segunda-feira, 27 de abril de 2020

PANDE_MÓNIO.



Não fora este malfadado confinamento que me confinou à tristeza deplorável de ver a minha aparência ter-se confinado ao aspecto de mulher das cavernas, diria que pouco, ou quase nada, havia sofrido alteração de maior na minha vida, ao ver-me confinada às quatro paredes, onde passo a maior parte dos meus dias.
Então, porque raio me lamento e tanto me queixo, perguntareis vós.

Pois é; se confinada estou, também todo o país o está, com a devida excepção dos sectores mercantis que têm a responsabilidade de nos manter vivas. Mas, como nem só de pão vive a Humanidade, se me olho ao espelho, logo me sinto aterrorizada com a figura que o espelho me devolve.

O cabelo cresceu, sem ordem nem corte, eriçado e sem o fascinante brilho de outrora. Readquirido, após muita reflexão acerca dos benefícios do vinagre de sidra. Pois se foi ele o substituto do álcool etílico e do gel desinfectante, nos tenebrosos dias de pânico, em que estes desapareceram do mercado, mercê da desbragada corrida açambarcadora, eliminando ou atenuando, no mínimo, o medo de tudo quanto é vírus e bactérias, também o seria para me restituir o antigo vigor e  brilho capilar. E foi!!

Agora, o choque maior e mais doloroso, sofri-o eu, quando num recente dia de sol,  quase veranil, me posto em frente à janela de espelhinho numa mão e pinça na outra, pronta para me desfazer dos inestéticos pêlos que me sombreavam o lábio superior.  Aquilo a que vulgarmente, nós, mulheres, dizemos semanal ou quinzenalmente à cabeleireira sem atentar sequer no que verdadeiramente se trata:

 « Olhe, Dona Clotilde, as unhas ficam para a próxima semana, hoje é o habitual brushing e, por favor, também o buço.»

Não quis acreditar naquilo que, mais do que via, sentia, ao tactear, ao de leve, com o dedo indicador…não é que hirtos e duros, se erguiam uns picos brancos, como espinhos? E, acreditem,  caras e caros leitores amigos; foram cardos e duras prosas o que soltei boca fora. 
Eu, se homem tivesse nascido, estaria agora de barba, ou pera e bigode, quase tão alvos, quanto a neve que detesto…Aí, fui-me abaixo, desmoronei, sucumbi.

Eis a razão da minha grande melancolia causada pela maldita pandemia….                                     

                                                             
                                                                         
  

**********************************************
***************************

49 comentários:

  1. Como gostaria eu de a ouvir proferir os tais 'cardos e duras prosas'!
    Por mim, para a pêra e bigode - que ostento -, tenho uma maquineta que vai resolvendo o problema a contento; pior é a trunfa cabeluda a crescer desalmadamente. Já me ocorreu fazer uma trança ou um puxo, tipo jogador de futebol.
    bjis. e não olhe para o espelho, pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ia ficar escandalizado se me ouvisse os impropérios. Melhor não!
      Faça um totó à moda do Cristiano... :)

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Folhas depilatórias Veet. Há nas farmácias. Pesquisei. Assunto resolvido. Que esse problema não seja motivo de depressão.
    Tens outros problemas? Diz-me que resolvo isso em três tempos. :))) Cabelo mais comprido se eira nem beira? Rabo de cavalo. Ou apanhado atrás com um elástico; um pouco de laca e/ou gel. Outro assunto resolvido.
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já comprei mas o resultado não me satisfez.
      Prefiro arrancar pela raiz, com a pinça. :)
      Rabo-de-cavalo também faço, mas como cortei a franja, não gosto muito de me ver, faz-me mais velha...assim, uso a bandolete!
      Enfim, um drama!! :))

      Davas uma excelente consultora de beleza, Catarina. :)

      Eliminar
    2. Desculpa lá, Catarina...eu não cortei a franja, eu deixei crescer a dita, assim é que foi. Agora tenho o cabelo todo do mesmo comprimento. :)

      Beijos

      Eliminar
  3. Gosto muito da foto de cabeçalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foto já é do ano passado, faz justamente um ano no 1º de Maio. Não te lembras de a ver aqui, neste mesmo sitio?

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bom já me ri com vontade, Janita. Eu estou com uma Trunfa capaz de fazer inveja a um leão... albino.
    Abraço e uma boa semana, com saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pois Elvira, quase sempre nos rimos com o mal alheio.:))
      O meu é liso e fino, mas está um bocado estragado.

      Abraço, boa semana.

      Eliminar
  5. Aquela foto do cabeçalho recordou-me um post do nosso saudoso amigo.
    Abraço e uma boa semana, com saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me bem desse post, Elvira!
      Na reedição o nosso Amigo publicou uma foto da Lena com um ramo destas mimosas. Belos tempos. Nunca mais a Blogosfera conhecerá um blog como aquele em que se convivia como se estivéssemos todos à volta de uma mesa, a tomar chá...:(

      Eliminar
    2. Ainda a propósito destas flores de Maio, lembrei desta quadra de uma velha canção.
      Veja lá se a recorda:

      Entre a paz que há na Terra
      Quando a noite flutua
      Brilha a giesta da serra
      À luz branca da Lua.

      Eliminar
    3. E continua assim;

      Sobre a serra sem lamentos
      A giesta vive só
      Sacudida pelos ventos
      E coberta pelo pó


      É bravia mas encerra
      No seu todo de humildade
      A modéstia desta terra
      do amor e da saudade

      Mesmo quando já não presta
      E o inverno é de tremer
      Aproveitam-se as giestas
      P'ros velhinhos aquecer

      E as fagulhas crepitando
      Na braseira incendiada
      Ainda estão como evocando
      Da giesta a flor doirada


      Cantada pela saudosa Corina Freire

      https://lisboanoguiness.blogs.sapo.pt/240032.html

      Eliminar
    4. Ah, não Elvira. Dessa senhora não tenho ideia. Eu ouvia esta canção, e outras antigas, era no programa Melodias de Sempre que a RTP passava e era apresentado, ainda a p&b, pelo inesquecível Jorge Alves, naquela sua dicção maravilhosa que soava como música aos meus ouvidos.
      Mas só me recordada da primeira estrofe. :)

      Obrigada e um abraço.

      Eliminar
    5. * recordava, óbvio! :)

      Eliminar
  6. Acho que todas nós mulheres nos sentimos assim! Força Janita!
    -
    O que diz o meu olhar
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  7. Nunca estamos todos de acordo com o que acontece. O que para uns é ouro, para outros, é apenas metal amarelo (ou branco ), lol

    Cuide-se

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...ouro é que isto não é.
      Só se forem as giestas!! :)

      Obrigada, igualmente.

      Eliminar
  8. Boa noite de esperança, querida amiga Janita.
    Cortar eu não sei, mas ontem aprendi a fazer retoque e, para minha surpresa, sendo a primeira vez que experimentei, deu certo... Cabelo retocadinho e autoestima conservada.
    Quanto ao que vale mesmo e a vida que se conserva a todas nós. Que presente divino!
    Tudo vai dar certo, querida.
    Tenha uma noite abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Amiga Roselia.

      Igualmente para si.

      Beijos.

      Eliminar
    2. 🌈🍀💐🕊️🦋🐦🙏😘😘

      Eliminar
  9. Este desabafo já me pareceu mais animado. A pandemia já nos cansa a beleza. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, referes-te à minha/resposta desabafo ao teu 'desabafo' da borbulha?! Ehehehe
      Agora já passou quase um mês, Luísa e as coisas pioraram, embora ainda use a máscara mais para encobrir a "bigodaça" do que para me proteger do vírus...:)

      Eliminar
  10. Hoje fiz a barba
    com sabão azul e branco

    Ficou fixe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que esta pandemia começou que tenho uma barrinha de sabão rosa em cada casa de banho e na cozinha, para lavar as mãos.
      Nunca as tive tão 'descasqueadas' e brancas, veja só.
      Até chiam, quando as esfrego uma na outra.

      Qualquer dia substituo o gel de banho pelo sabão rosa.

      Se calhar vai ser uma mudança fixe, assim como assim, voltamos ao antigamente... :)

      Eliminar
  11. Escrever a letra para esta balada foi um dos grandes momentos do Esteves Cardoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempos áureos esses em que MEC era um rapaz irreverente e sarcástico, mas sempre com o talento da escrita à flor da pele.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Bom dia
    É realmente um problema mais para as senhoras que para os homens , mas quem está no hospital com a dita cuja , nem sequer pensa nisso . por isso demos graças a Deus por de uma forma ou de outra nos irmos desenrascando .

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes tempos de recolhimento levam-nos, a ter de enfrentar os pequenos detalhes estéticos que antes depositávamos nas mãos de profissionais. Nem nos apercebíamos destas desagradáveis pilosidades faciais.
      Bem dizem os brasileiros quer a mulher portuguesa é de pêlo na venta, e não só, vá!

      Boa noite.

      Eliminar
  13. Ai, Janita... tenho de confessar que não consegui evitar um esboço de sorriso... pois se ainda me recordo dos tempos em que tinha olhos que me permitiam ver e descobrir as primeiras agulhas brancas a despontarem por entre as outras...

    Agora só lá vou pelo tacto. É uma tarefa quase impossível, mas ainda vou conseguindo arrancar um ou outro pelito mais saliente... paciência! As máscaras são óptimas para ocultar essas indesejadas pilosidades ;)

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Enquanto a Maria João faz um esboço de sorriso, somente, eu, rio sem pudor destes desaires fruto deste tempo de desamparo estético. :)

      Por aqui já me soaram rumores der que na próxima semana já reabrem os salões. Faço ideia a corrida às pinturas, unhas e afins. Não fiz marcação alguma, vou deixar passar o rebuliço. :)

      Beijinho.

      Eliminar
    2. Deixe passar algum tempo, deixe!

      Quanto a mim, creio que o confinamento passou, há muito, a ser o meu estado natural... só vou ao cabeleireiro quando o cabelo está tão comprido que já não tenho força para o escovar decentemente...

      Beijinho :)

      Eliminar
  14. Alô, está gente?
    Deixo, porque sim, mais cardos e prosas: https://www.youtube.com/watch?v=vGOtcTTOeBE
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tá gente e gente de bem, sim!
      Nossa Senhora da garupita te valha, António!!
      Que raio de alteração foi essa? Ficas a saber que me recuso a tratar-te por «ad»...isso lá é nome de gente ou nick que se apresente? :(

      Se já aprendeste a colocar os links, nos comentários e posts, porque razão não o fizeste agora?
      Por acaso hesitei entre a Moura Guedes e os Ritual Tejo, quando fiz a escolha do tema.

      Beijinho, Observador!! :-P

      Eliminar
  15. Olá,Janita.

    A importância que as “pequenas coisas” adquirem, quando tudo parece conspirar contra nós...
    Mas como a situação parece estar bem encaminhada, em breve tudo estará “comme il faut”...

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Pequenas coisas para vós, que não sabeis a importância que os pêlo (não) têm para nós, e, sobretudo, o que sofremos para nos livrar desta coisa abominável. Ou melhor, pensando bem, não o sabem os homens, que são homens, que esta nova geração também já sofre...mariconços!!. Não sabem o que é a verdadeira beleza masculina.

      Beijinhos.

      Eliminar
  16. Olá Nita, sem me interpretares mal, devia ser o que menos nos importariamos agora, quando há esta maldita pandemia e gente a sofrer e a morrer. Eu continuo a trabalhar (até ver ��) e nem quero saber disso. Há giletes e tesouras em casa, caso seja necessário ��
    Bjs e saúde Nita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não temas a minha má interpretação seja lá do que for, Mena...Ó pra mim...pois se sou eu própria que conto e me rio destas minhas manias, como poderia recriminar-te por te não preocupares com essas ninharias? Olha, até rimei!! :)
      Se calhar o teu trabalho não pode ser feito por teletrabalho, não é verdade?
      Se eu fosse usar gilete no rosto havia de ser bonito...:))

      Beijinhos, Nina. :)

      Eliminar
  17. olha magana, eu tirei o espelho da casa-de-banho para nã me assustar... mas o importante é estar bem por dentro e depois com a máscara e óculos de sol, ninguém vê quem somos, já nem tiro as remelas, é um dia de cada vez :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe...e, no meu caso, ainda mais irreconhecível fico, Manel... nas poucas vezes que saio, para me deslocar ao supermercado ou farmácia, para além da máscara e óculos escuros, ainda levo chapéu...

      :))

      Beijos.


      Eliminar
  18. Tive que me rir com o teu desabafo :) :) sinto-me como tu, felizmente não tenho bigode, mas os cabelos estão de todas as cores, um horror :(
    Estou a adiar uma ida ao médico , na esperança que a cabeleireira abra.
    Ir ao supermercado tal como tu, também vou bem disfarçada, agora estar frente a frente com um sôtor ( que até pode ser jeitoso) isso já me constrange.

    Beijinhos para ti, tal como és e como estás :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que este postal/desabafo foi mesmo concebido para vos alegrar, Manu!! ehehehe
      Saber rir de nós próprios é uma Arte, ora para quem não foi dotado com arte alguma, tem mais é que improvisar, sobretudo, em tempos difíceis, né?

      Não tens 'bigode'? Olha que sorte, ou não, a tua... :))

      Obrigada por me aceitares tal como sou, quem dera que todos fossem como tu, amiga!

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  19. Mulher sofre... Foram coisas mal combinadas desde início.
    Quando Deus criou a mulher atendeu somente à forma física que tinha em mente mas descurou nos detalhes que, como é sabido, são muito importantes. De facto, que sentido faz as mulheres terem pelos faciais e pernas cabeludas? Ou mesmo tufos debaixo dos braços? (Atrevo-me até a questionar porque Ele não criou as orelhas já com um furinho cada?). Suspeito que Ele já tinha na ideia o negócio de esteticista e quis garantir clientela.
    Ou então estou totalmente enganado e foi a Eva que quis assim para ficar parecida com o Adão. Neste assunto deveria constar a intervenção da cobra, né?, afinal ela também é parte interessada. Tanto assim é que (a elas, cobras) lhes ficou o hábito de cuspirem e deitarem a língua de fora o que sugere serem resquícios de confrontos capilares. Não sei se toda esta lengalenga tem alguma razão de ser porém pensei que mal não faria e, pelo sim, pelo não...

    Beijinhos com sorrisos (e sem 1 pelo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não precisas de exagerar, Kok!!!
      Para isso cá estou eu. Com mais de trinta anos de praia nesta coisa de depilações, achas que ainda existem tufos nalgum lado?

      Cobras e lagartos, pah!

      Beijos tufados de sorrisos.

      Eliminar
  20. Ainda no outro dia disse á minha irmã mais velha que, quando nos virmos, ninguém se vai reconhecer!

    Mais gordos, com cabelos de fazer o Sansão roer-se de inveja, depilação por fazer, e máscara, vai ser lindo!

    Não se apoquente lá por isso que estamos todas iguais e no mesmo barco.

    Eu, em desespero, porque não tenho cabelo liso e já não sei o que lhe faça, já liguei na esperança que o número fixo estivesse direcionado para um telemóvel e conseguisse marcar. Mas não.

    Tenho que esperar.

    Um abraço do Algarve,

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alto lá, Sandra...mais gorda eu não estou. Pois saiba que neste afã corrido de sobe e desce escadas, cirandar pelo quintal e demais tarefas, até me esqueço de comer. Acho que até estou a ficar no ponto, no que a elegância respeita.
      O miolo é que já não anda a regular lá muito bem. Enfim, também não se pode ter tudo.

      Beijos, com sotaque meio nortenho meio alentejano.
      Coisa sensual e digna de se ouvir.

      Até à vista.

      Eliminar
  21. rsssssss, excelente texto, Janita, de rir, sim, é como estou, olho-me no espelho penso em me atirar do 9º andar, estou prendendo o cabelo para trás, só que o tamanho do rabicho está ridículo, e as mechas??? Onde?
    Mas livro-me do pesadelo, penso que melhor assim do que ter morrido com esse coronavírus. Porém creio que nada farei em um Mês, aguardarei, estamos em guerra, amiga!
    Beijo, estamos todas no mesmo barco!
    Cuide-se!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, amiga Tais? Ando a pensar seriamente em dedicar-me à escrita de textos humorísticos. Vou contactar o RAP, - um célebre humorista cá do nosso burgo -, a ver se ele não quer substituir aquela baixinha que lhe escreve os textos.

      Beijinhos.

      (Em breve estarei linda e poderosa, de novo!)

      Eliminar