sábado, 28 de março de 2020

SÃO MIGAS, SENHORES. *




Tivesse eu aderido ao movimento...


... hoje, estaria frita, pois não saberia de todo o que escrever. 

Felizmente, não aderi. Mas, ainda bem que o não fiz pois foi em virtude de o não ter feito, que me ocorreu recorrer à receita das migas com carapaus fritos, que eu adorava quando era criança e vivia no Alentejo.


Esta e a de cima são da Net.

 
Agora já não gosto tanto. Prefiro camarões fritos... 😀
Bom, como a Sexta já lá vai, vamos à receita. Não darei quantidades nem ingredientes, até porque faço tudo a olho, consoante o número de comensais que tenho à mesa. Quanto aos ingredientes é ler a receita e ficais a saber.

Comecem por lavar e amanhar * bem os carapaus e temperem-nos com um pouco de sal e sumo de limão.  Cortem em bocadinhos o pão - de preferência do Alentejo - e coloquem num recipiente fundo.
Levem a lume brando, um tacho com uma dose generosa de bom azeite, com quatro a cinco dentes de alho picadinhos e mexam sem deixar alourar de mais.

Pisem um ramo de coentros com um dente de alho e um pouco de sal e envolvam o pão nesta mistura, previamente amolecido com água a ferver, e deitem tudo para dentro  do tacho, mexendo sempre para não pegar. Rectificam os temperos, e, para quem usar e gostar, podem adicionar uma pitada de pimenta.

Creio que toda a gente sabe como se fritam os carapaus. É envolvê-los em farinha e fritar em azeite ou óleo bem quente. Não esquecer de os escorrer sobre um papel absorvente.

Sirvam com uma boa salada de tomate maduro e azeitonas pretas.
E bom apetite.

Migas é uma coisa e açorda é outra, tipo gaspacho, Ok?

* Amanhar, em alentejanês, significa estripar o peixe e escamá-lo, neste caso dos carapaus, cortar também aquela parte dura de cima, já que não têm escamas, nã éi?


 
FOTOGRAFIA MINHA.


----------------------------------------------------------------------
---------------------- 

Adenda às 17:05

Meus amigos: qual fífia imperdoável numa bela "Cantata", apercebi-me que havia aqui uma gafe imperdoável neste  texto que se desejava fosse de rigor por parte de uma alentejana.
No intervalo do filme que estou a assistir na TV , apercebi-me disso e vim a correr dizer-vos. Contudo, não farei a correcção. Volto para o sofá e voltarei mais logo para responder aos comentários. Quem sabe, entretanto, passa por aqui algum alentejano/a e me/vos diz onde foi que errei? 

Obrigada e desculpem. Lá diz o ditado: "No melhor pano cai a nódoa. "

-----------------------------------

34 comentários:

  1. Adoro migas com carapaus fritos. Embora se coma em todo o Portugal, penso que é no Alentejo e Ribatejo que esse prato se come mais.

    Um Sábado feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia come-se tudo em todo o lado, mas as migas, açordas, lavadas e ensopados de borrego, entre outras iguarias gastronómicas, são receitas com origem na tradição alentejana.

      Um bom fim de semana, Ricardo Valério.

      Eliminar
  2. Ainda que o post saiu depois do almoço, senão ficava aqui a babar e nem os bifes panados com o esparguete me sabiam bem.
    E sabe de uma coisa? Prefiro sem dúvida os carapaus ao camarão. Os carapaus sempre me souberam bem e nunca me fizeram mal. Os camarões em 1971 provocaram-me um choque anafilático que me impediu de voltar a tentar comê-los, a menos que esteja numa de suicídio coisa que não me passa pela cabeça.
    Abraço e fique bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olhe, Elvira, que bifinhos de perú ou frango panados, com esparguete - não como carnes vermelhas - também não me faria rogada em comer. Aliás, até preferia. Sou uma alentejana já um pouco desenraizada, é o que é. :)

      Se um dia tiver um choque 'desses' se calhar também deixo de gostar de camarões, por hora, gosto muito de marisco.

      Um abraço e bom Domingo.

      Eliminar
  3. Acreditas que ontem pensei em fazer uma açorda? Agora vou ler a receita de migas. Carapaus frutos. ... adoro! Só que raramente os como é quando isso acontece compro-os já fritos . Não fosse o isolamento e sairia agora mesmo para ir à churrascaria.
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão na havera de acreditar, amiga? :))

      Carapaus fritos na churrascaria? ehehehe
      Não te zangues, Catarina, estou a brincar!

      Dá cá um abraço! :)

      Eliminar
    2. : ))) É verdade. Nesta churrasqueira – take-out - para além dos frangos no espeto e de churrasco, vendem peixe frito – carapaus e uns que gosto imenso, petingas!, feijoada, rissóis e pastéis de bacalhau, pratos de bacalhau... e outras comidas... : ))

      Eliminar
    3. Ah, mas isso é muito bom.
      Por cá, as churrasqueiras só vendem mesmo churrasco.
      Tanta coisa houve que agora não temos nada...e não vejo fim à vista. :(

      Eliminar
  4. Respostas
    1. A foto é do Alentejo, como dá para ver.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. ... mas a fotografia lá em cima é da minha vizinha: HOLANDA.

      Eliminar
  5. Ahahaha... Eu que chego depois da adenda das 17h05, pergunto pelo ingrediente principal. :))

    Gosto de migas e gosto de carapaus fritos, mas nunca comi os dois juntos. Tenho que experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...queres ver que ainda há algo mais que não está nos conformes? É que pelas minhas contas e lembranças, não há faltas, há sim uma comparação incorrecta.
      Se te referes ao ovo, Luísa, as migas alentejanas não levam lá a modernice do ovo cru, como fazem agora nas chamadas açordas, em restaurantes, e mexem tudo na presença do cliente. Nã, nã, não é isso.

      Mas podes dizer que ingrediente é esse? :))

      Bom passeio de domingo!

      Eliminar
    2. Quando li a receita não dei conta que lá estivesse mencionado o pão... Fui eu que vi mal ou foste tu que já corrigiste o texto? :)

      Eliminar
    3. Ah, não, Luísa, eu não mexi no texto, só vim acrescentar a Adenda.
      Migas ou açorda sem pão
      Seria o cúmulo da distracção. :))

      Depois digo, deixa lá ver se se aproxima alguém que saiba onde meti água. :))

      Eliminar
  6. Coitadinhos dos carapaus... Olha o destino deles!
    A foto não sei onde é! :)

    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então a Cidália não conhece a paisagem alentejana? Os chaparros e as planícies a perder de vista?

      Bom Domingo, com carapaus fritos, que são bem bons. :)

      Eliminar
  7. obrigado pela receita. Fiz um destes dias, porque vi a receita no Pesadelo da Cozinha. Acho que pus pouco pão e acho que deveria ter deixado mais tempo no tacho. Ficou um bocado desenssabido :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)

      Vi uma única vez esse programa do "Pesadelo na Cozinha" e o homem é tão desbocado e bruto que se eu lá estivesse pregava-lhe um estalo na tromba. Aquilo não é pesadelo, é algo abominável. Coitados dos que tiveram de o aturar.

      Pois...tente de novo por esta minha receita, talvez lhe saiba melhor. ehehehe

      Obrigada e um abraço

      Eliminar
  8. Boa noite, Janita!
    Gosto de desafios, mas neste de descobrir a gaffe estou a ver-me um pouco à nora. Será que é por comparares a açorda com o gaspacho? É que a dona açorda serve-se quente, mas já o senhor gaspacho, nada dado a calores, exige ser servido frio.
    Errei, não foi? Pronto, não faz mal. :)

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, AC, não erraste nada! Está correctíssimo o teu palpite. Como é que tu sabes destas coisas? Foi isso tudo! :))
      Ao que se pode também chamar gaspacho é o que os alentejanos mais antigos chamavam de «lavadas». Uma espécie de sopa fria com bastante tomate.
      Ufa, que alívio. Tu sabes tudo!

      Um beijinho grande! :)

      Eliminar
  9. Errar no Gaspacho é imperdoável, minha Cara
    Para que fique tudo em pratos limpos
    no Alentejo Gaspacho é Vinagrada

    Mas mereces paga

    Melhora o paladar das tuas
    Queres?
    Então, é assim:

    Quando começares, com os dentes de alho picado a alourar
    junta-lhe logo os talinhos de coentros, picadinos, picadinhos
    (mas só os talinhos)
    O resto é como fazes, que eu faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da próxima vez que fizer 'migas', farei assim como diz, Rogério.
      Até porque gosto muito do aroma e do sabor de coentros.
      Talinhos, picadinhos... não sei. :) Só costumo usar as folhas, mas ok, assim farei!

      Então, vinagrada não é mesmo que «lavadas»?

      Pensei que sim! :)

      Eliminar
  10. tá tudo mal...
    tava bem se estivesse aqui... na minha mesa :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pudesse eu ganhar asas Manel Mau-Tempo, e terias tudo aí, à tua mesa. Nada te faltaria.

      :)

      Eliminar
  11. Ah, caramba!!! O AC adiantou-se-me! Confesso que não cheguei lá à primeira mas, na segunda leitura, dei pela "gafe", rsrsrsrs...

    Nada de grave, Janita! Até eu já publiquei, na "afobação" do momento, uma ou outra décima com doze versos, em vez dos dez que o próprio nome pressupõe ;)

    Errar é humano e só não erra "quem não faz nenhum", que é o mesmo que dizer "quem fica de braços caídos" ;)

    Vivam as belas das migas!

    Beijinho grande:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É caso para dizer: "Que atire a primeira pedra, quem nunca pecou", não é verdade, Maria João?

      Que VIVA tudo o que que nos fizer bem ao corpo e à alma.
      Já basta de tanto mal.

      Beijinho grande. :)

      Eliminar
  12. Boa tarde
    Nós por cá fazemos mais ao menos a mesma coisa com os carapaus pequeninos , chamamos nós "jaquinzinhos" que se comem com cabeça e
    tudo .
    Um pratinho deles com um naco de broa e um bom tinto , já marchava.

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É como dizia a Hermínia Silva, quando falava nos 'jaquinzinhos': "cabecinha e rabinho, vai tudo na enxurrada".

      Olha, e eu, bem que alinhava, JR.
      Acho até que é mesmo disso que eu ando a precisar. Um petisco e uma boa pinga.

      Isto anda tudo um desconsolo pegado.

      Boa semana de retiro e um abraço

      Eliminar
  13. Com excepção do gaspacho, aprecio toda a comida alentejana
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou assim de grandes comezainas, mas aprecio mais a comida cá do Norte. Do Alentejo tenho saudades das popias, dos bolos folhados, do pão e das azeitonas.


      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  14. Embora não coma, adoro essas comidinhas, a comida alentejana é muito boa sim.
    Boa semana Nita
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Só conheço açorda com bacalhau.
    Eu, mulher do Norte de Portugal, nunca tinha ouvido falar de migas.

    Uma semana feliz!!

    ResponderEliminar
  16. Migas aqui, migas no sítio da Catarina ... caramba, não posso ver essa coisa à frente! O que me apetece é, ainda, um pão alentejano do Alentejo, bolas! Pode ser ou não?
    Beijinho, gentil alentejana ;)

    ResponderEliminar