segunda-feira, 29 de maio de 2023

A MODA DAS TRANÇAS CASTANHAS.

 

____________________________________________________



Como era airosa com o meu ar prazenteiro
E me chamavam "menina da trança castanha"
Pela janela me assomava o dia inteiro
Sem nada apregoar e desfatez tamanha


Pela janela me assomava o dia inteiro
Sem nada apregoar e desfatez tamanha


As moças pirosas que lá na rua passavam
Ficavam tristes por não ter o meu cabelo
Quando as olhava constrangidas disfarçavam
E com inveja foram deixando crescê-lo


Quando as olhava constrangidas disfarçavam
E com inveja foram deixando crescê-lo.


Passou o tempo e as pirosas lá da rua
Fizeram tranças para ficar iguais a mim
Mas os rapazes conheciam a verdade crua e nua
Aquilo era  só guerra de manjerona e alecrim.


Mas os rapazes conheciam a verdade crua e nua
Aquilo era  só guerra de manjerona e alecrim.


Da minha trança já não resta nem a sombra
Deixei saudades em quem olhava e saí da janelinha
As tais pirosas desandaram deitaram-se numa alfombra
Mas trança bela ninguém teve como eu tinha.


As tais pirosas desandaram, deitaram-se numa alfombra
Mas trança bela ninguém teve como eu tinha.

***********

Versos inspirados pela minha foto e... AQUI... 

😍





28 comentários:

  1. Que a trança é bela, é.
    Estavam/estão na moda?
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fui de modas nem do que é ou não adequado para esta ou aquela idade. Se gosto e posso, uso, se não, não!
      As tranças nunca passam de moda, António.
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Desculparás a minha ignorância.

      Eliminar
    3. Estás desculpado, António! :)

      Eliminar
  2. Também tive uma trança assim! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não tenha sido há muitos anos, Leo.
      Eu, fiz trança para "competir", ou melhor, dar força, ao meu neto mais velho...quando se lembrou de fazer rastas...e os pais criticaram...😂

      Abraço!

      Eliminar
    2. Ah, então foi há pouco tempo! :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Boa tarde
    Agora só falta arranjar um bom fadista e uma editora e comercializar o êxito que vai ser com certeza.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR!
      Pra fadista cá estou eu que sirvo
      perfeitamente,
      mas editora, francamente,
      caía agora do céu... :))

      Estou a brincar.


      Eliminar
  4. Poema encantador que amei ler
    *
    Segunda feira abençoada por Amor e Paz.
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mariete!
      Bênçãos, amor e paz também para si.

      Eliminar
  5. Que trança maravilhosa. Adorei a publicação :))
    .
    Permito-me vaguear sem restrição
    .
    Beijo, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cidália, há quanto tempo a não via!
      Grata pelos elogios. :)
      Um abraço

      Eliminar
  6. A miúda que me deu a volta ao miolo usava um rabo de cavalo. E ficava-lhe bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou aqui com uma pergunta impertinente na ponta da língua, mas receio que fique aborrecido... Olhe, paciência. Vou perguntar na mesma:
      Essa miúda de rabo de cavalo que lhe deu a volta à cabeça, era a miúda portuguesa ou a alemã??? 😇

      Eliminar
  7. Bonita trança!!
    Esse tipo de trança parece estar sempre na moda.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas tranças têm a vantagem de nunca passar de moda e ficar bem em qualquer idade, Catarina. Gosto muito. :)

      Eliminar
  8. Trança??
    Estou naquela fase da vida em que ter cabelo já é um luxo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calvície, tão cedo, Pedro?
      Acontece a muitos cavalheiros...e até a algumas damas.
      Haja capacidade e sentido de humor para aceitar o que a idade traz... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. A bela trança agora publicada não o havia sido antes? Tenho para mim que já a conhecia.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia sim senhor, meu bom e atento amigo.
      Justamente com uma ou duas fotos do meu neto João, também ele de cabelo entrançado. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Fizeste um poema inspirado na música que gosto imenso de ouvir pelos "Câmaras" e que adorei. Quanto às tranças nunca a tive porque cortava sempre o cabelo devido ao calor da minha terra. Adorei vir aqui e obrigado amiga!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos duas a gostar de ouvir os Câmara Pereira, embora o Dom Vicente tivesse sido o Câmara com mais classe no belo cante do Fado.
      Eu é que te agradeço a companhia, Fatyly.
      Um abraço.

      Eliminar
  11. Gostei de ver a tua bonita trança e os versos lindos.
    Sabes que também tive tranças pretas, só que cortaram- mas, porque no colégio não tinha hipótese de cuidar delas. Ainda a hoje gostava de ter tranças, nunca passam de moda.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 👍 Desde miúda que usar franja, rabo-de-cavalo ou tranças, era como eu gostava de usar o cabelo, Manu. Ainda hoje gosto de cabelo comprido, mas já não o uso como gosto por motivos vários.
      Beijinhos, querida Manu!

      Eliminar
  12. Thanks for sharing the blog so well and I hope you have something new for me to study.
    ភ្នាល់បាល់ទាត់​ អនឡាញ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro visitante.
      Sou eu quem lhe agradece a visita, mas lamento informar que, neste espaço, nunca irá ler nada de verdadeiramente interessante que lhe possa ensinar seja o que for.
      Mas...não desista! Mantenha a esperança. Quem sabe um dia aparece por aqui algo novo, que solucione os problemas com que se debate o mundo?
      Obrigada.

      Eliminar