quarta-feira, 8 de junho de 2016

NADA É IMUTÁVEL...TUDO SE TRANSFORMA...

... Até as Flores!!  


Quando, no ano passado, este rododendro floriu, as suas flores eram de um tom vermelho escuro, da cor de vinho tinto!
Este ano floriram de um tom rosa-lilás.


Na mesma planta há dois tons de flores. Umas mais lilás e outras mais rosadas. Será que as chuvas intensas de Abril e Maio, desvaneceram o colorido das flores?
Quantas perguntas sem resposta,
quantos mistérios por descobrir...

*******************************************

30 comentários:

  1. Há outras plantas da mesma espécie por perto? Quem sabe a polinização é a culpada :)

    Boa noite Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Noname, da mesma espécie, não! Tenho camélias, azáleas de várias cores, estrelícias e duas roseiras.
      Ah, e hortênsias que já conheceram melhores dias.
      Quando caíram aquelas fortes chuvadas esta planta que eu chamo 'rododendro', mas até pode ter outro nome, ainda nem botões tinha. Agora com o calor, tem sido um ver se te avias a desabrochar. Qual o meu espanto quando vi que haviam mudado de cor.
      Mas são bonitas à mesma. :))

      Boa noite e um beijinho, Noname! :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E assim, com a voz do vento, me lembrei da nossa Florbela, Mar!

      O vento passa a rir, torna a passar
      Em gargalhadas ásperas de demente
      E esta minha alma trágica e doente
      Não sabe se há-de rir, se há-de chorar.

      E assim, vamos indo ao sabor do vento e das constantes mudanças.

      Abraço!

      Eliminar
  3. Pergunte às abelhas
    às borboletas
    aos escaravelhos
    às joaninhas

    Essa "gente"
    é que trata
    da manipulação genética

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo assim, amigo Rogério,
      irei abrir um inquérito
      para apurar responsabilidades.
      As flores do meu rododendro
      eram mais lindas
      no ano passado.

      Não quero anarquias
      cá no meu espaço
      ajardinado.

      Um abraço
      vermelhilho,
      vermelhão.
      :)

      Eliminar
  4. Querem ver que o redodendro tem genes de camaleão. Ou isso, ou quis acompanhar a situação. O ano passado o povo andava farto cansado a alma em sangue. Vermelho escuro. Este ano o povo está mais aliviado e vê o mundo um pouco mais da cor de quem nos governa Cor de rosa.
    O mais lilás? bom devem ser aqueles que sofrem a paixão de terem que largar a cadeira do poder...
    Abraço e bom fim de semana alargado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o meu rododendro sair à dona do jardim, poderá possuir genes de muito bicho careto, mas de camaleão, isso não!!

      Por outro lado, talvez a Elvira tenha razão e ele se tenha deixado ir na onda rosa; e eu, na minha santa inocência, ignorância e ingenuidade, a pensar que tivesse sido a chuva extemporânea, quiçá, algo ácida, que tivesse provocado algumas mudanças no solo alterando a cor das flores.
      Realmente!!

      Acho que preciso ter uma conversa com ele. Quem sabe uma prosa do género da que alguém teve com o limoeiro, quando ele se recusava a cumprir a sua missão. Os argumentos, à base de tratamento de pau de marmeleiro, foram tão convincentes que hoje até pende de tantos limões.
      Verdade seja dita que a mim me doeu muito. Até virei a cara para o lado, mas o jardineiro disse que era aquele o tratamento adequado...

      Um abraço. Bom fim de semana, prolongado!

      Eliminar
  5. Na minha modesta opinião, a mudança de cor resulta da interação entre a planta e os seus polinizadores. A cor pode mudar, mas a beleza mantém-se, como comprova a segunda foto.

    Um beijinho, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que com as hortênsias, hortenses ou hidrângeas, ( tudo a mesma flor) a cor se altera consoante as condições do solo. As minhas já foram azuis e passaram a rosa e vice-versa.
      Como já só me restam dois pés e ainda estão sem flor, não faço a mínima ideia de que cor serão, neste Verão!

      Grata pela sua opinião.

      Um beijinho, Miss Smile! :)

      Eliminar
  6. De arbustos que mudam a cor da flor de um ano para o outro nunca tinha ouvido falar... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que este mudou, Teté! Irei ficar atenta e ver se no próximo ano a cor da flor se mantém, ou não!

      No tempo em que o meu jardim era um jardim que dava gosto olhar em perfeito estado contemplativo :) - tive uma sebe de arbustos de rododendros. Coisa linda, mesmo. Depois, mudaram-se os tempos e as vontades. Hoje, tenho o mínimo possível. Ficou este exemplar único, que nem pertencia ao conjunto.

      Beijicas! :)

      Eliminar
  7. Inevitavelmente, lembrei-me de Lavoisier e do seu «Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma»
    As flores são lindas. Posso 'roubar' uma, Janita?
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembraste tu e lembrei-me eu, Observador! Só que no caso em análise :) não se pode aplicar, pois houve apenas transformação!
      Podes sim, António! Basta levares um ramo e levas logo umas seis ou sete flores. :)
      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Coisa linda! Mas, diga-me cá: o seu rododendro não terá andado a dar umas voltas às escondidas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, José!
      Ia escrever que as coisas mais belas são as que nos dá a Natureza e lembrei-me de um poema lindo de António Aleixo. Gosto tanto dele que o tenho no meu arquivo.
      Fui lá buscar este excerto. Veja se gosta:


      As coisas mais belas são
      Como as cria a Natureza,
      E tu tens toda a grandeza
      Dessa beleza que almejo
      Tens tudo quanto desejo
      És a gentil camponesa.
      O poema chama-se "Gentil Camponesa". Conhece? É lindo!

      Quando ao comportamento do meu rododendro, não ponho as mãos no fogo por ele; tanto mais que aquele ar de marialva nunca me enganou!

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  9. Ola eu achei ....

    Muito o seu cantinho ....
    tenha um dia lindo com bençãos dos céus .... bjus em seu coração ....

    venha conhecer o meu cantinho e me seguir se desejar ok ...

    bjus bjus :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Nana!
      Ainda bem que me achou, assim também eu a achei!
      Irei ver o seu Cantinho, sim. Obrigada!

      Beijos! :)

      Eliminar
  10. Sei que há flores que mudam de cor com as mudanças climáticas principalmente quando o inverno é rigoroso, acontece muito por exemplo com plantas perenes, mas com rododendro não sei.

    Beijinho Amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se na Natureza nada se perde nada se cria tudo se transforma, as folhas que caem das árvores e plantas caducas, decompõem-se, fermentam e transformam-se em adubo e alimento para as mesmas.
      Pode acontecer que haja alguma alteração nesse adubo orgânico, que influencie estes fenómenos. Digo eu!
      O rododendro não deve ser excepção, não achas Amiga Flor?

      Beijinhos com carinho, Adélia! :)

      Eliminar
  11. Também estão lindas mas eu adoro as mais escuras, as hortenses mudam bastante de cor já me aconteceu serem rosa forte e no ano seguinte quase brancas.
    Por aqui já começam a abrir.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos gostos idênticos, Papoila! Também gostava mais da cor que estas flores tinham dantes.

      Oh, como são instáveis as hortenses...:)

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Os prodígios da natureza!! Ouvi dizer que a culpa é do Ph....
    Beijinhos floridos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prodígios ou caprichos, Graça! A Natureza é soberana.

      É o que eu penso também, e tenho vindo a dizer. O PH
      ( potencial de hidrogénio ) terá influência na alteração da cor das plantas (algumas) consoante o grau de acidez e alcalinidade do solo. Mas deixemo-nos disso e, pela minha parte, aceito o que a Natureza me dá!! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Não conhecia o poema do A. Aleixo. Entretanto, vigie o malandro, que parece não ser de fiar. A "coisa" faz-me lembrar uma anedota que ouvi há dias, mas que não vou contar... Tem a ver com o nascimento de um bebé escurinho de pais arianos...
    bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vai ficar a conhecer. Um dia destes publicarei esse lindo poema de A. Aleixo.

      Abraço! :)

      Eliminar
  14. Lavoisier tinha razão.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carradas de razão, Pedro! :)

      Beijinhos, bom fim de semana

      Eliminar
  15. Ainda bem que reparaste, Janita.
    É óbvio que, conforme as condições, os seres vivos se manifestem de acordo. Eles não são, felizmente, adquiríveis no Pingo Doce, no Continente ou no Jumbo, e outros que tais, como se não houvesse limite para nada. :)
    O mundo está a mudar, não está? E bem mais depressa do que o nosso comodismo permite divisar, inconciliável com os sinais que a mãe Natureza persiste em enviar-nos. É que nós somos teimosos, ignorantes e, acima de tudo, egocêntricos. Mistura explosiva, não é assim?
    Desculpa os atalhos que segui, ao fim e ao cabo o post mais não pretendia que - penso eu - prestar vassalagem à diversidade da Natureza.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo está a mudar e nós mal nos apercebemos dessa mudança. A evolução e o progresso, sem acautelar a sustentabilidade que não comprometa o futuro, acabam por nos trazer malefícios a todos os níveis. E nós cá vamos ficando cheios de mazelas e morrendo, alegremente!
      É como bem dizes, a Natureza envia avisos, mas quem se preocupa em decifrá-los?
      Não escolheste atalhos, AC, foste até muito directo e eu percebi o alcance das tuas palavras sensatas e sábias.

      Um beijinho, AC!

      Eliminar