quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

OS SONHOS NÃO TÊM DONO.

 *****************

Sonho

Teria passado a vida

Atormentado e sozinho

Se os sonhos me não viessem

Mostrar qual é o caminho


Umas vezes são de noite

Outras em pleno de sol

Com relâmpagos saltados

Ou vagar de caracol


Quem os manda não sei eu

Se o nada que é tudo à vida

Ou se eu os finjo a mim mesmo

Para ser, sem que decida.

*

Poema que muito me diz, da autoria do nosso

primeiro filósofo, ensaísta, poeta, Professor, Agostinho da Silva.


^^^^^^^^^^

O nosso grande filósofo

foi uma pessoa modesta

homem de grande saber

o maior entre os maiores

sem nunca se gabar de o ser.


Nunca acatou ditaduras

que o pensamento lhe castrasse

partiu para longe, viveu,

por certo amou e sofreu

fazendo dos sonhos seus __

__ a razão com que eu sonhasse!






26 comentários:

  1. Não sei se tenho sonhos. Sei que tenho planos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Catarina.

      E, dependendo dos planos
      mais ou menos viavéis,
      eles podem ser sonhos
      ou projectos alcançáveis.

      Beijos.

      Eliminar
  2. Minha amiga Janita,
    Não fazes ideia (ou fazes?) da importância que teve o professor Agostinho da Silva, na Universidade Federal da Bahia. Aliás, um dos seus filhos, Pedro Agostinho, era casado com uma das mais ilustres professoras do Departamento de Língua Portuguesa, Profa. Rosa Virginia Mattos e Silva, hoje, ela descansa nas mãos de Deus, eternamente. Rosa tinha um livre trânsito nas universidades portuguesas pelo seu notável saber, sobretudo nos estudos do português arcaico. Aliás, Pedro é também professor da Universidade Federal da Bahia, de outra unidade de ensino, aposentado, reconhecido professor de antropologia. Publiquei um trabalho na Revista Internacional de Língua Portuguesa sobre José Cardoso Pires pelas mãos de Rosa Virginia, que era do Conselho editorial juntamente com o professor Ataliba de Castilho. Não dê importância à minha publicação não é nada, nunca serei nada, risos.
    Bem, gostei de ler o poema de Agostinho da Silva, este defensor “dos pobres e dos oprimidos” e defensor intransigente da liberdade do homem, um esgrimista contra as ditaduras, falando dos sonhos. Ele era um idealista, um sonhador (também).
    Beijinhos, minha amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São comentários como este, e outros, que fazem o favor de trazer até a este meu modesto cantinho, que vão compensando os dissabores que este mundo da blogosfera, por vezes, me vai trazendo. Todos querem brilhar e ter razão, proclamando os direitos que esta Democracia lhes confere, mas na hora do vamos a ver, tudo muda de figura. Enfim, não ligue muito a este desabafo que ao meu querido amigo não deve fazer o menor sentido.

      Indo ao que interessa.... Sim, Caro Professor e Amigo, imagino a importância de Agostinho da Silva no meio Cultural e pedagógico brasileiro, porque tenho lido muito sobre o seu percurso de vida. Na sequência da sua oposição ao regime ditatorial de Salazar exilou-se no Brasil em 1947 de onde só regressou em 69, já com Marcelo Caetano no poder.

      Todos os Grandes Homens guardam em si a capacidade de sonhar e a modéstia de Ser, ao invés de Parecer.
      Como não quero passar-lhe uma ideia errada de que sou uma pessoa erudita, culta e estudada, devo dizer que só 'conheci' o Professor Agostinho da Silva, através das suas "Conversas Vadias". Um programa delicioso que passou na TV nos anos 90 e que nunca perdi um episódio.
      Aprendi muito com a grandeza das suas experiências e ideias sobre o mundo que nos rodeia.

      O meu amigo José Carlos Sant'Anna, sob essa sua maneira simples e acessível de lidar com os outros é também digno da minha profunda admiração.
      Ando há imenso tempo para lhe dizer isto, mas só agora se me deparou a oportunidade, que não quero de modo algum desperdiçar. :)
      Muito obrigada!

      Beijinhos, amigo José Carlos.

      Eliminar
  3. Excelente publicação sobre um homem que muito admiro - na realidade quem não o admira?
    Sobre o sonho haveria muito a dizer, mas vou apenas citar o mestre chinês Zhuang Tsu: "E eu que digo que estás a sonhar, também estou num sonho."
    E porque também estou num sonho Janita, me desculpe por vezes pelo destempero dos meus comentários, mas quando dou livre pretexto à imaginação (e ao sonho), liberto as asas e torno-me pássaro a chilrear livremente pelos campos.
    A Janita não sabe mas eu vou-lhe contar que, quando teço os comentários que com gosto deixo no seu cantinho, ora estou no remanso de casa ora no burburinho do café.
    É nesse sentido que lhe ofereço o que se segue, não lhe chame poema, pois é mais um plágio ou uma adaptação talvez, ou então um divertimento como diria o Mozart, seja o que for a Maria Guinot que me perdoe onde estiver.

    Às vezes é no meio do silêncio
    Que descubro a palavra para lhe dizer
    É uma pedra ou é um grito
    De qualquer coisa por acontecer

    Às vezes é no meio de tanta gente
    Que descubro afinal p’ra onde vou
    E a Janita solta um riso
    Mas é um esboço daquilo que sou

    Às vezes o meu tempo tarda em passar
    E escrevo o que ninguém vai acreditar
    Às vezes sou também um sim alegre ou um triste não
    E troco a minha vida por um momento de ilusão
    E troco a minha vida por um momento de ilusão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim Ramos...
      Não se preocupe com as várias formas de comentar aqui, nem sempre sou o que pareço. :))
      Gosto muito de conversar consigo, sinto-me à vontade, pois sei que não vai ficar a 'medir forças' comigo por coisas de "lana caprina". Não lhe garanto que possamos sempre entender-nos como Deus e os Anjos, mas afianço-lhe que não sou de fincar pé pensando que sou dona da razão nem guardo ressentimentos.
      Isso era lá com quem dizia que «nunca tinha dúvidas e raramente se enganava». Sei que posso esperar o mesmo do Joaquim, isso me deixa livre de ser genuína sem usar de palavras escolhidas, com receio de melindres.

      Continuando com o tema principal desta publicação: Os Sonhos, para quem desta vez escreve no burburinho do café (?) saíu-se muito bem.
      A Maria Guinot não tem de que se importar lá no sossego do Paraíso, pois eu, que conheço a letra e a música de "Silêncio E Tanta Gente", só na cadência rítmica lhe noto semelhanças.

      Saiba, caro Joaquim, que a Janita nem sempre solta o riso em divertidas gargalhadas com as suas palavras. Muita vezes, e esta é uma delas, também se emociona por estes belos momentos que vão adoçando a sua vida.
      Muito Obrigada!

      Vou guardar este poema que me dedica, para a posteridade...e mais além. Como diz a minha filha na brincadeira.:)

      Um grato abraço, Joaquim.

      Eliminar
  4. Sem dúvida um grande poeta e filósofo. Deixou obra para os vindouros.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que sim, caro Ricardo.
      Assim os vindouros saibam dar valor ao grande homem que foi Agostinho da Silva.

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Agostinho da Silva marcou
    -me por essa simplicidade aparente.
    Sonho pouco!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também a mim, Leo.
      Creio bem que a aparência correspondesse à essência.
      Eu já sonhei mais, mas ainda sonho q.b.

      Abraço.

      Eliminar
  6. Havia um programa(não me recordo do nome) na Tv com ele e sempre gostei muito de o ouvir e sobretudo ler. Quando durmo não me recordo dos sonhos, mas acordada eles vêm em catadupa e revejo-me neste poema dele.
    As tuas palavras foram muito certeiras.
    Beijos e uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves estar a referir-te às "Conversas Vadias", creio que na RTP.
      Nem me lembro se por essa altura já havia a Estação de Queluz.
      Já eu sonho a dormir e acordada também. Sou uma perdulária. :)

      Beijinhos, e bons sonhos, mas, sobretudo, bom sono.

      Eliminar
  7. Janita, minha querida amiga, gostei muito do poema 'Sonho' do filósofo, ensaísta, poeta, Professor, Agostinho da Silva - que eu não conhecia.
    Mas aí, Janita, também leio, além da postagem, alguns comentários e tuas respostas, como do nosso amigo José Carlos e a tua resposta para ele, e também a do teu leitor Joaquim Ramos e tua resposta.
    E se eu te disser, amiga, que hoje me emocionei com tuas respostas? Não é sempre que encontramos pessoas tão verdadeiras, tão bonitas na maneira de pensar. Certas coisa me comovem. Eu já tinha notado, e hoje resolvi te falar, ou melhor, escrever rss. A verdade, é que a emoção não pede licença, e trancá-la? Por quê? Segue assim, querida amiga, tão difícil as pessoas mostrarem o que são, viverem sua verdade! Sinto que te conheço há bastante tempo, por que será?

    "O nosso grande filósofo
    foi uma pessoa modesta
    homem de grande saber
    o maior entre os maiores
    sem nunca se gabar de o ser."

    Beijinho, querida, um lindo fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís.
      Sempre me faz corar com a bondade elogiosa dos seus comentários.
      Sabe, minha amiga? A maneira como me vejo, olhando-me de dentro para fora, é que não sou tão má quanto me julgam algumas pessoas que, por um motivo ou outro, não gostam de mim, nem tão boa, quanto pareço aos olhos dos que de mim gostam.
      Eu própria tenho alturas em que não gosto nada de algumas particulares que vejo em mim, noutras penso que estou muito bem assim como sou. Resumindo, minha doce e generosa Amiga, sou um ser humano sempre em contrução. Umas vezes avançando na minha obra interior, outras recuando desastrosamente.

      Gostei tanto, tanto, desta sua frase: "Sinto que te conheço há bastante tempo, por que será?" Porque será, minha amiga? :)

      Um grande beijinho de gratidão e muita amizade.

      Eliminar
  8. Era realmente um homem invulgar.
    Gosto de sonhar.
    Até acordado.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, hoje em dia, não vemos à nossa volta, mentes tão lúcidas e brilhantes como foi a de Agostinho da Silva, Pedro.
      Que bom saber que o Pedro não perdeu a capaciade de sonhar acordado...:-)

      Beijinhos, Bom fim-de-semana

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Sem dúvida, Francisco!
      Um Pensador com letra maiúscula.

      Abraço, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  10. Se Sebastião da Gama
    Falasse com Agostinho
    Dir-lhe-ia que "É pelo sonho que vamos"
    E lhe indicaria o caminho

    Este mesmo que vou seguindo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E como sonha o meu amigo Rogério...!
      Felizmente, nada lhe faz parar essa capacidade de deixar que o Sonho lhe comande a vida.
      Bonito isso!
      Viva o Sonho e Vivam o Sonhadores.

      Um abraço.

      Eliminar
  11. Antes de vir aqui, estive a ler a biografia deste grande homem. Conhecia-lhe alguns poemas, mas não o seu percurso notável.
    Uma pessoa de grande coragem aliada a uma grande simplicidade.
    Sobre o poema, achei maravilhoso.
    Calculo que a menina em baixo sejas tu...linda foto!

    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as suas "Conversas Vadias", Manu, chegaste a ver/ouvir na TV?
      Era de uma perspicácia e sagacidade tais, que apanhava no ar qualquer intenção mais dúbia, deitando-a por terra com a sua fina e oportuna ironia. Um génio!

      Pois a "menina" em baixo foi recortada e escurecida, propositadamente, de uma foto em que está com o neto ao colo.
      O meu mais velho, nesta altura teria pouco mais de um ano.

      Beijinhos, querida Manu.

      Eliminar
  12. O sonho é o que involuntariamente nos resta para entrar noutra dimensão em que nos vemos a nós próprios. Às vezes é bom.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! O sonho é uma acção involuntária, talvez uma forma de nos evadirmos da (nossa) realidade, adoçando-a, de modo a torná-la suportável.
      Um abraço.

      Eliminar
  13. Citar um baluarte da razão, para mim, é sempre tranquilizador
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tranquilizador e, supostamente, incentivador, não Miguel? :-)

      Eliminar