quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

HOJE...

 ...Penso com os Pensamentos de Victor Hugo.



Gostaria que os comentários  - se os houver - fossem com a escolha de dois ou três dos seus pensamentos incluidos nas vossas palavras - se as houver - ou, em sua substituição. Como preferirem. Pode ser? Agradecida!

Eis a minha escolha, embora haja muitos outros que também perfilho:

==========

Os velhos têm tanta necessidade de afecto como de sol.

*

Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem.  Agora é necessário civilizar o homem em relação à Natureza e aos animais.

*

. Há pessoas que têm uma biblioteca como os eunucos

 têm um harém.

*

. As ilusões sustentam a alma como as asas sustentam

 o pássaro.

***

Um dos seus pensamentos tenho-o eu no final da minha página desde que criei o blogue. Já lá vai mais de uma década.


Imagem adaptada por mim a partir da imagem abaixo

Fonte da imagem


DESEJO A TODOS

CONTINUAÇÃO  DE  DIAS  FELIZES!!

***💚💙💛***

24 comentários:

  1. "Quem abre uma escola fecha uma prisão."
    Por favor levar ao Afeganistão

    "Quanto menor é o coração mais ódio carrega."
    Por favor levar ao Afeganistão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pedro.
      Vou pegar então na indicação de que a abertura de escolas fecham prisões e mando para o Afeganistão.
      Ao chegar ao seu destino, o pensamento tão meritório do autor d'Os Miseráveis, vai parar às mãos dos talibãs.
      E depois? Fecham o resto das escolas e torturam mais afegãos.
      O mesmo acontecerá com o alerta seguinte. Coração emperdenido e vazio, nunca entenderá a bondade, a compreensão e a aceitação que há dentro de um grande coração.
      Mas posso tentar.
      Obrigada, Pedro.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. "Iniciativa é fazermos o que está certo sem ser preciso que alguém nos diga para fazermos tal." - inciativa mostra maturidade. Uma pessoa que precisa ser dita o que fazer todo tempo é uma criança, não um adulto.

    "Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como o corpo que não come". - O espírito que não lê vive para o efêmero e não é feliz.

    "Deus é a evidência invisível" - em cada lágrima derramada e prece respondida. Em cada ato de um milagre.

    Beijinhos

    Lola Hurricane
    www.lolahurricane.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lola!

      Três excelentes escolhas devidamente justificadas.
      Muito obrigada por ter aceite o pedido que faço nesta publicação e a sua interessante colaboração.
      Irei, com gosto, visitar o seu espaço e retribuir a amável visita.
      Um bom Ano 2022.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bom dia
    A tolerância é a melhor das religiões.
    Fé:eis aquilo de que os homens precisam. Infeliz dos que nada crêem.
    Iniciativa é fazermos o que está certo sem ser preciso que alguém nos diga para fazermos mal.
    Deus é a evidência invisível.

    Escolhi estas, pois foram as que mais se aproximam do meu modo de ser.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, JR!
      Fico muito contente por se ter identificado com alguns dos valiosos pensamentos de Victor Hugo. Nem poderia ser de outra maneira. As pessoas de bem sempre se reconhecem nos seus pares.

      Muito obrigada!

      Eliminar
  4. Para além da primeira e da terceira referidas por ti e a que tens há anos no fundo do blogue, digo estas:
    - A tolerância é a melhor das religiões
    - Quem abre uma escola fecha uma prisão
    - A água que não corre forma um pântano. A mente que não trabalha forma um tolo.
    - Aquele que dá ao pobre empresta a Deus (esta era proferida tantas vezes pelo meu pai).
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas escolhas, amiga Fatyly!

      Gosto muito da terceira, tão verdadeira é... Uma mente que não se exercita acabará estagnando, igual a uma poça de água sem agitação.
      Aí está a explicação desta minha apetência por passatempos e palavras cruzadas, desses que me fazem puxar pelos neurórios. Também da expressão "pedrada no charco"... :)
      A última aprendi-a na escola primária, creio que inserida num dos livros de Leitura.

      Obrigada pela tua colaboração, Faty!

      Beijos e abraços.

      Eliminar
  5. Bom dia Janita. Hoje fez-me lembrar uma professora de português a pedir aos alunos para fazerem uma composição escolhendo dois ou três pensamentos de Victor Hugo e incluí-los no texto.
    Já viu o trabalho que isso dá? Bem, como pediu com bons modos e gosto de responder aos seus desafios, aqui vai:

    Aqui há uns meses, ao passar por Cascais lembrei-me da picante e exótica Juliana; embora a considere, na minha vida, tão insubstancial como o arco-íris. Intrigantemente, desprezava os homens de cuja fidelidade tinha a certeza. Conheci-a no stand onde eu procurava um Smart para a minha filha e ela tinha levado o seu Mercedes à revisão (a Smart pertence à Mercedes). À saída perguntou-me se ia para Cascais e lhe poderia dar boleia. Disse-lhe que não ia, mas que podia fazer um desvio, só para lhe ser simpático.
    Estabelecemos um insólito diálogo, especialmente tendo em conta que éramos dois estranhos. Começou por colocar um cigarro na boquilha e perguntar se me importava se fumasse e se descalçasse os sapatos que eram novos e lhe estavam a magoar os pés. Anuí e fê-lo de tal forma insinuante e sedutora, desvelando uns pés tão bonitos e bem tratados, que mentiria se não dissesse que me perturbou, mais até do que a sua fragrância luxuosa.
    Depois, sem mais,  perguntou-me se eu era fiel.
    - Depende - respondi (escapatória neutra e vazia que evita comprometimentos a destempo), embora sabendo que PARA CONSEGUIR UMA MULHER, DIGA A ELA QUE VOCÊ É CASADO.
    - Ah meu caro, A MEDIDA DO AMOR É AMAR SEM MEDIDA. Sabe, uma vez dei com o meu marido com uma acompanhante de luxo em nossa casa, enquanto ele pensava que eu me encontrava na ópera em São Carlos, mas surpreendentemente não senti ciúmes mas curiosidade.
    Sentei-me na cama, segurei-a nos braços e perguntei-lhe o que tinha sentido enquanto fazia amor com ele. A infeliz ficou tão atrapalhada que quase me desmaiava nos braços e acabei a oferecer-lhe um calmante para a tranquilizar - referiu - mas quando ela saiu jurei vingança ao meu marido, porque na realidade QUASE NINGUÉM ESTÁ TÃO ISENTO DE PECADOS QUE NÃO MEREÇA UM CASTIGO.
    Pouco tempo depois, quando chegámos a sua casa (algures perto da Quinta da Marinha) convidou-me a meter o carro na garagem e a entrar. Disse-lhe que agradecia mas que não (sem inventar desculpas).
    - Mas olhe que se vai arrepender - retorquiu (não estava habituada a recusas).
    - Talvez, mas só mais tarde o saberei.
    - Você tem qualquer coisa que me agrada e está a tornar-se difícil, o que ainda me agrada mais. Venha comigo, você não sabe até onde poderei "ajudá-lo". É a minha última oferta.
    Saí do carro, dei a volta, abri-lhe a porta convidando-a a sair e disse:
    - Acredito que seja uma pessoa habituada a comprar tudo o que lhe apetecer, mas aqui há um pormenor que lhe está a escapar, é que eu não estou à venda.
    Meti-me no carro e arranquei em direção à marginal. Apetecia-me ver o rio e reflectir sobre os últimos acontecimentos. Sentia-me melancólico mas feliz, pois como diz Victor Hugo A MELANCOLIA É A FELICIDADE DE SE SER TRISTE.

    PS: Passados três dias ligou-me (deram-lhe o número no stand). Novo convite, nova recusa. Nunca pensei ouvir tantos palavrões de uma pessoa tão fina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Joaquim!

      Cá está mais um dos seus tão apreciados comentários que tantos sorrisos e gargalhadas me arrancam. Já sentia falta da sua presença por aqui. Este seu jeitinho de criar situações adaptadas aos posts que comenta, alegram até os dias mais sombrios, como é o caso de hoje. 😂 😂

      E, assim, dando vida e nome a uma personagem incrível, lá foi ilustrando, com situações insólitas, as suas escolhas 'pensantes'. Melhor seria impossível!!

      No entanto, acredito piamente, que haja criaturas no género dessa exótica Malagueta, perdão, Julieta. Eheheheheh

      Muito obrigada, Joaquim, por ter vindo trazer-me este magnífico arco-íris, depois da manhã chuvosa e maçadora que passei no HSJ, onde me desloquei para uma consulta de oftalmologia, ficando a saber que irei ser submetida a uma cirurgia ao olho direito. Ainda bem! Esta catarata andava-me aqui a complicar a vida...

      PS- Felizmente, ainda há homens fiéis, mau grado as Julietas finas.

      Eliminar
    2. Não sei se reparou Janita que escolhi quatro pensamentos de Victor Hugo e tirando o último, portanto os três primeiros, são provavelmente os que menos gostei. Todos os seus e os que os digníssimos comentadores elegeram, são de longe muito mais interessantes, daí eu ter optado propositalmente por eles. Até parece que sou do contra ou tenho a mania de ser diferente, dirá a Janita, e se calhar tem razão, talvez seja a ovelha que se desvia do rebanho para pastar só.
      Como disse a Fatyly, também em minha casa e de minha avó especialmente, sempre ouvi dizer quem dá aos pobres, empresta a Deus (sem saber que era da autoria de Victor Hugo).
      Gostaria de lhe perguntar que sintomas tem a Janita da sua catarata. Eu há um ano que a vista me chora, até parece um lago. Já mudei de lentes, mas tudo continua na mesma e o oftalmologista diz que não é da tensão ocular.

      Eliminar
    3. Começando pelo fim, em relação aos sintomas desta catarata, são os mesmos que já tive no olho esquerdo e operei há um bom par de anos. É como uma névoa que não nos permite ver as coisas com nitidez. Só isso. Sem lacrimejar, sentir ardência, nem vermelhidão. Quanto à tensão ocular estava muito bem, agora, mas já tive glaucoma provocado pela alta tensão ocular.
      Isso que o Joaquim diz, deve ser algo provocado por uma inflamação ou conjuntivite. O seu médico é que o deve informar, até porque um ano é muito tempo. Não descure a sua visão, ela é um bem precioso.

      De volta aos pensamentos de Victor Hugo, claro que notei que esse primeiro o elegeu para dele tirar partido na sua narrativa de tentativa de sedução frustrada lá da Dona. Até me custa acreditar que o escritor francês pensasse uma coisa dessas. Nem tudo o que lemos é verdade.
      Ora, Joaquim eu não digo nem penso nada. Limito-me a admirar a originalidade e capacidade inventiva dos seus extraordinários textos/comentários. :)

      Eliminar
    4. Vim aqui agora ler os comentários e as tuas respostas embora o sono já esteja a apertar. Gostei de todas mas este testamento (afinal não só eu que escreve p'ra burros-como dizia o meu falecido irmão João) o do Joaquim Ramos levou-me às lágrimas de tanto rir:))))) Fiquei tão bem disposta que escrevo a sorrir:))
      Vou dormir e obrigado aos dois pelo momento tão hilariante.
      Beijocas e até amanhã

      Eliminar
    5. Fatyly, os testamentos do Joaquim - como lhes chamas - são legados preciosos. Histórias tão bem contadas e descritas com tanta precisão, que mais parecem reais. :))

      Beijinhos, dorme bem.

      Eliminar
  6. Para não variar, gostei muito deste post!

    Já li e gostei imenso dos "Miseráveis" mas, o meu conhecimento do Victor Hugo ficava por aí.

    Como fiquei curiosa, fiz uma busca no "Dr Google". Porque devo dizer que concordo em absoluto com esta: "A água que não corre forma um pântano. A mente que não trabalha forma um tolo".

    Conheço alguns cérebros que já devem estar cheios de teias de aranha!

    E como acho que, apesar dos meus esforços, este se aplica a mim, deixo este:

    "A Vida é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo". Dando importância a situações e pessoas que, por vezes, não valem um "caracol".

    Um grande beijinho Janita!

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra, gostei das suas escolhas e, apesar da amargura que lhe noto, concordo inteiramente que gastamos muito do nosso tempo a dar importância a coisas e a pessoas que valem menos do que um caracol.
      Um beijinho grande e o olhar sempre em frente.

      Eliminar
  7. -A melancolia a é a felicidade de se ser triste.
    .
    -É inútil obter por piedade aquilo que ansiamos por amor.

    -Quase ninguém está tão isento de pecados que não mereça um castigo.

    -A alma é um olho sem pálpebras.

    -O tempo não só cura mas também reconcilia.

    -Quem não é capaz de ser pobre não é capaz de ser livre.

    Entre outras...Amei este vídeo de tão pelos pensamentos. Obrigada Janita! 🍀
    -
    Bom Ano. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabenizo-a Cidália! Gostei de constatar que viu o vídeo até ao fim. Aí estão cinco citações muito bem escolhidas. Gostei também muito dessas sábias frases.
      Obrigada e um grande e abraço.

      Eliminar
  8. Gostei muito destes pensamentos.
    Vou escolher três, mas não quer dizer que não goste de tantos outros.
    -A tolerância é a melhor das religiões.
    - Ninguém guarda melhor um segredo do que uma criança.
    - Ser bom é fácil, o difícil é ser justo.

    Beijinhos amiga Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manu.

      Três excelentes escolhas, sobretudo o que enaltece as crianças como fiéis depositárias dos segredos, quiçá, de alguns adultos.
      Estes, alguns, dão com a língua nos dentes com facilidade. :))

      Beijinhos amiga.

      Eliminar
  9. Faz tempo que não me submeto a uma prova tão difícil, risos. Mas consinto que o faças porque não faz mal nenhum. É um exercício de cumplicidade complacente, risos. Vergonhosa é a cumplicidade de militares e apoiadores ao desgoverno de outro militar (ainda que eleito) a sufocar o povo que (estupidamente) o elegeu.
    Um abraço, minha amiga Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, José Carlos.
      Melhor não levarmos estes pensamentos tão a peito pretendendo dar-lhes aplicação em casos concretos e conhecidos, pois se vamos embarcar em situações escabrosas, acabamos por deixar azedar as boas intenções do Pensador.

      Um abraço, amigo JC.

      Eliminar
  10. Janita, querida, gosto muito de Victor Hugo desde sempre, desde que o conheci lá atrás, na minha adolescência, ainda. Lembro que adorei um de seus poemas e adorava declamá-lo. Bem, vi o vídeo, muitos de seus pensamentos colocaria aqui, mas você pediu 3, estou brigando aqui comigo, mas gostei de muitos, colocarei 4 com sua permissão:

    - Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade.
    - O tempo não só cura, mas também reconcilia.
    - Os velhos têm tanta necessidade de afeto como de sol.
    - Entre um governo que faz o mal e o povo que consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa.

    Um beijinho, desejando novamente um ano com saúde e esperança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís. Sim, o escritor e poeta francês fez, e faz, parte da nossa vida. A sua mente priviligeada preencheu muitos dos nossos melhores momentos de lazer e prazer com a leitura dos seus livros. Muito antes d'Os Miseráveis, sofri com o sofrimento do Corcunda de Notre Dame.

      Em relação às escolhas da Taís, devo dizer-lhe que também as quatro me conquistaram. Uma das minhas é a penúltima. Essa última, é de uma actualidade e intemporalidade tão convincente...

      Obrigada, querida amiga, que tudo neste Ano seja de modo a fazer-nos sorrir.

      Um beijinho amigo.

      Eliminar