sexta-feira, 15 de setembro de 2023

QUEM NÃO TRABUCA NÃO MANDUCA.

 ________________________



A galinha ruiva achou umas espigas de trigo.

Ela chamou o gato.

Ela chamou o ganso.

Ela chamou o porco.

A galinha ruiva disse:

– Quem me ajuda a semear o trigo?

– Eu não – disse o gato.

– Eu não – disse o ganso.

– Eu não – disse o porco.

– Então semeio eu o trigo – disse a galinha ruiva.

E a galinha ruiva semeou o trigo.

O trigo cresceu.

A galinha ruiva disse:

– Quem me ajuda a ceifar o trigo?

– Eu não – disse o gato.

– Eu não – disse o ganso.

– Eu não – disse o porco.

– Então ceifo eu o trigo – disse a galinha ruiva.

E a galinha ruiva ceifou o trigo e levou-o para o moinho.

Depois de ter já o trigo moído e feito em boa farinha, a galinha ruiva disse:

– Quem me ajuda a fazer o pão?

– Eu não – disse o gato.

– Eu não – disse o ganso.

– Eu não – disse o porco.

– Então faço eu o pão – disse a galinha ruiva.

E a galinha ruiva amassou o pão, que ficou muito bem amassado, e cozeu-o no forno, muito bem cozido.

– Quem me ajuda a comer o pão?

O gato disse:

– Miau! Miau! Miau! Quero eu, quero eu, quero eu.

O ganso disse:

– Quá! Quá! Quá! Quero eu, quero eu, quero eu

O porco disse.

– Gurnin! Gurnin! Gurnin! Quero eu, quero eu, quero eu!

A galinha ruiva disse:

– Vocês não me ajudaram a semear o trigo. Vocês não me ajudaram a ceifar o trigo. Vocês não me ajudaram a fazer o pão.

Pois então vocês não me ajudarão a comer o pão. Os meus pintainhos comerão o pão.

E a galinha ruiva e os pintainhos comeram o pão.

Quem não trabuca não manduca.

Está contada a história. Está dada a lição.


(Conto de António Torrado)


Moral da história: Só quando no trabalho há união se reparte o pão.🍞

No entanto... Nunca esqueçamos que unidos seremos mais fortes. 💪




___________________

32 comentários:

  1. História e moral muito boa! beijos praianos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim todos seguissem esta moral, Chica!
      Beijos e boa férias praianas!

      Eliminar
  2. Cigarra e formiga, versão alternativa.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das muitas alternativas, Pedro.
      Beijinhos, boas férias!

      Eliminar
  3. Uma lição de vida que desconhecia e gostei imenso. É mesmo verdade a união faz a força. A foto do maracujá está soberba!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...para comer todos se unem, para trabalhar é que não! :)
      Beijokas, bom fds.

      Eliminar
  4. Bom dia
    A lição está dada .
    Se precisar de ajuda para colher os maracujás , estou disposto a ajudar .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tarde piou, caro amigo!
      Estes maracujás já foram consumidos há muito e não foi assim verdes, como os vemos. Têm de ficar encorrilhados , de aparência envelhicida. Quanto mais enrugados, mais doces...
      Veja só como a Natureza é caprichosa!! :)
      Bom fds, JR!

      Eliminar
  5. Bom dia
    a ser assim na vida real, era ver gente a cair para o lado com fomeca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo! O que prá aí há de gente que come tudo e nada faz, se esta lição fosse lei, morriam de fome.
      Bem visto! :)

      Eliminar
  6. Uma história que contava muitas vezes aos meus alunos.
    Infelizmente, hoje há muita gente que se farta de trabucar e quase morre de fome. :(
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e outros comem o produto de quem trabalha e não faz a ponta de um c****, Manu!
      António Torrado escreveu essencialmente contos para a infância.
      Como guardo em mim muita criancice, gosto de os ler, hoje publiquei. :)
      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  7. O António Torrado não está, também, ligado à Televisão?
    Dos contos, conheço alguns.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estar não está porque já faleceu há dois anos, António.
      Talvez tenha estado, sim.
      Beijinhos, António.
      Bom fds

      Eliminar
    2. Esteve sim, acabei de confirmar.
      Desconhecia que já tinha falecido.
      Bom fim de semana

      Eliminar
  8. Não sei se a moral a tirar será essa, já que só vejo "união" em chutar para a galinha todo o trabalho e apressarem-se a partilhar, sem qualquer esforço mas com toda a lata, o produto da luta insana da "mãe e trabalhadora". O que é hoje mais comum é muitos a esforçarem-se e poucos a aproveitarem-se daquele esforço.
    Não sei porquê, mas ocorreu-me o Orwell e sua Quinta dos Animais (conhece?), ainda que a moral do poema nada tenha a ver com a moral da Quinta.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Efectivamente, a história de Torrado não se encaminhou na direccção da união que faria a força, José. Tem toda a razão.
      Como tal já emendei a mão, como poderá verificar.
      No entanto, a minha achega ficou lá também...😊

      Conheço, claro. Quem não conhece George Orwell e a sua metáfora brilhante na revolução da bicharada da quinta? E 1984?
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Fora do contexto: que me diz quanto à estátua do Amor de Perdição? (veja a Zorra, sff)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amor entre esses dois - Camilo e Ana - também foi de perdição, mas o que refere foi outro, embora escrito por Camilo.
      O que digo; não! O que disse...pois já fui lá en sú sitio dizer.

      Eliminar
  10. Eu faria o mesmo que a galinha!! : ))

    ResponderEliminar
  11. Janita!
    Que delícia de publicação.
    Vou reler para absorver mais.
    Adorei a imagem.
    Ótimo fim de semana,
    mas quando desejar
    Passa lá no Espelhando,
    ainda falo de Blogs e Saudade.
    Bjins e Abraço
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catia!

      Esta, e tantas outras, são histórinhas para a infância de um autor que dedicou quase toda a sua obra a encantar a pequenada.
      Todas têm uma missão didáctica e pedagógica, digamos assim. Pelo menos, eu assim as entendo. Gosto e, não raras vezes, trago-as para serem lidas também por adultos... :))
      Grata pela visita.
      Irei aparecer lá pelos "Reflexos...", sim, com muito gosto.
      Um beijinho e uma semana com saúde e alegria.

      Eliminar
  12. Janita,

    há por aí muito animal que engorda e muito sem mexer um "corno"...
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Maceta!
      É isso mesmo que diz...há muita cambada que engorda a pança e a conta bancária, mas não é trabalhar no duro, porque esses não passam da cepa torta. Havendo excepções, claro está, dependendo da profissão.
      Um abraço, boa semana.

      Eliminar
  13. Uma história exemplar sobre que vale a apena refletir.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que será deste jeito, contando histórias simples aos mais pequenos, que lhes vamos incutindo os valores do trabalho e, sobretudo, que nada se alcança sem esforço.
      Aos mais pequenos e aos 'outros'.
      Obrigada pela visita, Juvenal.
      Um abraço

      ( por vezes esqueço-me de ir até à cx. de Spam... )

      Eliminar