quinta-feira, 1 de junho de 2023

PÁSSAROS E GENTE.

 ______________________


Foto minha, a partir de um documentário sobre a Natureza.


Todos os pássaros nasceram providos de asas para voar.
Todos os seres humanos nasceram providos de sentimentos e não sabem amar.

Nenhum pássaro encarcera o ser humano,
mas o humano engaiola  o pássaro.

Nenhum pássaro corta as asas de outro pássaro,
mas o ser humano corta as asas do sonho do seu semelhante.

Quando o pássaro começou a pousar nos galhos das árvores da cidade, foi para ver como o humano vivia.

O homem não aprendeu com o pássaro o direito de voar e ser livre, mas o pássaro aprendeu com o humano a ser predador.

Assim, nasceram as aves predadoras, de garras fortes e aguçadas e bicos retorcidos...como dentes pontiagudos de lobos esfaimados...

...Ou de humanos desvairados!


__________________

29 comentários:

  1. Mas há mesmo pássaros de gaiola.
    Que, se os soltamos, são vítimas de predadores instantaneamente.
    O meu amigalhaço Artur chegou lá a casa faz agora cinco anos.
    O primeiro a ser acordado lá em casa todos os dias.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Artur, tratado como um Rei, só pode sentir-se feliz nessa família da qual faz parte, Pedro. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adivinho aí um pequeno sinal de revolta!
    Alguém lhe fez mal ou é apenas negativismo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haverá quem não se sinta revoltado vivendo neste mundo de discrepâncias sociais e conómicas? Onde o egoísmo, o desamor e a violência parece já fazer parte integrante de tudo e todos? E não é negativismo, é um olhar muito lúcido e realista.
      Felizmente, ainda vai havendo alguma Esperança...Assim quero acreditar.
      Obrigada. :)

      Eliminar
    2. ...discrepâncias sociais e económicas, obviamente.
      Muito gosta o meu teclado de me trocar as voltas. :(

      Eliminar
  3. E há muito passarão à solta...
    Um texto interessante, gostei de ler.
    Boa semana, com muita saúde e bom tempo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A propósito do meu poema de hoje:
      No Dia Mundial da Criança, e não só, a poesia também pode servir para os adultos brincarem.
      E nem é dia do meu aniversário...

      Eliminar
    2. Claro que sim Jaime! :) Esse seu recém-nascido nasceu sob bons auspícios. Vai ser uma criança alegre e um adulto feliz!! :)
      Já lá tinha ido espreitar e li a adenda...
      Obrigada.

      Eliminar
  4. Fizeste uma bela reflexão tão real que tocou-me muito, mas por mais que tente não consigo eliminar os "passarões da guerra e da ganância e outros".
    Adoro pássaros mas jamais em gaiolas!
    A foto é bonita e nem imaginas a quantidade de melros, rolas e pardais que pairam aqui na árvore, cujos ramos batem na minha janela e lá tenho que deitar abaixo alguns galhos, já que a Câmara há cinco anos que não podam! Mal começa o amanhecer sou acordada pela cantoria. Também há muitas pombas mas essas não poisam nas arvores mas sim nas varandas abertas e telhados. onde fazem ninho e nunca gostei delas porque provocam muitas alergias. Ao entardecer vejo sempre nuvens de estorninhos que pernoitam num jardim aqui perto e derrubam os ninhos delas!
    Adorei estar este bocadinho contigo e um feliz dia da criança:))
    Beijos e bom dia
    Beijos e bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que poderemos nós fazer, insignificantes cidadãos anónimos, em prol de uma melhor e mais justa sociedade, se os senhores que governam o mundo foram educados para pensar e agir somente em função de poder que o dinheiro lhes dá? Nada!
      Também gosto muito de ver, logo pela manhã, os negros melros, de bico amarelo, saltitando pelos galhos das árvores e debicando na minha relva, à procura de alguma minhoca ou semente que possam levar para os filhotes.
      Conheces o belíssimo poema de Guerra Junqueiro, 'O Melro'?
      Uma grandiosa lição acerca do direito à liberdade da passarada.

      Beijinhos, Fatyly!

      Eliminar
  5. Bom dia
    Um grande e bonito trabalho com uma mensagem magnífica .
    Felizmente neste tempo tenho o prazer de acordar ao som dos cantares dos melros.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo JR!
      Muito grata pelos seus sempre incentivadores comentários.
      Não só aqui, neste simples cantinho, como por todo o blogobairro.
      Assim vale a pena ter leitores. :)
      Obrigada.

      Eliminar
  6. A realidade, sentida por quem é dona de uma sensibilidade ímpar.
    Sim, refiro-me a tri, Janita.
    Beiinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que me conhecias tão bem, António.
      E olha que eu disfarço muito...:)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Agora reparo que me dirigi a ti, falando de "tri" 😒
      I'm sorry

      Eliminar
    3. Ora, António, entre amigos há compreensão e entendimento mútuo. Isso, do 'r' entre o 't' e o'i' foste tu que clicaste, inadvertidamente, em duas teclas em simultâneo.
      Eu entendi. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. São os contrastes da vivência. Retrato de uma humanidade muito bem espelhada.
    *
    Quinta feira de Paz e Amor.
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário estava no Spam. Mariete.
      Agradeço-lhe ter vido ler o meu pensamento. :)
      Obrigada, igualmente para si.

      Eliminar
  8. Penso que estou a desligar-me da realidade!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se falas em sentido figurado, acho bem, pois não podemos sofrer por todos os males que afectam a humanidade, Leo.
      Mas tem cuidado não te desligues demasiado da realidade, a avestruz é que enterra a cabeça na areia...Caso contrário, tornamo-nos alienados e insensíveis.
      Nem oito nem oitenta.

      Abraço

      Eliminar
    2. Alienada não, insensível um pouco!

      Abraço

      Eliminar
    3. Claro que sim! Acho que exagerei, Leo. Sei bem que és pessoa de pés assentes no chão. Sabes bem que gosto de ti e nunca diria nada que te magoasse.

      Grande abraço.

      Eliminar
    4. Não exageraste nem me melindraste!

      Abraço

      Eliminar
  9. O homem é o grande predador do Universo. Ele tudo destrói à sua volta. Mata os animais e os seus semelhantes e destrói o ambiente, polui a água e o ar, duas coisas essenciais à sua própria sobrevivência.
    E assim vamos avançando para a nossa própria extinção.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Elvira.
      O homem, ou seja, o animal racional, que deveria aliar a inteligência ao bom senso, na sua capacidade criativa e fazer o bem, usa-a para o mal, para destruir e possuir o que não lhe pertence num egoísmo sem limites.
      Um abraço, Elvira.

      Eliminar
  10. Num dia dito da criança (como está o "teu menino?") falas de pássaros e de gente, dando asas ao pensamento mostrando o contraste entre o bom e o ruim. Todavia, como disse o poeta, não há machado que corte (neste caso) as asas à imaginação.

    Estive na minha cidade -Lagos- uns dias para aliviar tristezas e soube-me muito bem; mas foi com tristeza que me vim embora!
    Beijinhos e sorrisos :))

    §-o sapo aqui não entra? deve ser por não haverem nenúfares!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Kok!
      Se foste até à tua santa terrinha para aliviar a cabeça e atenuar as mágoas, fizeste tu muito bem.
      O meu menino mais pequenino, o Noah, lá anda a crescer a cada dia que passa. Reguila, barulhento e refilão, não há quem o ature. O hobby dele é a doçaria, já tem traje de cozinheiro e tudo... Um dia destes publico aqui um vídeo e aviso-te para que venhas ver, ok?

      Provavelmente o Blogger, esquisito como anda, não deixa o Sapo cá entrar. Digo isto, porque a Manu não comenta como Sapa...😂 criou uma conta google, acho eu. 😍

      Beijinhos grandes, Kok.
      Folgo em saber que andaste a arejar 👍

      Eliminar
  11. Infelizmente o homem não aprende com os pássaros e tenta prendê-los.
    A pouco e pouco tudo se extingue, até a capacidade de voar.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que ainda aprenda a voar, nas asas de um sonho construtivo, que dignifique o voo, Manu.
      Ainda existem seres humanos merecedores de altos voos.
      Temos que manter a esperança e fazer também por melhorar.
      Quem nunca pecou que atire a primeira pedra, verdade?
      Beijinhos, amiga Manu!

      Eliminar