quinta-feira, 9 de maio de 2019

Para Mitigar A Saudade.





Nas minhas frequentes deambulações pelo CR (Crónicas do Rochedo) vou percorrendo os caminhos já muitas vezes percorridos. Desta vez detive-me demoradamente nos postais incluídos na etiqueta:
«Há Poesia no Rochedo» 
Gostei tanto deste poema, que pensei estar a lê-lo pela primeira vez.
Só depois, ao ler os comentários, verifiquei que o conhecia desde que o li, naquela publicação, vai para mais de sete anos.
Hoje, partilho-o também convosco, porque o acho muito, muito bonito.


"Poema melancólico não sei a que mulher"


Dei-te os dias, as horas e os minutos
Destes anos de vida que passaram;
Nos meus versos ficaram
Imagens que são máscaras anónimas
Do teu rosto proibido;
A fome insatisfeita que senti
Era de ti,
Fome do instinto que não foi ouvido.

Agora retrocedo, leio os versos,
Conto as desilusões no rol do coração,
Recordo o pesadelo dos desejos,
Olho o deserto humano desolado,
E pergunto porquê, por que razão
Nas dunas do teu peito o vento passa
Sem tropeçar na graça
Do mais leve sinal da minha mão...

( Miguel Torga)

Obrigada, CBO.

28 comentários:

  1. Toda a POESIA do transmontano é fascinante!!!

    Quando escrevi os comentários na tua postagem anterior, muito piúrsa por causa da mentalidade alemã, lembrei-me que andava sempre como o cão e o gato com o Carlos, e agora, tenho tantas saudades dele.

    Beijinhos de amizade 💓 lembrando sempre o nosso amigo portuênse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É para que não tenhamos arrependimentos tardios, que devíamos moderar os nossos ímpetos. Digo-o, agora, a mim mesma, tantas e tantas vezes, Teresa...:(

      Um beijo grato pela tua presença, querida Teresa.

      Eliminar
    2. Bem, Janita, os ímpetos eram dele a insultar a minha segunda pátria e os seus políticos. E tu sabes isso muito bem. Eu nunca insulto ninguém. Mesmo assim, gostava muito dele e tenho saudades.

      Beijinhos da amiga com coração 💓 alemåo.

      Eliminar
    3. Teresa.
      Não me referia propriamente ao vosso relacionamento que, apesar de tudo, se manteve sempre num patamar de estável cordialidade, falava de uma maneira geral e em especial, para mim.

      Saudades sentimos todos, dele e da nossa querida Teté.

      Beijinhos de coração aberto.

      Eliminar
  2. Agora fiquei com um aperto no peito :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Pedro, também eu!!!

      Eliminar
    2. Pedro e Teresa.

      A última coisa que eu gostaria, era vir remexer em feridas, reavivar lembranças que causem de algum modo tristeza, mas lembrar os amigos ou familiares, que já não estão entre nós, é também uma forma de os manter vivos. Penso eu, embora não volte a abrir a cx. de comentários, como já o fiz antes, se me voltar o desejo de ter por aqui, juntamente connosco. O Carlos adorava a blogosfera. Não vos quero trazer constrangimentos.

      Um beijinho para ambos.

      Eliminar
  3. Excelente, o poema do Torga do qual me não recordava minimamente.

    Quanto ao CBO, só comecei a acompanhar as Crónicas do Rochedo alguns meses antes da sua despedida e fi-lo sempre em silêncio, como faço com a esmagadora maioria dos bloggers que vou lendo. Creio que só me manifestei na sua derradeira publicação...

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é tão bonito este poema...

      A minha amizade com o Carlos sofreu muitos altos e baixos, ambos éramos bastante temperamentais e eu nem sempre soube lidar com a aparente rudeza, que chegava a raiar a grosseria, com que ele se manifestava contra certos políticos da nossa praça. Enfim, agora é tarde. Mas ele sabia o quanto o estimava e admirava.
      Essa é a certeza que me traz algum conforto.

      Beijinho Maria João, obrigada.

      Eliminar
  4. Realmente uma poema lindo demais... Faz-nos sempre "bem" recordar as boas pessoas. :/

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que a Larissa tenha gostado deste lindo poema.

      Obrigada.

      Eliminar
  5. Duas excelentes recordações, a do Carlos e a do Miguel Torga, um dos meus poetas preferidos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois Grandes Homens, Rosa dos Ventos.

      Um abraço

      Eliminar
  6. É sempre triste. Mas recordar o que foi bom é sempre maravilhoso!

    Beijos e um dia feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, Cidália! Recordar os bons momentos do passado, é maravilhoso, sim!
      Obrigada, um beijinho.

      Eliminar
  7. Nas dunas do teu peito o vento passa
    Sem tropeçar na graça
    Do mais leve sinal da minha mão...

    Quanta beleza e quanta ternura estes três versos transmitem!
    E também quanta desilusão.

    Beijokas abraçadas a sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se há ternura se lamento profundo nesses três versos, Kok.
      Seja como for, e cada um os entender, o poema é muito bonito, sim.

      Beijinhos e um abraço amigo.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Se conquista e se perde, Mar Arável.

      Beijinhos, Poeta

      Eliminar
  9. Também tenho saudades dele, embora o tivesse conhecido muito mais tarde.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Foi bom recordar...
    Miguel Torga tem Poemas muito bonitos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não é de recordar as coisas más, e as pessoas que por nós passaram sem nos deixar rasto no coração, essas, devem ser definitivamente enterradas.

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  11. Não fui seguidora do Carlos, só quando li a carta de despedida no face é tomei consciência do valor dele.
    A tua lembrança foi comovente e os versos de Torga ainda me deixaram mais comovida.🙄

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manu.

      temos de estar receptivos a receber tudo o que a vida nos traz, de bom e de mau.
      O tempo é o único remédio para quase todos os males.

      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Não me recordo de ler este poema. Provavelmente ainda não o visitava. Não sei. Sei que tenho muitas saudades do CBO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu também não me lembrava, Catarina. Creio que nesta altura já o comentavas sim, o facto de não estares neste post não significa nada. Sete anos é muito tempo, tanto tempo...!

      Um abraço, Catá! :)

      Eliminar
  13. O Torga é excepcional. Pela sua força e genuinidade, pela sua arte de dizer a verdade naturalmente agreste, que foi a sua marca de água. Assim, com aspereza, muitos de nós lançam mão à rocha ao "Rochedo" que se foi e afinal ficou.
    Beijo.

    ResponderEliminar