terça-feira, 26 de março de 2024

TERÇAS-FEIRAS MUSICAIS.

 Porque este poema é Música para os meus ouvidos...



Oswaldo Montenegro
"Metade"



Que a força do medo que tenho
não me impeça de ver o que anseio
que a morte de tudo em que acredito
não me tape os ouvidos e a boca
porque metade de mim é o que eu grito
a outra metade é silêncio.

Que a música que ouço ao longe
seja linda ainda que tristeza
que a mulher que amo seja pra sempre amada
mesmo que distante
porque metade de mim é partida
a outra metade é saudade.

Que as palavras que falo
não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor
apenas respeitadas como a única coisa
que resta a um homem inundado de sentimentos
porque metade de mim é o que ouço
a outra metade é o que calo.
Que a minha vontade de ir embora
se transforme na calma e paz que mereço
que a tensão que me corrói por dentro
seja um dia recompensada
porque metade de mim é o que penso
a outra metade um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste
e o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
que o espelho reflita meu rosto num doce sorriso
que me lembro ter dado na infância
porque metade de mim é a lembrança do que fui
a outra metade não sei.
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
para me fazer aquietar o espírito
e que o seu silêncio me fale cada vez mais
porque metade de mim é abrigo
a outra metade é cansaço.

Que a arte me aponte uma resposta
mesmo que ela mesma não saiba
e que ninguém a tente complicar
pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
porque metade de mim é plateia
a outra metade é canção.
Que a minha loucura seja perdoada
porque metade de mim é amor
e a outra metade... também!





❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

31 comentários:

  1. Não conhecia.
    Tem classe o cantor-poeta Oswaldo Montenegro
    Desejo que o outro Montenegro também tenha classe política.
    Uma escolha cinco estrelas.
    Abraço e boa noite 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ver que o cantor/poeta te encantou, Teresa!
      E tem estilo e muita classe, sim. Concordo!
      Um abraço 🤗 e um beijinho. 😘

      Eliminar
  2. Também estou a conhecer aqui.
    E gosto bastante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Pedro!
      Fico sempre com receio que as escolhas das coisas que eu gosto , não sejam do agrado dos meus leitores.
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Não conhecia... surprise!!! E simplesmente adorei.
    Os últimos dois versos... “PORQUE metade de mim é amor e a outra metade... também!
    Lindo!!
    Notei que a letra de onde copiaste não é exata. Há qualquer coisa no meio que falta. Mas o sentido está lá.
    Ele diz “porque” em vez de “pois”. O “teu silêncio” em vez de “seu”, “Que as palavras” e não “Quer...”
    Se seguires a letra, tu própria te darás conta das diferenças.
    E a propósito de transcreveres a letra, considero uma excelente ideia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😊 Já está tudo nos 'conformes', querida Catarina!

      Sou daquelas que aprecia que me apontem certas falhas que, involuntariamente, possam ocorrer nas minhas publicações.
      Sinal de que quem aqui vem está atento. Isso é-me muito gratificante.
      Um forte e grato abraço. 🤗

      Eliminar
    2. Desconhecia e adorei fazendo-me um bem que nem imaginas neste período tão negro que vivo.
      O meu muito obrigada.
      Beijos e um bom dia de chuva

      Eliminar
    3. Posso imaginar. sim . Tudo o que nos convidar a sermos tolerantes, a olhar o mundo em redor sem medo, a termos confiança em nós próprios de modo a que não nos tornemos dependentes afectivamente e saibamos lidar com a solidão, nos aquieta a alma e alivia a dor.
      Um abraço esperando que o temporal passe, sem estragos de maior.

      Eliminar
  4. Gosto muito do Oswaldo Montenegro! Adorei! beijos, lindo dia e tuuuuuuuuuudo de bom! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos muitas a gostar do poeta/cantor, não é, Chica?
      Para além de ser um homem charmoso, tem uma voz doce.
      Igualmente para ti, amiga.
      Beijinhos e uma 🌼 .

      Eliminar
  5. Essa coisa traz tristeza à nossa vida, por isso desaconselho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem lhe vou perguntar a que "coisa" se refere, Tintinaine.
      E sabe porquê? Eu digo-lhe! Não acredito que entre todos estes desejos formulados pelo cantor/poeta não tenha havido um, um só, em que o meu amigo não se tenha identificado.
      Um abraço e um 😊 .

      Eliminar
  6. Bom dia
    Um poema um pouco longo mas tão leve que encanta ouvir .
    Não conhecia mas passo a gostar .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR!
      A Balada da Neve é maior e todos a sabemos de cor. 😊

      Eliminar
  7. Tenho para mim que chamar música será um exagero. Diria que é um diseur ou um trovador, com palavras bem articuladas acompanhadas pelo dedilhar de um violão. Tal não impede de que tenha gostado; e assim não fosse também o diria. Tá?
    Beijinhos e um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É escusado!!!!
      Por mais chamadas de atenção que eu faça logo no início de algum post que possa suscitar algumas dúvidas nos leitores, o José vai ser o eterno distraido...E mais não direi!
      Para a próxima vez fica em letras garrafais.

      Tá, sim, tá. Quando não gostar diga, eu prefiro isso e o José sabe-o bem...
      Beijinhos e sorrisos. 😊😊

      Eliminar
  8. Não fosse cantada por Osvaldo Montenegro, seria agradável.
    Não sou, porém, fã do brasileiro.
    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TU, o eterno descontente! Estava eu bem arranjada se quisesse agradar a gregos e a troianos...
      Beijinhos, António!

      Eliminar
  9. Já conhecia, mas gostei muito de reencontrar este poema de Oswaldo Montenegro.
    Vim aqui entre pequenas tarefas inadiáveis e soube-me pela vida descansar enquanto o ouvia.

    Beijinhos, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que nos reconforta a alma é sempre bem vindo, não é Maria João? Este poema é um bálsamo quando se ouve com o coração.
      Grata por me incluir entre as pessoas que gosta de visitar, Poeta. Eu gosto imenso de a rever por cá.

      Beijinhos, Maria João.😘 🌼

      Eliminar
  10. Não conhecia e gostei deste poema ao homem dividido!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo o ser humano guarda em si um mundo de dúvidas e certezas, e nem sempre consegue saber qual a melhor metade.
      Só no Amor, quando é verdadeiro.

      Beijinho, Leo. 😘 🌼

      Eliminar
  11. Sou uma apaixonada por esta música e pela forma que Oswaldo Montenegro a interpreta.
    Uma boa escolha, sem dúvida.
    Beijinhos Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por alguma razão somos amigas há tanto tempo, querida Manu! 😊 Temos muita coisa em comum.

      Um beijinho e tudo de bom.

      Eliminar
  12. Rogério V. Pereira27 março, 2024 00:37

    É canção??
    Parece reza...
    Que o medo da solidão se afaste
    e o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável

    Oremos
    ao som do violão

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Canção feita Oração!
      "...e que o espelho reflita no meu rosto um doce sorriso
      que me lembro ter tido na infância
      porque metade de mim é a lembrança do que fui
      a outra metade não (Eu) sei..."


      Cantemos como se entoa um Hino Sagrado.
      Um abraço apertado.

      Eliminar
  13. Poema, poesia e até simples versos me fazem muito bem. Eu gosto.
    Um abraço e boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que continue dançando e gostando de Poesia, RÔ!
      Um abraço.

      Eliminar
  14. O amor é a chave para tudo resolver de forma cordial.
    Boa Páscoa.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que cordialidade é necessário que aliado ao Amor haja harmonia, compreensão e cumplicidade.
      Um abraço amigo com votos de uma Feliz Páscoa, Caro Juvenal.

      Eliminar
  15. Adoro ouvir esta música. Linda, maravilhosa, fascinante de ouvir. Grato pela gentil partilha
    .
    Votos de uma Páscoa muito feliz.

    ResponderEliminar