segunda-feira, 18 de setembro de 2023

AS MÃOS E O TEMPO.

 ==========================

Foto minha.


As veias da tua mão
Com o sangue entorpecido

*

Parecem um arco-íris descorado
Precocemente envelhecido.

*

A dor que escondes no peito
E não te deixa respirar.

*

Deixa-te o sangue dormente
E a mim tira-me o ar.

*

Já não sei o que pensar
Já não sei que mais dizer.

Nem o que hei-de perguntar

*

Quem envelheceu primeiro?
Foste tu ainda jovem ou fui eu que envelheci 
por te ver envelhecer?

*

Qual dos dois é o mais verdadeiro?

*

Serei eu que creio em Deus
Ou serás tu que és ateu?

*

Já não sei o que pensar
Não sei mais o que dizer...

***


"...embora o tempo passe a fugir, nós não fugimos do tempo."

Citação de José Ricardo Costa.





20 comentários:

  1. O tempo passa, vooooooooa! E interessante olhar para as nossas mãos e também os pescoços...Mostram bem a idade...E o bom é quando os dois envelhecem juntos...

    Ótima semana!
    beijos praianos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! O tempo corre, voa e nunca se cansa, nós é que ficamos cansadas com a sua passagem. Hoje, então, estou que nem posso de tanto cansaço, Chica.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Não sei mesmo o que pensar
    Muito menos que dizer.
    A foto está perfeita .

    JR

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. A vida e as pessoas é que, por vezes, nos enchem de melancolia e tristeza, Leo. Nessa altura ,as palavras não nos ocorrem alegres e saltitantes...
      Abraço.

      Eliminar
  4. As mãos dizem muito acerca de cada pessoa.
    Belo poema, gostei imenso.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mãos falam, caro amigo Jaime. Dizem-nos o que a boca silencía.
      Obrigada e um abraço amigo.
      Boa semana

      Eliminar
  5. Como diria uma célebre socialite, ficar velho é já não estar novo.
    Vamos para lá caminhando com a pele enrugada, o cabelo branco (para quem o mantém), uma dor aqui, outra acolá, ver familiares e amigos partir, a memória que já teve melhores dias, olhe,! uma chatice.
    Vamos andando, não é?
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas essa Dona lá vai prolongando a aparência de cútis lisa e sem idade. Não pode é desfrutar do gozo de uma boa gargalhada. O riso estalava-lhe a pele toda.
      Credo! Antes me quero enrugada e risonha...
      O José já entrou na idade do Condor? Eu acho que para lá caminho a passos largos .
      Pois...antes andando do que desandando, né?
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  6. Existe algo que perturba neste texto.
    O tempo ... marca e de que maneira!!!
    Beijinhos, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora que falas nisso, António, voltei a ler os versos e uma profunda perturbação entrou em mim e ficou cá dentro presa... :(
      Não gostei da sensação...
      Beijinhos e que venham dias leves, amigo.

      Eliminar
  7. Foto e poema lindos de ver e ler.
    .
    Saudações poéticas. Feliz semana.
    .
    Poema: “ O Amor tem os olhos fechados “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lindos, lindos não serão, mas reais são, caro Rycardo.
      Boa noite e boa semana.

      (...e quando os abre já é tarde demais, não é?)

      Eliminar
  8. "O tempo passa sem regresso" - creio que é de João de Barros...
    E esses versos traduzem bem o que é o tempo a passar, mas é bom estar por cá, apesar das rugas.


    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...E às vezes era tão bom se pudessemos regressar ao tempo passado, Maceta...Não, a algum tempo ido, mas aos melhores tempos que tão rápido passaram.
      Enquanto houver saúde e esperança, sim, é bom continuar por cá.
      Um abraço amigo.

      Eliminar
  9. Embora tenha sentido uma certa melancolia no teu poema, gostei porque me disse muito.
    Tenho as mãos parecidas com a tua e gosto de poder observar sinal que estamos vivas e que já passámos muita coisa.
    A citação está o máximo!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Credo, mulher!! Acho que andas a precisar mudar de lentes!!!
      Então não se vê tão bem que essa mão é uma mão masculina?? Ehehehehe

      Por sinal, tenho mais rugas na cara do que nas mãos e no pescoço, que até estão bem e agradecem...

      A citação tem um link que nos leva a um texto fabuloso.
      Beijokas, sua danada!! :))

      Eliminar
  10. Não preciso mudar de lentes e o "tua" referia-me à foto e sim tenho parecidas mas não iguais. Certo amiga?🤣🤣🤣

    ResponderEliminar