domingo, 8 de março de 2020

Cobardia ou Desprezo?



Estava um pequeno cordeirinho
A sua sede matando
Na margem de um ribeirinho
Eis que vê um lobo chegando

A água pura e cristalina
Chegaria bem para todos
Mas o lobo em voz sibilina
Mascarou a sua intenção
E foi dizendo, com bons modos:

- Como te atreves oh criatura
Sujar a água que estou bebendo?
Mas o pobre cordeirinho sabia
Que tal não estava acontecendo

Senhor -  diz o inocente,
 Tal sabeis que assim não é
 A água corre de cima
Eu bebo depois do senhor
Aquela que me chega ao pé

Então, se não é d'agora,
Aconteceu no ano passado
Diz o lobo mentiroso.
Mas o pobre cordeirinho
Ficou todo afogueado

Posso provar que é verdade
 Que não fui eu, pode crer
Apenas tenho de idade
Seis meses, oiço dizer…

Se não foste tu, foi teu pai
Responde o lobo cruel
E foi assim; desta sorte
Que atirando-se ao cordeiro
Logo ali lhe deu a morte…



Moral da estória:  Os cobardes sempre hão-de mascarar com inverdades aquilo que não têm coragem de dizer de peito aberto.




Nota:  Esta é a minha versão da Fábula de La Fontaine, que todos bem conhecem. 

Nota 2 - Sobre o dia que hoje se celebra, passo. Sei que sou Mulher desde que nasci. Quando for instituído o dia do homem, ah, então sim, celebrarei.






36 comentários:

  1. Olá, boa tarde:- E assim se escreve, com amor e paixão, um poema sublime. Todas as fábulas têm sempre algo de verdade. Este poema é bem a prova de que a cobardia tantas vezes se esconde atrás de meigas palavras.

    Sendo hoje o dia internacional da mulher, aqui deixo, respeitosamente, o meu abraço, bem como ...
    .
    Deixando uma vénia de domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode crer que escrevi isto com mais mágoa do que com amor e paixão, RV.

      Muito grata pelo abraço solidário, não por ser mulher, e sim, porque a solidariedade vai sendo cada vez mais rara.
      Obrigada.

      Boa semana.

      Eliminar
  2. De mulher para mulher, um abraço solidário, e um voto de que em breve, este dia deixe de fazer sentido, a sociedade terá enfim descoberto que Mulheres e Homens são partes iguais da mesma Humanidade e como tal são tratadas.
    Abraço e dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Elvira.

      As coisas estão a mudar, felizmente.
      Porém, como tudo o que acontece em relação à mulher, que durante séculos e séculos, foi vista e tida, como um objecto, sem vontade própria nem direito a coisa alguma, vão mudando devagarinho.

      Abraço e dias felizes.

      Eliminar
  3. Boa tarde
    É das fábulas que tiramos as melhores ilações.

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, meu amigo!
      Pena que sejam ilações que, no íntimo da maioria de nós, voem qual folha ao vento.

      Boa semana e obrigada.

      Eliminar
  4. Já há dia do homem, é o 19 de Novembro :)

    ResponderEliminar
  5. Amiga: Dizem que o dia do Homem é dia 1 de Abril..Outros dizem que é dia 1 de Novembro... Eu cá não sou de intrigas. Não festejo nada! :) Apenas escrevi no meu Coisas.
    -
    Ser Mulher, É...
    Beijo, e um excelente Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela lógica devia ser no dia 1º de Abril, devia.
      Mas não, é mesmo no dia que a Gábi referiu.
      Querem tudo, e o que é. :))

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  6. Muito bom, Janita!
    já vem de longe, já terá sido escrito por Esopo, depois pelo francês La Fontaine, e agora pela Janita ! Parabéns :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A propósito de algo duvidoso que constatei, - logo eu que gosto de pôr o preto no branco e que o mesmo façam comigo - num misto de raiva e mágoa,lembrei-me desta Fábula.
      Como estava em maré de 'versejo', olha, saiu-me isto...:)

      Nada de mais, Ângela! :) É só mais uma maluquice das minhas.

      Anyway, obrigada pelo apreço.

      Beijinho, boa semana.

      Eliminar
  7. Já agora, uma palavrinha de respeito por todos os animais que passam pelos matadouros, sem história

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...sem história e abatidos selvaticamente, de forma cruel. :(

      Eliminar
  8. Olá Nita, vim de fugida ler a "tua" fábula e é bem verdade, covardes é o que hoje em dia há mais. Mas, vamos vivendo:) o dia também não o festejo, não faz sentido, eu acho.
    Grande beijoca e Boa semana ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nina!! Que prazer ver-te por cá. :)
      Tomara que aquele teu projecto vá de vento em popa.
      Desejo-te toda a sorte que mereces.

      Aparece sempre que puderes. Gosto de te ver, moça! :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Retomando as rotinas depois de uma semana em correria em Portugal.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tudo se tenha resolvido a contento dos vossos desejos, Pedro.

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  10. A mentira é o pior dos males, gostei da forma como transformaste a fábula para o provar :)
    Também não sou a favor da comemoração dos dias disto ou daquilo.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Odeio estratagemas, prefiro a verdade mesmo que doa, mas há pessoas que não têm coragem e depois põem-se com mentiras 'piedosas'. :) Fogo!

      Beijinhos, Manu, boa semana. :)

      Eliminar
  11. :) De La Fontaine, em prosa, até à poesia da Janita! Muito bem, gostei desta versão poética! :)

    Um beijinho, um abraço atrasado e o meu pedido de desculpas por, ontem, Dia Internacional da Mulher, ter deixado escapar esta deliciosa fábula versejada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Se não houvesse inovações sobre ideias já concebidas, ainda estaríamos a lamentar que fosse a cobra a culpada da expulsão de Adão e Eva lá do Paraíso, não acha, Maria João? ehehehe

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
    2. Se há coisa que me encanta e aprecio em si, querida Poeta, é essa qualidade inata de apanhar 'no ar' as pequenas ironias ocultas...:))

      Beijinho, Maria João.

      Eliminar
  12. Mas já existe Janita!

    O dia 01 de Novembro, que é o dia de todos os santos!

    Não concorda?

    Feliz 2ª e boa semana!

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais! Concordo a 100%, Sandra.

      Todos os homens são santos, alguns santinhos milagreiros.

      Mas fazem falta, temos de ser justas, a vida sem eles não teria gracinha nenhuma.

      Um abraço nortenho.

      (região onde o «corona» parece ter começado a colocar o pessoal de quarentena preventiva)

      Eliminar
  13. O DIA DO HOMEM É TODOS OS DIAS ‼️‼️‼️

    ADORO ler fábulas, sendo as Fábulas de Lá Fontaine as melhores‼️
    Não há lobos maus e covardes, há simplesmente lobos com fome‼️

    Uma excelente e borbulhante semana 🐺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra o costume, troquei o "b" pelo "v"‼️ Carago ‼️
      COBARDE está claro ‼️‼️

      Eliminar
    2. Engraçado, talvez sem graça, mas o nosso português de Camões anda a ser muito influenciado pelo português com açúcar, dos nossos irmãos de além Atlântico. Sobretudo nesta coisa das redes sociais.
      Isso de escrever 'covarde' (ou colocar acento circunflexo ao invés de agudo em certas palavras), não tem nada a ver com a troca do 'b' pelo 'v' da pronúncia do Norte.

      Se reparares bem, verás. :)

      Beijos e boa semana com ou sem 'borbulhas'.

      Eliminar
    3. Eu sei que NÃO tem‼️‼️
      Além disso, não fui eu que me enganei, mas a tablet‼️
      Eu também não troco os "v" pelos "b", nem tenho a pronúncia do Porto‼️
      Quando vi o engano, quis brincar, dizendo que em vez de trocar os "v" pelos "b", troquei o "b" pelo "v"‼️‼️

      Continuação de uma excelente semana, sem trocas de palavras 💙

      Eliminar
    4. E eu não sei?? :))
      Pois se até já falámos por telefone!!!

      Não me referia a ti Teresa, nem a ninguém em especial, falei na generalidade, pelo que tenho constatado por aí.

      Beijinhos.

      Eliminar
  14. A "moral da história" diz tudo.
    Boa semana, Janita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu até já escrevi 'estória' para não valorizar demais este meu devaneio 'moralista', Repórter! ehehehe

      Beijinho, boa semana, António.

      Eliminar
  15. No que toca à fábula, dás muito bem conta do recado, e de que maneira.
    Quanto ao tal dia, simpatizo com a tua posição. Nem mais!

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho dias, AC, tenho dias!
      Em alguns, quero dizer tá-tá e não me chega a língua.:)

      Beijinho, boa semana.

      Eliminar