segunda-feira, 1 de junho de 2026

ARTE NEERLANDESA EM CERÂMICA.

 

Ainda alguém, entre os actuais leitores e visitantes deste Cantinho, se lembrará desta foto? Já a publiquei incluída na Etiqueta:

 "JÁFUI FELIZ AQUI"



Foi captada pelo meu filho que se encontrava noutra janela no piso superior, no Museu Romântico, junto ao Palácio de Cristal.

Estávamos em finais da década de 90 do século XX. Isto, dito assim, dá-lhe um ar de maior antiguidade! ☺️

Ainda eu estava longe de pensar nas Internetes  e muito menos em criar um blogue.

Pois bem, onde eu quero chegar é que nas voltas e reviravoltas que a vida dá, esta menina que se encontrava em Portugal para conhecer outros modos de viver, outras culturas, incluindo o idioma, conheceu o meu filho no Festival de cinema FantasPorto. Tornou-se numa grande amiga nossa. Embora, como seja óbvio e natural, mais dele do que minha. Hoje, depois de acontecerem alterações na vida de todos nós, e com a ida permanente do meu filho para os Países Baixos, a amizade entre as duas famílias cimentou-se definitivamente.

Resumindo: 


Esta senhora é a jovem que vemos ao meu lado, em cima. Dedicou-se à Arte de objectos em cerâmica baseados na "pseudo-natureza" como ela diz a dada altura.


"Caçar tesouros ou encontrar acidentalmente algo que me faça maravilhar me inspira a criar formas em argila. Eu chamo minha cerâmica de pseudo-natureza."

-------
Acedam, por favor, a este site e fiquem a saber tudo. O texto está escrito em neerlandês, mas a tradução para português é praticamente automática, basta clicar onde está escrito tradutor. Pena que não seja em português de Portugal. 
Vamos lá clicar AQUI, por favor e verão que não se arrependem!

OBRIGADA!



❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤

30 comentários:

  1. A minha mulher também tem imenso jeito para cerâmica.
    Eu é mais bolos :)))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu, como nunca tentei, nem sei se tenho jeito para modelar argila ou barro, Pedro! : )
      Fazer ou comer? Olhe, actualmente, comigo nem uma coisa nem outra. Até o café já consigo tomar sem açucar...Quem me viu e quem me vê!! 😀
      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
  2. Eu sou da terra dos ceramistas mais famosos de Portugal, Barcelos!
    Nunca me deu para moldar um galo, talvez com medo que me saísse uma galinha! Alguns bonecos, quanto mais tortos mais famosos ficaram, quem sabe falhei o meu futuro como artista cerâmico!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cerâmica abstrata...será que há disso?
      Galos tenho dois um grande e um pequeno, mas nas prateleiras do sótão. Tralhas demais já eu tenho nos móveis.
      Por sinal, aqui no meu 'escritório', tenho um boneco da família Ramalho, mas foi obra da filha, creio. Já não tem lá grande valor como bibelot porque deixei-o cair e o dito boneco ficou com uma orelha lascada...cá está, na mesma. 😀
      Com tanto tempo livre faça-o agora, a esses tais bonecos tortos. Vai ver que ainda fica famoso!

      Eliminar
  3. Ainda no tempo do liceu, para fazer um artigo para o nosso jornal convenci os meus pais a ir a Barcelos e conheci ainda a Rosa Ramalho, ainda tenho nas paredes da sala dois Cristos (toda a cautela é pouca), mas o figurado de Barcelos é uma coisa à parte.
    Gostei das cerâmicas da Nathalie, obrigado pela partilha Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh...lá isso é!! Quantos mais Cristos zelarem por si, melhor!!

      Quanto à Nathalie, espero que ela vá actualizando este site, com novas peças.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Uma pequena história interessante, as amizades surgem quando menos se espera.
    Vou dar um saltinho aso países baixos para ver a arte da vossa amiga.
    Boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pequena história que acaba por ser tão grande quão grande é a amizade entre os dois e respectivas famílias.
      A Nathalie é mãe de dois rapazes que estão enormes, mas adoram brincar com o Noah que tem seis. :))
      Um abraço, Jaime, boa semana

      Eliminar
  5. Não, não me recordo deste postal, talvez por então ainda não frequentar o Cantinho. As voltas que o Mundo dá.
    Um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frequentava sim! Conheci o José através d'A Travessa do nosso amigo Henrique há mais de 12 ou 13 anos e eeste postal só o publiquei em 2017.
      Confirme lá:
      500 28 novembro, 2017 17:53
      Ora, a Noname é que a topou!
      Bela foto, sem dúvida.


      Ah cabecinha de alho chocho!

      Um abraço

      Eliminar
  6. Quem tem alma de artista encontra beleza ou transforma em obra de arte aquilo que lhe capta a atenção!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Já fiz a minha visita e gostei muito do que vi.
    Uma verdadeira artista!
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem andado ocupado, Rui?
      Há dias que não nos cruzamos nas ruas da blogosfera.
      É a vida de um cuidador de memórias e da terra...

      Um grande abraço e uma excelente semana

      Eliminar
    2. Pois, realmente tenho andado pouco nestas ruas. Vou ter de ser mais assíduo nestas caminhadas, até porque fazem muito bem á saúde. Tenho que passar também a ser um cuidador da minha para que as memórias não me falhem.
      Um abraço.

      Eliminar
    3. Compreendo-o perfeitamente. O nosso tempo nem sempre é elástico para o esticarmos às nossas necessitadas. Vejo isso por mim, tenho sempre mil e uma coisas para fazer, embora já me tenha aposentado da vida profissional.
      Não se preocupe, viva como pode e desfrute-a como mais prazer lhe der e a necessidade permitir.
      Um abraço

      Eliminar
  8. Regresso ao tema.
    Tem muita razão. E não sei porquê agora recordo-me de a ter visto. Perda de memória (quem a não tem, salvo a Janita?), aceito, mas "cabeça de alho chocho" é demais, digo eu, interessado que sou.
    (Que será feito do Henrique?)
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Modos de falar de quem se sente à vontade com a pessoa que está desse lado. Sabe bem que não pretendo melindrá-lo, José.
      Quanto a Henrique e segundo soube, mas não vou dizer por quem - não quero amofinar mais a sua memória - após a morte da sua (dele) Raquel, os filhos colocaram-no num Lar de idosos.
      Enfim, será esse o nosso 'destino'? Só se eu não estiver na posse das minhas faculdades mentais..
      Um abraço e um bom dia

      Eliminar
  9. Existe um olhar by Manu01 junho, 2026 17:04

    Gostei de ver a habilidade da senhora que vos conquistou o coração.
    Qauando era jovem também era habilidosa e desenho, trabalhos manuais eram o meu forte.
    Hoje dedico-me ao Dolce Fare Niente :)
    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só não me dedico à actividade do Dolce Far Niente e me meto numa banheira de espuma falando bobagens sem culpa nenhuma, porque tenho o quintal, a relva, os vasos de flores que, não me dão alimento, mas cansam-me as costas. Uma horta dar-me-ia mais lucro... ☺️
      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  10. Primeiro, gosto muito da foto do cabeçalho.
    Segundo, cliquei AQUI e não me arrependi.
    Eras (e continuarás a sê-lo) muito gira!!
    Abraço
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente a imagem é linda, mas nenhum deles a enviou. Retirei-a da Net. Tenho outras igualmente bonitas que o meu rapaz me tem enviado ao longo dos anos, mas esta com as tulipas e os moinhos, identifica melhor o País de acolhimento do meu filho e da família. A Nathalie, nasceu lá tal como o meu neto caçula. o Noah.
      Um abraço, Catarina. : )
      🌹 🌺 🌻 🌼 🌷

      Eliminar
  11. No cabeçalho temos uma paisagem neerlandesa? É muito bonita.
    Cliquei ali, onde dizes, e fiquei agradado.
    Beijinhos, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, António...é ali do Jardim da Cordoaria!!
      Vá lá, se ficaste agradado , já melhoraste a conversa.
      Beijinhos, António, boa semana

      Eliminar
  12. Gosto de todas as Artes, Janita
    Já me envolvi com os pincéis e tenho alguns quadrinhos enfeitando as casas dos amigos rs (I se é que ainda guardam). Vou seguir o link para conhecer a Arte da ceramista.
    ( deixei um retorno ao seu comentário ) ,te avisando porque ainda não consigo responder diretamente a cada amigo. Um dia ,talvez . dê outro pulinho lá ok? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Lis!
      Não se preocupe, mesmo que não responda aos comentários.
      Não há problema nenhum nisso. Eu gosto desta interação porque ainda vou arranjando tempo para isso.
      Vou lá ver o que me deixou. Obrigada, Lis.
      Um beijinho. 🌼 🌷

      Eliminar
  13. Uma publicação belíssima e muito poética sobre o processo criativo. A ideia de "pseudo-natureza" capta perfeitamente a essência da cerâmica: transformar a terra (argila) em algo novo, mas que ainda carrega a memória e a textura do mundo natural.

    Abraço da amiga que continua na cidade invicta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa!
      Pensei que tivesses ido passar o teu aniversário junto da família alemã. Desta vez - ficando tanto tempo longe da tua mansão, - até te vais cansar dos tripeiros... 😀
      Beijinhos da amiga do Porto, mas que mora uns quilómetros mais a Norte!!

      Eliminar
  14. De novo: só para dizer que não fiquei melindrado coisíssima nenhuma, que ideia!
    bjis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! É que reconheço em mim por vezes, sem dar por isso, sou um nadinha inconveniente...
      Beijinhos

      Eliminar