terça-feira, 11 de junho de 2024

TERÇAS - FEIRAS MUSICAIS.

 


Em 2023, a Marcha de Alfama conquistou o maior número de distinções, não obstante, foi a Marcha da Bica  que venceu o concurso das Marchas Populares de Lisboa. Em segundo lugar ficou a Marcha do Bairro Alto e em terceiro a Marcha de Alfama.

Na impossibilidade de saber como acontecerá este ano e para dar início aos festejos dos Santos Populares, aqui no Cantinho, escolhi eu uma Marcha dos meus tempos de juventude e cuja letra sei de cor.
Espero que gostem e me acompanhem.



Amália Rodrigues 
( Lisboa dos Manjericos)
 
Olha, olha para ela, traz o mundo num balão
Ai Lisboa é sempre aquela
Ai Lisboa é sempre aquela
Que mantém a tradição.

Traz São Pedro na canoa
Com a esperança que é varina
Vem lembrar as naus de Goa
Vem lembrar as naus de Goa
Dos seus tempos de menina.

Ai, ai Lisboa, tenho um beijo p'ra te dar
Vem p'ra roda escolhe um par
Que esta noite é cá das nossas ai, ai Lisboa
Que cheirinho a manjerico
Deve andar no bailarico
Santo António a ver as moças.

Ai, ai Lisboa são João de brincadeira
Salta a chama da fogueira
Que acenderam teus avós ai, ai Lisboa
Canta, canta, que me encanta
Pois ninguém terá garganta
P'ra calar a tua voz.

Traz nos arcos e balões
Ramalhetes de cantigas
São os versos de Camões
São os versos de Camões
P'ra ensinar às raparigas.

Não precisa de queimar
Alcachofras por ninguém
Não lhe falta a quem amar
Não lhe falta a quem amar
Todo o mundo lhe quer bem.

Ai, ai Lisboa tenho um beijo p'ra te dar
Vem p'ra roda escolhe um par
Que esta noite é cá das nossas ai, ai Lisboa
Que cheirinho a manjerico
Deve andar no bailarico
Santo António a ver as moças.

Ai, ai Lisboa são João de brincadeira
Salta a chama da fogueira
Que acenderam teus avós ai, ai Lisboa
Canta, canta, que me encantas
Pois ninguém terá garganta
P'ra calar a tua voz.

Ai, ai Lisboa são João de brincadeira
Salta a chama da fogueira
Que acenderam teus avós ai, ai Lisboa
Canta, canta, que me encantas
Pois ninguém terá garganta
P'ra calar a tua voz.


Fotos Minhas


 🌼 🌼 🌼 🌼  🌼 🌼 🌼 🌼 

28 comentários:

  1. E vêm aqui todos os anos na qualidade de vencedores alfacinhas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, Macau manteve vivas as memórias tradicionais, do seu lado mais português.
      Cá por estes lados nortenhos, para além da grande noitada Sanjoanina e de algumas Rusgas, a alegria tripeira fica-se pela martelada e o alho porro. Gosto mais das tradições e festejos do Santo António lisboeta.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Prefiro as sardinhas que mostras porque estes festejos não me dizem nada embora respeite tudo e todos que gostam, tal como tu.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos comes e bebes, é claro que também prefiro a bela da sardinha assada e do binho berde, de preferência em casa, como essas, assadinhas por mim. Mas, no que à alegria e diversão respeita, adoro ver na televisão.
      Só lamento que, durante o período da minha juventude vivida lá para os lados do Bairro dos Olivais, não me ter aventurado mais nos festejos marchantes. Nunca fui além dos bailaricos.
      Paciência, já foi, agora já era!!! : )

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bom dia
    Quem não gostar que não cante , eu por mim que adoro cantar não podia começar melhor o dia .
    Pena as sardinhas e o pimento serem apenas uma foto se não até já marchavam .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, JR.

      Mesmo sendo virtuais,
      faça marchar as sardinhas,
      aqui vamos todos cantar,
      escolheu o melhor lugar,
      tristezas são coisas daninhas!
      😊

      Eliminar
  4. Assim sendo, vou versejar da forma que sei...


    É época de festas populares, vou desabafar,
    Não entendo as marchas, nem sei dançar,
    Aqui não temos santos para celebrar,
    Mas o espírito é forte, vamos festejar!


    Sardinhas caras, já não dá para comer,
    E o fumo da grelha que nos faz sofrer,
    Mas com pimentos assados, vou-me aquecer,
    E com a broa a acompanhar, posso bem viver.


    Aqui não há festa de São João ou Santo António,
    Mas com pimentos e broa, não há desconsolo,
    Não percebo nada de marchas, é verdade,
    Mas com boa comida, não há necessidade.


    As marchas já não são como eram dantes,
    Agora é só brilho, mas sem os amantes,
    O que era genuíno, agora é de enfeitar,
    Para turista ver e aplaudir sem parar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiiiiiiiiiiiiiiiii, agora é que o Remus me apanhou nas curvas!
      Somos nós e o Vira do Minho...Ora agora versejas tu, ora agora versejo eu. 😊
      Vamos ver se eu tenho capacidade para lhe responder alguma coisa de jeito, o que duvido, pois já fiquei em estado de choque....

      P'ra tão exímio Trovador
      não tenho eu pedalada
      Com o Remus isto tem outro sabor
      E de braço dado lá vamos
      p'rás Marchas e p'rá sardinhada. 😅

      🙏 🤗




      Eliminar
  5. Ocasionalmente vejo na TV, acho que nunca na totalidade. Os lisboetas, mas não só, apreciam, e ainda bem. Os Santos Populares são populares e devem continuar a ser festejados, até porque tristezas não pagam dívidas. E muitas das músicas das marchas vieram para ficar. Louvo os participantes dessas marchas, que têm que perder muitas horas do seu descanso para os ensaios ao longo de bastantes dias (ou noites).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser sincera também nunca vejo o desfile das Marchas na totalidade. Vejo algumas e nos dias seguintes vou vendo. Até porque gosto sempre de saber qual foi o Bairro da Marcha vencedora.
      São meses e meses de preparação. Tuto isso exige tempo, muita disponibilidade e capacidade de entrega. Não é para qualquer um, não.
      Obrigada! 😊

      Eliminar
  6. Com a Amália não há riscos, é sempre uma escolha segura!
    Gostei de ouvir e até abanei o capacete, enquanto ia seguindo a música!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi coincidência, a minha escolha ter recaído nesta interpretação da Amália. O que estava em causa era a Marcha, não a voz.
      Folgo em saber que participou. 😊

      Eliminar
  7. O santo do meu bairro é o S. João com capela e tudo.
    Na sede da Freguesia festeja--se o Santo António e num lugar mais para o sul é o S. Pedro.
    Numa santa terra nenhum dos santos populares fica esquecido.
    Mas a melhor festa é a do meu bairro.
    Gostei da escolha musical !

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tantos festejos que embora sendo de Santos, têm o seu lado 'profano', aí nessa santa terra onde a Santa é quem mais ordena, é algo que não estava nada à espera.
      E tu, Leo, vais a todas ou tens um santo e Festa preferido?
      Na terra do São João eu sou toda virada para o Santo António.
      Há coisas em nós que nunca mudam nem esquecem.
      São assim uma espécie de primeiro amor... 😃

      Abraço. 🤗

      Eliminar
    2. Só não vou ao S. Pedro mas embora seja fã do Santo António, é com o S. João que reuno a minha gente para a sardinhada que não falta.
      É um hábito que vem de há anos.

      Abraço

      Eliminar
    3. Moi aussi!
      É também no São João que fico consolada de sardinha assada, salada mista de pimentos , tomate e cebola e, na maioria das vezes, nem batatas como. Depois acaba tudo!
      No São Pedro já nem me lembro de nada, porque só o cheiro me enjoa.
      Abraço.

      Eliminar
  8. E acompanhei-a, sim senhora, ainda que com o que me resta de uma voz que já foi cristalina e agora é mais rouca do que um apito de nevoeiro...

    Um grande abraço, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Mª João!
      Haja quem tenha um grande e generoso coração e não fique zangada comigo...like the Roger... 😋 😁
      Sempre podemos fazer uma roda e cantar: "Apita o comboio", deixe lá.
      Um grande Bam-Haja e um abraço de igual tamanho, Maria João. 😘 🤗

      Eliminar
  9. Dos festejos não alinho, prefiro uma boa sardinha assada
    Gostei da música
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde miúda que gosto de cantar e dançar, Manu!
      Os alentejanos parecendo indolentes, têm o cante e o canto na garganta, sempre afinada e prontos para a diversão.
      Habituei-me a ver a minha mana - que Deus já lá tem - e, provavelmente, isso tb me influenciou um pouco.
      Tudo o que seja requebros de anca e mãos na cintura, é connosco.
      Beijinhos, Manu. 😘🌼

      Eliminar
  10. Gosto desta época, de sardinhas e, mesmo sem jeito para cantar, trauteio qualquer coisa! Ai um sardinha em cima de uma fatia de belo pão!

    Infelizmente tenho que ir a Lisboa nestes dias (a trombose do olho obriga)...só de imaginar o trânsito...
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb gosto desta época de festejos populares em que as ruas se enchem de balões e bandeirinhas, de música e a gente jovem se diverte e nos diverte, só que a mim já me falta o vigor, sobretudo este ano em que me sinto mais em baixo, mas gosto de ver e sentir a alegria no ar, isso gosto.
      Que leves boas notícias, Ana.
      As doenças quando nos chegam não escolhem dia nem hora.
      As melhoras e um grande abraço.

      Eliminar
  11. Que linda escolha Janita. Não tinha ouvido a Amália neste ritmo.
    É muito bonito este zelo pelas tradições e culturas. Os festejos juninos são lindos ai e aqui. Sou louco por estas sardinhas, que tanto falam de Portugal.
    Gostei de cantar esta marcha com um beijo para Lisboa.
    Que a semana seja linda festiva amiga.
    Bjs de paz no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa Diva era muito versátil, Toninho. Cantava tudo, e tudo na sua voz tinha um outro encanto.
      É...! Sardinhas e bacalhau é connosco. : )
      Obrigada, Toninho.
      Tudo de bom tb para si.
      Um abraço amigo.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Hoje deu-me na telha e no apetite e fui ao super comprar sardinhas. Fiz mal!! Acho que o São João ficou zangado e me pôs de castigo...paguei caro o ter comido demais...com o enjoo que me entrou duvido que dez dias sejam suficientes para me voltar a dar o apetite de sardinha assada... :(
      Valeu o vaso que manjericos que lá comprei. A quadra é muito gira. Já o fotografei e no São João mostro-vos. 😘🌼
      Beijos.

      Eliminar
  13. Já saiu para a sardinhada? Com tinto ou branco? Com água não vale.
    E o Gegrory Peck, já viu? Tinha que estar lá a magricelas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou prá sardinhada sem sair de casa.
      Tenho andado adoentada...as sardinhas caíram-me mal, ou então os pimentos. Vinho nem bebi...
      O Gregory Peck não vi e antes de ver ainda vou ali à Desgarrada do Conversa Avinagrada...: ))
      Essa está em todas. Abençoada!!

      Eliminar