domingo, 21 de outubro de 2018

DEPOIS DAS TREVAS...


...veio a Luz, a luminosidade, o dia, o Sol e a claridade!

Ah, a Vida é bela...:)

 


A salsa nunca é demais. Se não há vasos, qualquer lata serve. Misturam-se plantas e ervas aromáticas, há que saber aproveitar tudo o que temos ao nosso dispor. :)


O dióspireiro ainda tem muitas folhas, mas este sol enganador, mesclado com dias de sol encoberto, anda a colorir os dióspiros. A chuva fez bem à horta e ao 'pomar'.

*

Vão seguir-se fotos sem legendas. São os frutos da hortinha ainda  viçosa. Ora vejam lá se gostam de tomate cereja, maracujá, figo(s), o único que resta...e o mais que se seguirá. Fiz quinze fotografias, mas acho que vou guardar algumas para o tempo de escassez! :) A primeira é alfazema...afinal.







O limoeiro não está famoso e a fotografia saiu tremida, acho que se ressentiu pela fartura, não aproveitada, do ano passado. 


O tareco aproveitou par cheirar o ar e as ervas. Vejam só como ele cresceu e se está a fazer um gatão...come que se farta. Quem o viu e quem o vê não reconhece o gatinho pequenino, meio morto de fome que andava perdido. Se agora alguém o viesse reclamar já o não entregava. Nem à força!...




Finalmente, ofereço-vos as flores desta azálea, com toda a minha ternura, pela paciência e o carinho que me manifestaram na noite lúgubre de ontem! :))




******************************
******************

34 comentários:

  1. Uma postagem que eu gosto!! Tens uma bonita horta.
    Que se passou ontem? Vou ler as postagens anteriores...
    Bjos : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso eu sei, Catarina!
      Tudo o que seja relativo à cultura de legumes e ervas aromáticas é contigo! :)

      Beijos.

      Eliminar
  2. Lindas fotos e que gato fofo. Gosto muito de jardins e pomares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Erika.

      Não que as fotos estejam uma especialidade, mas faço o que posso da maneira que sei.
      Obrigada. :)

      Um beijinho.

      Eliminar
  3. E hoje temos, a Janita agricultora. Tem uma bonita horta. Os vasos da salsa parecem os da minha neta. Pois a miúda andou semeando salsa, coentros e couves em vasos. E a salsa e os coentros estão lindos. Acho que lhe vou seguir o exemplo. Alem de flores só tenho chá Príncipe.
    O gatinho não diz mal da dona. Está lindo.
    Um abraço e resto de bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom que a netinha se vá interessando por estas coisas, faça como ela, Elvira! :) Em qualquer varanda ou sacada ou mesmo numa marquise, se pode plantar uma mini-horta. É bonito, cheira bem e faz muito jeito na cozinha.

      O gatinho está a ficar um gatarrão. :) O pior vai ser quando eu me ausentar. :(
      Um abraço, boa semana.

      Eliminar
  4. Boa tarde:- Quem tem uma hortinha e cuida dele nem imagina o bem que tem.
    .
    * Iluminas-me em Luz de Rosa Vermelha ( Poetizando e Encantando) *
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior são as ervas, Gil, crescem mais do que os legumes e são uma trabalheira. :)

      Obrigada, um abraço e boa semana.

      Eliminar
  5. C'um escafandro! Tantas e tão bonitas fotos que até fiquei com os olhos a arder. Não a sabia terra-tenente (ou só "pomareira", "erveira" e jardineira?). Se descubro o local, já tenho onde me abastecer, a não ser que o gato dê o alarme. Dará?
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escafandro? Anda a fazer pesca submarina ou quê, José?
      Ainda se fosse 'camandro'! :)

      Venha, venha, que eu ponho-o logo de sacho e ancinho na mão! No fim, como remuneração, leva um ramo de salsa, meia-dúzia de maracujás e quatro limões que agora há muitos, mas ainda verdes...:)) Aceita?

      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  6. :) Estou ofuscada por tanta luz e tanta, tanta planta :)

    Ficaram-me os olhos nos coentros - pareceram-me coentros, na segunda fotografia... - e nos tomates-cereja, para não falar do bichano que até é parecido com o meu inesquecível Sigmund Freud :)

    Beijinho, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exagero, Maria João! É coisa pouca, mas dá para me entreter. Sabe que isto do quintal já foi como uma espécie de terapia para mim?
      Agora, nem tento!
      Engraçado que não consigo encontrar um nome para o meu bichano, como esses pomposos de grandes cérebros. Acho-os sempre coisas de nada, tal como eu, sem pretensões de nomes sonantes. Enfim, eles bem merecem, mas a trenga desta dona não tem inspiração que chegue a tanto. :)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
    2. Ah, esqueci... já não tenho coentros, Mª João. A salsa corta-se por cima e vai sempre rebentando, mas os coentros espigam, dão aquelas bolinhas castanhas, que são a semente, e depois secam. Voltamos a semear na primavera. Eu, pelo menos, faço assim. Os meus já secaram
      Outro beijinho.

      Eliminar
  7. Não vi a noite de ontem (lá chegarei...) mas essa salsa viçosa e restantes produtos da horta já alegram a vista. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa,
      a hortinha já não está tão viçosa, mas ainda dá para o gasto! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Tens uma bonita horta, Janita. É bonito ver a natureza a fazer crescer as plantas e os frutos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando há pouco cheguei a casa fui até à figueira e ainda encontrei mais 3 figos. Parecem pingo de mel. Dulcíssimos...comi-os mesmo ali.:)

      Um abraço, obrigada, Ricardo.

      Eliminar
  9. É pá tens uma quintinha ecológica bem catita :)
    A azálea é enorme, muito bonita.

    Gostei de ver a quinta e o gatito :-)
    Beijo em TUI

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Noname, pode chamar-se ecológica e todos os meus produtos hortícolas são biológicos, pois não levam quaisquer químicos. Ah, pois!!
      Ainda bem que não deste por mal empregue o tempo da visita. :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Que bela partilha....
    Fotos maravilhosas e que bom usufruir do que essa quinta dá
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já veio de viagem, MVBaú?
      Tenho de lá ir saber as novidades.
      Quinta? Não, um pedacinho de terra, apenas.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Salsa na minha horta é em qualquer buraco ou canto. Esta chuva veio despertar tudo. POrque regar, não é a mesma coisa! Adorei as fotos!!

    Beijos-Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me tinha falado das sua ervas, Cidália! :))
      Dão muito jeito na cozinha, não dão?
      Até servem para presentear um raminho às vizinhas. :)

      Boa noite e um abraço.

      Eliminar
  12. :) É uma "benção" podermos ter um quintalzinho para estas coisas ! :))

    E o "tareco" está bonito mesmo e enorme !!! :)))

    Esperemos uma boa semana (em tempo) , embora possamos ter ainda um dia de chuva esta semana, lá para 6ª fª. (?)

    Beijinhos, Jani :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que, na vossa varanda também tinham vasos com salsa e coentros, não era Rui? Parece-me que a Lena falou nisso em certa altura.
      Se não têm, podem arranjar semente, quando forem lá à quinta do teu cunhado. :)

      Eu, que andava farta de calor, tem-me sabido bem estes novos dias amenos e soalheiros.

      Um beijinho, Rui! :)

      Eliminar
  13. Tu tens uma horta e não medisseste nada? ahahahah adorava ter assim um espaço e tens aí coisas muito boas, para mim pode ser os diospiros lol o Tareco tá lindissimo, um gatão.
    Beijinho Nita bom inicio de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens uma varanda não tens? Então, compra terra, sementes e faz a tua própria hortinha! Não custa nada e é tão bonito e compensador, Nina!...
      Mas acho que tu antes queres espaço para te estenderes a apanhar sol. ehehehe

      Beijitos, Nina.

      Eliminar
    2. Varanda até tenho, mas eu queria era esse espação pra como dizes e bem, estender o toalhão, (até fiz verso) lol
      Olha Nita, os comentários lá na minha tascola, não sei bem porquê, ficaram agregados so google + eu, que não quero nada daquilo, estafei-me para ver o porquê e já tirei, ao tirar, desapareceu os comentários. Jamais ia eliminar os comentários teus ou de quem lá vai por bem, porque os/as engraçadinhos, esses nem entram, foi por isso tá??
      Que biolência ahahahahha
      Jinho Nita

      Eliminar
  14. Um local bonito para passeara e descontrair.
    Beijinhos, boa semana

    Mena Almeida - não se consegue comentar no seu blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, Pedro!

      Já pode ir comentar ao blogue da Mena, ela andava com a caixa de comentários em obras. Aquilo agora é um condomínio de luxo...:)

      Beijinhos, boa semana, Pedro!

      Eliminar
  15. E não é que depois do breu veio a luz e a cor?!
    Adorei cada plantinha, cada fruta e até o teu tareco.
    Lembrei-me que um dia já distante também tive um jardim assim que adorava cuidar.
    Nada melhor que mexer na terra, ver tudo a florir e constatar que todo o trabalho valeu a pena.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, querida Manu.
      Depois da tempestade vem sempre a bonança!
      Também há-de ser assim contigo.

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  16. Que coisa mais linda mais cheia de graça!
    Nem me atrevo a falar dos meus morangueiros! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rosa dos Ventos.

      Não é a garota de Ipanema, mas a graça também por aqui passeia.:)

      Também tive uns morangos mirraditos, mas nunca foram nada de jeito.

      Um forte abraço.

      Eliminar