-se bem, como tu dizes e eu gosto. :)

      Beijocas e sorrisos, Nina!

      Eliminar
  6. Realmente tem textos muito interessantes, onde me identifico muito também. Que bom que voltam para contento de quem gosta de ler os seus textos.
    Claro que todos temos direito a ter uma opinião contrária. Há que respeitar. Que seria do mudo se só gostássemos do amarelo?

    A Janita é um doce de pessoa!
    *
    Silenciadas ilusões
    Beijo -Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália.
      Gosto muito de ler quem me pode acrescentar algo de bom, independentemente de poder comentar ou não. Quando leio um livro sei que não poderei dizer ao autor se gostei, ou não gostei. Se gostar, compro e leio mais livros seus, caso não me interesse, podem dizer maravilhas, mas eu fico-me pelo primeiro e último.
      Já sei que, com o que vou dizer, me vai cair o Carmo e a Trindade em cima, mas um dos escritores que li - e nem terminei de ler - foi o nosso Nobel. E daí? Não gosto não leio, embora adore a sua poesia. Gostos!

      Quanto à minha "doçura", olhe que não, olhe que não... :) Por vezes também sou um bocado azeda. :)

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
    2. Então somos duas azedas! Por de trás de uma pessoa azeda há sempre uns pozinhos de açúcar/ doçura! Tenho mau feitio, também! Tudo faz falta! Lool

      Beijinhos

      Eliminar
  7. CM, CM
    Ganha, quem ganha
    Perde, quem perde
    Eu não perderei nada
    em ignorar o CM

    e quem nele escreve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem posso acreditar em tal coisa, Rogério! Onde fica a isenção de critérios na avaliação de boa ou má escrita? O que se escreve ou onde?
      Sinceramente também não aprecio o CM nem a estação CMTV, mas longe de mim criticar ou ver com maus olhos quem lá escreve ou comenta.
      Um abraço, Rogério.
      -------------------

      Que me desculpem a Mena Almeida e a Cidália Ferreira, mas só amanhã responderei aos vossos gentis comentários. Com calma, e tempo, como merecem.

      Um beijinho a ambas

      Eliminar
  8. Auto-censura, desde que com moderação, é normal e saudável.
    No restante, visitar e comentar deve ser sempre um prazer, não uma obrigação.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedro, talvez sem intenção, acabou de me fazer reflectir sobre esta minha tendência de me auto-censurar publicamente. Talvez em demasia, até.
      Houve já quem indirectamente, me fizesse sentir que isso é falta de amor-próprio, mas não é. Na verdade, volto a repetir, deve ser a tal minha inaptidão para me expressar devidamente. Tanto para um lado como para o outro.
      Reconheço é que o meu ego tem o tamanho devido, nem mais nem menos! :)
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  9. Depois de ler tudo...tudo, resta-me elogiar a Janita pela gentileza em "destacar" no seu blogue o que gosta. Independentemente se comenta ou não. Dei uma espreitadela, achei interessante. Bom dia.


    Hoje:- Sou tudo, sou nada. Sou o coração vadio.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Larissa! Nem poderia agir de outra maneira. Se este cantinho me pertence, é aqui que devo destacar as coisas e as pessoas que mais me enriquecem. Se agradar a quem por cá passa, tanto melhor, senão: 'boa noite Senhor dos Passos'... como dizia a minha saudosa Mãe.

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  10. olá Janita, voltarei mais tarde para aprofundar o assunto e ler tudo direitinho :)
    beijos "writing in the rain", até que enfim !

    https://www.youtube.com/watch?v=D1ZYhVpdXbQ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ângela! :)

      Fiz aqui uma pequena pausa para ir ver o que me trazias e...ah, que beleza rever esta maravilha! Quantas vezes já vi o Gene Kelly dançando à chuva. Tão bonito relembrar. Nunca dancei debaixo de chuva, mas deve ser bom, deve!
      Quando nos apaixonamos tudo é imensamente belo!:)

      Por cá foi chuva de pouca dura, já passou, mas deu para regar o quintal.

      Beijinhos gratos pela tua extrema simpatia e carinho, amiga!

      Eliminar
  11. Não é exagero nenhum... Basta ver o que se passou com o Jordan Peterson no Canadá, simplesmente porque ele usou coisas tão estupidas para justificar a sua posição como a lógica e factos!
    Como todos sabemos hoje em dia, neste ruinoso mundo politicamente correcto, Factos e lógica só são importantes se se enquadrarem na narrativa que queremos passar, senão tornam-se irrelevantes... :)

    Bj grande :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cláudio Gil.
      Fico tão contente quando, em determinadas alturas, me apareces por cá sem que te espere! :) Gosto muito de 'ouvir' a tua sensata opinião acerca de temas; mais sensíveis, digamos.

      Em relação ao Prof. canadiano, acho que estúpidos foram todos os que deturparam o que ele escreveu e o tornaram num alvo a abater. Felizmente, os cães ladram e a caravana passa.
      Olha, neste momento, para mim o mais importante foi saber que concordas comigo e o resto...as opiniões contrárias? Respeito-as, sim, mas...o resto são cantigas! :)

      Bem-hajas e um beijinho grande.


      Eliminar
    2. O mais engraçado é que neste processo todo, em vez de o abaterem transformaram-no numa estrela mediática... E é giro vê-lo a calar tanta gente com factos, lógica, estudos comprovados por método cientifico que tantas vezes viram do avesso a narrativa oficial...

      Já os U2, Antes de se tornarem naquilo que são hoje, quando eram uma banda meio Punk e escreviam acerca daquilo que os chateava, punham na letra de "Sunday, bloody sunday" - "Quando os factos são ficção e a tv realidade"! E hoje, mais que nunca, os factos são ficção e a tv realidade! O que interessa é a percepção pessoal... E o confronto, porque nisto das opiniões hoje em dia, ou estás comigo ou és estúpido! Longe vão os tempos de afirmações como "Discordo em completo do que dizer mas defenderei até à morte o teu direito a dizê-lo"!

      :)

      Eliminar
    3. Sabes que pouco sabia desse canadiano que tem feito vir à luz do dia, opiniões a torto e a direito, mas esta conversa contigo fez-me ir consultar dados nesta imensa biblioteca que temos ao dispor. Parece que o pomo da discórdia tem sido o seu livro de auto-ajuda "As 12 regras para a Vida" . Seja lá como for o homem é uma sumidade e quanto mais se discorda e se incendeiam as opiniões, mais popularidade ele vai ganhando.
      Formado em psicologia e não sei mais em que áreas, professor na Universidade de Toronto, lá vai dando conferências e os alunos adoram-no. Ele sabem bem o que diz e comprova-o com factos científicos.

      :) Essa frase que atribuem a Voltaire, é demasiado benevolente para ser viável colocar-se em prática. Se eu discordar daquilo que dizes, dificilmente defenderei o teu ponto de vista. Muito menos até à morte, mas pronto. Façamos de conta que alguma vez isso pode acontecer. :))

      A verdade, verdadeira, é que os tempos vão conturbados. Todos querem ter razão e o mundo acaba por ser uma enorme casa onde não há pão...passe a metáfora!

      Gostei, gosto sempre, de falar contigo, Gil.

      Boa e tranquila noite!

      Eliminar
    4. Creio que o sentido da frase não passa por defender pontos de vista alheios, mas respeitá-los o suficiente para admitir que existem e são relevantes! Ninguém é dono da verdade (ainda que se ache e por mais iluminado que pense ser)!
      Uma pessoa razoável sabe que é da discussão de ideias que nascem consensos. Já da confrontação não sai nunca nada de jeito... Aliás, basta olhar para o facebook, politica, futebol e é fácil descobrir que dali nada se aproveita... As pessoas não discutem os temas, confrontam-se e o resultado é só uma enorme pilha de coisa nenhuma (para não dizer bosta)!

      :)

      Eliminar
    5. Tens razão...mas eu também tenho! :))
      Tu dizes que longe vão os tempos em que se faziam estas afirmações : "Discordo por completo do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito a dizê-lo". Certamente que sim. Tens o direito de o fazer, mas se o fazes, não podes estar a falar em abstracto. Deves estar a referir-te a algo ou a alguém. Digo eu!

      Já eu digo: Tens todo o direito a expor a tua opinião, quer eu discorde ou concorde, simplesmente, eu não iria lutar até à morte - aqui entra a tal metáfora - por algo em que não acredito. :))

      Se tudo nesta vida se pudesse resolver através do diálogo pacífico e assertivo, o mundo seria um mar de rosas, mas não, Gil, não nos iludamos; o mundo é feito de interesses e guerras mesquinhas.
      Para fugir a essa bosta é que eu nem quero saber do que se passa nas redes sociais...

      Beijinho.

      Eliminar
    6. Mas a questão não está em lutares até à morte por algo em que não acreditas, que bem pode ser a opinião do outro!
      A questão está em lutares até à morte pela liberdade de ele o dizer, porque ao fazê-lo estás tb a defender a tua liberdade de afirmares a tua opinião, contrária ou não!
      Portanto, não é a opinião, é o principio! O principio é universal! A opinião do outro, tal como a tua, não o é, é pessoal!
      Se não defenderes o direito dos outros terem as suas ideias e de as expressarem, não podes esperar que outros defendam o teu direito a fazer o mesmo!
      Portanto esta declaração do Voltaire baseia-se no principio da liberdade de expressão!
      E, claro, seja lá o que for que dizes, haverá sempre alguém que não vai gostar, tal como tu não gostarás daquilo que outros dizem, Mas se começas pura e simplesmente a limitar aquilo que é dito, acabas com uma ditadura de pensamento, o que na prática é uma ditadura como outra qualquer!
      Eu, por exemplo, não gosto de ver tatuagens e piercings, nunca gostei, mas se saísse amanhã um referendo para proibir as tatuagens e os piercings, eu votava contra! Lá porque eu não gosto, não tenho qualquer direito de impor o meu gosto pessoal a outras pessoas!

      A liberdade de expressão e a tolerância andam de mão dadas, mas nunca convém esquecer que tolerância não é aceitação!

      :)

      Eliminar
    7. Sim, senhor! Agora entendi que te referias a esse Direito Universal da liberdade de expressão, e não só, de termos a liberdade de gostar de uma coisa e não de outra. Somos todos iguais, porém todos diferentes. O respeito pela diferença está na base de tudo.
      Apre! Parece que agora cheguei lá!

      A falar é que a gente se entende. :))

      Eliminar
    8. LOOOOOOOOOOOOOOL

      Já estava a exasperar... ;)

      Eliminar
  12. Já li vários romances de José Rentes de Carvalho e gostei mas as poucas vezes que li as crónicas que publica no CM pareceu-me muito resmungão!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É da idade! :)) Dele só tenho dois livros: "Montedor" e "O Rebate", este, até receio manuseá-lo não se desfaça de tal modo tem as folhas amarelecidas pelo tempo. Tenho de ver se encontro novas edições, como aconteceu com o primeiro.

      Já gostava do senhor, mas saber que respira o mesmo ar holandês que o meu rapaz, aproxima-me mais dele! :))

      Beijinho e boa semana, Leo!

      Eliminar
  13. Pena que muitos tenham acabado e ido para outras paragens.
    Já há muitas luas que não escrevo, por pura preguiça, leio muitos, uns comento outros não.
    A fotografia passou a ser uma prioridade e por mim podes fazer as críticas que quiseres, porque te acho uma mulher franca, que diz tudo o que pensa e gosto de ti assim.
    Não te vás embora!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabemos que todos somos livres de ir e vir quando nos apetece, mas a maioria dos bloggers que gosta realmente de blogar, de interagir, escrever, publicar desenhos ou fotografias e ler comentários 'a sério' que não os odiosos 'likes', pode ter outras plataformas - como dizem, agora - de interacção, mas acabam por se manter sempre na blogosfera.

      Enquanto eu puder e a saúde me permitir, e não me faltar o gosto por isto, não se preocupem que não se verão livres de mim...:))

      Beijinhos e obrigada, querida Manu!

      Eliminar
  14. ...também os blogues nascem e morrer...
    Manter um blogue é complicado.
    Nada conheço de J. Rentes de Carvalho, mas fiquei curiosa e vou espreitar o blogue.
    Saudades, tenho da Teté.
    Janita, faz o favor de manter o teu "Cantinho" por muitos e muitos anos.
    Beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo nesta vida nasce, cresce e morre, Teresa.
      Este espaço, bem como outro qualquer, um dia se há-de finar. Mas que se fine ele e eu ainda possa por cá andar leda e viçosa, por muitos e bons anos. Não creio que seja complicado manter um blogue, logo as pretensões não ultrapassem a capacidade intelectual e criativa do seu autor. Como nunca tive pretensões de ensinar nada a ninguém ( tomara eu que me ensinem a mim), cá vou indo numa boa. O importante é sentir este apelo de cá vir diariamente. Quando isso não me acontecer, é sinal que me devo afastar, e afasto-me, em silêncio...

      Beijinhos, Teresa

      Eliminar