quinta-feira, 28 de março de 2024

DESAFIO - LITERÁRIO

 ==========================

Sem muitas palavras e apenas uma pergunta:

Qual o nome desta obra literária de cujo V - e último - volume fotografei esta imagem e retirei este texto?




"E atirou-lhe com uma nota.

 - Seu Jondrette Thenardier, seu grande traste! Sirva-lhe de lição, seu algibebe de segredos, vendilhão de mistérios, miserável esquadrinhador das trevas! Pegue também nestes quinhentos francos e saia-me já daqui! O que lhe vale é Waterloo.

 - Waterloo?!  - resmungou Thenardier metendo no bolso as duas notas de quinhentos e mil francos."

********************

Em virtude da quantidade de pistas que já se encontram neste pequeníssimo excerto, penso que não seja nada difícil aos mais versados no tema acertar de imediato. Peço, como sempre, que não sejam demasiado claros, ou seja, deixem pistas subtis.* 😊

Obrigada!

* Como alternativa, no caso dos menos experientes em subtilezas, podem usar o email:
fgmncf@gmail,com

****************************

**************

64 comentários:

  1. Respostas
    1. Respondi agorinha, Teresa.
      Não me foi possível fazê-lo antes.
      O temporal tem feito estragos por aqui e o meu tempo dividido entre as compras e outros afazeres, não me tem dado tréguas.
      Já a contar com certas limitações para nos dedicarmos todos, a isto, escolhi um passatempo fácil.
      Obrigada e um abraço.

      Eliminar
  2. Eu sei! Agora vou pensar em modo subtil e já volto.
    Estou muito surpreendida por teres apresentado um enigma tāo fácil. Preso por ter e preso por nāo ter.... :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse difícil não teria o prazer de vir encontrar a casa cheia, Catarina!!! : )))

      Eliminar
  3. Quando aqui cheguei nāo havia comentário, agora já há um. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez a nossa Teresa foi a campeã!!!

      Eliminar
    2. Como digitei no tablet levei montes de tempo. Fosse no computador e teria acabado antes de a Teresa chegar e teria o primeiro lugar. hahahaha

      Eliminar
    3. Humor negro, Catarina?!?!
      🤐 🤔 🌷 😂

      Eliminar
    4. Humor negro? Detesto humor negro. Não estou a perceber.
      Esquece. : )
      Boa Páscoa!

      Eliminar
    5. Se calhar "Humor negro" não terá sido a expressão exacta , Catarina. Peço desculpa!
      Talvez fosse mais adequado eu ter escrito : "Ironizando, Catarina?" Tanto mais que eu sei não ser prioridade tua chegar em primeiro lugar à meta, mas sim, participar. Já eu...sou mais para primeiros lugares...Ahahahah

      Boa Páscoa!

      Eliminar
    6. Nem ironia. Foi mesmo tal como escrevi. Sem segundo sentido.
      :)

      Eliminar
    7. Assim, sem tirar nem pôr? - " Fosse no computador e teria acabado antes de a Teresa chegar e teria o primeiro lugar.
      Porque será que sinto tanta dificuldade em acreditar nisso?
      Vou passar a estar mais atenta aos Desafios e, se possível, tentar chagar à solução antes de ti... : )

      Eliminar
    8. O que um simples comentário suscitou. : ))) Um comentário que não teve segundas intenções. A sério!
      Quando entrei no teu blog não havia nenhum comentário e pensei ... o que faz a diferença estar num fuso horário diferente. Comecei a escrever no tablet. No tablet escrevo com um dedo e é muito frustrante. No teclado do computador escrevo com todos os dedos e muito rapidamente.
      Entre o escrever e o enviar, a Teresa tinha chegado, o que confirmou a minha lentidão no tablet. Nada mais complicado que isso.
      Não sou de piadas, não sou competitiva. Foi apenas uma graça.
      Toda esta enteração poderia ser considerada um “momento pedagógico”. : ))
      E agora vou preparar-me porque vou ver Dune 2 e depois jantar fora.
      Bjos e tem um fim de semana feliz.

      Eliminar
    9. Um momento pedagógico sem erros ortográficos. : )) - interação

      Eliminar
  4. Rogério V. Pereira28 março, 2024 00:26

    Querida amiga
    tenho a certeza
    tal obra não é minha

    Abraço literário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo,
      vai treinando a escrita
      que um dia chegarás a este nível
      arrasador ,
      deste grande escritor!

      Abraço leitor.

      Eliminar
  5. Esse bocado de pano foi uma prova.

    ResponderEliminar
  6. Apesar da hora adiantada em Portugal, recebi agora mesmo uma mensagem de uma amiga a dizer-me que está a chover torrencialmente e que houve inundações em Lisboa. Que miséria de tempo por aí. Também chove assim no norte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, ainda está pior do que esteve ontem, Catarina!
      Parece que abriram as comportas de todas as represas e inundaram por aqui tudo. Um horror!
      Por Lisboa não é preciso muito para que a Baixa da cidade fique inundada. A água vem correndo pelas sete colinas abaixo e na Baixa só se pode andar de barcos insufláveis.
      Beijos

      Eliminar
  7. Até foi adoptada em musical e tudo.
    E mais não digo que a Susan Boyle ralhava comigo.
    Beijinhos, Santa Páscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tudo e tudo e tudo, Pedro!! : )
      Santa e doce Páscoa!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Será um livro de um autor francês?

    ResponderEliminar
  9. Acho que já sei, não li o livro, mas vi um filme :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas os livros são sempre de uma riqueza de pormenores descritivos, que nos escapam nas imagens.
      Beijinhos, querida Gábi.

      Eliminar
  10. Agora tenho de pensar numa forma subtil de mostrar que sei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que tu sabes que eu sei que tu sabes.
      Como não haverias de saber? : )

      Eliminar
  11. Procurando algo sobre o autor descobri já duas coisas em comum comigo, nascemos no mesmo mês (mas em anos diferentes) e em dias próximos, ele 26, eu 27 e como eu, ele também tem Maria ou Marie no nome e M é como se inicia a palavra que lembro para pensar nesta sua grande obra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, que não sou Maria, nasci a 25! Um mês rico de nascimentos de boa gente.
      ; )

      Eliminar
  12. Já sei quem escreveu. Um grande escritor francês e o nome do livro começa com M.
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar nunca notaste Manu, mas no final da minha página tenho uma frase do autor que, se este desafio fosse difícil, eu recomendaria que a fossem ler. Como é fácil, fica já aqui:
      ""Julgar-se-ia bem mais correctamente um homem por aquilo que ele sonha do que por aquilo que ele pensa".
      Desde que criei o blog que ela, a frase, lá está e se calhar até hoje, ninguém a viu e apenas um grande amigo meu a citou e referiu, numa imerecida homenagem que me prestou.
      O meu querido Amigo Ricardo Rodrigo Lobo.
      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  13. Eu não respondo, mas informo que tenho essa obra completa e que li com grande gosto, na minha pobre biblioteca. Os primeiros grandes livros que li, como este, foram traduzidos da Língua Francesa para português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho a obra completa numa linda e rica encadernação que poderá ver na reedição. :)

      Eliminar
    2. E será verde, se for igual à minha!

      Eliminar
    3. Sim, é verde, da cor da Esperança!
      Na reedição somente irá aparecer o V volume dessa série de cinco. Só para não passar a ideia de ostentação de riqueza...cultural...e daí, talvez ainda fotografe os cinco volumes. Porque não? Neste mundo da caganças, mais uma menos uma não fará grande diferença!!!

      Eliminar
  14. Bom dia
    A minha cultura não chega a tanto e confesso que não chego lá .
    Ficarei a aguardar pela resposta para satisfazer a minha curiosidade.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza de que o amigo Joaquim já ouviu ou leu algo acerca deste grande escritor. A obra em questão é conhecidíssima. Assim, de momento, é que não se lembra.
      Sabe aquele homem que foi preso por ter roubado um pão para matar a fome à sua irmãzinha? Pois então!
      Um abraço com amizade.

      Eliminar
  15. Apesar do tempo estar uma miséria tenho de me preparar para o enfrentar porque os rapazes estão em casa e o frigorífico está quase vazio.
    Só voltarei mais tarde.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo está uma miséria miserável, nem a terra santa escapa!
      Desfruta da companhia dos teus meninos, Leo, o resto pode esperar.

      Um abraço.

      Eliminar
  16. Bom dia Janita,
    Mandei e-mail e espero ter acertado.
    Se for o que penso, digo que já teve duas adaptações ao cinema: uma com um actor francês muito conceituado e outra com um actor americano que, de vez em quando, se transforma numa criatura com poderes.
    Um abraço e votos de Feliz Páscoa!
    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lhe respondi, Sandra. Claro que acertou. Eu vi o filme ainda antes de ler a obra, mas foi o primeiro, essa segunda versão americana não cheguei a ver.
      Obrigada por participar sempre nestas minhas brincadeiras. : )

      Um abraço grato

      Eliminar
  17. Li a obra em adolescente e mais tarde já muito adulto. E por aí anda a dita obra em 5 volumes, com uma bela encadernação. Mas não a única obra que dele li.
    Dizem que ler enriquece, por isso eu deveria ser milionário, mas não é o caso; do espírito não me queixo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa obra em 5 volumes de bela encadernação que fala, deve ser a mesma que eu tenho, José.
      E que interessam os bens materiais se comparados com essa sua riqueza do espírito?

      Um beijinho.

      Eliminar
  18. Desafio facílimo como prenda de Páscoa.
    Li o livro como adolescente, mas o nome Thenardier ficou para sempre presente na minha mente. Vi vários filmes, do mais recente tenho DVD. Vi o musical em Duisburg sem a Susan Doyle.

    Abraço neste Quinta-feira Santa ☀️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero aue desta vez, as minhas informações não tenham sido tóxicas como da última vez.
      Outro abraço 🌷

      Eliminar
    2. Com o temporal que neste quadra pascal assola a Europa e em especial terra lusa, como poderia eu ter coragem de castigar os meus leitores com um Desafio duro e difícil? Não podia! : )
      Abraços, querida Teresa!

      Eliminar
  19. Jondrette Thenardier?
    Vou meditar sobre ele e o que o traz por aqui.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me conformei! com essa tua tortuosa maneira de ser.
      Quando os não podes vencer, junta-te a eles... Diz o bom senso!
      : ))
      Beijinhos, António.

      Eliminar
    2. Cá estou, de novo. Desta feita, sem meditar, para te desejar uma Páscoa Feliz.
      Beijinhos, Janita.

      Eliminar
    3. 😊 Obrigada, querido amigo!
      Boa Páscoa para ti e os teus.
      O sol já deu hoje o ar da sua graça. Parece que vamos ter bom tempo! 🌞
      Beijinhos, António.
      🌻

      Eliminar
  20. Estou com uma dor de cabeça miserável! Embora saiba muito bem qual é a obra e quem é o autor, penso que sou um desastre a deixar "pistas subtis"... Peço desculpa, Janita.

    Beijinhos, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. : )) Claro que estas pistas têm subtileza que chegue, Maria João.
      Muito grata pela sua presença assídua nestes meus Desafios.
      Desejo, de coração, as suas melhoras.

      Beijinhos e abraços.

      Eliminar
    2. Ufa, ainda bem! Estava convencida de que tinha metido a pata na poça :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    3. Eheheheh Nada disso! Esse troféu, normalmente, costuma ser meu!
      Tudo certo, subtil e perceptível a quem interessava ser. : ))
      Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar
  21. O tempo está cada vez mais miserável mas por aqui não há inundações como em Lisboa!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que ter muito cuidado com o escoamento das águas pluviais nas partes baixas das grandes cidades. Todos os autarcas sabem disso, mas andam distraídos e não cuidam atempadamente disso. Depois, dá nisto!

      Beijinhos, Leo.

      Eliminar
    2. Eu vivo num planalto que embora tenha uma cova, aí há muito escoamento, nesta época escoam muitos espanhóis! 😀

      Abraço

      Eliminar
    3. Ahahahahh...Acredito, acredito!
      A espanholada desagua em todos os lados.
      Nessa Cova ainda mais. Querem o milagre da multiplicação. : )))

      Abraço.

      Eliminar
  22. Estava au a tentar o desafio e telefonaram-me do hospital que a minha mãe morreu........nao consigo dizer mais nada:(((((

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto deveras a tua perda, Fatyly, mas devido ao estado de saúde e sofrimento da Senhora tua Mãe, só posso acrescentar;
      Que descanse em Paz!

      Um forte abraço.

      Eliminar
  23. Passo para deixar um abraço e votos de um feliz Domingo de Páscoa, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria João.
      Estou a tentar que seja o mais feliz possível, dentro das condicionantes.
      Tudo de bom para si também, hoje e sempre.

      Um forte abraço.

      Eliminar