domingo, 9 de abril de 2023

MENINA.

 




Menina vestida de branco
E de semblante preocupado
Será que tu já previas
Que o teu futuro seria
De solidão e agonia
Pelo teu destino traçado?


De Senhora das Dores vestida
Cumpriste uma promessa antiga
Feita em momento de grande dor
Pela Tia, mulher dura e corajosa

Quando soubeste o motivo
Disseste logo que irias
Naquela  Procissão penosa.

Penosa pelo lento caminhar
Feito sob um sol ardente
Desde a Vila até ao Cerro
Onde morava e ainda mora;

A Senhora de Guadalupe
Na modesta Capelinha
Onde vai rezar quem é crente.

De recordação trouxeste
Um retrato a preto e branco
E os pés cansados, doridos 
Rebentando em bolhas de água.

Sem um lamento da sua boca sair
Contente pela missão cumprida
A menina, voluntária quase à força
Voltou para casa...
... quase feliz e a sorrir.😊



 


26 comentários:

  1. Um poema tão sofrido onde tocas uma passagem da tua meninice! Ainda dizes que não fzes poesia? Eis a mostra... que gostei muito!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da minha meninice feliz tenho muitas e boas recordaçõs, só não falo nela mais vezes porque não tenho imagens para o confirmar. :)
      Isto não é poesia, são versos MP... ( muito populares) :)))
      Beijinhos e bom domingo, Fatyly.

      Eliminar
  2. Quem consegue fazer marcha-atrás até à sua infância está ainda longe de sucumbir ao Alzheimer! Páscoa Feliz!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pensou que as suas palavras me animariam, enganou-se redondamente, meu caro!
      Li algures, não m lembro onde, que um dos primeiros sintomas de senilidade, é não nos lembrarmos do passado recente e sim, de coisas acontecidas há muitos, muitos anos... :))
      Bom Domingo de Páscoa!!

      Eliminar
  3. Bom dia amiga.
    Poema terno e lindo de mais .
    Parabéns !

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, caro amigo JR! :)
      Feliz Domingo de Páscoa!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Vitor...o que eu daria para saber o que te levou a remover este comentário!! :))

      Eliminar
  5. Gostei, sinceramente gostei.
    Boim domingo de Páscoa, Janita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu gostei sinceramente de saber que o teu apreço foi sincero, António! ;)
      Beijinhos e um bom Domingo de Páscoa.

      Eliminar
  6. Passando, vendo, lendo, elogiando e agradecendo a partilha poética, deixando cumprimentos cordiais, bem como,
    .
    “” votos de um feliz domingo de Páscoa extensivo à sua família ””…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite, mas já por lá passei ainda antes de ter ido resgatar o seu comentário ao lugar habitual.
      Cumprimentos e uma boa semana.

      Eliminar

  7. Olá,Janita

    Bem tarde, mas espero que ainda a tempo, aqui chego, para te desejar uma Feliz Páscoa. Mais doce que o poema que para este dia escolheste, que apesar de lindamente escrito ainda assim é tristinho...
    De vez em por aqui passo, para matar saudades, dando conta que te tornaste poetisa de corpo inteiro.Os meus parabéns!
    E também votos de que a vida contigo possa ser generosa, e te dê tudo o que mereces.

    Beijinhos amigos; fica bem

    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vens tarde, nunca chegas tarde, desde que vás chegando, meu querido Vitor, amigo de longa data!
      Como sabes sempre gostei muito de Poesia, mas não tenho bases para a escrever. Vou colocando em rima umas frases que expressem o meu sentir sobre os meus vários sentires.:)

      Se Saramago e o Miguel Sousa Tavares disseram que todos somos escritores, só que uns escrevem e outros não, porque razão não poderia eu aventurar-me no mundo da poesia?
      Lá que ponho o corpo inteiro nisto, ponho, agora se é poesia ou não, tanto se me faz!

      Não Vitor, a vida não é generosa nem nos dá o que merecemos. Dá-nos aquilo que dela conseguirmos arrancar, mas coisas há que não dependem só de nós.
      Grata por ainda te lembrares de mim, deixo-te um longo abraço de muito carinho.
      E um beijinho, também.

      Eliminar
  8. Um poema algo dolorido.
    Vamos levantar essa moral, por favor.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, mas tudo o que aqui descrevi em pobres rimas, aconteceu mesmo. É uma passagem da minha infância que me ficou marcada na memória para o resto da vida.
      Não se trata de astral elevado ou baixo. É a minha vida!
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  9. Participar nas procissões em criança era um suplício por causa do calor.
    Não me lembraria de o recordar num poema...
    Em qualquer caso o poema é magnífico, gostei de ler.
    Boa semana, amiga Janita.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta Procissão é especial e ainda agora acontece nas Festas da Páscoa lá na minha terra, Jaime. Faça sol ou chuva.
      Sendo eu a criança mais novita da família recaíu em mim a escolha. Neste caso fui uma espécie de pagadora de promessa(s). Não fui vestida de Anjinho, fui com o traje de Nossa Senhora das Dores, com o coração trespassado pelas setas da dor. A verdade não se mascara nem se ajusta a metáforas.
      Uma boa semana pós doçarias de Páscoa.
      Um abraço

      Eliminar
  10. Tanta dor superada no sorriso do dever cumprido!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui uma menina com grande noção do dever e da responsabilidade. Sempre consciente do mundo em que vivia Nunca fugi a fazer sacrifícos em prol de quem de mim precisasse. Refilona até dizer chega, mas justa. :) Se as filhas da minha Tia, que fez a promessa, já eram casadoiras e a minha irmã, mais virada para olhar a própria sombra, quem restava? Eu!
      Abraço amigo, Leo.

      Eliminar
  11. Ah, minha amiga Janita, estive fora com toda a troupe, que é numerosa, sem a internet. Decidimos não fazer uso desse meio de comunicação, salvo em caso extremo. De qualquer modo, era na roça e na roça o sinal da net não chega bem, por isso quase o cumprimos.
    Mas gostei do modo poético que retratas essa passagem da infância, das imagens, da espontaneidade dos seus versos (como dizes). E sei que não havia pranto em seu sorriso.
    Espero que tenhas tido uma Páscoa Feliz.
    Um boa semana, minha amiga!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de reler essa palavras "troupe" que, curiosamente também se usa muito lá no meu Alentejo, caro Professor.
      Quando é para descansar, descansa-se.
      A Internet, essa benfazeja companhia, dispensamo-la quando queremos ter todo o tempo do mundo para desfrutar dos ares do campo e da família. Compreendo perfeitamente.
      Como já referi ali em cima a um outro bom amigo, nunca se chega tarde quando se chega.
      Obrigada pelo interesse que demonstra, mas já tive Páscoas melhores, também já passei bem piores. Ficou ali no meio termo. :)
      Um grande beijinho meu com muito carinho pelo carinho que sinto nas suas palavras, querido amigo José Carlos.

      Eliminar
  12. Que bela poesia! Emocionante e incrível!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  13. Um poema sofrido.
    Essas promessas trazem sempre alguma dor, mas gostei das fotos.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais sofrido, querida Manu, foram as bolhas nos pés. Os sapatos eram novos e duros, e o caminho até à Capela no Alto de S. Gens ainda não era alcatroado como é hoje.
      Mas quando me trouxeram de volta a casa a minha mãe preparou um bacia de água tépida com umas pedras de sal onde mergulhei os pés e, pouco depois, já eu andava a brincar com as minhas amigas na rua...com os pés metidos nuns sapatos velhos, claro. Fui muito feliz, acredita. Aliás, como já o disse várias vezes, a infância foi o período da minha vida em que fui mais feliz. :)
      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  14. Hoje estive a ver um programa falando sobre saudade/poesia. É certo, que carregamos um fardo de lembranças, que ora viram saudades e assim abastecem os poetas. Duras lembranças Janita, mas é como diz:
    Juro que vivi.
    Abraços e feliz semana.
    Bjs e paz.

    ResponderEliminar