domingo, 10 de março de 2024

___________ OS FANTOCHES.

___________________

Há quem trave uma luta constante, ao longo da vida, contra os demónios da sua infância, acabando por relegar para segundo plano as realidades da vida. Tudo o que mais anseiam é ser desejados, amados, ter sucesso e ser felizes.

Por outro lado, há os que tiveram uma boa infância, mas com uma lacuna que lhes vedou o acesso à alegria plena.
Em prol de conseguirem alcançar esses 'ingredientes' que lhes faltou, apoiam-se exclusivamente nesse ideal, acabando por fazer  escolhas erradas.
Uns e outros, são fantoches, que se deixam manipular facilmente, sem que a princípio o notem ou reconheçam.
Porque todos os sonhos têm um preço!

Imagem DAQUI
Apenas porque não encontrei, entre as minhas tralhas,
nenhum bibelot parecido com um fantoche.

---------
Nota: Texto inspirado no livro homónimo de Patrick Redmond.


________________________________

32 comentários:

  1. Triste quando somos ou vemos fantoches manipulados por outros... Que todos possam sonhar e realizar! Lindo domingo! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chica, por vezes não são 'os outros' os manipuladores.
      É a própria vida a grande manipuladora de incautos, que vai fechando portas e abre atalhos directos ao abismo.
      Beijinhos e bom Domingo.

      Eliminar
  2. A ambição desmedida leva muita gente a perder a vergonha e o amor-próprio para conseguir o que quer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja esse o perfil dos manipuladores, sim!

      Eliminar
    2. Ah, e uma grande dose de egoísmo, também.

      Eliminar
  3. Bom dia
    O texto é muito sério e daria um grande debate . Os lambe -botas também podem fazer parte dos fantoches e esses sim eu tetesto.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, caro JR, não acredite nisso.
      Esses, são os bobos da corte profissionais e oportunistas, que engolem sapos vivos, tendo como fito dar o salto para uma plataforma mais alta do que aquilo que as capacidades reais os guindariam por direito e mérito .
      Bom Domingo.

      Eliminar
  4. Bom dia, Janita.
    Já todos fomos fantoches, com ou sem consciência de o sermos, penso eu.
    Eu revejo-me naqueles do primeiro parágrafo.
    Tenho sim, nostalgia dessa infância, mas muito tive que calar.
    Beijinho , dos confins do Alentejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Ana!

      E quantas vezes sabendo isso, renegando-o a si próprias, mas sem ter outra alternativa...no momento! Outras vezes, sem terem disso consciência...também no momento, mas não na mesma situação.
      Eu tive uma infância descuidada e feliz, que recordo igualmente com nostalgia, apenas ensombrada pela ausência do meu progenitor.
      Beijinhos com saudades do Alentejo, sabendo contudo, que cada vez o tenho mais longe.

      Eliminar
    2. Nisso somos iguais. Quem diria? Nasci de um namoro, o que no final dos anos 50 era escandaloso. Felizmente, tive um verdadeiro pai de amor na pessoa do meu padrasto.
      Talvez por tudo isso, tenha optado por trabalhar desde muito cedo.
      Beijinho

      Eliminar
  5. Rogério V. Pereira10 março, 2024 11:16

    Nunca deixem
    que um braço
    anónimo
    manipule a vossa cena em vida

    Beijo de marioneta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem disse que o braço que manipula é anónimo, Rogério?
      Ah, meu amigo que sorte tiveste na vida!!

      Só és marioneta da tua própria vontade, não esqueças!
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Não me revejo nestas classificações.
    Acho que a procura obsessiva da felicidade , da realização plena ou seja lá o que for isso torna as pessoas infelizes!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me refiro nem referi à felicidade, muito menos na sua procura obsessiva. Imagina só; quantas pessoas pensaram, erradamente claro, - mas isso só descobrem mais tarde e de forma bem amarga, _ que um marido, um bom marido, seria a figura paterna e compensadora para a o pai que não tiveram?
      Basta haver alguma empatia e mesmo sem que haja paixão a pessoa torna-se uma presa fácil.

      Um abraço.

      Eliminar
  7. A Vida fez de mim fantoche vezes sem conta... Deu-se até ao luxo de várias vezes me privar de si para, quando já parecia tarde demais, me trazer de volta, qual gato brincando com um passarito que acaba por deixar escapar, mas foi a Consciência quem me ditou a minha opção de classe e essa é uma das poucas coisas pelas quais livremente optamos.
    E, sim, todos os sonhos têm um preço. Eu pago, muito conscientemente, o preço das minhas opções e dos meus objectivos. Quanto ao meu sonhozinho pessoal vou-o construindo no dia a dia a partir de tudo o que vou encontrando por aí e/ou me vai nascendo cá de dentro.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimada, Maria João, compreendi perfeitamente tudo o que revela aqui. Saiba que acredito piamente que não existem sonhos grandes ou pequenos. Existem Sonhos apenas, com a dimensão daqueles que os sonham realizar.
      Para os outros, os que não sentem essa carência, serão pequeninos e até sem direito a ser considerado um sonho, de tão natural e legítimo ser.
      Acontece que o sangue não conhece legitimidade e o direito de chamar Pai a quem nos concebeu deveria ser um direito alienável...depois, bem depois, nascem estes textos prosaicos e parvos...

      Um grato abraço.

      Eliminar

  8. Por vezes, penso que todos deveríamos ver a Rua de Sésamo com muita atenção. Uma comunidade que se ajuda mutuamente, ninguém apunhala ninguém pelas costas; são educados e podem depender nos amigos. Uma comunidade amigável onde ninguém é manipulado por ninguém.
    Uma forma muito simplista de viver mas onde a felicidade e bem estar podem ser alcançados. : )

    Quanto aos sonhos ... os sonhos surgem ou são criados de todos os tamanhos e formatos e dependem da autoconfiança, da autoestima e, consequente, do valor que atribuimos a nós próprias/os.

    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Rua Sésamo? Já não tenho netos pequenos, ou melhor, tenho o Noah, mas está longe. 😊

      Quanto ao tamanho dos sonhos ter a ver com o ego de quem sonha, nunca antes ouvi tal coisa, o que não significa que não tenhas alguma razão. Quererias tu dizer que quem sonha com algo pequenino, de pouca monta, tem a autoestima de rastos? Sempre atribuí os sonhos, os anseios, à satisfação das carências. Se eu já tiver algo, não fará sentido sonhar alcançá-lo. Elementar, não? Só que a grandeza dos sonhos depende muito da ambição de cada um.
      Nunca fui ambiciosa, sabes? Ir à Lua está longe dos meus sonhos mais ousados... 😅
      Abraço.

      Eliminar
    2. A minha opinião é que um determinado sonho pode ser grande para alguns e pequeno para outros. O ego exacerbado pode levar a sonhos irrealizáveis. Não são desses que estou a falar. Não esquecer que estamos limitados também pela nossa herança genética.
      Eu, que nunca consegui dar cambalhotas, seria irreal sonhar em ser uma atleta profissional quando “fosse grande.”
      O sonho de uma amiga era ser advogada. De família simples e com certas dificuldades financeiras, ser advogada era um grande sonho, mas, para ela, era realizável. Concretizou-o e tem tido muito sucesso... profissionalmente e financeiramente.

      “Se eu já tiver algo, não fará sentido sonhar alcançá-lo. Elementar, não?” – É tão óbvio que penso não ter compreendido o que quiseste dizer. : ))




      Eliminar
    3. : )) Nem eu, Catarina, nem eu!

      Eliminar
  9. Quase que identifico o povo como "fantoches" Somos manipulados por quem governa. A ver vamos se, se vai mudar alguma coisa
    Gostei de ler!
    .
    Beijos. Votos de uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar até somos, Cidália.
      Talvez seja a pensar nisso que a taxa de abstenções sobe sempre em cada vez que há eleições.

      Um beijinho e que tudo esteja bem consigo, cara Cidália.

      Eliminar
  10. Na primeira noite eles pisam nosso canteiro e roubam uma flor, e não dissemos nada, na segunda já não se escondem, pisam os canteiros, matam nosso cão e arranca nossa voz na garganta. É assim por todo o mundo, onde fantoches desfilam prontos para uma armadilha.
    Que as eleições de vocês respeitem o desejo de liberdade e progresso como foi naquele abril.
    Uma linda semana Janita.
    Bjs e paz no coração amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses que pisam sem dó nem piedade, camuflam-se de tal santidade que fica difícil reconhecê-los, amigo Toninho.
      Talvez seja por isso que as pessoas se isolam. M esmo assim, não ficam a salvo.
      Quanto ao progresso eleitoral ainda me sinto confusa.
      Obrigada, amigo Toninho.
      Tudo de bom para si e família
      Um grande abraço.

      Eliminar
  11. Gente mal resolvida.
    Há Tantos!!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E será que os 'restantes' desses Tantos o estarão, Pedro?
      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  12. Há de tudo em todos os géneros iniciais.
    A evolução não é explicável pela física ou pela matemática, antes pela psicologia, ciência que não domino minimamente. Ou seja, nesta matéria não podemos dizer que 2+2=4.
    Em qualquer caso, todos somos fantoches em muitos momentos da vida, já que fazemos o que esperam de nós.
    Boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eis um comentário feito com saber e ciência. Ainda que a Ciência nem sempre tenha resposta para tudo.
      Fantoches, por vezes, até de nós mesmos, amigo Jaime.
      É sempre um gosto receber as suas sensatas opiniões.

      Um beijinho com votos de boa semana, meu Amigo.

      Eliminar
  13. Tive uma infância muito boa assim como a adolescência que nunca fui manipulada por ninguém porque "isso é que era bom":) nem nunca manipulei ninguém. Nem no trabalho!
    Casei com quem muito amei, tive duas filhas e uma gravidez de gémeos que terminou mal aos sete meses.
    Porém o cavalheiro já falecido começou a querer manipular-me querendo que eu fosse o fantoche dele e farta de pagar dívidas de jogo pus um ponto final "e adeus ó vai-te embora"
    Sempre e desde miúda vivia um dia de cada vez até hoje.
    Se olhar bem para a sociedade actual, ó amiga não faltam fantoches e acho que há para todos os gostos, mas preocupa-me e muito a "Saúde Mental"
    Não sei se me fiz entender:)
    Beijos e um boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, não há bela/o sem senão. Mais cedo ou mais tarde o lobo despe o disfarce de cordeiro.
      Sim, há estados de saúde mental que chegam a atingir o limiar da psicopatia, tens razão. Aí, é preciso estar-se atentas.

      Boa semana e um beijo.

      Eliminar
  14. Quando era miúdo vi vários filmes de fantoches. Confesso que ainda hoje gosto de fantoches.
    .
    Saudações poéticas e amigas
    .
    Poema: “ É doce Viver o Amor “
    .

    ResponderEliminar